Uma novela costuma durar de quatro a seis meses, e pode ter uma média de 150 capítulos, incluídos aí barrigas, “quem matou?”, mistérios indissolúveis, flashbacks, merchans, etc. Só que imagina reduzir tudo isso a apenas um capítulo, como se fosse um programa especial em que você tem que resumir TUDO O QUE ACONTECEU nesses 150 capítulos em uma exibição apenas.

A Rede Globo fez isso (ou pelo menos tentou fazer) quando completou 15 anos, em 1980, e realizou um festival com reprises dos seus programas que tiveram mais audiência. Foram ao ar, entre outras coisas, vários ultra-super-maxi-uber compactos de novelas, com todo o conteúdo resumido a apenas um capítulo. Que durava, às vezes, duas horas ou nem mesmo isso.

>>> Veja também no POP FANTASMA: O Salvador Da Pátria era uma novela do c… (e vai voltar)

O crítico de TV Artur da Távola, que tinha uma coluna no jornal O Globo, chegou a reclamar quando a emissora resolveu passar um compactíssimo de Irmãos Coragem, novela de 1970, reduzida a duas horas. “Se dependesse de mim, ela faria um compacto e o passaria em uma semana”, escreveu.

Sei lá se dá para acompanhar uma novela assim – lá pra 1980 ninguém reclamava. Mas alguém jogou no YouTube o ultra-maxi-uber-resumo de O casarão (1976). Veja aí e tire suas próprias conclusões (o tal remix de Irmãos Coragem que desagradou Artur da Távola não está lá ainda).

>>> Veja também no POP FANTASMA: O Grito: aquela novela perturbadora da Globo ganhou tese de doutorado

DEIXE UMA RESPOSTA