Crítica
Ouvimos: Michael Kiwanuka, “Small changes”

- Small changes é o quarto disco do músico, cantor e compositor londrino Michael Kiwanuka. O disco foi produzido por Danger Mouse e Inflo. O disco é, segundo Michael, bastante influenciado por estéticas como a do indie rock.
- “Na minha adolescência, as pessoas achavam muito estranho que um cara negro gostasse de indie. Isso sempre me irritava e eu vasculhava revistas como Q e Kerrang! e ficava realmente irritado porque não havia negros. Você pensa: ninguém vai me contratar para uma banda, então você simplesmente não fez isso. Felizmente, os tempos mudaram. As pessoas não pensam mais de forma encaixotada”, disse ao New Musical Express.
- A foto da capa foi adaptada de uma foto que Michael viu. “Era uma foto em preto e branco, dos anos 60, de um garoto asiático. É como: ‘Uau: o que quer que aconteça agora vai informar o resto da vida dele (do garoto da capa). A maneira como ele pensa, as coisas contra as quais ele pode ter que lutar. Era quase como se ele estivesse decidindo ali mesmo, como um garoto de quatro anos, ‘Qual será meu caminho?'”
O menino na capa de Small changes parece viver uma situação dúbia: as mãos que aparecem na foto estão ali para cuidar dele, ou para aumentar sua ansiedade até que ele não aguente mais? São os pais dele, ou são o mundo “real”? E vale dizer que ele não parece lá muito satisfeito, ou pelo menos parece olhar aquela situação com certa naturalidade – mais do que com conforto, vamos dizer assim.
Small changes, disco novo de Michael Kiwanuka, é apresentado assim ao público – uma forma, talvez, de mostrar as lutas internas e externas que surgem na vida do músico e atravessam seu repertório, que por acaso surge em clima de voo livre no novo álbum. A qualidade de gravação é quase um instrumento à parte, com respiração e tempo próprios: Small changes parece gravado numa sala enorme, com uma abóbada. Michael ressurge mais voltado para seu lado soul do que para seu lado folk, e segue um setentismo muito bem estudado e realizado, em faixas como a abertura Floating parade – esta, um balanço levinho, repleto de vocais que lembram Bill Withers e Terry Callier.
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O novo álbum tem um soul-rock leve que parece se comunicar com Paul McCartney e George Harrison – em Lowdown, part 1, com uma parte 2 instrumental, tranquila, viajante, solada na guitarra, e que se fosse lançada nos anos 1970/1980 seria usada em algum comercial de TV. Tem também soft rock em Small changes, com um piano Rhodes quase hipnotizante, e vocais que parecem vir de um sonho. Rebel soul, uma balada lindíssima, aponta para o soul progressivo. The rest of me é quase um r&b humanizado, orgânico e tranquilo, aberto com um violão estradeiro.
Já One and only é folk tocado na guitarra, complementado por uma base tranquila de piano, baixo e bateria. E graças a efeitos de teclados e às guitarras, Stay by my side parece um soul “voador” – assim como o balanço folk-soul Follow your dreams, levado adiante por vocais, orquestra e uma cozinha que a transforma numa prima bittersweet de Voo sobre o horizonte, do Azymuth. Ouça Small changes em clima de meditação. Ouça também buscando se transportar pro universo do menino da capa.
Nota: 10
Gravadora: Polydor
Crítica
Ouvimos: Home Is Where – “Hunting season”

RESENHA: No segundo disco, Hunting season, o Home Is Where troca o emo por um alt-country estranho e criativo, misturando Dylan, screamo e folk-punk em faixas imprevisíveis.
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O Home Is Where é uma banda emo – mas no segundo disco, Hunting season, eles decidiram que estava na hora de mudar tudo, ou quase tudo. O grupo volta fazendo um alt-country pra lá de esquisito, com referências que vão de Bob Dylan a Flying Burrito Brothers. Sendo que a ideia de Bea McDonald (voz, guitarra) parece inusitada demais para ser explicada em poucas palavras (“um disco que dá para ouvir num churrasco, mas que também dá para chorar”, disse).
Com essa migração sonora pouco usual, o Home Is Where se tornou algo entre Pixies, Sonic Youth, Neil Young e Cameron Winter, com vocal empostado lembrando um som entre Black Francis e Redson (Cólera). Reptile house é pós-punk folk, Migration patterns é blues-noise-rock, Artificial grass tem vibe ligeiramente funkeada e é o tipo de música que uma banda como Arctic Monkeys transformaria num hit – mas é mais esparsa, mais indie, e os vocais chegam perto do screamo.
Hunting season tem poucas coisas que são confusas demais para serem consideradas apenas inovadoras ou experimentais – Bike week, por exemplo, parece uma demo dos Smashing Pumpkins da época de Siamese dream (1993). Funcionando em perfeta união, tem o slacker rock country de Black metal mormon, o folk punk de Stand up special e uma balada country nostálgica com vibe ruidosa, a ótima Mechanical bull. Os melhores vocais do álbum estão na balada desolada Everyone won the lotto, enquanto Roll tide, mesmo assustando pela duração enorme (dez minutos!), vale bastante a ouvida.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7
Gravadora: Wax Bodega
Lançamento: 23 de maio de 2025.
Crítica
Ouvimos: Satanique Samba Trio – “Cursed brazilian beats Vol. 1” (EP)

RESENHA: Satanique Samba Trio mistura guitarrada, lambada, carimbó e jazz experimental em Cursed brazilian beats Vol. 1
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Como o Brasil insiste em não ouvir o Satanique Samba Trio, vale dizer que a banda brasiliense não é um trio e o som vai bem além do samba – é puramente jazz unido a ritmos brasileiros variados, com ambientação experimental e (só às vezes) sombria. O novo disco é Cursed brazilian beats vol. 1 – que apesar do nome, é o segundo lançamento de uma trilogia (em português: Batidas brasileiras amaldiçoadas).
Dessa vez, a banda caiu para cima de ritmos do Norte, como guitarrada, lambada e carimbó, transformando tudo em música instrumental brasileira ruidosa. O grupo faz lambada de videogame em Lambaphomet, faz som regional punk em Brazilian modulok e Sacrificial lambada, e um carimbó que parece ter sido feito pelos Residents em Azucrins. Já Tainted tropicana, ágil como um tema de telejornal, responde pelo lado “normal” do disco.
A surpresa é a presença, pela primeira vez, de uma música cantada num disco do SST: Aracnotobias tem letra e voz de Negro Leo – talvez por isso, é a faixa do grupo que mais soa próxima dos experimentalismos do selo carioca QTV.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Rebel Up Records
Lançamento: 21 de março de 2025.
Leia também:
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- Ouvimos: Negro Leo, Rela
- Ouvimos: Residents, Doctor Dark
- Relembrando: The Residents, Meet The Residents (1974)
Crítica
Ouvimos: Mugune – “Lua menor” (EP)

RESENHA: O Mugune faz psicodelia experimental e introspectiva no EP Lua menor, entre Mutantes e King Gizzard.
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Trio introspectivo musicalmente vindo da cidade de Torres (RS), o Mugune é uma banda experimental, psicodélica, com design musical esparso e “derretido”. O EP Lua menor abre com a balada psicodélica Capim limão, faixa de silêncios e sons, como se a música viesse lá de longe – teclados vão surgindo quase como um efeito, circulando sobre a música. Duna maior é uma espécie de valsa chill out, com clima fluido sobre o qual aparecem guitarras, baixo e bateria.
A segunda metade do EP surge em clima sessentista, lembrando Mutantes em Lua, e partindo para uma MPB experimental, com algo de dissonante na melodia, em Coração martelo – música em que guitarras e efeitos parecem surgir para confundir o ouvinte, com emanações também de bandas retrô-modernas como King Gizzard & The Lizard Wizard.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 17 de abril de 2025.
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