O POP FANTASMA relembra diariamente alguns discos que estão fazendo aniversário. Os textos serão escritos e postados com total desrespeito ao velho apetite do jornalismo por datas redondas, clássicos indiscutíveis (opa, alguns dos que vamos colocar são clássicos sim) e efemérides de meter medo. Veja (e ouça também!) discos que sopram velinhas em 7 de março.

Dia 7 de março de 1969 saía o primeiro disco do Genesis, “From Genesis to revelation”. Na época Phil Collins não fazia parte da banda – o baterista era John Silver, então com 19 anos, que só gravaria esse disco com o grupo…

… e 7 de março de 1970 era o dia do primeiro disco do Mountain, “Climbing!”, com os super-músicos Leslie West, Felix Pappalardi, Steve Knight e Corky Laing…

… em 7 de março de 1973, os Byrds voltavam com um disco homônimo, e o grande destaque era o retorno do quinteto original: Roger McGuinn, Gene Clark, David Crosby, Chris Hillman e Michael Clarke. Não deu muito certo e o grupo encerraria atividades aí…

… e pulando já pra década seguinte, 7 de março de 1980 veria chegar às lojas o segundo (e excelente) disco da banda punk irlandesa Stiff Little Fingers, “Nobody’s heroes”…

… o grande, excelente e poderosíssimo primeiro disco dos Tears For Fears, “The hurting”, sairia também em 7 de março, em 1983. Para quem costuma definir o TFF como soul de branco, uma surpresa: o disco é puramente pós-punk, bastante deprê e crítico…

… em 7 de março de 1988, chegava às lojas “Past masters”, coletânea definitiva (até hoje) dos singles avulsos e lados-B dos Beatles. Quando remasterizaram tudo dos Beatles em 2008, as duas coletâneas da série foram incluídas no mesmo bolo…

… e em 7 de março de 1989 o único disco do Milli Vanilli, “All or nothing”, chegava às lojas norte-americanas com o nome de “Girl you know it’s true”…

… e em 7 de março de 2000, com o rei do barulho Steve Albini cuidando da produção, estreava em disco a banda punk Flogging Molly, com “Swagger”. Parabéns aos discos e aos fãs!