Cultura Pop
Nove artistas que já foram investigados pelo FBI

Vinte e sete anos após a morte de Kurt Cobain (que tirou sua própria vida em 5 de abril de 1994 em sua residência em Seattle) ressurge um material bastante importante sobre o líder do Nirvana na internet. O FBI decidiu publicar, sem motivo aparente, um arquivo de dez páginas contendo seu material de investigação sobre a morte do cantor.
Quem acompanhou as histórias desenroladas após a morte de Cobain, lembra: o que mais teve foi gente afirmando que o cantor do Nirvana tinha sido assassinado e, pior, a viúva Courtney Love estaria envolvida no rolo. A tal investigação do FBI parte justamente de duas cartas de pessoas que alegam que Kurt teria sido morto por alguém.
Numa dessas cartas, uma pessoa diz que “milhões de fãs em todo o mundo gostariam de ver as inconsistências em torno de sua morte esclarecidas de uma vez por todas”. E cita o documentário Kurt & Courtney, de Nick Broomfield, que gira em torno de supostos mistérios em relação à morte do compositor.
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Já na outra carta, a pessoa alega que não havia impressões digitais na arma usada por Cobain para se matar (de fato, as checagens só aconteceram um mês após o óbito). Também diz que o bilhete suicida deixado por Cobain tem detalhes estranhos. “Ele não mencionou nada sobre querer morrer, exceto pela parte dela que era em outra caligrafia e parecia ter sido adicionado no final”, escreveu. O fato é que, seja como for, não só não há evidências de assassinato na história da morte, como também Kurt já inseria referências a finais trágicos em sua obra havia algum tempo.
A Rolling Stone, que revelou o caso, enviou ao FBI perguntas sobre o motivo de terem resolvido disponibilizar o arquivo. A central de inteligência dos EUA não respondeu à publicação, mas o site explica que o FBI já havia investigado outros artistas anteriormente. Aliás, quase ao mesmo tempo em que a papelada de Kurt chegou à público, aconteceu o mesmo com o arquivo do chefe mafioso Vito Genovese.
Enquanto você pensa sobre o assunto, olha aí uma lista de nove nomes que já foram investigados pela central (Jim Morrison e John Lennon também estariam na lista, mas não incluímos).
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NAT KING COLE. O site Pacific Standard afirma numa matéria que sempre houve enorme interesse do FBI em investigar artistas afro-americanos. E que, incrivelmente, o cantor de hits como Unforgettable já esteve entre eles. Nat não era um sujeito conhecido por seu radicalismo político, e chegou a fazer um show de apoio ao presidente Dwight Eisenhower. Só que “os registros do FBI mostram que os agentes tentaram repetidamente determinar se ele era um simpatizante comunista, ativista dos direitos civis ou algum outro tipo de encrenqueiro”.
ROBIN GIBB. O integrante dos Bee Gees ganhou um arquivinho da central de três letras porque, supostamente, havia contratado capangas para mandar matar os advogados de sua ex-esposa, Molly, em 1981. A empresa de advocacia alega que Robin havia ameaçado os advogados e enviado telegramas com mensagens como “o que vocês têm feito já passou dos limites”. Mas nem a ex-esposa nem os advogados quiseram prestar queixa e o caso foi arquivado.
NWA. O grupo de rap, que gravou músicas como Fuck tha police, entrou no radar do FBI, que enviou a eles uma cartinha não muito simpática acusando os rappers de “violência contra e desrespeito à aplicação da lei”. Escrita pelo ex-diretor do FBI Milton Ahlerich, a carta fazia referência a “78 policiais” que foram “criminosamente assassinados no cumprimento do dever durante 1988” e acusava a canção do NWA de ser desrespeitosa com a memória deles.
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MONKEES. Sim, até eles. Em 1967, ano especialmente produtivo para o grupo americano (saíram três discos, entre eles a obra-prima Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd.) meganhas foram ao show dos Monkees investigar o boato de que a banda usava no palco um display que exibia mensagens subliminares contra os EUA e a Guerra do Vietnã.
WOODY GUTHRIE. A partir de 1939, o cantor e compositor folk assinou uma coluna chamada Woody sez, no People’s daily world, um jornal de San Francisco ligado à esquerda e ao marxismo, que existe até hoje (mas com o nome reduzido, sem o “daily”). Justamente por causa dessa coluna, o FBI teria mandado investigar Guthrie a partir de 1941 – com direito a consultas a “amigos” que serviram com o cantor na marinha.
FRANK SINATRA. Tá aí o arquivo do FBI em relação aos velhos olhos azuis, cujo período de investigação situa-se entre 1943 e 1985. Sinatra teria sido investigado por ter sofrido tentativas de extorsão, mas também por ligações com a máfia, além de uma prisão por adultério. Detalhe: o FBI também foi pra cima de Sinatra porque o cantor teria pago 40 mil dólares a um médico, para declará-lo incapaz de servir na Segunda Guerra Mundial (o cantor alegou instabilidade mental e tímpano perfurado).
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LIBERACE. Até mesmo o pianista entertainer foi investigado pelo FBI, mas boa parte do material refere-se ao sumiço de joias da casa do artista. De qualquer jeito, ele foi também entrevistado numa investigação conduzida pela central sobre o dia a dia da comunidade gay nos EUA.
PHIL OCHS. Pouco antes de morrer em 1976, o cantor e compositor de protesto dizia amigos que estava sendo perseguido pelo FBI. Passou a andar armado, adotou um codinome bizarro (John Butler Train, que teria “assassinado” o antigo Phil Ochs) e foi diagnosticado como bipolar, após tentativas de interná-lo num hospital psiquiátrico. Só que Ochs estava certo: o FBI tinha mais de 500 páginas de material sobre ele, e o cantor era considerado “subversivo” e “esquerdista”. Às vezes, o nome do artista aparecia grafado de maneira errada (Oaks, por exemplo).
ANDY WARHOL. O filme Lonesome cowboys (1968), cheio de cenas de sexo, chapação e bizarrice, deixou o FBI bastante preocupado. Tanto que uns policiais foram fazer uma visitinha de cortesia ao Rancho Linda Vista, onde a equipe estava trabalhando, e produziram um relatório de 75 páginas.
Cultura Pop
Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.
Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.
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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).
Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).
Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.
Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”
Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.
Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.
“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.
E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).
Cultura Pop
Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.
O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.
Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.
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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.
O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.
Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.
Foro: Keira Vallejo/Wikipedia
Crítica
Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

Tudo que é mais difícil de explicar, é mais complicado de entender – mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis e haja um verniz cultural-intelectual robusto por trás. Isso vale até para desfiles de escolas de samba, quando a agremiação mais armada de referências bacanas e pesquisas exaustivas não vence, e ninguém entende o que aconteceu.
Carnaval, injustiças e polêmicas à parte, o novo Mayhem foi prometido desde o início como um retorno à fase “grêmio recreativo” de Lady Gaga. E sim, ele entrega o que promete: Gaga revisita sua era inicial, piscando para os fãs das antigas, trazendo clima de sortilégio no refrão do single Abracadabra (que remete ao começo do icônico hit Bad romance), e mergulhando de cabeça em synthpop, house music, boogie, ítalo-disco, pós-disco, rock, punk (por que não?) e outros estilos. Todas essas coisas juntas formam a Lady Gaga de 2025.
Algo vinha se perdendo ou sendo deixado de lado na carreira de Lady Gaga há algum tempo, e algo que sempre foi essencial nela: a capacidade de usar sua música e sua persona para comentar o próprio pop. David Bowie fazia isso o tempo todo – e ele, que praticamente paira como um santo padroeiro sobre Mayhem, é uma influência evidente em Vanish into you, uma das faixas que melhor representam o disco. Aqui, Gaga entrega dance music com alma roqueira, um baixo irresistível e um batidão que evoca tanto a fase noventista de Bowie quanto o synthpop dos anos 1980.
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Mais coisas foram sendo deixadas de lado na carreira dela que… Bom, sao coisas quase tão difíceis de explicar quanto as razões que levaram Gaga a criar um álbum considerado “difícil” como Artpop (2013), enquanto simultaneamente mergulhava no jazz com Tony Bennett e preparava-se para abraçar o soft rock no formidável Joanne (2016), um disco autorreferente que talvez tenha deixado os fãs da primeira fase perdidos. Em outro tempo, Madonna parecia autorizada a mudar como quisesse, mas quando Gaga fazia o mesmo, deixava no ar notas de desencontro e confusionismo. O pop mudou, as décadas passaram, o público mudou – e todas as certezas evaporaram.
É nesse cenário que Mayhem equilibra as coisas, entregando um pop dançante, consciente e orgulhoso de sua essência, mas ao mesmo tempo sombrio e marginal. Há momentos de caos organizado, como em Disease e Perfect celebrity – esta última começa soando como Nine Inch Nails, mas, se você mexer daqui e dali, pode até enxergar um nu-metal na estrutura. Killah traz uma eletrônica suja, um refrão meio soul, meio rock que caberia num disco do Aerosmith, enquanto Zombieboy aposta no pós-disco punk, evocando terror e êxtase na pista (por acaso, Gaga chegou a dizer que o disco tem influências de Radiohead, e confirmou o NiN como referência).
Na reta final, o álbum se aventura por outros terrenos: How bad do U want me e Don’t call tonight flertam com o pop dinamarquês dos anos 90 (e são, por sinal, as únicas faixas pouco inspiradas do disco); The beast tem cara de trilha sonora de comercial de cerveja; e Lovedrug mergulha na indefectível tendência soft rock que surge hoje em dia em dez entre dez discos pop. Essa faixa soa como um híbrido entre Fleetwood Mac e Roxette – como se Gaga estivesse pensando também na programação das rádios adultas de 2035.
O desfecho de Mayhem chega como um presente para o ouvinte: Blade of grass é uma balada melancólica de violão e piano, que ecoa tanto a tristeza folk dos anos 70 quanto a melancolia do ABBA, crescendo em inquietação à medida que avança. E então, como quem perde um pouco o tom, o álbum termina com… Die with a smile, a já conhecida balada country-soul gravada em parceria com Bruno Mars, lançada há tempos como single. Dentro do contexto do disco, ela soa mais como um apêndice do que como um encerramento – uma nota de rodapé onde se esperava um ponto final. Nada que chegue a atrapalhar a certeza de que Lady Gaga conseguiu, mais do que retornar ao passado, unir quase todos os seus fãs em Mayhem.
Nota: 8,5
Gravadora: Interscope
Lançamento: 7 de março de 2025.
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