Radar
Radar: Papangu, Emphuria, Dandara Modesto e Edwin Correia – e mais

Xi, ontem nem deu tempo de fazer Radar – mas hoje deu, e pra amanhã já tem Radar pronto. Se você sentiu falta de qualquer menção no Pop Fantasma ao single novo do Papangu, Calado (De olho), não precisa sentir mais, porque é ele quem encabeça a lista de hoje, ao lado de um monte de outras novidades. Ouça tudo no volume máximo. Os vizinhos têm que ouvir, certo?
Texto: Ricardo Schott – Foto Papangu: Ivan Cordeiro e Rodolfo Salgueiro / Divulgação
- Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.
- Mais Radar aqui.
PAPANGU, “CALADO (DE OLHO)”. Não teve tempo ainda de conferir o single da banda paraibana? Não perca, porque você estará diante de um dos melhores lançamentos do rock brasileiro no começo de 2026 – e ainda vai conferir a metamorfose do Papangu, que volta cada vez mais pesado e progressivo, lembrando uma cruza moderna de Gentle Giant e Pink Floyd, só que cantarolável como Guilherme Arantes e Peter Gabriel.
Celestial, terceiro disco da banda, será o primeiro pela Deck, e vai sair no dia 7 de agosto, em vinil colorido, CD, e fita cassete. Detalhe: nada de processos digitais na produção do álbum. O Papangu fez tudo na fita magnética de duas polegadas ao longo de nove dias.
EMPHURIA, “INVISÍVEL” (CLIPE). Com participações de Charles Gama (Black Pantera), Nego Max e DJ Terrorscreen, essa banda acaba de lançar o álbum Inevitável e aposta na união entre metal, hip hop, hardcore e scratches. É também o primeiro álbum conceitual do grupo, que em suas dez faixas, aborda temoas como saúde mental e resiliência.
Uma das faixas do álbum, Invisível, com Nego Max, acaba de ganhar clipe dirigido por Felipe Hervoso. Entre o peso do metal e a agilidade do rap, o vídeo usa a imagem de um quebra-cabeças como símbolo do caos do dia-a-dia. Nego Max comparece soltando versos furiosos como “a fúria negra ressucita outra vez, agora é a nossa vez / tô embriagado, louco, endiabrado, com ódio dobrado, terror de vocês / tô enfuriado, pau no cu do estado”.
DANDARA MODESTO E EDWIN CORREIA, “CORTE E COSTURA”. Parece Gal Costa na voz e Lanny Gordin na guitarra – mas são Dandara e o guitarrista franco-brasileiro Edwin, influenciadíssimos pela dupla tropicalista, apresentando a balada jazzy Corte e costura. Uma música que já tem história: feita por Guigga e Conrado Pera, ela já tinha sido cantada e tocada por Dandara num vídeo de 2016 que está no YouTube e já tem dez mil visualizações. A letra fala sobre como o amor pode ser bom e complexo, justo e injusto ao mesmo tempo – e usa a metáfora do trabalho manual para falar daquilo que vai e que fica no dia a dia.
Corte e costura anuncia o álbum Chama, previsto para abril. Os dois músicos, que moram na Suíça (mas se conheceram em 2023 numa jam em Salvador), fizeram o disco “sem ajustes, sem edição de voz, de guitarra, produzida com takes diretos. É real, vivo”, como esclarece Dandara. “Escolhemos iniciar a apresentação do projeto com essa faixa porque é uma canção que traduz essa vibe: um jeito ‘cru’ de falar de amor, mas muito poético. A força da simplicidade, no sentido de poucos elementos, para tratar de uma complexidade”, completa.
SID’, “PETRICOR NA CIDADE”. Seguindo uma tendência indie-soul – com balanço lento e clima sonhador, quase psicodélico – esse cantor de Brasília inspirou-se em artistas como Men I Trust, Gotts Street Park e Mac DeMarco para falar dos verões na capital do Brasil. “Essa criação veio de uma sensação urbana, mas com o espírito do cerrado, conversando totalmente com a arquitetura surreal de Brasília, que protagoniza a capa. Uma tentativa de capturar aquele cheiro de terra molhada depois do calor, o famoso petricor. Sem pressa, sem surpresas. É uma faixa pra sentir”, conta Sid’, que já tem na agulha uma série de singles para lançar ao longo de 2026, e lançou o EP Doce exílio, com seis faixas bem intimistas, no ano passado.
THIAGO ELNIÑO E FELIPE CORDEIRO, “PIPAS” / “FEITIÇO”. Rapper, pedagogo e educador popular, Thiago Elniño antecipa o álbum Canjerê (previsto para abril) com o single duplo Pipas / Feitiço, as duas músicas feitas em parceria com o cantor, compositor, guitarrista e produtor musical paraense Felipe Cordeiro. As faixas aproximam o hip hop de guitarras e ritmos amazônicos, num encontro que aponta para Belém e amplia o universo do disco. A conexão entre os artistas surgiu via Matheus Padoca, que é baixista da banda de Felipe Cordeiro e produtor de Canjerê. E Elniño avisa que é só o começo: a ideia é conectar sua música com os sons do Norte do país.
“Quando eu pensava nisso, a figura do Felipe sempre vinha na minha cabeça, porque era um artista que quando eu escutava, através das guitarras dele, eu imaginava cenários de Belém”, comenta Elniño. “Então as faixas representam esse momento do disco que é quase uma visita do Sudeste a Belém, ao Tambor de Mina, às coisas de lá”. As duas músicas já têm até clipe.
DENNIS E O CÃO DA MEIA-NOITE, “OCITOCINA” / “OCITOCINA (REMIX)”. Essa banda do selo Paranoia Musique, que é mais ligada a climas noturnos e meio dark, decidiu variar: prestes a lançar um álbum, soltam Ocitocina, em versão normal e remix. A ocitocina, o chamado “hormônio do amor”, que dá nome à faixa, esconde uma ousadia musical daquelas: Dennis E O Cão da Meia Noite partem para a mescla de dark, trap e climas sombrios, com uma letra que fala sobre como o dia a dia está ficando cada vez mais complexo para quem pensa, e cada vez mais trágico para quem sente.
Radar
Radar: Spirals, Metamourne, The Rancho Park Devils – e mais sons do Groover!

O Pop Fantasma tá na Groover! Por lá, artistas independentes mandam seus sons pra uma rede de curadores – e a gente faz parte desse time. Fizemos hoje uma relação do que tem chegado de legal até a gente por lá – começando com o som do Spirals.
O que tem chegado até nós? De tudo um pouco, mas, curiosamente (ou nem tanto), uma leva forte de bandas e projetos mergulhados no pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e afins.
- Nosso perfil na Groover
Texto: Ricardo Schott – Foto (Spirals): Divulgação
SPIRALS, “NEVER LEARN”. Essa banda do Texas faz rock com pegada country, não apenas na musicalidade, como também nas letras sofridas – como a de Never learn, do recente EP Reflections, que fala no suplício de uma saudade tamanho-família. “Você levou as chaves do meu coração / por que te amar é tão difícil? / sempre nos faltam palavras / às vezes acho que nunca aprenderemos”.
METAMOURNE, “GRAVE WALKER”. Essa dupla australiana mergulha ainda mais no darkwave e no pós-punk em sua primeira composição inédita desde o EP Nocturne minuet, lançado em maio. A faixa amplia o uso de sintetizadores e elementos eletrônicos, criando uma atmosfera mais sombria. Na letra, a morte assume o ponto de vista da narrativa e observa a passagem inevitável de todas as coisas vivas para o fim.
THE RANCHO PARK DEVILS, “RED WINE SUPERNOVA”. Essa dupla de Los Angeles, formada por C. Tyler Michaud e Cheryl Lee Scott, aposta em guitarras, baixo, órgão e bateria para criar um rock ao mesmo tempo cru e melódico, com referências à diversidade musical de sua cidade. A faixa sucede o EP de estreia Baby, enquanto a dupla prepara seu primeiro álbum para 2026. E Red wine supernova é punk com vibe country – ou seria o contrário?
HAGA 187, “FRESH THOUGHTS”. Projeto de um músico só, vindo da França, o Haga 187 lança discos e singles repletos de uma música experimental e bem desafiadora, feita provavelmente em estúdio caseiro – e se bobear, gravada de forma bem analógica. Fresh thoughts, faixa-título do novo álbum, soa como um Suicide bem viajante.
ALEXAYNDRA, “LITTLE RED”. Vinda de New England, Estados Unidos, essa cantora combina rock industrial, alternativo e eletrônico em Little red, novo single. A faixa aposta numa atmosfera sombria e passa por elementos de metalcore e experimentação eletrônica. Os vocais alternam momentos intimistas e intensos, enquanto a produção trabalha o contraste entre tensão, peso e explosões instrumentais.
OUTLAW CARTIER, “POLTERGEIST”. Esse projeto musical é BEM produtivo – recentemente apareceu no Pop Fantasma com a resenha do EP … And hell’s coming with me – e cruza pós-punk, rock alternativo e elementos do hip hop e do trap. Essa mistura ressurge no single Poltergeist, que combina guitarras agressivas, baixo acelerado e sintetizadores sombrios com um vocal de cadência próxima do rap e tratamento inspirado no trap. O resultado aproxima a atmosfera escura do pós-punk de uma produção mais contemporânea, sem abandonar o peso e a urgência das guitarras.
MAMA NO LIKEY, “ALIVE”. Esse grupo de Los Angeles transforma atração, medo e descoberta em Alive, faixa de rock moderno gravada com Cameron Morris nos vocais. A música parte de uma relação nociva que acaba despertando novas sensações e trata das experiências que tiram alguém da zona de conforto. Guitarras pesadas e um refrão expansivo reforçam essa tensão entre aquilo que assusta e, ao mesmo tempo, faz alguém se sentir vivo.
ORPHAN PRODIGY, “2020”. Esse projeto musical transforma transforma incerteza e alienação num single inspirado pelo momento em que “o futuro havia sido cancelado”. Tem outros assuntos no jogo: mais do que falar da pandemia, a faixa aborda a pressão para se tornar aquilo que os outros esperam e as consequências de escolher outro caminho. Versos introspectivos e trechos de “na-na-na” acompanham uma ideia central: decepcionar alguém não significa fracassar.
Radar
Radar: Awake & Dreaming, Moon Construction Kit, Pierre Flanelle – e mais sons do Groover!

O Pop Fantasma tá na Groover! Por lá, artistas independentes mandam seus sons pra uma rede de curadores – e a gente faz parte desse time. Fizemos hoje uma relação do que tem chegado de legal até a gente por lá – começando com o som do Awake & Dreaming.
O que tem chegado até nós? De tudo um pouco, mas, curiosamente (ou nem tanto), uma leva forte de bandas e projetos mergulhados no pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e afins.
- Nosso perfil na Groover
Texto: Ricardo Schott – Foto (Awake & Dreaming): Divulgação
AWAKE & DREAMING, “COLD SHOULDER”. Unindo punk, metal e climas eletrônicos, o Awake & Dreaming adianta mais um single de seu álbum de estreia. Uma música que fala sobre pressão, rebelião e esperança, e que nos ensina a encarar tudo de errado no mundo, sem que qualquer coisa nos impeça de dançar.
MOON CONSTRUCTION KIT, “RIGHT ACROSS THE USA”. “É uma faixa power-pop rápida e energética sobre conexão e separação. Por trás desse impulso, há uma distância que alimenta a nostalgia pela cultura americana na qual cresci”, conta Olivier Cornu, o criador do Moon Construction Kit, valorizando as harmonias vocais e o clima indie pop.
PIERRE FLANELLE, “MOMENTS ON MY OWN”. Pop e música para cinema fazem a cabeça desse francês, que vai lançar o álbum r = 0 e promete um som eletrônico e sem roteiro. “É um álbum de 10 faixas onde cada peça é uma equação poética, resolvida no equilíbrio perfeito entre modernidade e atemporalidade”, avisa ele, que pode soar tanto bem introspectivo quanto mais explosivo no decorrer das faixas. Moment in my own é uma dessas músicas.
JAMES TONIC, “US TWO”. A nova música desse projeto “captura romance e drama na mesma respiração” e tem sido comparada com Mild High Club e até com Fleetwood Mac. É um dream pop que investe em camadas de synths e harmonias vocais.
SURV7TH, “SYNTH ROCK”. Um som que tem tudo a ver com essa trend nova, de levar geral pros anos 1980 – e também viaja até os anod 1970. Afinal, o misterioso SURV7TH investe em teclados Roland vintage, Moogs e teclados analógicos, com referências que vão de My Bloody Valentine a Brian Eno.
PRESENCE, “AGAIN AND AGAIN”. Uma banda que une hard rock e nu-metal, e que não apenas lembra os anos 1990 como foi formada na década, em 1996. Again and again, música “nova” do grupo, é na verdade de 2003 – mas nos últimos tempos teve uma redescoberta inesperada em redes como Tik Tok e no próprio Spotify. Quem espera sempre alcança? Parece que rolou com eles.
Radar
Radar: Creux Lies, GAWD, Russell, Jon Roger Band – e mais sons do Groover

O Pop Fantasma tá na Groover! Por lá, artistas independentes mandam seus sons pra uma rede de curadores – e a gente faz parte desse time. Fizemos hoje uma relação do que tem chegado de legal até a gente por lá – começando com o som de Rudy Void.
O que tem chegado até nós? De tudo um pouco, mas, curiosamente (ou nem tanto), uma leva forte de bandas e projetos mergulhados no pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e afins.
Texto: Ricardo Schott – Foto (Creux Lies): Divulgação
- Nosso perfil na Groover
CREUX LIES, “JUBILATE”. “CALIFORNIAN GAZED-OUT ROMANTIC POST-PUNK PARTY-GOTH”. É assim mesmo, com letras maiúsculas, que essa banda californiana resume sua proposta sonora. Contando sua própria história, o Creux Lies se diz “reverenciado pelo uso de guitarras com muita reverberação, estruturas de sintetizador criativas e vocais dinâmicos que remetem ao estilo sombrio do início dos anos 80”.
Jubilate é sua primeira música inédita em dois anos, um som gótico, maquínico, em cuja letra surgem temas como entrega emocional e transcendência – parece um hino para quando o amor vira algo maior.
GAWD, “GOD HATES THE DOWNLOW”. Com uma sonoridade que une nu-metal e eletrônica, GAWD faz de seu novo single um protesto ruidoso contra a homofobia, em que “se você diz que deus odeia os gays / deus odeia a discrição / se escondendo nas sombras / bisbilhotando seu telefone”. “Quantas pessoas ainda estão presas tentando se encaixar? E como a pessoa que tem coragem de ser ela mesma se torna bode expiatório?”, reflete o artista.
RUSSELL, “ONE LAST DAY”. Russell Blalack vem da Califórnia e é uma espécie de storyteller independente, que usa a música para contar seus causos, combinando experimentação eletrônica, pós-punk e climas ligados à americana (country e estilos afins). Além da música, criou recentemente Rise of the Social Justice League, uma série musical cinematográfica de doze episódios inspirada em seu álbum The state of the nation. Um dos segmentos é o single One last day, sombrio e simples, folk e ruidoso.
JON ROGER BAND, “K.Y.E. (KNOW YOUR ENEMY)”. “Muitas pessoas passam anos acreditando que lidam apenas com um chefe difícil, uma relação complicada ou uma autoridade despreparada para exercer sua função. Quantos abusos poderiam ser interrompidos se mais pessoas percebessem que, por trás dessas situações, podem existir padrões associados ao transtorno de personalidade narcisista ou, em alguns casos, a traços psicopáticos?”, avisa a Jon Roger Band ao anunciar o novo single de sua banda, entre nu-metal, metal-core e referências brasileiras.
O grupo não tem nenhum “Jon” (o nome é uma brincadeira com o Pink Floyd) e é daqui do Brasil mesmo – mas já vem repercutindo em sites e rádios de lá de fora.
BLIZZ, “MY MOTHER’S LOVE”. Duo sueco formado pelos amigos de infância Marcus Lantz e Christian Liedholm Hartmann, o Blizz diz ter conseguido sua cara própria após mais de uma década compondo e tocando. My mother’s love, o álbum de estreia, tem passagens eletrônicas lado a lado com sons orgânicos, e referências de Nick Cave, PJ Harvey, The Kills e Depeche Mode. “Um som onde a emoção e a atmosfera têm prioridade sobre fórmulas comerciais”, avisam eles. A faixa-título fala de amor incondicional.
BLANK SLATE, “GARDEN OF SORROW”. Rock meio metal, meio progressivo, vindo do Texas, e avesso a fórmulas – tanto que o som parece sempre bastante renovado e atualizado. A ideia do Blank Slate é que Garden of sorrow hipnotize o ouvinte, e dê a quem ouve a ideia de que o refrão da música é uma conquista. O clipe une imagens do grupo em lugares abertos e vazios, a takes da turma em estúdio tocando a faixa.
JAK DEMO, “TROJAN WAR”. Som com onda de rap e clima de Red Hot Chili Peppers, só que numa roupagem eletrônica, que Jak define basicamente como uma canção de “refrão leve, mas ao mesmo tempo empolgante”, e uma faixa que “vai fazer a taxa de natalidade subir”. Bom…
RUDY VOID, “BLACK HONDA”. “A maioria das mentiras que conhecemos se esconde na sujeira até que as deixemos crescer”, avisa Rudy sobre seu single Black Honda, darkwave vindo diretamente de Los Angeles, e que ele define como “uma música para dançar e espantar a dor”. Vocal sussurrado, combinado a riffs simples de guitarra e a synths atmosféricos. “Vale a pena ficar para ouvir a parte do sintetizador no final”, avisa ele.


































