Quando o célebre estúdio Sound City fechou, Dave Grohl (Foo Fighters) comprou vários equipamentos que pertenciam a ele. Inclusive o console analógico Neve 8028. A mesa de som foi um dos aparelhos desenvolvidos pelo engenheiro eletrônico Rupert Neve, morto na sexta passada no Texas, nos Estados Unidos, aos 94 anos. Tido como “o homem que criou a mesa de som”, respeitado por dez entre dez produtores e músicos pelo mundo agora, Rupert foi vítima de insuficiência cardíaca e de uma pneumonia que, afirmam os seus representantes, não foram provocadas por covid-19.

Antes de ser adquirida por Dave – e incluída no equipamento de seu estúdio – a mesa Neve 8028 foi bastante utilizada. Esteve em discos de The Who, Fleetwood Mac (o clássico Rumours, de 1977), Chicago, Neil Young (o clássico After the gold rush, de 1970) Tom Petty, Santana e muitos outros álbuns. O Nirvana, banda da qual Dave Grohl fez parte, conheceu o estúdio Sound City e a mesa quando o trio gravou o disco Nevermind, de 1991.

A compra do equipamento e as lembranças da gravação do álbum acabaram inspirando Dave a dirigir o documentário Sound city, sobre as histórias do estúdio e de seu equipamento. “É um filme sobre o maior estúdio de gravação desconhecido da América. Bem no meio do San Fernando Valley, na Califórnia, foi o berço da lenda. Foi testemunha da história”, afirmou Grohl na época.

Por causa do documentário, Dave Grohl foi chamado a mostrar seu estúdio e sua preciosa mesa de som no Globo Repórter gringo, o 60 minutes. Apresentou a mesa Neve como “uma espécie de Rolls Royce da gravação” e mostrou a mesa que comprou do Sound City. “Estive no estúdio em 1991 e gravamos nessa mesa. Discos clássicos foram gravados nela”, diz ele, citando de Barry White e Pat Benatar a Metallica. “Eu acho que essa mesa deveria estar no Smithsonian (instituição de pesquisa associada ao governo dos EUA), mas pelo menos ela está aqui e está sendo usada todos os dias. Bandas novas vêm aqui e querem sentir o cheiro dela, porque ela tem cheiro!”, brinca Grohl, animado.

O filme de Grohl tem, por sinal, uma grande entrevista com Neve, que nunca se afastou da indústria musical, apesar de ter vendido sua empresa Neve Electronics, em 1975. Montou outras empresas, como a ARN Consultants, de consultoria, e a Focusrite, que produziu um sem número de aparelhos até 1989. Na década retrasada, montou a Rupert Neve Designs, que fez de pré-amplificadores de microfone a equalizadores.