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Cultura Pop

Sete momentos em que não foi mole ser Chester Bennington

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Só os vocais isolados de Chester Bennington, em sete hits do Linkin Park

Você pode até não gostar do Linkin Park – muitos fãs de heavy metal torcem o nariz para o nu-metal do grupo – mas a banda é bastante inovadora. Seja pela aproximação do heavy metal com a música eletrônica, seja por ter levado a união de metal, hip hop e sons eletrônicos a outros níveis (diferentes do som industrial de Ministry e Nine Inch Nails e do metal-funk do Faith No More), o grupo teve grande importância como rito de passagem do rock da década de 1990 para o do novo milênio. Lançou discos clássicos como a estreia Hybrid theory (2000) e ultimamente vinha enfrentando uma batalha com críticos e alguns fãs por causa do álbum mais recente, One more light, lançado em 19 de maio e considerado mais pop e eletrônico que os antecessores. O vocalista Chester Bennington suicidou-se por enforcamento nesta quinta (20), mesmo dia do lançamento de mais um single retirado do disco, Talking to myself.

Chester não teve uma vida fácil: viveu a separação dos pais, situações de abuso de drogas, entrou em depressão. Em 2006 teve que optar entre continuar bebendo e viver, como afirmou em entrevistas. De uns tempos para cá, vinha enfrentando o desgaste físico das apresentações nos palcos: em 2007, abriu o pulso ao subir por uma plataforma num show, machucou-se seriamente, mas continuou no palco. Teve também problemas no tornozelo durante um jogo de basquete em 2015 e precisou cancelar uma turnê para operar e se recuperar. Abaixo, listamos sete situações em que, admitamos, não foi fácil ser Chester Benington. O que não justifica a ninguém tirar a própria vida, diga-se de passagem.

CHRIS CORNELL. A morte do vocalista do Soundgarden, em maio, deve ter mexido muito com a cabeça de Chester. Os dois eram muito amigos e o cantor do Linkin Park era padrinho de um de seus filhos. No enterro de Chris, como foi bastante divulgado nesta quinta (20), coube a Chester homenageá-lo cantando Hallelujah, de Leonard Cohen. O suicídio de Chester ocorreu justamente no dia em que Chris completaria 53 anos – e o cantor do Linkin Park matou-se da mesma maneira que o amigo, provocando seu próprio enforcamento. Em maio, Chester publicou em seu instagram uma carta de despedida para Chris, emocionadíssima, em que dizia ter sonhado com os Beatles, acordado com o hit Rocky Racoon tocando em sua mente e ter sido avisado por sua mulher da morte do amigo. “Sua voz era prazer e dor, raiva e perdão, amor e dores do coração, tudo numa coisa só. Suponho que seja o que todos nós somos. Você me ajudou a entender isso”.

BOM DIA, TRISTEZA. O portal Team Rock foi bater na porta de Chester para ver como estava a vida, em dezembro, quando a banda estava perto de lançar o novo disco. O repórter ouviu dele que sucesso e felicidade não são sinônimos. “A ideia de que o sucesso é igual à felicidade me irrita. É uma curtição pensar que, só porque você é bem-sucedido, agora você é imune a toda a gama da experiência humana. Mas vemos também que não somos mais garotos, que não somos mais adolescentes com essa coisa da angústia, esse sentimento de ‘por que é que o mundo me angustia?'”, contou, “Quando falamos de letras, não podemos simplesmente voltar a sermos como aquele garoto irritado. Precisamos conversar sobre algo que faça sentido para nós, nos dias de hoje. Um dos temas que funcioam, que se estendem em diferentes áreas é ‘quais são as coisas pelas quais vale a pena lutar?’. Você pode encontrar muitas respostas diferentes: direitos humanos, liberdade, sua criatividade, sua identidade, encontrar sua voz, opressão – todas essas coisas acontecem em todo o mundo de forma constante, encontramos pessoas lutando contra elas e muitas vezes nós mesmos estamos nessa batalha”.

DROGAS. No mesmo papo com a Team Rock, Chester admitiu que ou parava com as drogas ou não estaria mais vivo. O grande susto aconteceu em 2006, quando decidiu se tratar. “Eu tomava dez ácidos por dia. Era tanto ácido que fico surpreso de ainda conseguir falar sobre isso! Eu poderia fumar um monte de crack, um piuco de metanfetamina e simplesmente me sentar, ficar doidão. E depois fumar um pouco de ópio para voltar à realidade. Eu cheguei a pesar 110 libras. Minha mãe me disse que eu parecia um sobrevivente de Auschwitz. Então eu usei comecei a fumar maconha para sair das drogas. Toda vez que eu tivesse vontade de usar drogas, fumava maconha”.

FAMÍLIA. Filho de pais separados. Chester lembrou em várias entrevistas ter sofrido bullying extremo na escola, “apenas por ser magrinho e parecer diferente”. Sofreu abusos sexuais de um colega mais velho dos 7 aos 13 anos – disse em várias entrevistas que demorou a denunciar a situação por medo de que pensassem que ele era gay. Curiosamente, seu pai era um detetive que trabalhava com casos de pedofilia, mas nem a ele Chester animou-se de dizer o que acontecia, pelo menos não na época.

FOFOCAS. Alguns boatos circularam em torno de Chester em seus 17 anos de fama. Um deles é o de que teria feito uma cirurgia nas cordas vocais, desmentido pelo próprio no Twitter. O segundo é o de que ele seria filho de ninguém menos que Cher (!). Tem fã que até hoje pensa que isso é verdade. Uma teoria da conspiração que alguns fãs e não-fãs curtiram comentar na quinta é o fato de ele ter sido o segundo vocalista dos Stone Temple Pilots a morrer – Chester assumiu os vocais do grupo em 2013, quando o vocalista Scott Weiland (morto em 2015) não estava mais com eles. Gravou um EP com eles chamado High rise, mas a parceria não seguiu por causa da agenda do Linkin Park.

DISCO NOVO. Em março de 2017, Chester comentou no Twitter que os tempos de angústia adolescente já haviam passado e que ele não pretendia mais cantar sobre isso porque tinha 41 anos. O disco novo, One more light, vinha ganhando uma recepção bem estranha de fãs e críticos por causa de sua sonoridade bem mais pop e cada vez mais longe do som pesado. O músico chegou a afirmar que daria um soco na boca de quem os apelidasse de “vendidos” e mandou um “me esqueçam” para os fãs que ainda cobravam um retorno ao som pesado da primeira fase. “Ou você gosta da música ou não, e se você não gosta da música, porque você ouve isso e rola uma reação na base do: ‘Oh, não tem metal nela, então eu não gosto disso’… Tudo bem. Mas se você fala coisas como ‘esse disco veio de uma decisão de marketing para eles ganharem dinheiro’, você pode me esperar lá fora, que eu vou dar um soco na sua porra de boca. Essa resposta é uma merda, é errada”, falou à Kerrang!. Depois, pediu desculpas aos fãs em alguns tweets, após ser criticado até por colegas, como Corey Taylor, do Slipknot, que o aconselhou “agradecer pelo que tem” (por sinal, o mesmo Corey elogiou a mudança de som do disco, dizendo que “eles têm culhões para isso”).

JARRO NA CABEÇA. No mês passado, um fã atirou um jarro de plástico (!) na direção de Chester quando a banda tocava Fever no festival Hellfest, na França. Chester pareceu ficar bem puto, começou a fazer sinais para o “fã” como se quisesse encará-lo, mas parou por aí. Depois, no Twitter, tentou rir da situação. “Alguém aí acha engraçado que as mesmas pessoas que chamam a gente de vendidos estão sugerindo que iríamos mudar nosso setlist para agradar ao Hellfest?”, disse, aproveitando para agradecer ao público da França.

 

Cinema

Ouvimos: Lady Gaga, “Harlequin”

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Ouvimos: Lady Gaga, “Harlequin”
  • Harlequin é um disco de “pop vintage”, voltado para peças musicais antigas ligadas ao jazz, lançado por Lady Gaga. É um disco que serve como complemento ao filme Coringa: Loucura a dois, no qual ela interpreta a personagem Harley Quinn.
  • Para a cantora, fazer o disco foi um sinal de que ela não havia terminado seu relacionamento com a personagem. “Quando terminamos o filme, eu não tinha terminado com ela. Porque eu não terminei com ela, eu fiz Harlequin”, disse. Por acaso, é o primeiro disco ligado ao jazz feito por ela sem a presença do cantor Tony Bennett (1926-2023), mas ela afirmou que o sentiu próximo durante toda a gravação.

Lady Gaga é o nome recente da música pop que conseguiu mais pontos na prova para “artista completo” (aquela coisa do dança, canta, compõe, sapateia, atua etc). E ainda fez isso mostrando para todo mundo que realmente sabe cantar, já que sua concepção de jazz, voltada para a magia das big bands, rendeu discos com Tony Bennett, vários shows, uma temporada em Las Vegas. Nos últimos tempos, ainda que Chromatica, seu último disco pop (2020) tenha rendido hits, quem não é 100% seguidor de Gaga tem tido até mais encontros com esse lado “adulto” da cantora.

A Gaga de Harlequin é a Stefani Joanne Germanotta (nome verdadeiro dela, você deve saber) que estudou piano e atuação na adolescência. E a cantora preparada para agradar ouvintes de jazz interessados em grandes canções, e que dispensam misturas com outros estilos. Uma turminha bem específica e, vá lá, potencialmente mais velha que a turma que é fã de hits como Poker face, ou das saladas rítmicas e sonoras que o jazz tem se tornado nos últimos anos.

O disco funciona como um complemento a ao filme Coringa: Loucura a dois da mesma forma que I’m breathless, álbum de Madonna de 1990, complementava o filme Dick Tracy. Mas é incrível que com sua aventura jazzística, Gaga soe com mais cara de “tá vendo? Mais um território conquistado!” do que acontecia no caso de Madonna.

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O repertório de Harlequin, mesmo extremamente bem cantado, soa mais como um souvenir do filme do que como um álbum original de Gaga, já que boa parte do repertório é de covers, e não necessariamente de músicas pouco conhecidas: Smile, Happy, World on a string, (They long to be) Close to you e If my friends could see me now já foram mais do que regravadas ao longo de vários anos e estão lá.

De inéditas, tem Folie à deux e Happy mistake, que inacreditavelmente soam como covers diante do restante. Vale dizer que Gaga e seu arranjador Michael Polansky deram uma de Carlos Imperial e ganharam créditos de co-autores pelo retrabalho em quatro das treze faixas – até mesmo no tradicional When the saints go marching in.

Michael Cragg, no periódico The Guardian, foi bem mais maldoso com o álbum do que ele merece, dizendo que “há um cheiro forte de banda de big band do The X Factor que é difícil mudar”. Mas é por aí. Tá longe de ser um disco ruim, mas ao mesmo tempo é mais uma brincadeirinha feita por uma cantora profissional do que um caminho a ser seguido.

Nota: 7
Gravadora: Interscope.

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Crítica

Ouvimos: Coldplay, “Moon music”

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Ouvimos: Coldplay, "Moon music"

Aparentemente, o Coldplay está vivendo um dilema que muitos artistas de porte enorme (não existe nada deles que não seja mega, está no DNA da banda) passam a viver assim que olham para o lado e enxergam a cordilheira de fãs que já conseguiram conquistar: como permanecer fazendo coisas diferentes, e ao mesmo tempo, fazendo música para todo mundo ouvir? Ainda mais levando-se em conta que o Coldplay sempre teve um público extremamente ecumênico?

Bom, por ecumênico, entenda-se: existem fãs de sertanejo, de gospel, de MPB e gente que nem tem o hábito de ouvir música (!) que ama Coldplay, e já esteve na plateia de pelo menos um show deles no Brasil. O mesmo, vale dizer, acontecia com o R.E.M – números dos anos 1990 mostraram para a Warner, gravadora deles, que o álbum Out of time, megasucesso de 1991, foi comprado por gente que nem sequer costumava comprar discos. Muita gente deve ter comprado um toca-discos pela primeira vez para ouvir o álbum de Shiny happy people, e muita gente deve ter ido a um show “de rock” pela primeira vez porque precisava assistir ao Coldplay e se envolver com a música e com o espetáculo visual do grupo.

Explicar o papel e definir a postura de cada um desses nomes (R.E.M. e Coldplay) diante desse frege todo do mercado, parece fácil. Difícil é entender, hoje em dia, para que lado vai, musicalmente falando, a banda de discos excelentes como a estreia Parachutes (2000). Autodefinido como uma banda que fala de “maravilhamento” (o cantor Chris Martin já mandou essa numa entrevista), o Coldplay parece entregue em Moon music, o novo álbum, à vontade de investir de vez no segmento de trilhas para time-lapse de construção de shopping center, e vídeo motivacional pra empresas.

Isso faz de Moon music um disco ruim? Não, pode crer que tem coisas legais ali, além de algumas ideias boas que se perdem em finalizações meia-boca. Destaco o clima ABBA + ELO de iAAM, quase uma sobra do primeiro disco da banda; o house bacaninha de Aeterna (que mesmo assim encerra num clima de música de louvor) e a baladinha de piano All my love. Além da abertura “espacial” com Moon music, que tem participação do produtor de música eletrônica Jon Hopkins. Vale citar as mensagens de autoaceitação e autoestima da banda – sim, isso faz diferença, ainda que em termos de política, as letras do Coldplay sejam mais rasas do que piscina infantil.

  • Temos episódio do nosso podcast sobre o começo do Coldplay
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Por outro lado, Jupiter é um folk pop bacaninha, mas do tipo que você vê artistas em todo canto fazendo igual. A faixa 6, cujo título é identificado com um arco-íris, é parece feita de encomenda para os tais vídeos motivacionais. We pray é cheia de truques batidos da união de pop, gospel e hip hop. Em vários momentos, o Coldplay parece estar mirando, mercadologicamente, no que parece mais rentável para a banda: na trilha sonora dos seus shows, e não especialmente em discos que mudem a história do grupo. Não dá para culpá-los, mas ao fim do disco novo, a sensação é a de ter escutado um EP esticado ao máximo.

Moon music soa como música ambient produzida não por Brian Eno, mas por um produtor ou diretor de TV, ou um desses diretores criativos que surgiram na onda dos influenciadores digitais. O Coldplay de Music of the spheres (2022) parecia bem menos estandardizado e bem mais ousado. Mas foi rebate falso.

Nota: 5,5
Gravadora: Universal Music

 

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Crítica

Ouvimos: Faust, “Blickwinkel” (curated by Zappi Diermaier)

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Ouvimos: Faust, "Blickwinkel" (curated by Zappi Diermaier)

Se você está procurando uma música indecente para assustar vizinhos e atazanar transeuntes, esqueça qualquer grupo de heavy metal ou de punk, e tente a banda alemã Faust. Artífices do krautrock – o rock experimental alemão, parente tanto do punk quanto do rock progressivo – eles começaram em 1971, e desde o começo, fizeram carreira na experimentação, na dissonância, nas microfonias e nos efeitos de estúdio. Tanto que Werner “Zappi” Diermaier, Hans Joachim Irmler, Arnulf Meifert, Jean-Hervé Péron, Rudolf Sosna e Gunther Wüsthoff (a primeira formação do grupo) fizeram questão de agregar um engenheiro de som exclusivo, Kurt Graupner.

O curioso a respeito do Faust é que as origens da banda são até bem (vá lá) comerciais, já que o grupo tinha um criador, produtor e mentor. Era o jornalista e crítico musical Uwe Nettelbeck, que havia sido procurado pela Polydor alemã com uma proposta tentadora: criar uma banda “underground” que poderia ser a resposta do país aos Beatles e Rolling Stones.

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Uwe, digamos, entendeu mais ou menos bem a proposta: reuniu duas bandas alemãs em uma e montou o Faust, que levou para a gravadora. Convencer a empresa de que aquela banda numerosa e “difícil” seria a sensação do ano deve ter sido até fácil. Difícil foi convencer o público a ouvir um grupo tão maluco e experimental, inspirado por jazz e música concreta. Afinal se tratava de um grupo que no terceiro disco, The Faust tapes (lançado em 1973 pela Virgin, quando a própria Polydor já havia desistido), apresentava só duas longas músicas sem título, divididas em pequenos segmentos com ruídos, microfonias e gravações caseiras.

O Faust existiu até 1975, se reagrupou durante os anos 1980 para poucas apresentações e retornou nos anos 1990 com três integrantes originais. Fizeram até uma primeira tour pelos EUA em 1994. De lá para cá, dá para dizer que a banda nunca mais parou, com direito a uma vinda ao Brasil em 2011. Em 2022, saiu Punkt, disco “perdido” deles gravado em 1974, e que havia sido recusado pela Virgin. Agora é a vez de Blickwinkel, álbum que marca uma fase em que a banda tem curadoria do fundador Zappi Diermaier, com a presença de uma turma animada de músicos (um deles, o também fundador Gunther Wüsthoff).

O grupo que ajudou a fundamentar a estética motorik (batidas intermitentes e quase robóticas), copiada pelo pós-punk todo, volta disposto a criar cenários fantasmagóricos e psicodélicos, em sete longas faixas instrumentais que chegam a parecer surrealistas – uma delas, basicamente uma música de violão, percussão e ruídos, se chama Sunny night (“noite ensolarada”). For schlaghammer, na abertura, parece uma música de perseguição, criada por percussões que lembram passos, sintetizadores e ruídos metálicos.

Künstliche intelligenz lembra um pouco a fase A saucerful of secrets, do Pink Floyd (1968), e tem um ar meio Syd Barrett em alguns momentos. Kriminelle kur é progressivo funkeado e distorcido na onda do King Crimson, e é a faixa do disco que mais se aproxima da noção de “rock instrumental”. No final, o ruído inconformista, perturbador e heavy de Die 5 revolution, e o batidão aterrorizante de Kratie.

É música, literalmente, feita para incomodar.

Nota: 9
Gravadora: Bureau B

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