Cultura Pop
E as bandas marciais descobrem White Rabbit, do Jefferson Airplane

White rabbit, um dos maiores clássicos da história do rock, baseou-se – você deve saber – nas aventuras meio psicodélicas do livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol. A canção escrita e cantada por Grace Slick no disco Surrealistic pillow (1967), de sua banda Jefferson Airplane, fez bastante sucesso. E o JA, num daqueles cavalos de pau bizarros que a vida dá, tornou-se uma banda extremamente popular. Embora (e talvez por causa disso) preferisse cantar sobre anarquismo, revolução, drogas e temas anti-guerra.
Mas não era só o público da banda (imenso a ponto do grupo lançar de dois a três LPs por ano) que estava de olho neles, não. O ano de 1968 já tinha passado por tensões suficientes (Guerra do Vietnã, mortes de Martin Luther King e Robert Kennedy, AI-5 no Brasil, ditaduras em torno da América Latina) quando, em novembro, Richard Nixon foi eleito presidente dos EUA. Aliás, no ano seguinte o republicano iniciaria uma política de combate às drogas que marcou época na cultura pop. Especialmente quando a briga chegou até mesmo na capa da Time, a revista mais popular entre leitores mais velhos e conservadores.
DROGAS TÔ FORA
Publicada na edição de 24 de setembro, a matéria Drogas e a juventude, usando estatísticas tiradas dos mais fundos recônditos de sabe-se lá que editor, apontava que “90% dos jovens presentes ao festival de Woodstock” (realizado em agosto de 1969) “fumaram abertamente maconha, trazendo a cultura juvenil da droga para um novo apogeu”. Em seguida, a reportagem entregava que astros do rock usam drogas desde sempre. Além disso, afirmava que “desde os Beatles, com With a little help from my friends“, a cultura pop é crivada de referências a substâncias ilícitas.
Em seguida, Nixon passou a realizar bate-papos na Casa Branca sobre drogas e juventude. A ideia era traçar planos estratégicos com líderes congressistas, com a finalidade de pôr os temas na mira. Até que o apresentador de TV Art Linkletter esteve com o presidente numa dessas reuniões. Art, cuja filha havia se suicidado (o culpado, acreditava o pai, era o uso de LSD), bateu um longo papo com o presidente. E aproveitou para explicar sobre como o Top 40 das rádios, se ouvido minuciosamente, poderia transformar qualquer jovem incauto num ser vegetativo, drogado até a medula. Afinal, havia profusão de letras com expressões como “viajar”, “eu fico alto”, etc.
VACILÃO CONTRA AS DROGAS
Quem também tinha interesse pessoal na guerra às drogas era o vice-presidente de Nixon, Spiro Agnew, um dos principais cães-fila do governo quando o assunto era atacar frontalmente os inimigos. Agnew, um sujeito tão bem-falante e articulado quanto vacilão (em 1973, foi investigado por crimes como conspiração criminosa e suborno, e renunciou ao cargo), chegou a passar horas e horas ao lado de Nixon, na finaleira de 1969, desvendando filmes que reproduziam viagens de ácido e ouvindo discos que estavam nas paradas. A ideia da dupla era pinçar referências a drogas, bem como tentar entender que bicho se passava nas cabeças das novas gerações. Mas além desse monitoramento, Agnew fez, em setembro de 1970, um discurso espalhando brasa para as indústrias do cinema e da música.
A arenga de Agnew ficou bem popularizada. Aliás, foi declamada na frente de 1.200 republicanos num hotel em Las Vegas, reunidos para um jantar de arrecadação de fundos. Entre os temas, o vice deitou falação sobre canções como With a little help from my friends (Beatles) e White rabbit (Jefferson Airplane). Segundo o notável, ambas as canções tinham o objetivo de fazer uma “lavagem cerebral” na cabeça das crianças e jovens.
Spiro também queixou-se dos desencaminhadores jornais underground (muito populares entre a juventude). E disparou contra “um certo filme em que dois jovens se acham capazes de viver uma vida despreocupada graças ao produto ilegal das drogas” (Easy rider, possivelmente). Por acaso, quando Jimi Hendrix e Janis Joplin morreram, nesse mesmo ano, viraram verdadeiros troféus para essa turma toda, na base do “que isso sirva de aviso pra vocês”.
PERA, E A GRACE SLICK? E O JEFFERSON AIRPLANE?
Ao mesmo tempo, curtindo um sucesso que parecia não ir embora nem mesmo com as mudanças constantes no line-up da banda, o Jefferson Airplane não estava tão alheio assim aos acontecimentos envolvendo sua música. Em 1970, a Do It Now, organização anti-abuso de drogas da Califórnia, convidou Grace Slick para gravar um spot de rádio. A cantora topou fazer uma paródia da própria White rabbit em que incluía o verso “se você tomar speed (tipo de anfetamina), você não chegará lá de jeito nenhum, porque você estará morto”.
Aliás, White rabbit sobreviveu através dos tempos e chegou até o movimento punk, numa versão de tom quase gótico feita pelo The Damned.
Os rolldrums incluídos na abertura da versão do The Damned, um pouco mais retos que o do original, inspiraram uma turma enorme ao redor do mundo. Afinal, muitas escolas por aí afora acharam que White rabbit era uma música excelente para ser tocada por bandas marciais. Olha aí uma turminha animada da Universidade de Wisconsin tocando a música.
A Golden Band do Universidade do Estado da Louisiana caprichou na versão.
DEU RUIM
A coisa já não deu tão certo quando a Panther Pride Marching Band (pertencente a uma escola de O’Fallon, cidade do Missouri, a Fort Zumwalt North High School) resolveu fazer sua própria versão marcial de White rabbit. Em outubro de 1998, o site da MTV avisou que a banda tinha sido proibida pelos diretores da instituição de tocar a música numa competição. Apesar de a banda tocar White rabbit em versão instrumental, os diretores consideraram a letra ofensiva (!) porque falava de drogas, e cortaram a música.
Os pais reclamaram que a proibição, feita por um superintendente, rolou sem total aprovação do conselho consultivo, e houve também proibição, no dia do desfile, do uso das bandeiras que os pais dos membros da banda haviam costurado. Como a letra de White rabbit falava em “você acabou de comer algum tipo de cogumelo, e sua mente está se movendo para baixo”, tinha um cogumelo numa das bandeiras, o que deixou o superintendente bem puto da vida. A Panther Pride, que vinha ensaiando diariamente a música, acabou perdendo a batalha de bandas. Um diretor da American Family Association chegou a dizer que o JA e outras bandas promoviam a “religião do satanismo”, etc.
Enquanto você pensa sobre o assunto, pega aí o clipe de White rabbit (sim, não tinha nem MTV, mas a música tinha clipe).
Com informações de Pop History Dig
Veja também no POP FANTASMA:
– O rooftop concert do Jefferson Airplane, em 1968
– Grace Slick cantando White rabbit: só os vocais!
– O dia em que Grace Slick falou “fuck” na televisão
Cultura Pop
Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.
Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.
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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).
Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).
Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.
Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”
Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.
Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.
“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.
E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).
Cultura Pop
Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.
O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.
Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.
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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.
O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.
Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.
Foro: Keira Vallejo/Wikipedia
Crítica
Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

Tudo que é mais difícil de explicar, é mais complicado de entender – mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis e haja um verniz cultural-intelectual robusto por trás. Isso vale até para desfiles de escolas de samba, quando a agremiação mais armada de referências bacanas e pesquisas exaustivas não vence, e ninguém entende o que aconteceu.
Carnaval, injustiças e polêmicas à parte, o novo Mayhem foi prometido desde o início como um retorno à fase “grêmio recreativo” de Lady Gaga. E sim, ele entrega o que promete: Gaga revisita sua era inicial, piscando para os fãs das antigas, trazendo clima de sortilégio no refrão do single Abracadabra (que remete ao começo do icônico hit Bad romance), e mergulhando de cabeça em synthpop, house music, boogie, ítalo-disco, pós-disco, rock, punk (por que não?) e outros estilos. Todas essas coisas juntas formam a Lady Gaga de 2025.
Algo vinha se perdendo ou sendo deixado de lado na carreira de Lady Gaga há algum tempo, e algo que sempre foi essencial nela: a capacidade de usar sua música e sua persona para comentar o próprio pop. David Bowie fazia isso o tempo todo – e ele, que praticamente paira como um santo padroeiro sobre Mayhem, é uma influência evidente em Vanish into you, uma das faixas que melhor representam o disco. Aqui, Gaga entrega dance music com alma roqueira, um baixo irresistível e um batidão que evoca tanto a fase noventista de Bowie quanto o synthpop dos anos 1980.
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Mais coisas foram sendo deixadas de lado na carreira dela que… Bom, sao coisas quase tão difíceis de explicar quanto as razões que levaram Gaga a criar um álbum considerado “difícil” como Artpop (2013), enquanto simultaneamente mergulhava no jazz com Tony Bennett e preparava-se para abraçar o soft rock no formidável Joanne (2016), um disco autorreferente que talvez tenha deixado os fãs da primeira fase perdidos. Em outro tempo, Madonna parecia autorizada a mudar como quisesse, mas quando Gaga fazia o mesmo, deixava no ar notas de desencontro e confusionismo. O pop mudou, as décadas passaram, o público mudou – e todas as certezas evaporaram.
É nesse cenário que Mayhem equilibra as coisas, entregando um pop dançante, consciente e orgulhoso de sua essência, mas ao mesmo tempo sombrio e marginal. Há momentos de caos organizado, como em Disease e Perfect celebrity – esta última começa soando como Nine Inch Nails, mas, se você mexer daqui e dali, pode até enxergar um nu-metal na estrutura. Killah traz uma eletrônica suja, um refrão meio soul, meio rock que caberia num disco do Aerosmith, enquanto Zombieboy aposta no pós-disco punk, evocando terror e êxtase na pista (por acaso, Gaga chegou a dizer que o disco tem influências de Radiohead, e confirmou o NiN como referência).
Na reta final, o álbum se aventura por outros terrenos: How bad do U want me e Don’t call tonight flertam com o pop dinamarquês dos anos 90 (e são, por sinal, as únicas faixas pouco inspiradas do disco); The beast tem cara de trilha sonora de comercial de cerveja; e Lovedrug mergulha na indefectível tendência soft rock que surge hoje em dia em dez entre dez discos pop. Essa faixa soa como um híbrido entre Fleetwood Mac e Roxette – como se Gaga estivesse pensando também na programação das rádios adultas de 2035.
O desfecho de Mayhem chega como um presente para o ouvinte: Blade of grass é uma balada melancólica de violão e piano, que ecoa tanto a tristeza folk dos anos 70 quanto a melancolia do ABBA, crescendo em inquietação à medida que avança. E então, como quem perde um pouco o tom, o álbum termina com… Die with a smile, a já conhecida balada country-soul gravada em parceria com Bruno Mars, lançada há tempos como single. Dentro do contexto do disco, ela soa mais como um apêndice do que como um encerramento – uma nota de rodapé onde se esperava um ponto final. Nada que chegue a atrapalhar a certeza de que Lady Gaga conseguiu, mais do que retornar ao passado, unir quase todos os seus fãs em Mayhem.
Nota: 8,5
Gravadora: Interscope
Lançamento: 7 de março de 2025.
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