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Entrevista: Zak Tell (Clawfinger) fala sobre a história da banda, sucessos e polêmicas

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Entrevista: Zak Tell (Clawfinger) fala sobre a história da banda, sucessos e polêmicas

A banda sueca Clawfinger é conhecida por suas letras diretas e ácidas, por sua sonoridade intensa e, principalmente, por ser uma das precursoras da fusão entre rap e metal. Formado em 1989 por quatro amigos com gostos musicais completamente distintos que trabalhavam em um hospital psiquiátrico em Estocolmo, lançaram seu álbum de estreia Deaf dumb blind em 1993, um estrondoso sucesso que tocou sem parar na MTV do mundo todo (inclusive daqui do Brasil) e colocou a banda de vez no mapa internacional.

Suas performances ao vivo são conhecidas por serem intensas e cheias de energia e, quem presenciou seus shows em São Paulo e no Rio de Janeiro no distante ano de 1995, há de concordar: O Clawfinger foi umas das primeiras bandas a tocar no festival Monsters of Rock e, mesmo encarando uma plateia de milhares de headbangers ávidos por Ozzy Osbourne, não se intimidaram e puseram todos para pular. Nesta entrevista exclusiva, o vocalista Zak Tell fala sobre sua trajetória, sucessos e suas experiências ao longo dos anos e também das várias polêmicas que os acompanham. Enjoy!

Primeiramente gostaria de dizer que vi o show do Clawfinger no Rio de Janeiro em 1995 e gostei muito. Que lembranças você tem dessa turnê no Brasil? Alguma chance de vermos vocês aqui de novo?

Nada além de boas lembranças, éramos um bando de jovens escandinavos que tiveram a chance de viajar para a América do Sul e tocar com alguns dos maiores nomes do hard rock e metal, então ficamos emocionados. Ficamos por aí por quase duas semanas e fizemos quatro shows de 30 minutos, então a gente teve tempo de sobra pra se divertir. Foi uma época louca, muito exótica para nós e uma experiência única na vida.

Nós pudemos conhecer os caras do Faith No More, Therapy?, Paradise Lost, Megadeth etc, sair, beber cerveja, ir a clubes e restaurantes, ver os pontos turísticos e fazer shows para grandes multidões de metalheads totalmente loucos da América do Sul, foi demais! As chances de nos encontrarmos novamente são mínimas e há algumas razões para isso. A primeira é que eu não acho que nossa base de fãs é grande o suficiente, o que significa que provavelmente não há nenhum promotor disposto a correr o risco de pagar todas as despesas da turnê para podermos ir até lá. Ainda assim, com isso dito, você NUNCA sabe, eu adoraria ir lá novamente, eu realmente adoraria!

O Clawfinger no começo era uma banda difícil de rotular, devido às várias influências musicais, mas com o tempo vocês se tornaram uma grande influência para várias bandas de nu metal. Como você vê isso?

Acho que ainda somos difíceis de rotular, nem mesmo nós sabemos exatamente o que somos ou como se chama a música que tocamos. Apenas gostamos de uma grande variedade de música, gostamos da forma como soamos e não sabemos fazer de outra forma, é isso que fazemos simplesmente porque somos as pessoas que somos e temos as influências que temos. Se outras bandas foram ou não influenciadas por nós, não faço ideia, mas talvez tenhamos e, se sim, isso é ótimo, é claro!

Mesmo sendo claramente contra o preconceito, várias de suas canções, como N* e The faggot in you foram mal interpretadas na época em que foram lançadas (NOTA: N* é a abreviatura de um termo em inglês para se referir de forma pejorativa aos afrodescendentes e faggot é um termo grosseiro para se referir a homossexuais e à comunidade LGBTQIA+ em geral). Você ainda tem problemas com essas músicas? Acha que seria possível gravá-las hoje em dia?

Algumas pessoas escolheram nos interpretar mal, mas no geral eu acho que a maioria das pessoas entendeu a mensagem. Era uma época muito diferente, não havia redes sociais, recebíamos nossas notícias nos jornais e na televisão e, embora as pessoas tivessem consciência política, ainda não havia uma cultura acordada. Era uma época mais simples de várias maneiras, mesmo que nada fosse realmente simples.

Hoje em dia optamos por não tocar mais N* nos shows, os tempos mudam e não vemos sentido em não mudar com eles também. O que nos daria o direito de continuar tocando a música quando o resto do mundo está se adaptando, não usando a palavra e está em muitos aspectos mais consciente do que costumava ser? Certamente é uma discussão complicada, pode-se argumentar que palavras são apenas palavras e que a música é de fato antirracista, mas a discussão é mais complexa do que isso, portanto temos que aceitar os fatos, sermos humildes e respeitarmos. Não temos vergonha disso e nenhuma desculpa precisa ser feita no que me diz respeito, sabemos o que defendemos. Mas sentimos que a música não se encaixa bem no clima de hoje e, para ser honesto, sempre foi uma aposta arriscada.

Temos sete discos lançados, então realmente não é um problema para nós. Estamos orgulhosos da música, mas há hora e lugar para tudo, e agora não é o lugar nem a hora! Quanto a The faggot in you, bem, nunca tivemos problemas com essa música e a letra não é tão carregada quanto N*. Poderíamos ter gravado essas músicas hoje, com certeza, mas elas teriam sido recebidas de maneira muito diferente e teria sido muito mais problemático, provavelmente, embora a intenção claramente não fosse essa!

Por falar na música N*, tem um vídeo no Youtube onde um rapaz afro-americano ouve a canção e no final se diz ofendido porque “garotos brancos estão tentando dizer aos negros o que eles devem achar certo ou errado”. Qual é a sua opinião sobre isso?

Você está falando sobre Vin e Sori. Eu vi o vídeo e achei que tocou em vários pontos realmente pertinentes, temos que respeitar o fato de que não viemos de um histórico que nos dá o direito de decidir o que é certo ou errado quando se trata desse tópico, mesmo que tenhamos liberdade de expressão para tal. Na verdade, eu os respondi, escrevi um comentário lá para eles. Acho que provavelmente é mais fácil se eu copiar aqui o que escrevi para eles, fique à vontade pra compartilhar (veja no fim do texto)

Mesmo fazendo shows, você não lançam disco novo desde 2007. Por quê? Há alguma chance de ouvir novas músicas em breve?

Bem, nós lançamos singles em 2018, 2019 e 2022, então música nova já rolou. No momento temos algumas novas músicas sendo feitas, mas lançar um LP não está nos nossos planos. Isso não quer dizer que nunca haverá um, mas recomendo às pessoas que não fiquem ansiosas por isso. Antigamente, a música era nosso trabalho em tempo integral e mesmo assim às vezes era difícil encontrar tempo e inspiração para fazer um álbum, hoje em dia vários de nós temos outros empregos em tempo integral, e alguns de nós moramos em outras cidades e países, o que torna tudo ainda mais difícil.

E outra, fazer um álbum hoje em dia não é o mesmo que costumava ser, é uma forma antiquada de consumir música com a qual nem todos se identificam mais. Além disso, não fazemos mais parte do jogo de negócios da música e, portanto, não precisamos seguir as velhas regras. Sempre que tivermos uma música que acharmos boa o suficiente, nós a lançaremos, simples assim.

O que você sabe sobre música brasileira (Sepultura não conta!)?

Não muito, exceto pela típica música instrumental, como a salsa, a bossa nova, a batucada do samba no carnaval e coisas assim. O problema é que, para mim, as letras são uma GRANDE parte da experiência que é ouvir uma música, então, quando não consigo entender o que está sendo dito, perco o interesse rapidamente na maioria das vezes. Ah, e sim, eu amo o Sepultura!

Zak, ouvi dizer que agora, quando não está em turnê, você trabalha em uma escola. Como conciliar coisas tão diferentes?

São apenas dois trabalhos diferentes em duas realidades diferentes, qual eu gosto mais? Música, é claro, mas ter os dois me faz apreciá-lo ainda mais. 30 anos depois, ainda tenho a sorte de bancar o rockstar de vez em quando, o que é um luxo que a maioria das pessoas não tem em suas vidas profissionais. Sim, às vezes eu posso estar cansado depois de um longo fim de semana fazendo shows e pode ser difícil de repente levantar às 06:50 de uma segunda-feira e pegar o metrô para trabalhar das 9 às 5, mas vale TOTALMENTE o sacrifício. Até hoje, tocar no palco com Clawfinger é o maior prazer que já experimentei e não mudaria isso por nada no mundo. E agora é mais divertido do que nunca!

Quais foram as coisas mais engraçadas e loucas que aconteceram durante todo esse tempo em turnê?

Nos 30 anos que tivemos até agora, houve tantas que é difícil até tentar escolher uma situação específica. Mas lembro que certa vez tocamos em um clube nos arredores de Venice e brigamos feio pouco antes do show, o que foi uma péssima ideia; todos nós subimos no palco com raiva e frustrados. Eu pulei o mais forte que pude para tentar quebrar o chão do palco e de repente consegui quebrá-lo e fiquei só com a cabeça aparecendo. Nesse ínterim, nosso guitarrista Bård matou uma garrafa de uísque e ficou completamente bêbado. Os outros integrantes ficaram tão constrangidos que destruíram os instrumentos e saíram do palco. O que aprendemos? Nunca ter discussões antes da hora do show!

Na sua opinião, quanta força tem a música? Até que ponto ela é capaz de mudar a vida das pessoas ou da sociedade?

A música tem um poder incrível, muito além do que nós às vezes percebemos. Se você olhar além da programação sem cerébro das rádios com as quais somos constantemente alimentados à força, há muita música poderosa e muito o que pensar, independentemente do tipo de música que você possa gostar. A música tem a capacidade de mudar a forma como as pessoas pensam, a capacidade de nos fazer chorar, rir e nos emocionar profundamente. Acho que somos particularmente receptivos na adolescência e no início dos 20 anos. Sim, no final das contas, nós, como indivíduos, temos que tomar as decisões que mudam a vida, mas definitivamente acho que a música pode ser o catalisador que nos leva a fazer essas mudanças.

Deixe uma mensagem final para todos os fãs brasileiros.

Não sou muito bom com mensagens motivacionais, portanto direi apenas que sou grato por todos os fãs que temos ao redor do mundo e por ainda estarmos aí tocando música 30 anos após o lançamento do nosso álbum de estreia, então obrigado a todos por esse suporte, vocês são legais pra caralho! Continuem sendo boas pessoas e sendo vocês mesmos, muito amor e respeito de todos nós do Clawfinger!

E essa é a resposta de Zak Tell para os autores daquele vídeo que você leu lá em cima

Só vim aqui para dar um alô e agradecer. Obrigado Vin e Sori por tentar entender de onde viemos, em vez de apenas nos criticar por causa do título das músicas, isso teria sido muito mais fácil. Escrevi a letra há 30 anos, quando era um jovem prestes a completar 21 anos. É uma droga, fui ingênuo e tentei morder mais do que podia mastigar, mas foi honesto e de coração, minha intenção nunca foi ser provocativo apenas para causar rebuliço ou ferir os sentimentos de alguém. Na verdade, eu concordo com você em relação ao primeiro verso, mesmo sabendo que em minha mente eu estava, mais do que qualquer coisa, fazendo um questionamento.

Soou maniqueísta e parece que estou tentando fazer uma declaração sobre algo sobre o qual não sei quase nada. Tentar encaixar um tópico tão complicado no formato de uma música de três minutos e meio é uma tarefa quase impossível para começar e eu me lembro de estar preocupado, pois reduzimos a faixa e removemos algumas linhas, tornando a letra um pouco menos clara em alguns lugares. De qualquer forma, é claro que nunca vou conseguir entender a complexidade da questão sendo um sueco rosado, mas, novamente, nunca afirmei que entendi de fato. Eu abordei o assunto de um ponto de vista pessoal, muito baseado no meu amor pelo movimento hip-hop, a era de ouro do rap e do Public Enemy em particular, a surra de Rodney King sendo o fator de ignição para a existência do letra em questão, essa merda honestamente me fez chorar.

Eu não sei se teria escrito da mesma maneira hoje, provavelmente não, então estou meio feliz por ter escrito naquela época. É estranho, foi infeliz, mas foi um pensamento honesto, ingênuo e sem filtro de um jovem que não sabia muito, mas tinha muito a dizer. Ainda tocamos a música, sim, porque não moramos nos EUA, nossos fãs sabem quem somos e a maioria deles nos segue desde o início dos anos 90; se estivéssemos tocando para novos ouvidos e fora do contexto, imagino que o reação seria muito diferente. Quanto a todos os comentários sobre sermos ‘politicamente corretos’ e ‘de esquerda’, bem, essas são suas palavras, mas se se preocupar com as pessoas e querer mudança e igualdade para todos faz de você um comunista, então acho que sou um, mesmo que seja apenas um nome. Nunca usei para mim. Por último, mas não menos importante, para todos os ‘odiadores’: se você não gosta da nossa música, você realmente não precisa ouvi-la; há muita música por aí, então vá e encontre a que te apetece, boa sorte!”

(Convém ressaltar que na época que os respondi, a banda ainda não havia optado por deixar de tocar a música!)

LUCIANO CIRNE é jornalista, flamenguista, casado, ama cachorros e aceita doações de CDs, DVDs, videogames e carrinhos!

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Radar: Stereolab, Retail Drugs, False Advertising, Lianne La Havas, Strawberry Alarm Clock

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Urgente!: Stereolab na bossa psicodélica, Turnstile no emo ambient, Forth Wanderers de volta (?)

Chegamos ao fim de semana e… sim, teve muita música boa nos últimos dias. Sexta é dia de novos lançamentos, então ainda tem muita coisa aí para ser ouvida. Chamamos a atenção em especial para os novos clipes do Stereolab, que transformou seu novo single em dois vídeos. E para a volta triunfal do Strawberry Alarm Clock, um clássico da psicodelia sessentista. Ouça e passe adiante.

Texto: Ricardo Schott – Foto (Stereolab): Divulgação

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STEREOLAB – “FED UP YOUR JOB” / “CONSTANT AND UNIFORM MOVEMENT UNKNOWN”. Se você acha que o single lado A duplo lançado recentemente pelo Stereolab precisava de clipes… Não precisa mais, porque a banda já lançou clipes para ambas as faixas. O single duplo Fed up with your job / Constant and uniform movement unknown, que chegou às plataformas no dia 12 de setembro. A primeira faixas é uma mescla perfeita de pop elegante e krautrock, a segunda carrega mais ainda nas referências de pop francês e música dos anos 1960. Já os clipes são um primor de psicodelia, sobreposição de imagens, desenhos e… perigo para pessoas fotossensíveis (cuidado ao assistir).

RETAIL DRUGS, “ANTI-LONELY”. Projeto ruidoso criado pelo artista nova-iorquino Jake Brooks, o Retail Drugs tem um álbum novo pronto para sair, Factory reset (dia 5 de dezembro pela Angel Tapes / Fire Talk). Anti-lonely, single do álbum, ganhou também um clipe, daqueles que dão nervoso por mostrar a realidade de forma bem desorientadora. Na prática, é só Jake acordando, escovando os dentes e ficando de olho em tudo que acontece na internet, com o celular na mão. “Ele foca em como é difícil seguir as tendências online. A internet é um anjo que, no final, arranca minhas cordas vocais da garganta, levando minha voz embora”, conta Jake, que encheu a faixa de gritos e de climas perturbadores.

FALSE ADVERTISING, “THE SORRY WINDOW”. O que acontece se uma banda unir rock britânico dos anos 1980 e um certo clima grunge? No caso do False Advertising, de Manchester, o que surge é beleza e introspecção, além de muita nostalgia não apenas do passado, mas de chances que surgiram e foram perdidas com o tempo – tudo isso no single novo, The sorry window. Destaque para a voz celestial da vocalista Jen Hingley, e para o clipe da faixa, cheio de escapismo e saudade.

LIANNE LA HAVAS, “DISARRAY”. “Essa música me pareceu muito íntima, quase como um segredo só meu. Ela fala sobre vulnerabilidade, honestidade e sobre permitir que as pessoas tenham um vislumbre de um momento da minha vida”, conta Lianne sobre seu novo single, Disarray. E já que a música era uma experiência íntima, a britânica Lianne decidiu gravar tudo ao vivo, só ela e a guitarra, e nada mais, num clima de jazz e pop sofisticado. O lançamento inaugura o selo da cantora, Kalo Mina, expressão grega que significa “mês bom” e se refere a uma crença local de que a pessoa se renova no começo de cada mês.

STRAWBERRY ALARM CLOCK, “MONSTERS” / “WHITE LIGHTS”. Lenda nem sempre tão lembrada da psicodelia californiana dos anos 1960, marcada pelo hit Incense and peppermints, o Strawberry resiste até hoje, e – detalhe – com uma formação tão fiel às origens quanto possível. O grupo circula por aí com quatro integrantes que tocaram na gravação do primeiro álbum, também chamado Incense and peppemints (1967). Até mesmo Mark Weltz, principal compositor, vocalista e tecladista, ainda está à frente do grupo. E voltam agora com um single triplo, puxado pela música Monsters – um tema gotico-psicodélico que lembra uma mescla de George Harrison e Beach Boys com a fase Phantasmagoria do grupo punk The Damned.

O disquinho sai pelo selo Big Stir Records. Outro detalhe interessante: a faixa faz parte também de uma coletânea de Halloween do selo, Chilling, thrilling hooks ans haunted harmonies, cheia de temas assustadores e zoeiros. E o lado B do single, além do radio edit de Monsters, ainda tem uma espécie de progressivo stoner, a maravilhosa White lights.

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Urgente!: Sex Noise tem sua primeira demo resgatada nas plataformas digitais

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Selo Caravela Records lança demo de 1993 do Sex Noise nas plataformas, e vai reeditar aos poucos a discografia do grupo.

RESUMO: Selo Caravela Records lança demo de 1993 do Sex Noise nas plataformas, e vai reeditar aos poucos a discografia do grupo.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Eliane Bittencourt/Divulgação

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Os anos 1990 no Brasil eram uma época muito, mas muito louca – diria que assustadora de tão louca e ousada. Está aí a existência do Sex Noise, uma das bandas mais representativas do punk carioca da época, que não deixa ninguém mentir.

Franzino costela, único hit do grupo, acabou sendo também um raro hit do punk do Rio (era aquela do “meu pai me batia / com vara de vergalhão / vara de araçá e cabo de vassoura”). E o início da história da banda chega às plataformas, com o lançamento digital da demo Pultanovinzona, gravada em outubro de 1993 e vendida originalmente apenas no formato K7. O relançamento é do selo carioca Caravela Records, que pôs a demo no ar nesta sexta (3), e resgatou até a arte original da fita. E vai disponibilizar aos poucos a discografia da banda nas plataformas.

Pultanovinzona, cujo título é exatamente isso que você está pensando (e que refletia a maneira como o grupo se via naquele universo indie carioca), foi gravada pela formação inicial do grupo: Larry Antha (voz, letras), Alex Dusky (guitarra, e também autor do desenho usado na capa da demo), Mario Jr (baixo) e Henrique Santos (bateria). O repertório, além de Franzino, inclui músicas como Sacrossanto saco, Papai não me dava papá, O porco, Vovô Hemetério e Dia sem sol – esta, incluída depois apenas na coletânea de bandas novas Paredão, lançada pela EMI em 1996.

“Essa é primeira demo oficial da Sex Noise. Antes rolou uma demo-ensaio com quatro canções, que foram regravadas na Pultanovinzona, por isso a banda considera esse registro nosso debut”, conta Larry. Numa época em que não havia CD-R e o K7 era o único suporte para banda novas que ainda não haviam sido contratadas, o cantor recorda que o Sex Noise chegou a perder o controle das vendas das fitinhas.

“Lembro-me que fizemos num primeiro momento 200 cópias. Elas esgotaram rapidamente. E depois acho que ficamos fazendo cópias em casa mesmo. Havia também uma demanda de demos para resenhas em fanzines e revistas – Rock Brigade, Bizz, Roll – pelo Brasil”, conta ele. A banda começou a receber cartas de vários lugares do país, de gente querendo comprar a fita. “Tempos depois soube pelo Duda, ex-baterista da Pitty, que ele vendeu centenas de demos da Sex Noise em sua loja em Salvador”.

O Sex Noise era uma banda mais do que distante dos grandes centros: surgiu entre 1990 e 1991 em Inhoaíba, bairro da Zona Oeste do Rio, localizado entre Cosmos e Campo Grande. Os shows eram dados em lugares como Bangu e São João de Meriti, além do mitológico Garage Art Cult – este mais pertinho, na região da Praça da Bandeira. A gravação de Pultanovinzona foi feita em Vaz Lobo, bairro da Zona Norte do Rio. As cópias iniciais da fita foram feitas numa copiadora de K7s “que, se eu não me engano, era no Campinho, em Madureira”, conta Larry.

”Fizemos tudo em dois finais de semana no estúdio Quadrante, por indicação do Ronaldo Chorão, da (banda) Gangrena Gasosa. Na época todas as bandas da cena gravaram nesse estúdio”, conta o vocalista, lembrando que o processo de composição do grupo sempre foi bastante democrático. A única quase-regra era a de que a banda faria as melodias e ele as letras – mas segundo Larry, até isso surgiu por acaso.

“Nosso lance era tirar um som o mais sujo e cru possível, mas que tivesse ritmo e potência musical. Éramos totalmente influenciados por bandas como Joy Division, Bauhaus, Alien Sex Fiend, The Cure, Sisters of Mercy, Cocteau Twins, etc. Eu trouxe para a Sex Noise minha influência de bandas nacionais como DeFalla, Vzyadoq Moe, Smack, Mercenárias, Fellini. E isto fez a Sex Noise começar a ter uma cara própria”, conta.

Pulando de buraco em buraco no Rio, o Sex Noise acabou indo parar no Circo Voador, a convite de Marcelo D2 e do falecido Skunk, ambos em plena atividade com o Planet Hemp. Detalhe: a banda foi gritar “eu apanhava todo dia!” (refrão de Franzino costela) num show em homenagem a Jim Morrison, vocalista dos Doors. “Ninguém curtia The Doors. As bandas fizeram um show de massacre a banda. Eu xingava a plateia hostil com a pérola ‘The Doors de cu é rola!’. O Planet Hemp quebrou um quadro com a imagem do Jim Morrison que estava no palco”, conta.

Larry lembra que há anos ouvia de um amigo querido (justamente BNegão, do Planet Hemp e dos Seletores de Frequência) que deveria jogar a demo na web. “Ouvi-la hoje será quase uma viagem numa cápsula do tempo”, diz. O grupo lançou um álbum pelo selo indie Tamborete, de Rafael Ramos (hoje Deck) e Leonardo Panço, Uno palmo d’lacraya (1997) e depois fez outros álbuns independentes, mas acabou se separando. Franzino costela foi regravada pela banda punk paulistana Inocentes no álbum O barulho dos Inocentes, só de covers de punk brasileiro (2001).

Dudv Oliveira, um dos sócios do selo Caravela, lembra que conheceu a fita ainda nos anos 1990. “Acho que algum amigo do Colégio Pedro II me emprestou”, diz. Disponibilizar o material do Sex Noise é mais um passo da gravadora no resgate de material raro e inédito de artistas independentes. “Fizemos parecido com a demo da minha banda Fora De Lado (Demotape ‘93) e com um LP do paraibano Naldinho Freire, Lapidar (1995)”, conta ele, adiantando que no fim de outubro sai outra demo do Sex Noise. “Vamos relançar Psychedelic congolo, lançada originalmente em 1995”, diz.

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Radar: Os Fugitivos, Rafa Militão, Lorena Moura, Janine Mathias, Abajur Always On

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Os Fugitivos (Foto: Divulgação)

Hoje o Radar nacional está cheio de vozes femininas. Coincidência? Ou será que não? Talvez tenha sido, já que só fomos reunindo as melhores músicas que ouvimos durante a semana, e por acaso, todas apresentam mulheres cantando – até mesmo no caso de duplas ou grupos, como Os Fugitivos e Abajur Always On. Mas ainda tem as vozes solo de Janine Mathias, Rafa Militão e Lorena Moura na nossa seleção. Não ouça sozinha/sozinho: passe adiante.

Texto: Ricardo Schott – Foto (Os Fugitivos): Thiago Mata e Nayane Ferreira/Divulgação

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OS FUGITIVOS, “ONDE ESTÁ VOCÊ”. Soul como antigamente, lembrando as primeiras gravações de Cassiano e Tim Maia, coisas da Motown e antigos grupos vocais – mas com texturas que você quase consegue pegar com a mão, e um ou outro detalhe que atualiza as gravações. É a onda da dupla alagoana Os Fugitivos, formada por Nayane Ferreira e Thiago Mata.

“Espero que as pessoas aproveitem ao lado de uma bela taça de vinho e um fondue de queijo”, brinca Thiago. Já Nayane destaca o solo de piano Rhodes: “É a minha parte favorita da música”, conta ela. Onde está você é um som romântico e caloroso, sobre amores e perdas, e que anuncia o próximo álbum da dupla, Sonhos & traumas, previsto para o ano que vem.

RAFA MILITÃO feat MARCIA SIQUEIRA, “HERANÇA”. “O Norte está vivo / O Norte é forte!”, sussurra a cantora, rapper, DJ e produtora cultural Rafa Militão, num tom que impõe movimento e foco a Herança, seu novo single. A faixa se abre como um rap pesado e veloz, mas logo se expande, absorvendo camadas de boi-bumbá, maracatu e guitarrada.

“Essa música nasceu do cruzamento das nossas vivências. É sobre mulheres reais, do Norte, que constroem com resistência e afeto. Me permito experimentar, cruzar linguagens e afirmar com ainda mais clareza quem sou e o que carrego comigo”, afirma Rafa, que divide a composição da faixa com a cantora amazônica Marcia Siqueira, cuja voz também surge na gravação. E Herança também ganha um curta-metragem com direção de Keila-Sankofa – que será exibido apenas presencialmente, em sessões com intérprete de Libras e público limitado, para que todo mundo viva a experiência junto, de verdade.

LORENA MOURA, “CARINHO”. Carioca, Lorena Moura apresenta hoje, pelo selo Cavaca Records, seu single de estreia, Carinho. A faixa transita entre o blues e o indie rock, equilibrando vocais delicados e solos de guitarra, romantismo e saudade, MPB e apelo pop. O resultado ganha ainda mais textura com as participações de Guilherme Lírio (guitarra) e Marcelo Costa (percussão).

A melodia de Carinho é de Lorena; a letra, dos poetas Luca Fustagno e Paula Reis Vianna. Parceiros desde 2020, Lorena e Luca iniciaram o trabalho em dupla justamente em Carinho. “Já era uma das favoritas entre os mais próximos e continuou assim nos shows”, conta a cantora. “Acho que representa bem meu trabalho. E é uma coincidência bonita nossa primeira composição em parceria ser também a primeira a ganhar o mundo”.

JANINE MATHIAS, “UM MINUTO”. O novo single da brasiliense Janine Mathias traz ecos da musicalidade de João Bosco, do início da carreira de Emílio Santiago e de João Donato. Um minuto é um samba que poderia embalar tanto um baile de samba-rock quanto uma gafieira: tem alma soul, guitarra marcante, piano cheio de balanço e um ritmo sustentado pelo diálogo entre voz, baixo e bateria. A faixa, composta e produzida por Rodrigo Campos, inclui ainda o histórico prato-e-faca na percussão. O single antecipa o próximo álbum de Janine, O rap do meu samba, previsto para 7 de outubro.

“Um minuto é sobre nossa vulnerabilidade amorosa, que também pode ser felicidade. Dor de amor é para ser reconhecida. A separação, com o tempo, desata os nós e transforma lembranças em um minuto capaz de traduzir a eternidade dos sentimentos que desejamos romper”, explica Janine, cuja voz amplifica a força poética da letra.

ABAJUR ALWAYS ON, “NO ALCANCE DE MIM”. Virgínia Perê (voz, guitarra, violão), Luís Feitoza (baixo, sintetizador) e Renato Marciano (bateria) vêm de Goiânia e fazem um art-rock delicado, que une belezas e sombras, entre a música brasileira, climas jazzísticos e detalhes do pós-punk e do post rock, trazendo emanações de bandas como Radiohead e Porridge Radio. As letras falam sobre “a complexidade do ser mulher e gente no mundo”.

O Abajur Always On é um grupo bem novo: o trio estreou nos palcos em setembro, na edição de 30 anos do festival Goiânia Noise, e lançou por lá seu introspectivo primeiro single, No alcance de mim. “Essa música reúne muito bem o que queremos fazer: uma música autoral disruptiva, com atmosfera própria, talvez indie, talvez pop, talvez rock”, diz a banda. Virgínia, na voz e na guitarra, soa às vezes como uma versão feminina de Jeff Buckley, com vocais surpreendentes e fantasmagóricos.

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