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Cultura Pop

15 + 1 músicas infantis para adultos

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músicas infantis para adultos

O jornalista Alexandre Matias, do UOL (e do Trabalho Sujo) resenhou o disco novo dos Tribalistas e foi certeiro. Disse que o trio formado por Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown está fazendo nada mais nada menos que “músicas infantis para adultos”. “Os temas não são para crianças, mas a forma como eles são apresentados faz parecer – e assim eles pegam o público pela mão, ensinando as canções muito didaticamente. O disco é de uma simplicidade conceitual, seja buscando uma beleza na singeleza, seja discutindo temas sérios de forma trivial”, escreveu.

E vale dizer que isso, de criar um clima infantil numa música adulta, sempre foi bem comum no universo da música pop. Seja para atrair crianças para ouvirem música de adultos, seja para inserir uma sonoridade mais “inocente”, muitos artistas já incluíram nos seus discos músicas com melodias singelas, letras cantaroláveis e versos didáticos. Muitas músicas da lista abaixo poderiam ganhar lyric videos animados, daqueles em que uma bolinha pula em cima das sílabas das letras. Ou não?

DOCES BÁRBAROS – “PEIXE” (Doces Bárbaros, 1976). Sem Doces Bárbaros, não haveria Tribalistas. O tom de “música psicodélica para crianças” que o trio vem aperfeiçoando desde 2002 foi herdado de canções como essa – que acabou entrando na trilha da série Sítio do Pica-Pau Amarelo.

BEACH BOYS – “HEROES AND VILLAINS” (Smiley smile, 1967). Parceria de Brian Wilson com o amigo letrista Van Dyke Parks, foi a primeira música composta para o projeto Smile, engavetado – e sobrou para abrir Smiley smile, com o material que Brian deixou vazar do disco. A letra foi influenciada por histórias do Velho Oeste e houve um falatório duradouro a respeito de que a música seria um protesto disfarçado contra a Guerra do Vietnã. Como tudo em Smile, a música passou por vários processos de gravação, teve várias versões (a “Cantina version”, com modificações na letra, é uma das mais queridas dos fãs) e deixou todo mundo exausto.

WHITE STRIPES – “WE ARE GOING TO BE FRIENDS” (White blood cells, 2002). Uma música fofinha dos White Stripes sobre como é legal fazer amigos no começo do ano escolar. Virou single do grupo e fez sucesso.

ALICE COOPER – “BEAUTIFUL FLYAWAY” (Easy action, 1970). Tema alegrinho, conduzido ao piano, que poderia ter feito o caótico segundo disco da Alice Cooper Band levar a banda a algum lugar – não rolou e a música sequer foi lançada como single. A música não é cantada por Alice – quem solta a voz (e toca o piano) é o guitarrista Michael Bruce.

RONNIE VON – “DE COMO MEU HERÓI FLASH GORDON IRÁ LEVAR-ME DE VOLTA A ALFA CENTAURO, MEU VERDADEIRO LAR” (A misteriosa luta do Reino de Parassempre contra o Império de Nuncamais, 1969). A “fase psicodélica” na qual Ronnie Von havia entrado já se esgotava um pouco – e o “príncipe” da Jovem Guarda dava uma crescida de olho para o público infantil nessa e em outras músicas de seu novo disco.

https://www.youtube.com/watch?v=VWTtFf7GDMM

CASA DAS MÁQUINAS – “RAIOS DE LUA” (Lar de maravilhas, 1975). Em fase ligada ao rock progressivo (referenciando-se em Echoes, do Pink Floyd, para compor músicas como a faixa-título e Vale verde), o grupo paulista encaixou em seu segundo disco um bolerinho acústico, com introdução de pianinho infantil.

SMASHING PUMPKINS – “CUPID DE LOCKE” (Mellon Collie and The Infinite Sadness, 1995). Muita gente lembra desse disco pelo indie rock nervoso de Bullet with butterfly wings e pelo som herdado da Factory de 1979. Cupid fazia parte do lado psicodélico e cândido do álbum, com harpas, pianinhos, corais – e uma letra que parece uma cantiga de ninar para crianças góticas.

ROLLING STONES – “DANDELION” (single, 1967). Dandelion Angela Richards, filha de Keith Richards, não era nem nascida quando essa música saiu – e anos depois, meio incomodada com o nome inusitado, ela preferia ser chamada de Angela mesmo. Em 1967, isso aí era só o nome de um single malucão que os Stones lançaram entre Between the buttons e Their satanic majesties request (ambos de 1967), com We love you no outro lado – nenhuma das duas músicas surgiram como faixa de LP de carreira.

PINK FLOYD – “BIKE” (The piper at the gates of dawn, 1967). Sim, o narrador da música (o autor é Syd Barrett, claro) lembra o Louco da Turma da Monica – e ele quer convidar sua namorada para conhecer sua bicicleta, seu rato de estimação, sua capa de chuva (que já está rasgada na frente) e sua coleção de homens de gengibre.

WILCO – “JUST A KID” (The SpongeBob SquarePants movie: Soundtrack, 2004). Ok, a música foi feita pela banda para a trilha do filme Bob Esponja e está mais para música de adultos feita para crianças mesmo. Mas como eu adoro essa música, fiz questão de incluir.

THE MONKEES – “APPLES, PEACHES, BANANAS AND PEARS” (single, 1967). Um tema que se tornou hit na série de TV da banda. Saúde é o que interessa: para mostrar que ama a namorada, o personagem da letra leva frutas para ela de presente.

WEEN – “OCEAN MAN” (The mollusk, 1997). Outra que depois entrou na trilha do filme do Bob Esponja – mas essa fez parte de um disco de carreira do Ween, uma das bandas mais loucas e criativas de que se tem notícia.

STONE TEMPLE PILOTS – “A SONG FOR SLEEPING” (Shangri-La dee da, 2001). Ainda passando maus bocados com as drogas, Scott Weiland homenageava o filho Noah com uma bela canção caseira, falando de acordar o filho, botar o café da manhã para ele e protegê-lo dos perigos. E ver o garoto crescer.

SCOTT WEILAND – “ARCH ANGEL” (Happy in galoshes, 2007). Boa parte do repertório do segundo disco solo de Weiland foi inspirado pela morte do irmão Michael – daí as letras quase sempre apontarem para reminiscências de infância, ou fofices, e uma e outra recordação mais pesada. A bossa nova eletrônica Arch angel cita nominalmente o irmão morto e o homenageia. “Que droga, você desapareceu/Hoje vejo que você é um super-herói renascido”.

SLEATER KINNEY – “LIONS AND TIGERS” (One beat, 2002, como faixa bônus nas primeiras edições). Em meio a canções políticas e letras sobre feminismo, a maternidade da cantora e guitarrista Corin Tucker acabou inspirando uma canção do grupo.

E se você aguentou chegar até aqui, pega aí de brinde a versão dos Muppets pra Bohemian rhapsody, do Queen.

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Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

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Urgente!: O silêncio que Bruce Springsteen não quebrou

Tá aí o que muita gente queria: Bruce Springsteen vai lançar uma caixa com sete álbuns “perdidos”, nunca lançados oficialmente. O box vai se chamar Tracks II: The lost albums (é a continuidade de Tracks, caixa de 4 CDs lançada em 1998) e nasceu de uma limpeza que Bruce fez nos seus arquivos durante a pandemia. Pelo que se sabe até agora, o material inclui sobras das sessões de Born in the USA (1984) e gravações da fase eletrônica dele, no comecinho dos anos 1990 – inclusive um disco inteiro desse período, que nunca viu a luz do dia.

Essa notícia caiu nos sites na semana passada e trouxe de volta um detalhe que os fãs de Bruce já conhecem bem: ele tem muito material inédito guardado – e material bom. Em uma entrevista à Variety em 2017, ele mesmo comentou que sabia ter feito mais discos do que os que lançou, mas que havia motivos sérios para manter alguns deles nas gavetas.

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“Por que não lançamos esses discos? Não achei que fossem essenciais. Posso ter achado que eram bons, posso ter me divertido fazendo, e lançamos muitas dessas músicas em coleções de arquivo ao longo dos anos. Mas, durante toda a minha vida profissional, senti que liberava o que era essencial naquele momento. E, em troca, recebi uma definição muito precisa de quem eu era, o que eu queria fazer, sobre o que estava cantando”, disse na época (o link do papo tá aqui – é uma entrevista longa e bem legal).

Com o tempo, vários desses registros acabaram saindo em boxes e coletâneas. Um deles foi The ties that bind, um disco de pegada punk-power pop que seria lançado no Natal de 1979 – e que acabou virando uma espécie de esboço inicial do disco duplo The river, de 1980. Pelo menos saiu uma caixa em 2015 chamada The ties that bind: The River collection, com todo o material dessa época, inclusive o tal disco descartado (além de um material que formava quase um suposto disco de punk + power pop que teria sido abandonado).

Um texto publicado na newsletter do músico Giancarlo Rufatto recorda que Bruce infelizmente deixou de fora do novo box alguns álbuns que realmente mereciam ver a luz do dia. Um deles é um álbum solo (sem a E Street Band, enfim), com uma sonoridade country ’n soul, que foi gravado em 1981. Esse disco teria sido abandonado durante um período de depressão, que resultou em isolamento e na elaboração do disco cru Nebraska (1982), feito em casa com um gravador de quatro canais, só voz e violão.

Bruce até parece fazer referência a esse álbum perdido na entrevista da Variety. “Esse disco é influenciado pela música pop da Califórnia dos anos 70”, contou. “Glen Campbell, Jimmy Webb, Burt Bacharach, esse tipo de som. Não sei se as pessoas vão ouvir essas influências, mas era isso que eu tinha em mente. Isso me deu uma base pra criar, uma inspiração pra escrever. E também é um disco de cantor e compositor. Ele se conecta aos meus discos solo em termos de composição, mais Tunnel of love e Devils and dust, mas não é como eles. São apenas personagens diferentes vivendo suas vidas.”

Outro material bastante esperado pelos fãs – e que também não está na caixa – é o Electric Nebraska, a tentativa de Bruce de gravar com a E Street Band as músicas que acabaram no Nebraska. Nem ele, nem o empresário Jon Landau, nem os co-produtores Steven Van Zandt e Chuck Plotkin gostaram do resultado, e as gravações foram trancadas a sete chaves. Nem em bootlegs esse material apareceu até hoje. Pra você ter ideia, Glory days, que só sairia no Born in the USA (1984), chegou a ser ensaiada e gravada junto.

Quase todo mundo próximo a Bruce acredita que ele nunca vai lançar oficialmente essas gravações elétricas do Nebraska. Max Weinberg, baterista da E Street Band desde 1974 (com algumas pausas), confirmou a existência desse material em 2010, numa entrevista à Rolling Stone, e disse que adoraria ver tudo lançado.

“A E Street Band realmente gravou todo o Nebraska, e foi matador. Era tudo muito pesado. Por melhor que fosse, não era o que Bruce queria lançar. Existe um álbum completo do Nebraska, todas essas músicas estão prontas em algum lugar”, revelou. Bruce pode até guardar discos inteiros na gaveta, mas esse é um daqueles casos em que o silêncio guarda várias histórias – que podem render surpresas bem legais.

E ese aí é o lyric video de Rain in the river, uma das faixas programadas para Tracks II (a faixa sai num disco montado durante a elaboração do box, Perfect world).

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Cultura Pop

Urgente!: Supergrass, Spielberg e um atalho recusado

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Coisas que você descobre por acaso: numa conversa de WhatsApp com o amigo DJ Renato Lima, fiquei sabendo que, nos anos 1990, Steven Spielberg teve uma ideia bem louca. Ele queria reviver o espírito dos Monkees – não com uma nova versão da banda, como uma turma havia tentado sem sucesso nos anos 1980, mas com uma nova série de TV inspirada neles. E os escolhidos para isso? O Supergrass.

O trio britânico, que fez sucesso a reboque do britpop, estava em alta em 1995, quando lançou seu primeiro álbum, I should coco. Hits como Alright grudavam na mente, os vídeos eram cheios de energia, e Gaz Coombes, o vocalista, tinha cara de quem poderia muito bem ser um monkee da sua geração. Spielberg ouviu a banda por intermédio dos filhos, gostou e fez o convite.

Os ingleses foram até a Universal Studios para uma reunião com o diretor – com direito a recepção no rancho dele e papo sobre fase bem antigas da série televisiva Além da imaginação. O papo sobre a série, diz Coombes, foi proposital, porque a banda sacou logo onde aquilo poderia dar. “Talvez eu estivesse tentando antecipar a abordagem cafona que seria sugerida, tipo a banda morando junta como os Monkees”, contou Coombes à Louder, que publicou um texto sobre o assunto.

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A proposta era tentadora. Mas eles disseram não. “Foi lisonjeiro e muito legal, mas ficou óbvio para nós que não queríamos pegar esse atalho”, explicou o vocalista, afirmando ter pensado que aquilo poderia significar o fim do grupo. “Você pode acabar morrendo em um quarto de hotel ou algo assim, ou então a produção quer apenas um de nós para a próxima temporada. Foi muito engraçado, respeitosamente muito engraçado”.

O tempo passou. E agora, em 2025, I should coco completa 30 anos (mas já?). O Supergrass, que se separou no fim dos anos 2000, voltou para tocar o disco na íntegra e alguns hits em festivais como Glastonbury e Ilha de Wight.

Aqui, o trio no Glastonbury de 2022.

Foro: Keira Vallejo/Wikipedia

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Crítica

Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

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Ouvimos: Lady Gaga, “Mayhem”

Tudo que é mais difícil de explicar, é mais complicado de entender – mesmo que as intenções sejam as melhores possíveis e haja um verniz cultural-intelectual robusto por trás. Isso vale até para desfiles de escolas de samba, quando a agremiação mais armada de referências bacanas e pesquisas exaustivas não vence, e ninguém entende o que aconteceu.

Carnaval, injustiças e polêmicas à parte, o novo Mayhem foi prometido desde o início como um retorno à fase “grêmio recreativo” de Lady Gaga. E sim, ele entrega o que promete: Gaga revisita sua era inicial, piscando para os fãs das antigas, trazendo clima de sortilégio no refrão do single Abracadabra (que remete ao começo do icônico hit Bad romance), e mergulhando de cabeça em synthpop, house music, boogie, ítalo-disco, pós-disco, rock, punk (por que não?) e outros estilos. Todas essas coisas juntas formam a Lady Gaga de 2025.

Algo vinha se perdendo ou sendo deixado de lado na carreira de Lady Gaga há algum tempo, e algo que sempre foi essencial nela: a capacidade de usar sua música e sua persona para comentar o próprio pop. David Bowie fazia isso o tempo todo – e ele, que praticamente paira como um santo padroeiro sobre Mayhem, é uma influência evidente em Vanish into you, uma das faixas que melhor representam o disco. Aqui, Gaga entrega dance music com alma roqueira, um baixo irresistível e um batidão que evoca tanto a fase noventista de Bowie quanto o synthpop dos anos 1980.

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Mais coisas foram sendo deixadas de lado na carreira dela que… Bom, sao coisas quase tão difíceis de explicar quanto as razões que levaram Gaga a criar um álbum considerado “difícil” como Artpop (2013), enquanto simultaneamente mergulhava no jazz com Tony Bennett e preparava-se para abraçar o soft rock no formidável Joanne (2016), um disco autorreferente que talvez tenha deixado os fãs da primeira fase perdidos. Em outro tempo, Madonna parecia autorizada a mudar como quisesse, mas quando Gaga fazia o mesmo, deixava no ar notas de desencontro e confusionismo. O pop mudou, as décadas passaram, o público mudou – e todas as certezas evaporaram.

É nesse cenário que Mayhem equilibra as coisas, entregando um pop dançante, consciente e orgulhoso de sua essência, mas ao mesmo tempo sombrio e marginal. Há momentos de caos organizado, como em Disease e Perfect celebrity – esta última começa soando como Nine Inch Nails, mas, se você mexer daqui e dali, pode até enxergar um nu-metal na estrutura. Killah traz uma eletrônica suja, um refrão meio soul, meio rock que caberia num disco do Aerosmith, enquanto Zombieboy aposta no pós-disco punk, evocando terror e êxtase na pista (por acaso, Gaga chegou a dizer que o disco tem influências de Radiohead, e confirmou o NiN como referência).

Na reta final, o álbum se aventura por outros terrenos: How bad do U want me e Don’t call tonight flertam com o pop dinamarquês dos anos 90 (e são, por sinal, as únicas faixas pouco inspiradas do disco); The beast tem cara de trilha sonora de comercial de cerveja; e Lovedrug mergulha na indefectível tendência soft rock que surge hoje em dia em dez entre dez discos pop. Essa faixa soa como um híbrido entre Fleetwood Mac e Roxette – como se Gaga  estivesse pensando também na programação das rádios adultas de 2035.

O desfecho de Mayhem chega como um presente para o ouvinte: Blade of grass é uma balada melancólica de violão e piano, que ecoa tanto a tristeza folk dos anos 70 quanto a melancolia do ABBA, crescendo em inquietação à medida que avança. E então, como quem perde um pouco o tom, o álbum termina com… Die with a smile, a já conhecida balada country-soul gravada em parceria com Bruno Mars, lançada há tempos como single. Dentro do contexto do disco, ela soa mais como um apêndice do que como um encerramento – uma nota de rodapé onde se esperava um ponto final. Nada que chegue a atrapalhar a certeza de que Lady Gaga conseguiu, mais do que retornar ao passado, unir quase todos os seus fãs em Mayhem.

Nota: 8,5
Gravadora: Interscope
Lançamento: 7 de março de 2025.

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