Som
Emitt Rhodes ao vivo na BBC em 1971

Tem gente colocando comentários nesse vídeo dizendo que sonhava em ver essas cenas há mais de duas décadas. Apareceram no YouTube essa semana imagens do vídeo do cantor e compositor americano Emitt Rhodes se apresentando em 1971 no célebre programa Old Grey Whistle Test, show musical apresentado pela BBC entre 1971 e 1988. Astro do power pop que ouviu direitinho as lições dos Beatles (de Paul McCartney, em especial), ele lançava naquele ano seu terceiro e melhor disco, Mirror. Foi lá cantar Really wanted you e Love will stone you.
https://www.youtube.com/watch?v=FL4Tcw77LNo
Apesar de fazer um som bastante acessível e de ter conquistado fãs naquele período (seu primeiro disco chegou ao 29º posto na Billboard), Emitt não estourou e mal chegou a virar cult. Mais conhecido por ter sido um dos primeiros artistas a investir em discos gravados em estúdio caseiro – mesmo contratado por um selo de tamanho considerável, o Dunhill, que lançara o Steppenwolf, ele produzia, gravava e tocava tudo em seus discos – Rhodes largou o mercado da música após o quarto LP, Farewell to paradise (1973). A partir daí concentrou-se no trabalho como técnico de som e trabalhou por vários anos nos estúdios da gravadora Elektra.
Um dos motivos que fizeram Rhodes ficar insatisfeito com o mercado fonográfico foi o fato de ter assinado um inacreditável contrato com o selo Dunhill que o obrigava a gravar seis discos em quatro anos. Não era uma situação tranquila, em se tratando de um sujeito extremamente controlador com seu processo de trabalho. Numa de suas raras entrevistas recentes, Emitt disse não gostar de nenhum de seus discos. “Eu não gosto do que eu faço!”, contou.
Para piorar um pouco, antes da carreira solo, Rhodes tinha sido obrigado a gravar várias músicas para a gravadora A&M. Tudo porque sua ex-banda, o Merry-Go-Round, encerrou atividades após assinar contrato com o selo, sem lançar nada. Apesar da trabalheira do músico, a gravadora manteve as canções engavetadas. Assim que Rhodes conseguiu algum barulho na mídia com o primeiro disco pela Dunhill, a A&M decidiu pôr na loja as tais músicas, no álbum The american dream, e quebrou as pernas do debute de Rhodes. Os fãs ficaram bastante confusos.
Emitt manteve-se na ativa durante todo esse tempo e viu ondas de interesse e desinteresse por seu trabalho. Em 2009 teve lançado um documentário sobre sua trajetória, The one-man Beatles, dirigido pelo italiano Cosimo Messeri. Naquele mesmo ano, voltou a gravar, mas os resultados dos novos encontros em estúdio só chegariam às lojas em 2016 com o disco Rainbow ends. O primeiro disco dele desde 1973.
Rhodes não tem feito muitas aparições ao vivo e tem dado poucas entrevistas. Uma fonte bacana para saber do histórico dele e ter acesso a novidades (quando aparecem) é o site oficial dele. Lá dá para ver fotos raras e textos detalhados sobre cada disco
Crítica
Ouvimos: Radiohead – “Hail to the thief live recordings 2003-2009”

RESENHA: Registro ao vivo de Hail to the thief (2003) mostra Radiohead intenso e renovado entre 2003 e 2009, revalorizando o disco original.
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Thom Yorke, líder do Radiohead, nunca se sentiu muito confortável fora da sua casca. De certa forma, mesmo suas opiniões “polêmicas” sempre trouxeram aquela visão abstrata das coisas que costuma brotar em entrevistas de gente acostumada a ser chamada de “gênio” – mesmo que nem seja. Em alguns casos, as opiniões de Thom são ruins, mesmo. Ou simplesmente atabalhoadas, como naquela situação em que ele foi praticamente forçado a expor sua visão sobre Palestina x Israel, protestou contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, mas deu um jeito de sair pela tangente.
No caso de Hail to the thief, disco de 2003 do Radiohead, havia algumas coisas para notar assim que ele saiu. O Radiohead havia feito um disco político – ainda que com letras extremamente oblíquas e que se pareciam mais com fábulas estranhas do que com qualquer outra coisa. Livros como 1984, de George Orwell, e discursos do então presidente norte-americano George W. Bush em época de guerra serviram como inspiração. O som do disco, tão dolorido quanto o dos álbuns anteriores, soava como um pós-punk maníaco (ou um progressivo com alfinetes na bochecha, vá lá), em que tudo transpirava pressa.
- Ouvimos: Shearling – Motherfucker, I am both: ‘amen’ and ‘hallelujah’ …
- Ouvimos: Paul Weller – Find El Dorado
- Ouvimos: Apeles – Cru
Hail to the thief, vale dizer, estava mais para uma espécie de “obra aberta”, na qual cabem diversos entendimentos – aliás, recentemente Yorke retrabalhou todo o conteúdo de Hail para a produção da Royal Shakespeare Company Hamlet hail to the thief, o que já mostra o caráter (vá lá) elástico do álbum. E foi justamente por causa dessa produção que Thom decidiu ouvir gravações ao vivo das faixas de Hail – o que gerou esse Hail to the thief live recordings, com registros entre 2003 e 2009.
A versão ao vivo de Hail está bem longe de ser um caça-níqueis barato. O Radiohead vai no repertório como quem vai atrás de um prato de comida, como comprovado pela audição das releituras de faixas como There there, 2 + 2 = 5, Where I end and you begin, The gloaming e várias outras. Tem um subtexto histórico: o Radiohead de 2003 é diferente existencialmente do de 2009, já que o primeiro ainda era contratado da Parlophone e o segundo, uma banda independente que estava divulgando In rainbows (2007), o disco do “pague o quanto quiser”. Era também uma banda descontente consigo própria, já que Hail foi considerado por eles como um disco grande demais e meio enfadonho.
Musicalmente, é a vitória do rock experimental em tempos incertos, com faixas chorosas como I will sendo aplaudidas por plateias de arena (em Londres, Amsterdã, Buenos Aires e Dublin, lugares onde as gravações foram feitas). Hail to the thief está bem longe de ser o melhor disco do Radiohead, mas sai revalorizado das versões ao vivo.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: XL Recordings
Lançamento: 13 de agosto de 2025
Crítica
Ouvimos: Apeles – “Cru”

RESENHA: Gravado ao vivo em uma tarde, Cru mostra Apeles em voz e guitarra, revisitando faixas antigas e tendo o eco do local como um instrumento a mais.
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Eduardo Praça, o músico, cantor e compositor por trás do Apeles, já havia lançado um diferentíssimo álbum triplo em março, 2015-2022: The complete demos and early recordings, com as primeiras gravações que fez usando o codinome. Cru, novo disco do Apeles, sai agora com a mesma disposição para apresentar algo novo. O músico gravou o disco ao vivo durante uma única tarde, no estúdio White Noise, em Los Angeles – e fez todos os registros apenas com voz, guitarra e eco.
Por sinal, bastante eco: todo o repertório parece ter sido gravado numa garagem abandonada, ou numa igreja. Em Cru, Eduardo revisita canções antigas do Apeles, abrindo com a balada abolerada de Vermelha, Ele prossegue com a experimentação de Clérigo e A alegria dos dias dorme no calor dos seus braços, e adere de vez ao clima sombrio na balada Socorro.
Cru também tem um lado meio sixties, meio brega em Vesania I (Cabo horn), e vai para um lado rocker, que chega a lembrar Creedence Clearwater Revival, em Desconocidos. Vibes ligadas a bandas como Smiths surgem em Lábios mentem à distância e Pax, patz, paz. Em alguns momentos, dá para perceber que o esquema de voz-e-guitarra impõe limitações de arranjo, especialmente em faixas com elementos parecidos. Por outro lado, no final, Cru (I rise in pieces), traz uma espécie de lado oculto do projeto, com clima fantasmagórico na voz e na guitarra.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Balaclava
Lançamento: 12 de agosto de 2025.
Crítica
Ouvimos: A Terra Vai Se Tornar Um Planeta Inabitável – “Ident II dades” (EP)

RESENHA: A Terra Vai Se Tornar Um Planeta Inabitável mistura shoegaze, punk triste e dream pop em EP sombrio e intenso sobre fugas, superações e sonhos.
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Banda paulista cujo nome volta e meia é confundido com o de outro grupo (E A Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante), o A Terra Vai Se Tornar Um Planeta Inabitável vai além de nomenclaturas como “shoegaze” e “lo-fi” no novo EP, Ident II dades. Em faixas como Espaço/tempo, o som deles chega a lembrar o de formações hoje esquecidas, como o Kafka, pela união de ruídos, psicodelia e de instrumental quase espacial, levado pela guitarra.
Tempo/espaço, a continuação, tem mais cara de punk triste, ou de emo em tons bem mais sombrios, com microfonias. Distante abre com guitarra de textura quase eletrônica, e um som perto do punk, com peso e intensidade. As letras e os recados do disco são voltados para coisas deixadas para trás, fugas, superações e sonhos bem estranhos, como na vinheta falada de 94 (“entre uma fuga e outra você vai consegui se divertir”) e na trama slowcore de Santana 1994.
No final, Excursionista selvagem é mais ensolarada que o restante do disco, trazendo muito do dream pop dos anos 1980, mas sem deixar de lado a beleza sombria que marca o som da banda. Ouça como quem invade um ensaio do grupo.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Selo Quituts
Lançamento: 6 de junho de 2025
- Ouvimos: Ethel Cain – Willoughby Tucker, I’ll always love you
- Ouvimos: Vitor Brauer – Tréinquinumpára 06: Porto Velho
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