Todo mundo já deve saber, mas só para a gente não deixar de dar, vamos lá: o The Who vem ao Brasil em setembro. O empresário do grupo, Bill Curbshley, acaba de confirmar isto em entrevista à rádio BBC. Os três shows por aqui serão parte de uma turnê que inclui shows no Chile e na Argentina, e que terá mais dois grupos agendados. É a primeira vez do Who no Brasil e nem os fãs mais radicais acreditavam que o grupo viria algum dia para cá.

Atualmente o grupo tem só dois integrantes da formação clássica, o vocalista Roger Daltrey e o guitarrista Pete Townshend – Keith Moon, baterista, morreu em 1978 e John Entwistle, baixista, em 2002. O time que vai para os palcos inclui o irmão de Pete,Simon Townshend (guitarra e backing vocals), Pino Palladino (baixo) e Zak Starkey, filho do ex-beatle Ringo Starr (bateria). Zak, por sinal, esteve no Brasil em 2015 tocando com o supergrupo Hollywood Vampires (ao lado de Alice Cooper e Joe Perry, do Aerosmith, entre vários outros), no Rock In Rio.

Os setlists da banda têm incluído uma média de 22 canções e funcionam quase como uma coletânea do grupo, iniciando com o primeiro hit, “I can’t explain”, seguindo com “The seeker” e terminando com “Won’t get fooled again” – e por uma mescla de sucessos que inclui de momentos das óperas-rock “Tommy” (1969) e “Quadrophenia” (1973) a sons dos anos 80 como “Emminence front” e “You better, you bet”. Vamos ver o que vem por aí e aguardar novidades.