“Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, o clássico dos Beatles que chega aos 50 anos em 2017, já teve outras comemorações bombadas de aniversário – e ao som de uma galera bem variada. Em 1988, quando o disco fez 21 anos, quem entrou na festa foi o New Musical Express, que resolveu bancar o disco “Sgt. Pepper knew my father”, só com bandas novas e clássicas do indie rock relendo as treze músicas do LP original dos Beatles na ordem em que elas saíram no álbum. O disco foi feito para arrecadar fundos para a Childline, serviço britânico de aconselhamento para crianças e adolescentes. Olha a capa aí.

Sgt. Pepper knew my father, homenagem do NME a Sgt. Pepper's, dos Beatles

Nenhuma banda se animou – estranho – em incluir no álbum versões do single que serviu de batedor para o disco, “Strawberry fields forever”/”Penny Lane”. Agora, se você quer uma releitura realmente demolidora dos Beatles, sugerimos começar pela última faixa do disco: nada menos que o The Fall, monolito do pós-punk britânico, recordando “A day in the life” numa versão até que bastante fiel ao original. Ok, fiel à moda The Fall.


Sgt. Pepper knew my father, homenagem do NME a Sgt. Pepper's, dos Beatles
Isso aí é a banda escocesa Wet Wet Wet regravando “With a little help from my friends”. Acabou virando hit deles e single de divulgação do LP.

Billy Bragg enche-se de coragem e, mesmo com voz hesitante, canta “She’s leaving home” ao lado da pianista e cantora Cara Tivey. Foi a outra canção do single de “With a little help from my friends”, do Wet Wet Wet (que chegou às lojas com lado A duplo).

O personagem cômico inglês Frank Sidebottom (interpretado pelo comediante Chris Sievey) enche “Being for the benefit of Mr Kite” de sintetizadores e põe trechos de “Twist and shout”. Tem quem goste, até porque Sievey era bastante querido na Inglaterra. Ele morreu em 2010.

Olha só quem põe ruídos e mais ruídos na meditativa “Within’ you, without you”, única composição de George Harrison em “Sgt. Pepper’s”: o Sonic Youth! Em 2007, o grupo lembrou-se dessa versão e a colocou no relançamento de luxo de “Daydream nation”, disco deles de 1988.

Isso aí é um duo escocês chamado Hue and Cry, mais conhecido pelo hit “Labour of love”, tocando “Fixing a hole”. Ficou legalzinho. Tambem tá no disco.

Para fetichistas do vinil: um sujeito gravou um vídeo mostrando seu LP “Sgt Pepper knew my father” e um trechinho da versão malucona da banda indie Wedding Present (com participação da cantora Amelia Fletcher) de “Getting better”.

Olha a música inteira aí.

O disco ainda tinha o grupo de hip hop Three Wize Men relendo as duas versões da faixa-título, The Christians com “Lucy in the sky with diamonds”, Michelle Shocked com “Lovely Rita” e The Triffids com “Good morning, good morning”. Fuçando com calma, dá pra baixar tudo.

Foto: Anders Jensen-Urstad/Wikimedia Commons