Connect with us

Cultura Pop

Ian Curtis (Joy Division) na festinha de escritório

Published

on

Ian Curtis (Joy Division) felizão na festinha de escritório

Peter Hook, ex-baixista do New Order e do Joy Division, disse certa vez que seu amigo Ian Curtis, vocalista do JD (morto em 1980), tinha uma característica bem peculiar. O cantor de She’s lost control tinha uma personalidade, er, múltipla. “Haviam muitos Ians para lidar”, contou. Ian Curtis era o cara que se divertia com groupies, o cantor de músicas desesperadas e ao mesmo tempo, o sujeito que tinha uma vida pacata com a mulher. “Pensando nisso, aposto que nem Ian sabia quem era o real Ian”, contou.

E, em 2018, surgiu um outro lado do Ian que muita gente não conhecia: o do cara que se divertiu numa festinha de escritório com os amigos, num emprego que ele teve antes do JD.

As fotos foram postadas num grupo de Facebook, e mostra uma comemoração da Bolsa de Empregos de Macclesfield, cidade em que Ian nasceu e morava, na Inglaterra. O centro de empregos ficava a poucos metros da casa de Ian em 77 Barton Street, e ele trabalhou lá bem antes fama. O trabalho de Ian nessa época consistia em arrumar recolocações no mercado para pessoas com necessidades especiais.

O cantor parece até estar bastante feliz, mas era o lugar menos apropriado, de fato, para se encontrar Ian em qualquer momento da vida dele. A pessoa que postou teve a intenção de mostrar uma imagem de comemoração de Natal do trabalho do pai, que teve um cargo no centro de empregos. Só que… por acaso tinha um futuro cantor do Joy Division nada avulso nas fotos.

O trabalho na bolsa de empregos foi uma das colocações que o pragmático (sim, aparentemente ele era) Ian teve na juventude, quando resolveu trabalhar como servidor público. Ex-funcionário de uma loja de discos, ele logo conseguiu uma colocação no Ministério da Defesa, partindo depois para um outro emprego em Woodford, subúrbio de Manchester, antes da bolsa de empregos, na qual Ian começou a trabalhar em 1978. Nessa época, ele já era casado e estava prestes a virar pai de família.

Via Radio X

Mais Joy Division, Ian Curtis e New Order no POP FANTASMA aqui, aqui e aqui, respectivamente.

 

Cultura Pop

No nosso podcast, os erros e acertos dos Foo Fighters

Published

on

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No terceiro e último episódio, o papo é o começo dos Foo Fighters, e o pedaço de história que vai de Foo Fighters (1995, o primeiro disco) até There’s nothing left to lose (o terceirão, de 1999), esticando um pouco até a chegada de Dave Grohl e seus cometas no ano 2000.

Uma história e tanto: você vai conferir a metamorfose de Grohl – de baterista do Nirvana a rockstar e líder de banda -, o entra e sai de integrantes, os grandes acertos e as monumentais cagadas cometidas por uma das maiores bandas da história do rock. Bora conferir mais essa?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: encarte do álbum Foo Fighters). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

(a parte do FF no ano 2000 foi feita com base na pesquisa feita pelo jornalista Renan Guerra, e publicada originalmente por ele neste link)

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Published

on

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Published

on

Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

Mais Pop Fantasma Documento aqui.

Continue Reading

Acompanhe pos RSS