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Crítica

Ouvimos: Waxahatchee, “Tigers blood”

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Ouvimos: Waxahatchee, "Tigers blood"
  • Tigers blood é o sexto álbum de estúdio de Waxahatchee, o projeto musical criado em 2010 pela cantora e compositora norte-americana Katie Crutchfield. Todas as músicas foram compostas por ela.
  • O álbum tem produção de Brad Cook, que também toca violão barítono, baixo, sintetizador e faz vocais. Entre os músicos do disco, está Spencer Tweedy, filho de Jeff Tweedy (Wilco), tocando bateria.
  • Katie deixou de beber e largou velhos vícios em 2018. Seu álbum anterior, Saint cloud (2020) é definido por ela como “um disco de alguém ficando sóbrio”. O novo disco lida com a situação em outros aspectos. “Nem todas as faixas são dramas de amor. Ainda há muita coisa (no disco) sobre o vício e, especificamente, sobre estar em um relacionamento com outros viciados – mas também há músicas sobre como me sinto por estar na indústria da música e na cultura em geral”, contou ao jornal britânico The Guardian.

Tinha um lado indie e ruidoso na primeira fase da carreira de Katie Crutchfield (a Waxahatchee) que fazia bem aos ouvidos, e que foi sendo deixado de lado após Out in the storm – seu quarto disco, de 2017, tomado por uma sonoridade próxima do dream pop. Não era nada extremamente original, volta e meia lembrava uma PJ Harvey menos perigosa, mas tudo combinava perfeitamente com o conteúdo das letras, quase sempre vingativas e pesadas. Eram os casos de músicas como Brother Bryan, Never been wrong, Recite remorse e Misery over dispute.

Tigers blood, o disco novo, é mais um passo na mudança musical e pessoal de Waxahatchee. A cantora lutou contra o alcoolismo após 2018, e adotou uma sonoridade mais introvertida e mais voltada para o country e o folk em Saint cloud, disco de 2020. Prosseguiu na mesma linha no disco I walked with you a ways (2022), estreia do Plains, projeto dela com a cantora e compositora Jess Williamson.

A tranquilidade musical virou rotina no novo disco, e o reencontro com o passado, idem. Tigers blood traz canções aparentemente doces, mas as letras falam de antigos relacionamentos tóxicos, ou pelo menos relacionamentos em que as duas partes não estão no mesmo ritmo (e acabam sendo tóxicos mesmo assim). Boa parte do material novo é composto (diz a cantora) por metáforas sobre o que Katie deixou para trás quando promoveu mudanças em sua própria vida.

Isso rola no country Right back to it (que traz harmonias vocais de Jake Lenderman, da banda Wednesday), e nos versos lembrando a fase In utero, do Nirvana, em 3 sisters (“se você não está vivendo, então você está morrendo/apenas um nervo em carne viva satisfazendo algum resultado fútil”), na balada Burns out at midnight (“se meu coração de pedra pesa sobre você, querido/apenas acenda as luzes e dê por encerrada a noite”).

O som não é a mistura de country e punk que alguns críticos andam apregoando. A sonoridade é repleta de harmonizações vocais, violões, gaitas, guitarras em slide, e guitarras que soam como violões – e o intuito é mostrar Waxahatchee como basicamente uma cantora violeira e agridoce. Faz falta a sonoridade ácida de discos anteriores, mas Tigers blood é um disco de mudanças e transições que ainda podem levar para outros lugares.

Nota: 7,5
Gravadora: Anti

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Ouvimos: Home Is Where – “Hunting season”

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Ouvimos: Home Is Where - "Hunting season"

RESENHA: No segundo disco, Hunting season, o Home Is Where troca o emo por um alt-country estranho e criativo, misturando Dylan, screamo e folk-punk em faixas imprevisíveis.

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O Home Is Where é uma banda emo – mas no segundo disco, Hunting season, eles decidiram que estava na hora de mudar tudo, ou quase tudo. O grupo volta fazendo um alt-country pra lá de esquisito, com referências que vão de Bob Dylan a Flying Burrito Brothers. Sendo que a ideia de Bea McDonald (voz, guitarra) parece inusitada demais para ser explicada em poucas palavras (“um disco que dá para ouvir num churrasco, mas que também dá para chorar”, disse).

Com essa migração sonora pouco usual, o Home Is Where se tornou algo entre Pixies, Sonic Youth, Neil Young e Cameron Winter, com vocal empostado lembrando um som entre Black Francis e Redson (Cólera). Reptile house é pós-punk folk, Migration patterns é blues-noise-rock, Artificial grass tem vibe ligeiramente funkeada e é o tipo de música que uma banda como Arctic Monkeys transformaria num hit – mas é mais esparsa, mais indie, e os vocais chegam perto do screamo.

Hunting season tem poucas coisas que são confusas demais para serem consideradas apenas inovadoras ou experimentais – Bike week, por exemplo, parece uma demo dos Smashing Pumpkins da época de Siamese dream (1993). Funcionando em perfeta união, tem o slacker rock country de Black metal mormon, o folk punk de Stand up special e uma balada country nostálgica com vibe ruidosa, a ótima Mechanical bull. Os melhores vocais do álbum estão na balada desolada Everyone won the lotto, enquanto Roll tide, mesmo assustando pela duração enorme (dez minutos!), vale bastante a ouvida.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7
Gravadora: Wax Bodega
Lançamento: 23 de maio de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Satanique Samba Trio – “Cursed brazilian beats Vol. 1” (EP)

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Ouvimos: Satanique Samba Trio - "Cursed brazilian beats Vol. 1" (EP)

RESENHA: Satanique Samba Trio mistura guitarrada, lambada, carimbó e jazz experimental em Cursed brazilian beats Vol. 1

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Como o Brasil insiste em não ouvir o Satanique Samba Trio, vale dizer que a banda brasiliense não é um trio e o som vai bem além do samba – é puramente jazz unido a ritmos brasileiros variados, com ambientação experimental e (só às vezes) sombria. O novo disco é Cursed brazilian beats vol. 1 – que apesar do nome, é o segundo lançamento de uma trilogia (em português: Batidas brasileiras amaldiçoadas).

Dessa vez, a banda caiu para cima de ritmos do Norte, como guitarrada, lambada e carimbó, transformando tudo em música instrumental brasileira ruidosa. O grupo faz lambada de videogame em Lambaphomet, faz som regional punk em Brazilian modulok e Sacrificial lambada, e um carimbó que parece ter sido feito pelos Residents em Azucrins. Já Tainted tropicana, ágil como um tema de telejornal, responde pelo lado “normal” do disco.

A surpresa é a presença, pela primeira vez, de uma música cantada num disco do SST: Aracnotobias tem letra e voz de Negro Leo – talvez por isso, é a faixa do grupo que mais soa próxima dos experimentalismos do selo carioca QTV.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Rebel Up Records
Lançamento: 21 de março de 2025.

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Crítica

Ouvimos: Mugune – “Lua menor” (EP)

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Ouvimos: Mugune - "Lua menor" (EP)

RESENHA: O Mugune faz psicodelia experimental e introspectiva no EP Lua menor, entre Mutantes e King Gizzard.

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Trio introspectivo musicalmente vindo da cidade de Torres (RS), o Mugune é uma banda experimental, psicodélica, com design musical esparso e “derretido”. O EP Lua menor abre com a balada psicodélica Capim limão, faixa de silêncios e sons, como se a música viesse lá de longe – teclados vão surgindo quase como um efeito, circulando sobre a música. Duna maior é uma espécie de valsa chill out, com clima fluido sobre o qual aparecem guitarras, baixo e bateria.

A segunda metade do EP surge em clima sessentista, lembrando Mutantes em Lua, e partindo para uma MPB experimental, com algo de dissonante na melodia, em Coração martelo – música em que guitarras e efeitos parecem surgir para confundir o ouvinte, com emanações também de bandas retrô-modernas como King Gizzard & The Lizard Wizard.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 17 de abril de 2025.

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