Crítica
Ouvimos: Menores Atos, “Fim do mundo”

- Fim do mundo é o novo disco da banda Menores Atos, formada por Cyro Sampaio (guitarra e voz), Celso Lehnemann (baixo) e Gustavo Marquardt (bateria). Ale Sater (Terno Rei) e Rodrigo Suricato (Barão Vermelho) são os convidados do álbum.
- O objetivo do grupo foi fazer seu disco mais conceitual. “Esse é um disco construído no meio de um cenário onde tudo em volta estava desmoronando. É sobre viver esse fim do mundo, mas também sobre enxergar um mundo novo a partir disso. Depois de chegar no limite de tudo, ver o sol se abrindo, seguir em frente e recomeçar”, diz o vocalista Cyro Sampaio.
- “Colocamos o nome de Fim do mundo porque a gente sempre optou pelo exagero. Nos momentos pesados e nos mais leves, levamos no limite, explorando o que cada um sente no seu íntimo quando as coisas não saem exatamente como o desejado. Lidar com esse Fim do mundo particular”, continua.
O Menores Atos quis fazer de seu novo disco um lançamento quase conceitual – algo que tenha a ver com um universo em que tudo esteja desmoronando, e em que seja complicado aceitar que as coisas não são nem serão mais as mesmas. Fim do mundo é dividido em movimentos, que tratam de dilemas, traumas, amores e sobrevivência, numa união musical e existencial que rende bons momentos e indica saídas diferentes para o rock brasileiro.
Um pouco mais próxima do emocore anos 2010 do que do pós-hardcore que costuma ser associado a seu nome, a banda carioca volta tratando de temas como um fim de relacionamento em que amor e amizade não fazem mais sentido (Pronto pra sumir), o vazio após situações mal-resolvidas (Sorte, na cola do tom emocional e melódico de bandas como Cloud Nothings), ressaca romântica (Tudo no mesmo lugar e Nem choro, nem festa – esta, com abertura eletrônica e boa marcação de guitarras) e bodes emocionais generalizados (o hard rock de argamassa punk Terremoto).
Todos os momentos do álbum são separados por vinhetas de menos de dez segundos, que servem mais como tags, ou como uma legendagem para o álbum, do que propriamente como contribuições musicais. A parte intitulada Em demolição guarda os momentos mais próximos da quebradeira rítmica pós-hardcore, como na sombria De canção em canção. O emo pesado de Preso no nosso passado é mais uma das faixas do álbum que falam de um relacionamento que acabou, deixando marcas profundas e sentimentos de negação em relação ao fim.
Aliás, a sequência de faixas variando entre o amor e o desamor deixa a impressão de que o Menores Atos poderia ter ido para lados bem mais variados no storytelling – embora Fim do mundo se sustente muito bem no tom existencial de várias letras, e na criatividade dos arranjos e das melodias, cabendo até referências de sons góticos e industriais em Furacão.
A parte final do disco, etiquetada pelo conceito Depois do sol e da chuva, aproxima o emocore do pós punk em Gravidade (com participação de Ale Sater, da banda Terno Rei), tangencia o power pop em Não tem mais verão (com Rodrigo Suricato, do Barão Vermelho, nos vocais), mantém a marcação de guitarra, baixo e bateria em Neblina e chega perto do dream pop na curta faixa-título. Um bom recomeço para o Menores Atos.
Nota: 8,5
Gravadora: Deck.
Lançamento: 24 de janeiro de 2025.
Crítica
Ouvimos: The Ting Tings – “Home”

RESENHA: Em Home, os Ting Tings trocam a pista de dança pelo soft rock, yacht rock e blues leve, num disco nostálgico, suave e surpreendentemente bem resolvido.
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“Não sei se há tempo / de mudarmos de nome”, questionam os Ting Tings em Dreaming, segunda faixa deste Home, novo álbum. Não é apenas uma história contada ao acaso: a mudança empreendida pela dupla em seu quinto álbum é tão grande que eles realmente chegaram a achar que uma mudança de nome poderia ser o ideal.
Se você lembra da pós-new wave que Katie White e Jules de Martino faziam em hits de pista como That’s not my name, pode crer que você não vai encontrar rigorosamente nada parecido com isso por aqui. Em Home, os dois decidiram prestar uma homenagem aos reis de estilos como soft rock, yacht rock, country rock e qualquer coisa leve que tenha um “rock” no fim.
O Fleetwood Mac é bastante louvado ao longo do disco, cabendo referências diretas à fase Rumours em Good people do bad things, Winning e na vibração blues de Down – e algo parecido com o período de Future days na mágica Mind thunder, que ainda por cima tem uma guitarra que lembra demais a de Cor de rosa choque, de Rita Lee e Roberto de Carvalho. Tem ainda soft rock no estilo sambinha-de-gringo em Dreaming, além de pop com cara gospel e emanações de Phil Collins em Home.
- O músico que saiu do Fleetwood Mac para entrar num culto religioso.
- A fase casa-da-sogra do Fleetwood Mac (1969-1974) em nove músicas.
- Ouvimos: Pharrell Williams – Black Yacht Rock, Vol. 1: City of limitless access
Em In my hand – um folk com certo clima beatle nos vocais – a introdução confunde: parece que vai começar uma canção do Lady Antebellum. Danced on the wire e Song for meadow têm um lado smooth jazz associável ao Steely Dan, ou até a Djavan, em alguns momentos. Goodbye song, um blues-rock-country estradeiro, com letra baseada num diálogo, evoca Lynyrd Skynyrd, Dire Straits e Eric Clapton. Katie e Jules dizem que o novo disco é bom para ouvir no carro, e não há dúvida nenhuma disso.
Home veio de uma conexão nova na vida do casal – os dois tiveram uma filha em 2020 – e também de uma reconexão com os hits de rádio com os quais eles cresceram na Inglaterra. No fim das contas, uma volta ao passado que pode assustar e até decepcionar antigos fãs (até porque, vamos combinar, qualquer artista, do pop ao metal, já percebeu que o público fiel das rádios “light FM” é algo que não pode ser desprezado de maneira alguma). Quem se dispuser a manter os ouvidos abertos, vai descobrir uma boa metamorfose.
Texto: Ricardo Schott.
Nota: 8,5
Gravadora: Wonderful Records
Lançamento: 6 de junho de 2025.
Crítica
Ouvimos: Leoni – “Baladas sortidas” (EP)

RESENHA: Leoni lança EP com parcerias e lados B, em clima acústico e variado, com ecos do Heróis da Resistência.
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O EP novo de Leoni é sinal de que ele deveria investir num álbum de encontros no estúdio – mais ou menos como rolou há alguns anos com seu CD acústico Áudio retrato, só que agora com inéditas ou lados B de seu repertório. É mais ou menos o que acontece em Baladas sortidas.
No EP, ele abre a seleção com justamente um B-side – Incapacidade de amar, parceria com Cazuza e balada jazz-blues que estava no primeiro álbum do Heróis da Resistência, sua banda pós-Kid Abelha (1986). A leveza radiofônica dos sucessos de Leoni surge em Quem nos dera, gravada ao lado de Zélia Duncan, e Tenta, um som adulto em parceria com Henrique Portugal (ex-Skank) que faz lembrar justamente o Heróis. Também surge no inventário de tropeços de Te entendo cem por cento, parceria com George Israel e Roberto Frejat, gravada ao lado de Zeca Baleiro.
Leoni, um sujeito que em seu primeiro álbum solo (epônimo, 1993), fez marchinha tropicalista e forró-rock (em Nada como eu e você e O fim de tudo, respectivamente) ao lado do pop de Garotos II – O outro lado, volta a investir bastante na variedade musical, no curto espaço do EP. Fazia sentido no papel leva o músico paulistano Romulo Froes (que compõe e canta a música com Leoni) para um universo mais pop e tranquilo. E uma faceta eletrônica e levemente psicodélica – cortesia das programações de Antonio Leoni – surge em Nuvem vermelha, regravação da música de Ana Frango Elétrico (do álbum Me chama de gato que eu sou sua).
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Outro Futuro
Lançamento: 6 de junho de 2025
- Ouvimos: Ana Frango Elétrico – Me chama de gato que eu sou sua
- Ouvimos: Zeca Baleiro – Piano
- Ouvimos: Wado e Zeca Baleiro – Coração sangrento
Crítica
Ouvimos: Pulp – “More”

RESENHA: Se o Pop Fantasma desse nota 20 para um álbum, seria para More, retorno elegante do Pulp, com Jarvis Cocker inspirado e um disco cheio de estilo, classe e surpresas.
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O Pop Fantasma só dá notas de 5 a 10 pros discos, indo de ruim (mas audível e checável) a transcendental. Discos que mereceriam nota de 0 a 4, honestamente, são ouvidos apenas até a faixa 4, se tanto – e dispensados. Pois bem, se houvesse uma nota 20 por aqui, seria dada ao retorno do Pulp: More não é apenas um disco, é um sonho que David Bowie, Bryan Ferry, Serge Gainsbourg, Scott Walker, Leonard Cohen e Ian Curtis tiveram, e que motivou uma conversa entre os seis.
Jarvis Cocker, líder do Pulp, é uma daquelas figuras que motivam qualquer jornalista a escrever mais sobre ele do que sobre sua banda – sua póetica o torna quase um personagem de filme. Essa figuraça do rock dos anos 1990, que alcançou o sucesso tardiamente (o Pulp surgiu em 1978 e só estourou quase 15 anos depois), às vezes soa como uma versão irônica de Bryan Ferry à frente do Roxy Music. Ou como uma versão britpop do Marcelo, aquele personagem amoral e despudorado que apareceu em quase todos os filmes de Walter Hugo Khouri. Nas letras do Pulp, Cocker surge disposto a observar de forma inusitada temas como amor, sexo, envelhecimento, vida íntima, luta de classes e particularidades em geral.
More é um disco elegante, cheio de cordas, com emanações do glam rock, do chamber pop, do pop francês (em especial) e da esquina entre disco music e pós-punk – Slow jam, por exemplo, tem algo de Sister Midnight (David Bowie e Iggy Pop) e lembra os passeios da dupla pelos estúdios da França e de Berlim. O tom de faixas como Spike island e da valsa rock Farmers market, duas canções que criam a sensação de paraíso na mente, serve para trazer à memória que no Roxy Music, durante vários anos, tocaram vários artistas de rock progressivo – gente muito eficiente em criar climas.
A sonoridade de More aponta também para glam rock + easy listening (em Tina e Grown ups), sons entre o country e a música dos girl groups sessentistas (A sunrise), rock lunar e belo (Partial eclipse, cuja beleza mostra como o Coldplay reduziu o rock britânico a uma empulhação e a um mínimo reconhecível como experiência musical), mais sons elegantes e dançantes (Got to have love e o trip hop enrockado de My sex) e algo próximo de Heroin, do Velvet Underground, só que com magia e estilo (Background noise).
- O comecinho do Roxy Music no nosso podcast
- Relembrando: Iggy Pop – New values (1979)
- Quem é quem (e o que é o que) na ficha técnica de Ziggy Stardust, de David Bowie
Quanto às letras… Jarvis fala de amor platônico em Tina – o narrador se apaixona por uma menina que viu no trem e imagina com ela desde casamento até sexo em lugares inusitados (“transando em uma loja de caridade / em cima de sacos de lixo pretos / cheio de doações”). Grown ups faz comentários quase automáticos sobre os lados ruins e bons de crescer e envelhecer, quase sempre pela ótica do “vai ser sempre a mesma coisa?”. Got to have love, próxima do soul britânico, prega verdades como “sem amor / você só está se masturbando dentro de outra pessoa” e que “quando o amor desaparece/ a vida desaparece”.
My sex, por sua vez, causa estranheza: você não entende se Jarvis está falando de um ser agênero, ou de um tipo de ato sexual que é próprio de alguém, ou de um sexo que abarca tudo – todas as preferências, gêneros, estilos, o que aparecer. Esse clima bizarro, que gera fichas que caem às vezes vários anos depois, é a cara do Pulp, eternamente condenado a ser aquela banda do britpop que muita gente não vai gostar da primeira vez que ouvir – não tem a zoeira intelectual do Blur, o clima rocker do Oasis, por exemplo. Até que um dia você e o Pulp se esbarram, como um futuro casal que se conhece numa batida de carrinho no supermercado. Pode acontecer com More.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 10
Gravadora: Rough Trade
Lançamento: 6 de junho de 2025.
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