Crítica
Ouvimos: Cavalera Conspiracy, “Bestial devastation”/”Morbid visions”

- Formado pelos irmãos Cavalera do Sepultura original (Max e Iggor, você deve saber), o Cavalera Conspiracy começou em 2007. Estrearam com o bom e pesado Inflikted. Entre projetos individuais de ambos os irmãos, o grupo gravou apenas cinco álbuns. Com o nome mudado para Cavalera (sem o “Conspiracy”) fizeram agora essas regravações dos dois primeiros discos do Sepultura, o EP Bestial devastation (1985) e o LP Morbid visions (1986).
- O discos foram regravados no The Platinum Underground, estúdio localizado em Phoenix, no Arizona (EUA). Os próprios Max e Iggor produziram as regravações. O berlinense Eliran Kantor, autor de capas para discos de Testament, Soulfly, Helloween e My Dying Bride, reimaginou a arte gráfica. Cada um dos discos vem com uma faixa bônus nova. Igor Amadeus Cavalera (filho de Max e músico de bandas como Healing Magic e Go Ahead and Die) tocou baixo. A guitarra solo ficou com Daniel Gonzales (Possessed, Gruesome).
Para quem é fã de verdade não apenas do Sepultura como dos trabalhos de Max e Iggor Cavalera – e para quem é fã da história do heavy metal brasileiro, um estilo musical que anda precisando de, mais do que uma biografia, de um almanaque detalhado – vale ouvir comparativamente os originais e as regravações do EP Bestial devastation e do LP Morbid visions. Por mais que o Sepultura tenha evoluído e caminhado para outros lados (com Andreas Kisser na guitarra, vale citar), são os discos que vários críticos e fãs se lembravam quando queriam achar aspectos mais “juvenis” e desencanados nos álbuns posteriores da banda.
O Sepultura de 1985/1986 estava muito, mas muito longe de ser uma banda ingênua. Era um grupo sem medo de errar, mas (e justamente por conta disso) com muito conteúdo. Era uma banda de black/death metal, mais do que nos discos subsequentes – e vale citar que o primeiro EP da banda abre com a vinheta Curse (“satanás é invocado para destruir e comandar a devastação bestial”, diz a letra). Bestial prossegue num clima quase conceitual, em que os personagens da destruição são apresentados em meio a rajadas de guitarra e vocais soturnos e guturais: Antichrist, Necromancer, Warriors of death (um banho de sangue encerrado com metralhadoras).
A nova versão do EP fecha com a inédita Sexta feira 13, homenagem aos tempos áureos do heavy metal nacional cantado em português, feito para acalmar os ânimos dos metaleiros brasucas. Nem é preciso falar, mas vamos lá: o Bestial novo é tecnicamente bem desenvolvido e bem gravado, com peso e foco na voz de Max Cavalera, e solos de guitarra bem mais treinados. O ouvinte se sente de verdade atirado num vórtice infernal.
A primeira coisa a notar no novo Morbid visions são os vocais desesperados de Max, bem diferentes do tom ainda meio inseguro do original – na regravação, o vocal, quase com o mesmo reverb amigo dos anos 1980, está mais próximo ainda da união de punk e metal, e de bandas como Ratos de Porão e Exploited (confira a faixa-título e Show me the wrath, em especial). Mesmo com as melhorias e com o peso (a bateria soa como uma bateria de verdade, não como latas, para começar), tanto os efeitos de gravação quanto o som da bateria soam oldies, como se viessem de uma demo turbinada, ou de uma guaribada séria numa fita master antiga.
Fica claro que, mesmo com a qualidade técnica dos dias de hoje, Max, Iggor e amigos quiseram voltar ao passado e reproduzir uma época de gravações suadas, demos disputadas pelos fãs, tênis remendados com silver tape e camisetas desenhadas à mão. Esse é o tom e essas são as lembranças evocadas pelas novas versões de Morbid visions, War, Troops of doom e Show me the wrath. Marcado igualmente pela evolução de Iggor como baterista, Morbid (assim como Bestial) tem som praticamente contínuo, uma porrada após a outra, como numa suíte maldita. Tem ainda uma faixa bônus nova, Burn the dead. Mesmo quem não é fã de sons extremos e/ou próximos da extremidade vai acabar reconhecendo: ficou bonito. E histórico.
Gravadora: Nuclear Blast
Nota: 10
Foto: Reprodução da capa de Morbid visions.
Crítica
Ouvimos: AFI – “Silver bleeds the black sun…”

RESENHA: Em Silver bleeds the black sun…, o AFI troca o emo e o hardcore pelo pós-punk gótico e darkwave, entre acertos sonoros e alguma repetição.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7
Gravadora: Run For Cover Records
Lançamento: 3 de outubro de 2025
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“É… olha só, eles estão diferentes, né?”, disse muita gente quando ouviu o disco de 2017 do AFI, uma banda norte-americana outrora mais conhecida por sua filiação a estilos como emocore, punk, hardcore, pós-hardcore, etc. O álbum AFI, mais conhecido como The blood album por causa da capa sangrenta, estourou hits como a ótima Aurelia, e foi seguido por um outro disco, Bodies (2021), que seguia a mesma linha do anterior: uma esquina sonora entre emo e pós-punk, cheia de ótimos momentos, e servindo como cláusula de evolução.
Agora corta pra Silver bleeds the black sun…, décimo-segundo disco do AFI. O disco novo foi lançado como uma reinvenção da banda, o que de fato ele é: o grupo decidiu sair da tal esquina, pegou o caminho do pós-punk, foi andando e deu de cara com toda a onda gótica e darkwave. E esbarrou com uma turma que une elementos de punk, pós-punk, música eletrônica, David Bowie, Roxy Music. Esse caminho já surgia disfarçado em alguns momentos de The blood album e de Bodies, álbuns que, no geral, têm clima agridoce e noturno.
- Ouvimos: Rocket – R is for rocket
Vai aí a pergunta que não quer calar: a mudança funcionou? Funcionou mais ou menos: o AFI parece estar realmente disposto a jogar o jogo de bandas como The Cult, Sisters Of Mercy, Interpol, Molchat Doma e o The Cure da época do álbum Disintegration (1989). Em vários momentos, dá super certo: o vocalista Davey Havok assume os vocais graves e soa como uma mescla de Bryan Ferry, Ian McCulloch e Paul Banks (Interpol). Às vezes também soa como uma versão amigável de Nik Fiend (Alien Sex Fiend). Faixas sombrias como The bird of prey e Blasphemy & excess, a darkwave fiel de Holy visions e a vibe bowieófila de Spear of truth são um bom abre-alas desse AFI novo.
Tem o detalhe de que, pra você jogar o mesmo jogo que alguém experiente, alguma graça nova tem que vir – e vale dizer que gótico e darkwave não são ondas lá muito pródigas em novidades, tanto que até hoje surgem vários grupos que se repetem. É nessa que Silver bleeds the black sun… acaba cansando um pouco lá pela metade, justamente porque as ótimas melodias de discos anteriores são substituídas por uma fórmula de estilo, que surge em faixas como Behind the clock, Margerite e A world unmade.
Entre os caminhos mais acertados de Silver estão o pós-punk sombrio de Voldward, I bend back, e o final, com Nooneunderground – esta, uma música que traz uma versão maníaca e barulhenta do AFI anterior, soando como um Hüsker Dü com charme glam. Se vai dar certo, vai depender de muita coisa – principalmente dos fãs novos e antigos. Mas sendo otimista, Silver bleeds the black sun… soa menos como uma metamorfose completa, e mais como a transição para uma fase em que o AFI vai combinar evolução no estilo e na melodia, tudo na medida certa.
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Crítica
Ouvimos: Hugo Mariutti – “This must be wrong”

RESENHA: Em This must be wrong, Hugo Mariutti troca o metal por britpop, pós-britpop e toques eletrônicos, num disco elegante e surpreendente.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: ForMusic
Lançamento: 5 de setembro de 2025
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Guitarrista de bandas como Shaman e Viper, Hugo Mariutti costuma ir além do heavy metal em sua carreira solo. This must be wrong, quarto disco solo do músico, é quase um álbum de britpop e pós-britpop – o que com certeza vai afastar fãs mais radicais, mas vai atingir outros públicos.
O som de várias faixas faz lembrar grupos com Starsailor, Keane, Semisonic (banda norte-americana de rock alternativo, mas cujo som parece às vezes mais próximo do rock britânico dos anos 1990/2000). Nem mesmo o Coldplay do começo escapa de surgir no disco – no caso, na balada celestial Away.
- Ouvimos: Guitar – We’re headed of the lake
Heaven, a faixa de abertura, valoriza o uso de sintetizadores – que ganham um clima quase tecnopop na sequência. Out of time (You don’t know) traz elementos de New Order e R.E.M, e baladas como Someone like you investem num som elegante, entre o rock e o folk. O piano de Wherever you go, por sua vez, tem evocações de Supertramp e até de Elton John, enquanto Sometimes, mesmo tendo uma guitarra próxima do blues, é mais ligada ao rock britânico dos anos 1990.
Hugo deixa entrever sons próximos do metal em alguns momentos do disco – o estilo surge disfarçado no início meio solene da faixa-título e até em alguns climas da balada Alone, ainda que a vibe eletrônica da faixa tenha mais a ver com The Cure do que com o Shaman. Já em Smile, surge uma faceta mais distorcida e pós-punk.
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Crítica
Ouvimos: Mirror People – “Desert island broadcast”

RESENHA: O português Rui Maia mistura pop sofisticado e experimental no novo álbum do Mirror People, com ecos de Roxy Music, Brian Eno e pós-disco.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7,5
Gravadora: Belong Records
Lançamento: 26 de setembro de 2025
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Liderado pelo músico português Rui Maia, o Mirror People faz uma aproximação bem livre entre pop sofisticado e sons mais experimentais. Concebido como uma transmissão de rádio, o novo álbum do projeto, Desert island broadcast, faz lembrar bandas como Roxy Music, Can e Gang Of Four, além de produções setentistas de Brian Eno, com saxofone e baixo à frente em Million questions e vibrações quase pós-disco em faixas como Any colour you like, Runaway e na batida à frente de Risiko.
- Ouvimos: Esteves Sem Metafisica – de.bu.te.
Já Tucano Verano, com teclados que lembram discos de Mort Garson e Jean Jacques Perrey, tem vibe de trilha sonora e algo de bossa eletrônica no som, além de ruídos que dão uma certa cara psicodélica à faixa. E a faixa-título, por sua vez, tem cara de remix de disco music, só que com texturas indie.
Rui esclarece que Desert island broadcast é “uma celebração da música como companhia, mesmo em lugares isolados”. Há uma vibe desértica em alguns poucos momentos do álbum, como no clima asiático de Uma memória, com beats eletrônicos e vibrafones, e no instrumental relaxante de Costa Nova (Our sacred fire). Um disco para se perder – e se encontrar – no som.
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