Crítica
Ouvimos: Cast, “Love is the call”

- Love is the call é o sétimo disco de estúdio da banda britânica Cast. O disco é produzido por Youth (Killing Joke) e é o primeiro álbum feito como trio, com John Power (voz, guitarra e baixo), Liam “Skin” Tyson (guitarra solo) e Keith O’Neal (bateria).
- Power, que é autor de todas as faixas, foi baixista do The La’s – aqueles caras do hit There she goes, sucesso em 1990. Após quatro anos de trabalho no novo disco, o músico sentiu que Love is the call “volta ao espaço onde eu estive, entre o La’s e o Cast” e que “é como se fosse nosso primeiro disco”.
- Se você nunca escutou, pelo menos já deve ter ouvido falar do vitorioso All change, primeiro disco da banda, lançado em 1997. Foi o disco de estreia mais vendido da história do selo Polydor, e montou uma base bem fiel de fãs do Cast, até no Brasil.
O Cast é uma grande paixão do brit-pop, e uma banda de rock daquelas de dar orgulho a quem é fã. Se o Oasis chupava os Beatles, e o Blur sempre foi uma espécie de cavalo do lado storyteller do rock britânico, o Cast carregava em si toda a história do rock feito na Inglaterra. All change (1995), seu extremamente bem sucedido disco de estreia, abria com uma faixa, Alright, que tinha guitarradas herdadas do Who, corinho herdado dos Kinks, vocais lembrando o David Bowie de Ziggy Stardust (1972), solos de guitarra honrando o melhor do glam rock.
Não era só música, era pesquisa musical: referências de Rolling Stones, Hollies (especialmente na fase anos 1970), Beatles e até Joy Division e Echo & The Bunnymen surgiam em momentos muito bem escolhidos no som do Cast. O grupo permaneceu na Polydor até 2001, quando saiu o controverso álbum Beetroot, o quarto deles. Um álbum mais experimental, mais dançante, repleto de novas influências (tinha até um curioso reggae acústico, Curtains) e considerado mais pop que os anteriores. Uma decepção em tempos confusos do mercado musical, ainda mais porque o som não tinha muito a ver com o indie rock que dobrava a esquina naquele momento. Um disco bem legal a ser descoberto nos dias de hoje.
Em Love is the call, o Cast volta como trio, disposto a recordar o lado glam rock de seu som – tanto que abre com uma balada de violão, Bluebird, que soa como o David Bowie do segundo álbum (o de Space oddity, 1969), ainda mais por causa dos vocais de John Power. Prossegue, sempre com muita personalidade, caminhando entre referências de The Who, T. Rex (o boogie renovado de Love you like I do), Sweet (o hard glam rock Starry eyes) e até Suede, em músicas como The rain that falls, First smile ever e Love is the call.
O disco apresenta também uma balada radiofônica com cara de anos 1990, a bela e pop Faraway, une o som dos anos 1960 à energia punk em I have been waiting, e insere energia beatle em outra balada, Tomorrow call my name, que encerra o álbum. Emocionante.
Nota: 9
Gravadora: Cast
Foto: Reprodução da capa do álbum
Crítica
Ouvimos: Ludmilla – “Fragmentos”

RESENHA: Disco novo de Ludmilla, Fragmentos é um lançamento de transição, em que o r&b aparece unido a elementos do passado – e não domina o álbum inteiro.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 6 de novembro de 2025
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Ponto básico: não soma pontos pra ninguém fazer dueto com Luisa Sonza – mas Ludmilla parece duvidar disso e convidou a loura para soltar a voz em Calling me, a faixa mais fraca desse disco novo dela, Fragmentos. Outro ponto: Fragmentos está longe de ser um disco fraco (como alguns críticos apontaram). Também não é “o disco de r&b” de Ludmilla, apesar dela lançar músicas no estilo e de ter falado umas verdades sobre como o estilo é tratado no Brasil (não existe parada de r&b brasileiro, a cena eternamente parece espremida entre rap e funk, etc).
Na real, Fragmentos parece um disco de transição, em que Ludmilla não parece querer deixar de lado os fãs que conquistou cantando pagode. O estilo surge como subtexto até mesmo em faixas pop como Cheiro de despedida e A pior parte, na vibe trap de Whisky com água de choro e na baladinha chorosa Falta eu (cuja letra fala de amores lésbicos secretos e oprimidos). Não é à toa: o pagode dos anos 1990 surgiu no meio da nova onda de boy bands, e vários grupos tinham fotos de divulgação e capas de discos (e mapas de palco) próprios de artistas que cantam dançando. R&B e pagode, no Brasil, nunca foram tão separados assim.
- Ouvimos: Katy da Voz e As Abusadas – A visita
Em alguns momentos, dá pra imaginar que Ludmilla andou ouvido bastante Clairo e Billie Eilish – tem muita coisa em Fragmentos que parece com elas, só que numa linguagem de funk, trap, pagode e r&b. Rola no folk fofo de Tudo igual, no soul tristonho e bedroom de A pior parte. O r&b extremamente autêntico vai surgindo aos poucos no disco. Tem o pop romântico leve de Paraíso, o samba-pop Coisa de pele, os vocais criativos de Dopamina – mas o que fica mais na mente é o batidão violento de Energy, gravada com as rappers Ajuliacosta e Duquesa, mostrando que a mescla entre r&b e peso sonoro herdado do rap é um caminho mais legal para um próximo disco. Como rola também em Meu defeito, som de briga no estilo de Cardi B.
Uma curiosidade no disco é o final, com Textos longos – r&b em que Ludmilla, em tempos de zap zap, se empodera e diz que “nunca mais serei aquela mina que perde noites em claro no telefone esperando a sua ligação”. O pop nunca vai deixar de falar de frustrações amorosas e respostas que não vêm fácil – e às vezes fala da maneira mais clássica.
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Crítica
Ouvimos: Partido da Classe Perigosa – “Dízimo” (EP)

RESENHA: Dízimo, EP do Partido da Classe Perigosa, ataca falsidades religiosas com rap-punk pesado, críticas ácidas e faixas que vão do hardcore ao post-rock.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 7 de novembro de 2025.
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Saiu o EP gospel do grupo de rap-punk Partido da Classe Perigosa. Bom, quase isso: Dízimo é um disco que gira em torno de falsidades das religiões, bancada da Bíblia, igrejas que pedem salários inteiros como dízimos e coisas do tipo.
Línguas estranhas surgem na vinheta Evangelho, que abre o disco – e logo em seguida, a porrada sombria Bíblia e terno propõe o micro-ondas como solução para vacilões de terno, gravata e Bíblia debaixo do braço. “Jesus era um cara tão legal / não é possível que esse cara ia trabalhar pra sucursal / Jesus só andava com pobre e marginal / tocou o terror no templo, vinho e peixe pra geral”. Sucursal, hardcore-rap, tem os vocais de Glenda (808 Punks) e mostra a voz do “outro lado”, com a gravação de uma voz pedindo ao fiel que ofereça o dinheiro de seu aluguel durante um ano, todos os meses – para depois supostamente conseguir uma casa própria.
No final, o rap-post rock-metal La maison est tombée é o “a casa caiu” de uma turma que já esteve no topo da cadeia alimentar: “hora de arrumar tua zona / queimar estar notas frias e jogar fora o celular (…) / sete pragas vai ser pouco pro que vem de arrasta”. Porrada nos cornos.
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Crítica
Ouvimos: Sunflowers – “You have fallen… Congratulations!”

RESENHA: Sunflowers misturam garage, indie, surf e no wave num disco feroz: riffs à la Black Sabbath, barulho gelado, psicodelia suja e pancadas egg punk.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Fuzz Club
Lançamento: 7 de novembro de 2025
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Os Sunflowers vêm de Portugal, mas parecem saídos de alguma garagem ou sala de ensaios em Nova York. You have fallen… congratulatons! une garage rock, indie rock, surf music e mumunhas de no wave em poucos minutos. Chameleon kids, na abertura, tem algo de Idles e The Hives. I got friends é uma surf music gelada, com barulho à frente. Corpse light é porrada de verdade, com um riff que lembra Lord of this world, do Black Sabbath, emendando num som quase punk gótico, quase darkwave.
- Ouvimos: Biloba – Sala de espera
A therapist’s special abre com ruídos de guitarra – parece até que vem algo eletrônico ou industrial na sequência dos ruídos, mas é um rock com cara psicodélica, vira-lata e garageira. March of the drones também ameaça algo bem eletrônico e psicodélico – o que vem são lembranças do riff de Peter Gunn (Henry Mancini) envoltas em lembranças de Black Sabbath. Workworkwork é uma porrada quase egg punk, com sintetizador sujo. No final, as microfonias de You have fallen… e as distorções altas de Congratulations!, as duas faixas-título.
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