Com uma cabeleira frondosa de fazer inveja à do Joey Belladonna, vocalista do Anthrax, o pastor Bob Beeman batia um papo com seus fieis em 1987, no vídeo abaixo. Bob anunciava seus novos produtos à venda (eram fitas cassete) e falava de seu ministério, o Sanctuary. E também do festival que havia realizado, o Heavy Metal Mardi Gras. Que aconteceu naquele ano na Dominguez State University em Long Beach e era o primeiro festival de heavy metal gospel do qual se tinha notícia.

Beeman era na época um pastor bastante popular entre os fãs de heavy metal. Não dá para negar que ele teve uma boa sacada: percebeu, no comecinho dos anos 1980, que fãs de rock pesado eram discriminados nas igrejas protestantes. E como fã de rock, decidiu montar ele mesmo sua igreja.

A Sanctuary, igreja de Bob, era costumeiramente chamada de “refúgio rock´n roll” e foi responsável pela formação de várias bandas de rock cristão, numa época em que as duas coisas pareciam quase óleo e água. Grupos como Tourniquet, Deliverance, Vengeance e até bandas mais recentes como P.O.D. partiram da igreja, que chegou a ter 36 paróquias nos Estados Unidos nos anos 1990.

O Mardi Gras foi uma realização da Sanctuary, e levou uma galera enorme ao campus da universidade. Na época,a igreja chegou a lançar um VHS com uma hora e meia do show, contendo apresentações de bandas como Malachia, Neon Cross, Vengeance, Hero, Barren Cross e várias outras.

Buscando no YouTube, dá para achar filmagens piratas de algumas bandas. A Deliverance, por exemplo, esteve no palco mas não está no vídeo.

A disputa de solos de guitarra do Soldier.

Aqui no Brasil tem gente que conhece as pregações de Beeman, tanto que um site brasileiro já bateu um papo com ele. O pastor diz que Jesus, em sua vida, surgiu bem antes do heavy metal – até porque ele se converteu em 1957, quando a sensação do rock ainda era Elvis Presley. Disse também que não acredita que haja um estilo musical satânico. “Tudo depende das letras, e não do estilo musical. A musica é algo que é determinado pelo gosto pessoal que cada pessoa, não pela Bíblia. Muitas igrejas deveriam de ter um tempo de meditação, para conseguirem lidar com o Salmo 150!!!”, contou.

E esse vídeo aí é o pastor Bob fazendo sua pregação internáutica diária.

Veja também no POP FANTASMA:
Explo 72: o “Woodstock de Cristo”, em 1972
Rusty Peavy: jazzista de Cristo (!)
Patch The Pirate: sim, existe um pirata de Cristo, que grava discos infantis
– Tem isso: unblack metal, o black metal de Cristo