Crítica
Ouvimos: Pink Turns Blue, “Black swan”

Formado em 1985 na Alemanha, o Pink Turns Blue surgiu numa das primeiras ondas em seu país de rock gótico, darkwave e sons afins. Evocando desde o comecinho bandas como Killing Joke e Joy Division, suas inspirações não vieram apenas do pós-punk trevoso. O nome da banda foi tirado de uma canção do Hüsker Dü, as linhas vocais simples e diretas do PTB lembram grupos como Teardrop Explodes e Echo and The Bunnymen, e a sonoridade inclui células de dream pop, graças aos teclados.
Mantidos numa espécie de “série ouro” do pós-punk europeu oitentista, eles tiveram um hiato entre 1994 e 2003, mas logo retomaram a produção. Black swan, 13º álbum do Pink Turns Blue, mantém a sonoridade do começo do grupo, de discos como a estreia Two worlds kiss (1987), investindo em sons que, no começo, parecem que vão descambar para algo sorumbático – e que em seguida ganham batidas dançantes, baixo-e-bumbo na onda de bandas como The Cars e Buzzcocks (e Pixies), e teclados que funcionam como sombras musicais, intensificando a beleza das melodias.
O cantor e guitarrista Mic Jogwer investe, em quase todo o álbum, em vocais que lembram levemente os de Richard Butler (Psychedelic Furs). Faixas como Follow me, Can’t do without you e a balada I can read your name in the stars são também marcadas por um baixo que sustenta a melodia (mesmo quando se trata de uma canção mais tranquila) e por uma onda gótica e lírica que faz lembrar bandas como House Of Love e The Church. Fight for the right side abre com um piano belo e contemplativo, que descortina uma faixa dançante e pesada. A faixa-título, mais próxima do brit pop, mostra que, mesmo quando soa triste, o Pink Turns Blue parece mais sublime do que depressivo.
Entre os outros destaques do disco, Like we all do faz recordar o Julian Cope solo de discos como Saint Julian (1987), Please don’t ask me why tem ares de uma perversão indie do U2, e Stay for the night tem teclados que soam robóticos dentro de um som orgânico. Uma banda de tempos clássicos, e pouco citada, para conhecer.
Nota: 8,5
Gravadora: Orden Records
Lançamento: 28 de fevereiro de 2025.
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Crítica
Ouvimos: Sault, “10”

O Sault continua misterioso como sempre. 10, novo disco, saiu de surpresa na internet, mas as informações são poucas. Observando os créditos das faixas no Spotify, dá para ver que o casal Cleo Sol (compositora e cantora) e In-Flo (produtor, compositor) fez tudo, juntando forças com colaboradores importantes como o baixista Pino Palladino, o rapper Chronixx, a compositora Lydia Kitto e o jazzista afrobeat Duane Atherley. Levando em conta que o Sault gosta de arremessar discos nas plataformas e depois sumir com eles, sabe-se lá o que vem por aí, se esse 10 vai chegar até 2026 disponível, ou não.
O que se sabia do Sault era que havia um núcleo duro formado por Cleo Sol, Kid Sister, Little Simz, Chronixx, Michael Kiwanuka e o produtor In-Flo. Provavelmente essa corrente foi quebrada para 10: Little Simz reclama que emprestou dois milhões de libras para In-Flo e nunca viu a cor do dinheiro, e a coisa vem rolando nos tribunais.
Já o som, seja lá o que tenha acontecido nas internas, volta mais ágil, mais ligado ao funk, mais ligado a energias de cura e a tons quase religiosos – e mandando bala na fusão jazz-soul, em faixas cujos títulos, vai entender o motivo, surgem abreviadas. The healing, uma música agitada sobre manter as emoções em dia, com sussurros, batuques e recordações do disco Off the wall, de Michael Jackson, vira T.H. Já Know that you will survive, que lembra as incursões de Lulu Santos pelas recordações da disco music durante os anos 1990, até nas linhas vocais, torna-se K.T.Y.W.S., e vai por aí.
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Prosseguindo, R.L. (Real love) é fusion leve com cara boogie, remetendo a Lincoln Olivetti e Earth, Wind and Fire. Outras facetas ligadas à música brasileira aparecem em H.T.T.R. (Higher than the rain), com batida afro latina no comelo, ruídos de chuva e um clima praieiro, de soul impregnado de Gilberto Gil e Caetano Veloso. S.O.T.H. (Sounds of the healing) é soul balançado e hipnótico, e parece coisa de quem escutou muito discos como Limite das águas (1977), de Edu Lobo, com sua fusão nordeste-jazz-soul. Tem ainda S.I.T.L. (Sorry it’s too late), com piano em cascata na abertura, e sequência com piano e synth, num clima de pop adulto que lembra Guilherme Arantes ou 14 Bis, pelo menos inicialmente – porque a bateria seca e o clima de soul progressivo guiam tudo para os anos 1970 e para hits de Stevie Wonder ou Terry Callier.
Esse clima viajante é o que dá a cara do som do Sault, e parece ter virado o verdadeiro objetivo do grupo em 10. Faixas como W.A.L. (We are living) e P (Power) soam como inícios de grandes suítes sonoras e dançantes, com frases insttrumentais e vocais que surgem como loops, e que parecem querer hipnotizar o/a ouvinte. L.U. (Look up) tem clima soul-indie-rocker e distorções na guitarra, parecendo uma música da fase psicodélica de algum grupo da Motown. No geral, algo para descobrir rápido: ouça 10 e aproveite antes que o Sault decida tirar o disco das plataformas.
Nota: 10
Gravadora: Forever Living Originals
Lançamento: 18 de abril de 2025.
Crítica
Ouvimos: Pai Guga, “O túmulo do mergulhador”

Guga Valiante está há quase duas décadas cantando na banda Amplexos, de Volta Redonda (RJ) – um grupo cuja sonoridade une rock, afrobeat, brasilidades e boa mão para a composição pop. Com o nome artístico de Pai Guga, ele estreia em carreira solo com o álbum O túmulo do mergulhador, e se dedica não apenas a um som pessoal, como também a um imaginário pessoal. As faixas do álbum falam sobre descobertas, psicanálise, ansiedade, conversas com o espelho (Mirror) e palavras não ditas de modo geral (Feitiço, soul com cara de Titãs que ganha aparência de música eletrônica anos 1990, é bem isso).
Musicalmente, Pai Guga faz de O túmulo um disco psicodélico e variado. Essa vibe já surge na primeira faixa, Preciso, um samba-marcha que evoca Caetano Veloso, com guitarra lembrando Lanny Gordin e a Gal Costa de 1971. Lua rosa é MPB bregadélica, focando em gatilhos, crises de pânico e necessidade de respirar. Vento é MPB dream pop lembrando simultaneamente Charlie Brown Jr e Marcos Valle. Relacionamentos entre pai e filho, e entre tipos diferentes de masculinidade, brotam no drum’n bass tenso de A chave.
Guga traz de volta pensamentos e histórias da infância na parte final do disco, na união de folk e Jorge Ben de Gira e no diálogo entre ele e sua criança do neo soul Voo. O túmulo do mergulhador ressoa como uma sessão de terapia que virou letra e música, e ponte entre artista e ouvinte.
Nota: 8,5
Gravadora: Independente/Tratore
Lançamento: 7 de fevereiro de 2025.
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Crítica
Ouvimos: Florist, “Jellywish”

O Florist é “um projeto de amizade, vindo das montanhas Catskill” – uma região montanhosa do sul de Nova York, onde se localiza a cidade de Bethel, que abrigou em 1969 o festival de Woodstock. É também um grupo que mexe com as seguranças e as dúvidas de quem o escuta. Jellywish, segundo disco do Florist, é sem dúvida um disco que estabelece uma relação de proximidade com o/a ouvinte, entre violões, teclados, percussões discretas e os vocais angelicais de Emily Sprague.
Mas aí você escuta Levitate, a primeira faixa, um folk tranquilo relacionado com Joan Baez, e depara com os versos: “todo dia eu acordo, espero pela tragédia / humanidade desequilibrada / alguma coisa deveria ser prazerosa quando o sofrimento está em toda parte”. Have heaven, folk percussivo na onda de Peter Gabriel e Cat Stevens, mas com certo design sombrio, prega que “logo logo não seremos nada mais do que um desenho animado / flutuando pelo universo”. Jellyfish, folk meio Bob Dylan meio Joan Baez, com guitarra coberta de efeitos e pandeirola, enxerga a luz no fim do túnel (“sua vida vale muito / destrua o sentimento de que você não é o suficiente”), mas faz pausa dramática depois do verso “nada é garantido, só a morte”.
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E é nesses extremos que vai patinando Jellywish, um disco de consolo, mas que fala de sofrimento e dureza como se os músicos da banda tivessem 60 anos, e não uns trinta e poucos. Started to glow é um folk irremediavelmente triste que prega “estou pensando em morrer de novo / é a única coisa que visita minha cabeça”. Em This was a gift, Emily despedaça a voz cantando que “você pode me descrever como se sente estando vivo? / só os mortos sobrevivem”.
O som de Jellywish vai ficando menos introspectivo e pouca coisa mais “pra cima” no clima Wilco-Nando Reis de All the same light, na infantil Sparkle song e na ligeiramente esperançosa Our hearts in a room. Mas a cara do disco é mesmo formada por músicas como Moon, sea, devil, balada folk com micropontos de Knockin on heaven’s door (Bob Dylan) e versos que descrevem a total falta de conexão: “eu olho para fora, há alguém aí? / posso ver através desse véu? / ou estou sozinho agora?”. Ouça quando nada puder te deixar mal.
Nota: 7,5
Gravadora: Double Double Whammy
Lançamento: 4 de abril de 2025.
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