Crítica
Ouvimos: Black Pumas, “Chronicles of a diamond”

- O Black Pumas vem do Texas e é uma dupla formada pelo cantor e compositor Eric Burton e pelo guitarrista e produtor Adrian Quesada. A dupla já tem dois álbuns lançados – esse Chronicles of a diamond é o segundo.
- A dupla afirmou ao New Musical Express que vê seu segundo disco como um “segunda estreia”. Também afirmaram que houve pressão na hora de fazer o disco. “Como é o temido álbum do segundo ano, era muito pesado, não vou mentir. Também foi um processo divertido e muito catártico. Tivemos muita sorte porque, quando o Black Pumas começou, Adrian já havia feito muitas músicas antes”, conta Burton.
- “Neste álbum, eu me tornei um tipo diferente de artista. Minhas ideias e pensamentos sobre a produção, a música por trás das músicas e as mensagens dentro da música fecham a coagulação de todos esses aspectos do processo, conta Burton.
Considerados revivalistas do soul por muita gente, os Black Pumas estão mais para revivalistas da união entre rock, psicodelia, soul, programações eletrônicas e um certo ar bittersweet, herdado do folk dos anos 1970 e de canções de Neil Young e Joni Mitchell.
Muitas vezes fazem essa mistura com uma sonoridade que leva tons rock e country a canções que poderiam estar nos repertórios de Marvin Gaye e Sam Cooke, como em Ice cream (Pay phone), segunda faixa desse Chronicles of a diamond e Mrs. Postman. Na abertura do álbum, por sua vez, More than a love song returbina uma sonoridade que lembra simultaneamente Rolling Stones, George Michael e Tracy Chapman.
Música como a curiosa valsa-blues Rock and roll, o blues Tomorrow e a faixa-titulo do disco têm uma estranha (e excelente) característica: soam como gravações antigas de rock e soul cujo esqueleto foi encontrado em algum arquivo, e que foram devidamente retrabalhadas em estúdio com tecnologia nova e novos músicos. Não parece um som com “cara de 2023”, ou feito para competir num mercado de sons modernosos – parece mesmo um som feito por gente com apego à música envelhecida, mas feita com novas tecnologias e novos ideais.
Chronicles, vale citar, faz lembrar um pouco o neo soul dos anos 2000, especialmente em faixas como Gemini sun. Mas, felizmente, tudo surge desprovido da marra hipster que marcou o som do começo do século 21. Tem muito peso, além de guitarras e teclados com sonoridade autêntica.
Nota: 8,5
Gravadora: ATO
Foto: Reprodução da capa do álbum.
Crítica
Ouvimos: DJ Guaraná Jesus – “Ouroboros”

RESENHA: Em Ouroboros, DJ Guaraná Jesus funde memórias e beats acelerados em 20 minutos de nostalgia 32-bit, funk, big beat e eletrônica pop multitonal.
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“O álbum é uma homenagem a um passado não tão distante – uma fusão de memórias e futuros imaginados convergindo para o presente”. Criado pelo produtor Julio Santa Cecilia, o projeto solo DJ Guaraná Jesus reúne memórias, música e sons eletrônicos num álbum curto (são nove faixas em menos de vinte minutos!), que voa como se fosse apenas uma faixa dinâmica, evocando desde sons de jogos em 32-bit, até sons como Prodigy e Skrillex.
Não foi à toa que ele escolheu para o disco o título Ouroboros – que nada mais é do que o conceito do eterno retorno, da morte e reconstrução, simbolizado pela serpente mordendo a própria cauda. Na real, não deixa de ser uma maneira construtiva de se referir ao próprio universo pop e à sua mistura de épocas e desenhos musicais, que aqui aponta para sons acelerados como num dia a dia anfetamínico (Vitalwaterxxfly3 e XP), sem descuidar das surpresas melódicas. E prossegue com o batidão quase funk de Mercúrio retrógrado e a viagem sonora de Unidade de medida e D-50 loop – a primeira em tom meditativo, a segunda de volta à aceleração.
- Ouvimos: Skrillex – FUCK U SKRILLEX YOU THINK UR ANDY WARHOL BUT UR NOT!! <3
- Ouvimos: Papatinho – MPC (Música Popular Carioca)
Ouroboros parte também para o heavy samba eletrônico e ágil de Brsl, o batidão-de-caixinha-de-música de Hauss_hypa_vvvv e o big beat de Firenzi dolce vitta, encerrando com um batidão que remete ao samba-funk aceleradíssimo (Campari Devochka). Algumas faixas rendem mais do que apenas poucos minutos – ou até segundos – e poderiam ser esticadas. Mas Julio, com o DJ Guaraná Jesus e Ouroboros, quis aparentemente fazer um disco que pudesse acompanhar um passeio rápido no dia a dia.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Seloki Records
Lançamento: 16 de maio de 2025
Crítica
Ouvimos: Jonabug – “Três tigres tristes”

RESENHA: No álbum Três tigres tristes, Jonabug mistura noise rock, grunge e pós-punk com letras em inglês e português, guitarras ruidosas e identidade forte
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Vindo de Marília, interior de São Paulo, o Jonabug vem sendo incluído no rol do “emo caipira”, de bandas vindas de cidades pequenas, e que são influenciadas pela cena emocore do Centro-Oeste norte-americano. É isso, mas não só isso: o grupo de Marília Jonas (guitarra, vocal), Dennis Felipe (baixo) e Samuel Berardo (bateria) é um dos melhores exemplos atuais do noise rock brasileiro. Misturando inglês e português, fazem em Três tigres tristes, álbum de estreia, um som que está mais para grunge do que para shoegaze – mesmo que invista em paredes de guitarra e ruídos.
Esse é o som de faixas como Mommy issues, Além da dor, Look ate me e At least on paper my mistakes can be erased, misturas de vocal provocativo, guitarras cheias de riffs, certo balanço na batida e vibe sombria e confessional. Músicas como Fome de fugir e You cut my wings levam o esquema do Jonabug para algo mais próximo do pós-punk. A sua voz é o motivo da minha insônia e Taste everybody’s tears dispensam rótulos e lembram a vocação ruidosa e melódica dos anos 1990. E Nº 365 é um guitar rock falado, soando quase como uma trilha de filme.
No fim, Brown colored eyes traz mais um diferencial para o som do Jonabug: é quase uma balada guitar rock, com clima tranquilo e solo de guitarra com design sonoro oriental. O Jonabug escapa de qualquer caixinha e entrega um disco coeso, intenso e cheio de identidade própria.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 15 de junho de 2025.
Crítica
Ouvimos: Monchmonch – “Martemorte”

RESENHA: Monchmonch lança Martemorte, disco punk-eletrônico gravado no Brasil e Portugal, com HQ, vinil exclusivo e vibe no-wave psicodélica.
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Lucas Monch, criador do projeto musical experimental Monchmonch, pensa grande: Martemorte, disco novo do projeto, teve sessões de gravação em Brasil e Portugal, e sai junto com uma HQ que transforma o disco em projeto visual. Também vai sair em vinil, com um lado B exclusivo da mídia física. Lucas também criou duas formações do Monchmonch, uma no Brasil e outra em Portugal.
Martemorte é um bom exemplo de punk experimental e eletrônico – tendendo para algo bem próximo da no-wave às vezes, ou da zoeira misturada de punk, funk e eletrônicos do Duo Chipa (por sinal, Cleozinhu, do Duo, participa do disco com produções, samples e ruídos). Efeitos de guitarra e sons que parecem videogames ou trilhas de desenho animado marcam Bolinha de ferro, Vala lava, o punk espacial de Jeff Bezos paga um pão de queijo e a psicodelia lo-fi de Prédios. Rola até um clima psico-krautrock em City bunda e Coisa linda.
O disco vai ainda para o punk-country sacana em Velhos brancos jovens carequinhas e para uma perversão dos Beach Boys do disco Smiley smile (1966) em Rasga céu, tema espacial-psicodélico apavorante, em que milionários e donos de big techs são fatiados sem dó.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Seloki Records
Lançamento: 17 de junho de 2025.
- Ouvimos: Ultrasonho – Nós nunca vamos morrer
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