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Cultura Pop

Donovan: descubra agora

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Donovan: descubra agora

Dr. Lonnie Smith, lenda do soul jazz, está preparando um disco novo, Breathe, com produção de Don Was, que chega às plataformas no dia 26 de março. E o primeiro single já rola por aí: a versão de Sunshine Superman, de Donovan, com ninguém menos que Iggy Pop fazendo uma participação vocal. Donovan, por sinal, é uma daquelas figurinhas do rock que muita gente tem a noção de já ter ouvido bastante – apenas por que há varias relações dele com nomões do estilo.

Nascido na Escócia em 10 de maio de 1946, Donovan Leitch, além da carreira própria, ligada a explosão folk-rock dos anos 1960, passou o rodo no rock. O cara ensinou técnicas de finger-picking (tocar violão usando apenas unhas ou dedos) para John Lennon, teve Paul McCartney como seu baixista (no álbum Mellow yellow), foi camarada de Jimi Hendrix e Brian Jones (criou o filho deste último, após se casar com sua ex-namorada), fez farra com todo mundo que você puder imaginar. E, ah, foi comparado a Bob Dylan – de quem se diferenciava por aproximar-se mais do folk jazz.

Nos anos 1990, Donovan voltou à mídia como influenciador de cenas tão díspares quanto a de música eletrônica e a das bandas-de-franjinha de Manchester. Além de servir de referência para outros nomões. Artistas como Scott Weiland (Stone Temple Pilots) e John Frusciante (Red Hot Chili Peppers) sempre deixaram claro seu amor pela música de Donovan. A estreia de Beck, Mellow gold (1994), reacendeu o interesse por seu som e seu imaginário folk-psicodélico. Os Happy Mondays fizeram uma canção em sua homenagem, Donovan, mas havia aí mais do que aproximação estética: o líder do grupo, Shaun Ryder, foi casado com a filha do bardo escocês, Oriole.

Ryder e Oriole deram ao cantor uma neta, Coco. Mas o relacionamento não durou muito. No ano passado, Donovan deu uma entrevista à Uncut em que, entre outros assuntos, solicitou a Ryder que voltasse a manter contato com a filha, hoje com 26 anos. Coco é pintora, e já dividiu uma exposição com o avô, também artista plástico. Nos anos 1990, Donovan chegou a frequentar o Haçienda, clube da turma da gravadora Factory, com Shaun.

Com a regravação de Sunshine Superman, esperamos que muita gente volte a falar de Donovan. E aproveitamos para trazer pro POP FANTASMA onze músicas dele que você precisa ouvir hoje.

“CATCH THE WIND” (1965). O primeiro single de Donovan fez barulho: imediatamente foi regravado por uma porrada de gente (Johnny Rivers, Chet Atkins, Glen Campbell e outros) e se deu bem tanto na Inglaterra quanto nos EUA. Na época, por causa de apresentações em festivais como o de Newport, formou-se uma espécie de mega-liga do folk com Donovan, Joan Baez e Bob Dylan.

“SUNSHINE SUPERMAN” (1965). Dois quartos do Led Zeppelin estão nessa música: Jimmy Page toca guitarra e John Paul Jones toca baixo. Uma canção dançante que mostrou que, antes mesmo até dos Beatles gravarem Revolver, já havia um pop psicodélico surgindo.

“MELLOW YELLOW” (1966). Folk jazz de primeira, trazendo Paul McCartney soltando gritos de alegria (no meio da faixa), metais fanfarrões e uma letra que fazia referência a uma espécie de vibrador amarelo (que seria a tal “banana elétrica” da letra). O sucesso Good vibrations, dos Beach Boys, impediu essa faixa de chegar ao número 1.

“WEAR YOUR LOVE LIKE HEAVEN” (1967). No ano de Sgt Pepper’s, dos Beatles, Donovan lançava seu mais ambicioso disco, o duplo A girl from a flower to a garden, que incluía um álbum folk-lisérgico (e elétrico) e um disco infantil (acústico). Para acompanhar o disco, saiu um curta-metragem dirigido por Karl Ferris, com promos de quatro faixas. No de Wear…, Donovan aparece em cenário quase tropicalista, cercado de flores e de panos que lembram os Parangolés de Hélio Oiticica.

“HURDY GURDY MAN” (1968). Lançado pouco antes de um disco ao vivo de Donovan, o single (quase homônimo do álbum lançado naquele ano, a não ser por um “the” acrescentado no começo do nome, no LP) foi composto após o cantor estudar meditação transcendental ao lado dos Beatles, na Índia. Donovan chegou a afirmar que adoraria ver essa canção gravada por Jimi Hendrix. Jimmy Page (Led Zeppelin) toca guitarra na música.

“BARABAJAGAL” (1969). Uma espécie de hard rock soul-jazzístico, com Donovan acompanhado pelo Jeff Beck Group (Beck na guitarra, Ron Wood no baixo e Mick Waller na bateria). Madeline Bell (Blue Mink), Lesley Duncan e uma pós-adolescente Suzi Quatro fazem os backing vocals. Fez parte do disco Barabajagal, lançado naquele ano. Na época, Donovan mudou-se para uma espécie de comuna hippie na Ilha de Skye, na Escócia.

“ATLANTIS” (1969). Clássico hippie por excelência, cuja letra era uma longa declamação sobre o mito da civilização de Atlântida. Mesmo assim, acabou sendo lançada como single e disputou os primeiros lugares das paradas em vários países. Nos EUA, Argentina e até no Brasil, foi trocada para o lado B e preterida por To Susan on the West Coast waiting. A capa do single original continha uma cruz e uma suástica budista (com rotação no sentido anti-horário). Não chegou a causar polêmica, mas o trabalho gráfico nunca mais foi relançado e foi modificado em alguns países. Ah, sim: Ronnie Von gravou a música em português. E um sujeito estudou toda a letra, comparou com os textos de Platão sobre a Atlântida e mencionou todos os erros de Donovan.

“JOE BEAN’S THEME” (1970). Pouco após Barabajagal, Donovan brigou com seu produtor de sempre, Mickie Most, e mudou a concepção do trabalho. Em 1970, voltou com Open road, disco no qual liderava um trio de mesmo nome, e oscilava entre o folk rock e o rock mais básico (em Changes e no single Riki tiki tavi). A maior surpresa do álbum era Joe Bean’s theme, uma bossa nova de gringo em homenagem a Tom Jobim (sim, o “Joe Bean” vem daí). No fim do ano, Donovan se separa da mulher (com quem tinha dois filhos, os hoje atores Donovan Leitch e Ione Skye) e casa-se com sua verdadeira paixão, Linda Lawrence (ex-mulher de Brian Jones).

“COSMIC WHEELS” (1973). Mudanças à vista: Linda fica grávida de Donovan (teve com ele as meninas Astrella Celest e Oriole Nebula) e o cantor lança um obscuro disco infantil, HMS Donovan (1971), que só sai na Inglaterra. Em 1973, rende-se à onda glam rock e dá uma imitada básica no T. Rex no disco Cosmic wheels. Ambos os discos trazem Mickie Most de volta à produção, mas dividindo o serviço com o cantor. Alice Cooper, que gravava o disco Billion dollar babies no mesmo estúdio em que Donovan fazia Cosmic, o convidou para soltar a voz na faixa-título do álbum.

“BRAVE NEW WORLD” (1977). Após um troca-troca de produtores e discos que não deram certo, o contrato de Donovan com a Epic chegou ao fim. No ano do levante punk, o cantor voltou pelo selo independente do próprio Mickie Most, Rak Records (com distribuição da poderosa Arista nos EUA). Donovan, de 1977, trazia o som de FM da época: rock amaciado na onda do Fleetwood Mac, com boas canções.

“GIVE IT ALL UP” (1996). Após os anos 1980, Donovan passou a gravar menos, e a fazer discos com repercussão restrita, voltados ao folk. Em 1993, sem gravadora, teve um álbum, One night in time, lançado apenas em fita, por seu fanzine oficial. O retorno digno se deu mesmo com Sutras (1996), produção de Rick Rubin para a gravadora American, e participações de Jonny Polonski (baixo) e Dave Navarro (guitarra, chamberlin e o que aparecesse). O tom era dado por canções delicadas como Give it all up.

Já que você chegou até aqui, pega aí uma versão bem sui generis de Mellow yellow, em português, cantada por… Michel Teló. A trilha de Minions usou a música, e no Brasil, o cara de Ai se eu te pego foi responsável por cantar a canção.

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Urgente!: E não é que o Radiohead voltou mesmo?

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O Radiohead (Foto: Tom Sheehan/Divulgação).

Viralizações de Tik Tok são bem misteriosas e duvidosas. Diria, inclusive, que bem mais misteriosas do que as festas regadas a cocaína, prostitutas de Los Angeles e malas de dólares que embalavam os nada dourados tempos da payola (jabá) nos Estados Unidos. Mas o fato é que o Radiohead – que, você deve saber, acaba de anunciar a primeira turnê em sete anos – conseguiu há alguns dias seu primeiro sucesso no Billboard Hot 100 em mais de uma década por causa da plataforma de vídeos. Let down, faixa do mitológico disco Ok computer (1997), viralizou por lá, e chegou ao 91º lugar da parada

A canção, de uma tristeza abissal, já tinha “voltado” em 2022 ao aparecer no episódio final da primeira temporada da série The bear – mas como o Tik Tok é “a” plataforma hoje para um número bem grande de pessoas, esse foi o estouro definitivo. Como turnês de grandes proporções nunca são marcadas de uma hora pra outra, nada deve ter acontecido por acaso. E tá aí o grupo de Thom Yorke anunciando a nova tour, que até o momento só incluirá vinte shows em cinco cidades europeias (Madri, Bolonha, Londres, Copenhague e Berlim) em novembro e dezembro.

O batera Phillip Selway reforçou que, por enquanto, são esses aí os shows marcados e pronto. “Mas quem sabe aonde tudo isso vai dar?”, diz o músico. Phillip revela também que a vontade de rever os fãs veio dos ensaios que a banda fez no ano passado – e que já haviam sido revelados em uma entrevista pelo baixista Colin Greenwood.

“Depois de uma pausa de sete anos, foi muito bom tocar as músicas novamente e nos reconectar com uma identidade musical que se arraigou profundamente em nós cinco. Também nos deu vontade de fazer alguns shows juntos, então esperamos que vocês possam comparecer a um dos próximos shows”, disse candidamente (esperamos é a palavra certa – a briga de faca pelos ingressos, que serão vendidos a partir do dia 12 para os fãs que se inscreverem no site radiohead.com entre sexta, dia 5, e domingo, dia 7, promete derramar litros de sangue).

Enfim, o que não falta por trás desse retorno aí são meandros, reentrâncias e cavidades. O Radiohead, por sua vez, investiu no lado “quando eu voltar não direi nada, mas haverá sinais”. Em 13 de março, dia do trigésimo aniversário do segundo disco da banda, The bends, o site Pitchfork noticiou que a banda havia montado uma empresa de responsabilidade limitada, chamada RHEUK25 LLP. – sinal de que provavelmente alguma novidade estava a caminho. Poucos dias depois, um leilão beneficente em Los Angeles sorteou quatro tíquetes para “um show do Radiohead a sua escolha”. Muita gente levou na brincadeira, mas algumas fontes confirmaram que o grupo tinha reservado datas em casa de shows da Europa.

Depois disso – você provavelmente viu – surgiram panfletos anunciando supostos shows do grupo em Londres, Copenhague, Berlim e Madri, ainda sem nada oficialmente confirmado, até que tudo virou “oficial”. Pouco antes disso, dia 13 de agosto, saiu um disco ao vivo do Radiohead, Hail to the thief – Live recordings 2003-2009 (resenhado pela gente aqui). Com isso, possivelmente, os fãs até esqueceram a antipatia que Thom Yorke causou em 2024, ao abandonar o palco na Austrália, quando foi perguntado por um fã sobre a guerra entre Israel e Palestina.

O site Stereogum não se fez de rogado e, quando a turnê ainda não estava oficialmente anunciada (mas havia sinais) chegou a perguntar num texto: “E aí, será que eles vão tocar Let down?”. No último show da banda, em 1º de agosto de 2018 (dado no Wells Fargo Center, Filadélfia), ela era a nona música, logo antes da hipnotizante Everything in its right place. Seja como for, já que bandas como Talking Heads e R.E.M. não parecem interessadas em retornos, a volta do Radiohead era o quentinho no coração que o mercado de shows, sempre interessado em turnês nostálgicas, andava precisando. Que vão ser vários showzaços e que muitas caixas de lenços serão usadas, ninguém duvida.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Tom Sheehan/Divulgação

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Urgente!: E agora sem o Ozzy?

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Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre.

Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre. Tudo começou com uma banda, o Black Sabbath, que já era um verdadeiro errado que deu certo – um ET musical que fazia som pesado quando mal havia o termo “heavy metal” e que falava de terror na ressaca do sonho hippie. E prosseguiu com a lenda de um sujeito que gravou álbuns clássicos como Blizzard of Ozz (1980), Diary of a madman (1981) e No more tears (1991) – eram quase como filmes.

Ozzy pode ser definido como um cara de sorte – e também como um cara que abusou MUITO da sorte, mas pula essa parte. A depender daqueles progressivos anos 1970, não havia muito o que explicasse o futuro de Ozzy Osbourne na música. Em várias entrevistas, Ozzy já disse que não sabia tocar nenhum instrumento quando começou – na verdade nunca nem chegou a aprender a tocar nada. Tinha a seu favor uma baita voz (mesmo não ganhando reconhecimento algum da crítica por isso, Ozzy sempre foi um grande cantor), um baita carisma, ouvido musical e a disposição para encarnar o estranho e o inesperado no palco em todos os shows que fazia.

Imortalizada em livros como a autobiografia Eu sou Ozzy, a história de Ozzy Osbourne é um daqueles momentos em que a realidade pode ser mais desafiadora que a ficção. Afinal, quem poderia imaginar que um garoto da classe trabalhadora britânica se tornaria o que se tornou? Talvez tenha sido até por causa das dificuldades, que também moveram vários futuros rockstars ingleses da época – ou pelo fato de que o rock e a música pop do fim dos anos 1960 ainda eram quase mato, universos a serem desbravados, com poucos parâmetros. Seja como for, se hoje há artistas de rock que se dedicam a discos e a projetos que parecem ter saído da cabeça de algum roteirista bastante criativo, Ozzy teve muita culpa nisso.

Fora as vezes que o vi no palco, estive frente a frente com Ozzy apenas uma vez, numa coletiva de imprensa do Black Sabbath – da qual Tony Iommi não participou, por estar se recuperando de uma cirurgia (havia tido um câncer). Seja lá o que Ozzy pensasse da vida ou de si próprio, me chamou a atenção o clima de quase aconchego da sala de entrevistas (acho que era no hotel Fasano): um lugar pequeno, com ele e Geezer Butler (baixista) bem próximos dos repórteres. Que por sinal não eram inúmeros.

Já havia feito entrevistas internacionais antes mas nunca imaginei estar tão perto de uma lenda do rock que eu ouvia desde os doze anos. Fiz uma pergunta, ele respondeu, e eu, que sempre fiquei nervoso em entrevistas (imagina numa coletiva com o Black Sabbath!) voltei pra casa como se tivesse ido cobrir um buraco que apareceu numa rua no Centro. Não que não tenha me dedicado à pauta, mas era o Ozzy e eu estava… numa tranquilidade inimaginável.

Ozzy também já me deu uma entrevista por e-mail, em 2008, em que reafirmou sua adoração por Max Cavalera, disse que não tinha ideia se a série The Osbournes havia levado seu nome a um novo público, e reclamou da MTV, “que virou uma versão adulta da Nickelodeon”. Também disse que nunca diria nunca a seus então ex-companheiros do Black Sabbath (“nos falamos por telefone e quando as agendas permitem, nos encontramos”).

Nesse papo, Ozzy só se irritou quando fiz uma pergunta que envolvia o Iron Maiden, que tinha passado recentemente pelo Brasil, ou estaria vindo – não lembro mais. “Bom, não sei te responder, pergunta pro Iron Maiden!”, disse, em letras garrafais (todas as respostas foram em caixa alta). Lembro que ri sozinho e fui bater a matéria.

Até hoje só acredito que isso tudo aí aconteceu (e não é nada perto do que uns colegas viveram com Ozzy e o Black Sabbath) porque vi as matérias impressas. Mas acho que antes de tudo, consegui humanizar na minha mente um cara que eu ouvia desde criança. Ozzy era de carne e osso, respondia perguntas, tinha lá seus momentos de irritação e, enfim, mesmo tendo o fim que todo mundo vai ter, viveu bem mais do que muita gente. E mudou vidas.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação

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Crítica

Ouvimos: Justin Bieber – “Swag”

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Swag, novo disco-surpresa de Justin Bieber, mistura lo-fi, trap e synth pop com vibe indie e desleixo calculado. Musicalmente rico, mas com letras rasas.

RESENHA: Swag, novo disco-surpresa de Justin Bieber, mistura lo-fi, trap e synth pop com vibe indie e desleixo calculado. Musicalmente rico, mas com letras rasas.

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Justin Bieber opera hoje num universo de, vamos dizer assim, venda fácil e compreensão difícil. Ser um cantor branco de r&b significa basicamente que você vai ter que fazer shows, gravar discos e existir no show business, de modo geral, no limite da polêmica. Afinal, tanto r&b quanto rap são áreas de artistas negros, ligadas a um histórico que se estende ao soul, e a vivências pessoais – e o mundo mudou o suficiente para que o mercado quase entenda o peso de certas coisas.

Por quase entenda, leia-se que, na maioria dos casos, tudo pode ser resolvido por uns posts nas redes sociais e uma tour pelos lugares certos, com as pessoas corretas. Mas pra piorar um pouco, nos últimos tempos, Justin andava brotando mais no noticiário de fofoca do que nos cadernos de cultura. As notícias eram sobre cancelamentos de shows, brigas com a mulher Hailey, relacionamentos supostamente mais do que íntimos com o rapper P. Diddy e supostos abusos de substâncias.

E, bom, o que faz um astro como Justin Bieber numa hora dessas? Para calar a boca de uma renca de gente durante um bom tempo, ele simplesmente lança um disco novo do mais absoluto nada – e este disco é Swag, uma epopéia de quase uma hora, com 21 faixas. E antes de mais nada, Swag consegue colocar de vez Justin numa espécie de “espírito do tempo” pop no qual artistas como Taylor Swift, Rihanna, Beyoncé e Miley Cyrus já se encontram há um bom tempo.

Esse tal (hum) zeitgeist significa que tais artistas – seguindo uma linhagem que inclui de Beatles a Marvin Gaye – decidiram se libertar de amarras para fazerem o que bem entendem. Ou seja: discos de protesto, álbuns com design musical troncho, feats que os fãs vão estranhar, projetos com produtores pino-solto, singles com referências que o fã-clube vai ter que buscar no Google, lançamentos com fotos de divulgação distorcidas – ou capas no estilo meu-sobrinho-fez.

De modo geral, são artistas que podem se dar ao luxo de perder alguns fãs, em nome de verem seus álbuns se tornarem (vá lá) pretensos barômetros do nosso tempo, ou pelo menos crônicas pessoais-autoficcionais. Alguns exemplos: Brat, de Charli XCX, trouxe a zoeira da noite de volta. Hit me hard and soft, de Billie Eilish, foi importante na onda de música sáfica. GNX, de Kendick Lamar, explora misérias existenciais e brigas no showbusiness. Vai por aí. Fazer disco com “desencucação” virou, mais do que nunca, coisa de roqueiro – aposto que você se divertiu muito com Cartoon darkness, de Amyl and The Sniffers, e ficou assustado/assustada com as teorias geradas por Brat.

Se a essa altura do meu texto você já está prestes a desistir de ler, por eu ainda não ter dito se Swag vale seu tempo precioso, aqui vai: vale, e muito. Justin já vinha de uma tradição de álbuns ligadíssimos na atualidade – o melhor deles é Purpose, de 2015. Swag tem um subtexto de “libertação”, já que Bieber acaba de dar adeus a seu empresário de vários anos, Scooter Braun (um adeus que vai lhe custar mais de 30 milhões de dólares, por sinal). E traz o cantor investindo em climas lo-fi, sons texturizados, vibes derretidas e muita coisa que virou moda de uma hora para a outra.

O G1 disse que Swag é um disco chato. Eu discordo bastante, mas o The Guardian chegou perto da realidade ao dizer que as letras prejudicam o novo álbum – de fato, a poética de Swag tem a profundidade de um pires. Já musicalmente, a diversão é garantida até para quem nunca ouviu nada do cantor. Bieber e sua turma de produtores e parceiros transformam trap e sons lo-fi em pop adulto, em faixas muito bem feitas e bem acabadas, como All I can take, a estilingada Daisies, o bedroom pop Yukon e a viajante Go baby.

O design musical de Swag é minimalista, e boa parte das músicas têm aquele clima de desleixo estudado do indie pop atual. Things you do tem guitarras decalcadas do The Police e silêncios entre vozes e sons, Butterflies é uma gravação quase caseira que vai crescendo, e faixas como First place, Way it is, Sweet spot e Walking away unem synth pop, modernidades, sons derretidos e tentativas de emular Michael Jackson.

Dadz love, com o rapper Lil B, evoca Prince, com tecladeira dos anos 1980 e texturas de 2025. A vibe dos Rolling Stones, e das voltas do grupo britânico em torno do soul e do r&b, dáo as caras em Devotion e na vinheta Glory voice memo. Uma curiosidade é o trap da faixa-título, com participações de Cash Cobain e Eddie Benjamin, e um verso proscrito sobre cocaína (“seu corpo não precisa / de nenhuma linha prateada”) que aparentemente só o Spotify transcreveu.

Vale dizer que, tentando tomar de volta o controle da própria narrativa, Justin derrapa feíssimo ao decidir colocar em Swag três diálogos com o comediante negro norte-americano Druski. Num deles, o humorista diz a ele que “sua pele é branca, mas sua alma é negra, Justin” (o cantor só responde um “obrigado” desajeitado) – em outro, o assunto inclui paparazzi e redes sociais. No final, quem ouve o disco inteiro é “premiado” com a estranhíssima presença do cantor gospel Mavin Winans ocupando sozinho a última música – o cântico religioso Forgiveness.

Enfim, é Bieber buscando legitimidade para o autoperdão e para a própria carreira de cantor branco de r&b – e mandando recados de maneira tão desajeitada que Swag, um excelente disco, quase rola escada abaixo. Swag não resolve todas as questões em torno de Justin Bieber – mas quando acerta, lembra que, às vezes, é melhor fazer do que explicar.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Def Jam
Lançamento: 11 de julho de 2025

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