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Crítica

Ouvimos: Nada Surf, “Moon mirror”

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Ouvimos: Nada Surf, “Moon mirror”
  • Moon mirror é o décimo disco da banda novaiorquina Nada Surf, que tem na formação o mesmo trio do começo, Matthew Caws (voz, guitarra), Daniel Lorca (baixo), Ira Elluior (bateria), além de Louie Lino (teclados). Todas as músicas foram feitas pelos quatro e a produção foi feita por Ian Laughton e pela banda. O disco já ganhou uma edição deluxe dupla em vinil, com demos de todas as faixas.
  • “Toda vez que fazemos um álbum, me perguntam (e me pergunto) sobre o que é. Nunca sei como responder a essa pergunta. Ainda estou tentando descobrir tudo, e isso é provavelmente o mais próximo de um tema que existe. Olhando para trás ao longo dos anos, sei sobre o que nossas músicas são em teoria: tentar alcançar a aceitação (das circunstâncias, de si mesmo, dos outros), conexão, uma busca constante por possibilidade e o lado bom, uma disposição para mudar, perdão, curiosidade, checar a mortalidade, motivações e julgamentos, etc.”, disse Mattew no comunicado de lançamento.

Não se espante se o novo disco do Nada Surf for lembrado, lá pelo finalzinho de 2024 (opa, já estamos no finalzinho de 2024) como um dos discos mais bonitos do ano. Se daqui a 20 anos ele for lembrado como um álbum bastante significativo de sua época, e como um daqueles discos dos quais as pessoas simplesmente precisam quando estão passando por algum momento de aperto emocional, faz parte.

O grupo voltou não apenas forte em criar canções tão pesadas quanto emocionadas, como também tentou criar uma espécie de barômetro do mundo pós-covid e pós-IA. Detalhe que em Moon mirror, o quarteto investe em rock com guitarras à frente e design musical “pra cima” – aquele tipo de som que eternamente será chamado de power pop, muitas vezes por falta de definição melhor. E merece vários pontos por não ter cedido à armadilha do “pós-grunge”: ou seja, soar minimamente parecido com um filhote do Nirvana ou com um Foo Fighters com mais senso melódico, menos vontade de dominar o mundo e menos faro para negócios (ok, vale lembrar que a banda começou gravando pela Elektra e contou com uma ajudona do interesse que as gravadoras mainstream passaram a ter por nomes “alternativos” nos anos 1990).

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Com três décadas de carreira, o Nada Surf continua soando como “a sua banda”, aquela banda cujo ouvinte tem a impressão de que está compondo sob medida para ele. Moon mirror é um disco sobre reflexões, uma espécie de caderno de viagens pessoais, que passa necessariamente por crescimentos, traumas, mudanças tecnológicas. Difícil não pensar na varredura promovida pela Inteligência Artificial ao ouvir New propeller (“há um redemoinho girando/cavando nossas sepulturas/há um menu crescente/de novos erros”, desembocando num esperançoso “não tenha medo/você não será apagado”), ou nas incertezas dos dias de hoje em Intel and dreams, que propõe uma saída de um mundo em que “até os melhores dias parecem desperdiçados” e a volta para um lugar seguro.

Nem é só isso: The one you want fala sobre amores que se mantém de pé com as mudanças, Second skin é um power pop sobre empoderamento pessoal (“não quero me comparar/não quero ser outra pessoa”), In front of me now é um rock ágil, entre guitarras e sintetizadores leves, que fala sobre as ansiedades do dia a dia e até sobre síndromes do impostor do dia a dia (“hoje faço o que está na minha frente agora”, garante o cantor e guitarrista Matthew Caws.

Mesmo preferindo a esperança, o Nada Surf soa meio triste às vezes, e mesmo quando o horizonte parece estranho, parece que tem uma luz no fim do túnel, como na oração pagã da bela faixa título, que pede: “espelho da lua/faça de mim uma parte de algo em algum lugar/mostre-me uma vida que estou vivendo/conecte-me a algo”.

Nota: 9
Gravadora: New West Records

Crítica

Ouvimos: Skunk Anansie – “The painful truth”

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Ouvimos: Skunk Anansie, "The painful truth"

RESENHA: Skunk Anansie encara o caos, o etarismo e a dor em The painful truth, disco intenso que mistura punk, grunge, no wave e neo soul.

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“Uma artista é uma artista / e ela não para de ser uma artista / porque ela é velha, sabe? / ela não arregaça as mangas / pega seu porta-retratos e vai embora / larga a caneta e coloca o chapéu / por causa da menopausa (…) / uma artista é uma artista / até que a morte nos faça partir”.

Poucas letras atuais falam mais profundamente a respeito de questões vitais no dia a dia do showbusiness (etarismo, machismo, expectativas da crítica, do mercado e do público) do que An artist is an artist, punk-rap que abre The painful truth, disco novo do Skunk Anansie, destacando os vocais ágeis e carismáticos da vocalista Skin. Trata-se de uma banda britânica dos anos 1990, com som mais associável ao pós-grunge e ao metal alternativo, que sempre foi meio desgarrada em relação a seus pares britânicos – volta e meia era incluída num saco de gatos chamado britrock, em oposição à turma mais viável comercialmente do britpop.

Leia também:

  • No nosso podcast, Oasis da pré-história ao começo da oasismania.
  • Blur entre 1993 e 1997 na volta do nosso podcast.
  • Ouvimos: Blur – Live at Wembley Stadium.
  • O som de 1994: descubra agora!

Lançado após tempos difíceis nas internas do grupo (o baterista Mark Richardson recupera-se de um câncer. e o baixista Richard “Cass” Lewis está em quimioterapia), The painful truth, sétimo álbum do Skunk Anansie, traz a banda encarando na maior parte do tempo questões de vida ou morte. O repertório fala de autocontrole (This is not your life), dores pessoais (Shame, dos versos dolorosos “eu recebi o amor da minha mãe / eu recebi a dor do meu pai / eu recebi a culpa do meu irmão”), caos pessoal (Lost and found), altos e baixos (My greatest moment) e desespero (Meltdown, dos versos “agora que tudo se resume / a quem você reza e quão alto”).

Musicalmente, é um disco que reúne partículas de no wave, grunge e até neo soul, dependendo do momento. This is now your life soa como um Depeche Mode afrotecnopunk, Shame invade a pequena área do nu metal, Cheers insere peso no punk pop e até toques de dub invadem Shoulda been you – uma mistura com a qual os fãs do grupo já estão acostumados. O rock eletrônico sombrio dá conta de Animal e até mesmo algo próximo dos climas robóticos do krautrock surge misturado em alguns momentos do álbum.

Ainda que não seja um álbum brilhante como Stoosh (o segundo, de 1995), A painful truth é um atestado de sobrevivência. E um disco que, mesmo falando alto, é cercado de silêncios nos arranjos e nos vocais.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: FLG
Lançamento: 23 de maio de 2025.

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Crítica

Ouvimos: akaStefani e Elvi – “Acabou a humanidade”

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Ouvimos: akaStefani e Elvi, "Acabou a humanidade"

RESENHA: akaStefani e Elvi misturam funk, krautrock, screamo e eletrônica em um disco caótico e divertido sobre o fim do mundo e o absurdo do cotidiano.

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O pessoal ligado à banda Duo Chipa não consegue ficar sem produzir coisas. akaStefani é Audria Lucas, integrante e produtora do grupo, e em Acabou a humanidade, ela se une a Elvi, produtor e músico de Santo André (SP), para fazer um som que, nos momentos mais calmos, parece uma mistura insana de funk, screamo, Faust e Kraftwerk. Já a ficha técnica entrega elementos de Ciccone Youth (projeto pop-anti-pop do Sonic Youth, que gravou um disco em 1988) e de Mutantes em meio aos ruídos, vocais e sons eletrônicos.

Faixas como Paga meu salário (“chefe arrombado / paga meu salário”) e Roda punk, repleta de barulhos e loops, têm ar de música infantil destruidora, enquanto Maquiagem, com voz distorcida e zoada, unem rock experimental e batidão de funk. A zoeira volta numa espécie de paródia da ítalo house, Cupido arrombado (“flechou o lugar errado!”) e na house music texturizada de Porque eu tento.

No final, loucura na versão videogame de Panis et circenses, com sample do original dos Mutantes (Pani no circo), e na brilhante Sortudos no fim do mundo, que lembra uma vinheta de rádio, ou uma cantiga de roda pervertida, com versos como “nós somos sortudos / vamos ver o fim do mundo / acabou a humanidade / virus, bomba e armamento / pandemia é só o começo do fim”. Você acaba rindo, nem que seja de nervoso.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 30 de maio de 2025

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  • Ouvimos: Duo Chipa – Lugar distante
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Ouvimos: Chime Oblivion – “Chime Oblivion”

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Ouvimos: Chime Oblivion - "Chime Oblivion"

RESENHA: Chime Oblivion estreia com supergrupo punk-experimental que mistura pós-punk, no wave, funk torto e maluquices à la Devo e Stooges.

Uma grande surpresa: o Chime Oblivion parece ter surgido do nada, soa como mais uma banda de moleques de 20 anos fanáticos por pós-punk e garage rock, mas é bem mais que isso. Trata-se de um supergrupo iniciado por dois veteranos, David Barbarossa (Adam & The Ants/Bow Wow Wow) e John Dwyer (Osees, The Oh Sees e outras nomenclaturas).

É também um grupo de três guitarras – Barbarossa, Dwyer e Weasel Walter, este dos barulhentos Flying Luttenbachers – que inclui ainda um sujeito tocando marimba (Tom Dolas, também do Osees), um saxofonista em clima free jazz punk (Brad Caulkins, da banda Bent Arcana) e vocais femininos charmosos e zoeiros em vibe punk (HL Nelly, do Naked Lights). Só gente acostumada com experimentações e maluquices de estúdio.

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  • Ouvimos: Osees – Sorcs 80
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No primeiro álbum, essa turma tem como principais emanações pós-punk na onda do Gang Of Four, punk a la Buzzcocks e no-wave. Entre vinhetas quase inaudíveis feitas com um sintetizador, evocam também X Ray Spex e Slits em Neighborhood dog, fazem pós-disco-rap-punk cru e ríspido (Kiss her or be her), pré-punk percussivo (The fiend, com um curioso batidão lembrando Nação Zumbi na abertura), funk torto (Heated horses), levam o idioma da no wave para os anos 1960 (The uninvited guest). Por aí.

Somando 15 faixas em menos de meia hora, o Chime Oblivion vai se tornando mais próximo de um pré-punk formal (formal?) conforme as faixas se sucedem – cabendo perversões via Devo e Stooges da batida de Bo Diddley em And again e The mythomaniac, punk garageiro e anfetamínico em Smoke ring e I’m not a mirror e sons tribais em Grass, Cold pulse e The catalogue – esta, depois, ganha cara dub. Uma música tão confortável que quase não parece ter sido feita para tirar o rock do conforto – mas foi, sim.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Deathgod Corp
Lançamento: 18 de abril de 2025.

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