Cultura Pop
Aquela vez em que falei com Damo Suzuki

Tem documentário sobre Damo Suzuki rolando no Reino Unido. Sei lá quando vai passar aqui (o In-Edit poderia quebrar esse galho), mas Energy – A documentary about Damo Suzuki fala detalhadamente da carreira do artista japonês que se integrou à banda alemã Can nos anos 1970. E que, após os anos 1980, embarcou numa carreira solo experimental e pra lá de maluca – com direito a shows absolutamente improvisados e músicas feitas na hora.
Dois desses shows rolaram aqui no Rio de Janeiro em maio de 2009, quando Damo se apresentou no Rio, Rock & Blues, que ficava na Lapa, e no Teatro Ipanema – o músico ainda participou de um debate no teatro Oi Casa Grande, no Leblon. Bati um papo com o artista por e-mail para o Jornal do Brasil, onde eu trabalhava na época. Como o documentário está aí e vale sempre a pena lembrar do nome de Damo, achei a matéria e resolvi publicar novamente aqui no Pop Fantasma. Segue aí embaixo. O título da matéria publicada no jornal não foi dado por mim, e particularmente não gostei dele, mas mantive aí.
Em tempo: Damo está em plena atividade e lançou em 2022 Arkaoda, disco de três longas faixas, gravado ao lado do Spiritczualic Enhancement Center, um “grupo de trance-jazz espectral com uma metodologia psicodélico-punk”.
DAMO SUZUKI, EX-INTEGRANTE DO CAN, SE REVÊ NO ANONIMATO
Publicado no Jornal do Brasil em 15/05/2009
Um show de música improvisada no palco, que faz parte de uma turnê infinita, feita com o auxílio de músicos escolhidos nos lugares em que vai se apresentar (os “mensageiros musicais”, como ele diz). É o que dá para falar, seguramente, sobre as três aparições de Damo Suzuki (ex-Can) no Rio.
O músico traz sua eterna Damo Suzuki’s Network para o Rio Rock & Blues (dia 26), na Lapa, e para o Teatro Ipanema (dia 28). Para abrir os trabalhos, participa, no dia 25, da terceira edição do ciclo de debates do Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea, debatendo sobre Entretenimento e Audibilidades Contemporâneas, no Oi Casa Grande.
Bem antes da carreira solo, Suzuki teve uma passagem curta (três anos) pelo grupo progressivo alemão Can. Mesmo assim, muitos fãs especialmente os brasileiros ainda o conhecem como o ex-vocalista da banda, que tinha ainda músicos que se destacaram no cenário vanguardista, como Holger Czukay.
Com o grupo, Suzuki (que fora descoberto pelos colegas enquanto cantava nas ruas de Munique, na frente de um café) gravou os clássicos Tago mago (1971), Ege bamyasi (1972) e Future days (1973). Mas o ex-integrante sequer mantém contato com os ex-colegas. Nem sabe o que andam fazendo.
“Com quantos amigos de infância você ainda mantém contato?” indaga ao repórter. “Passei só três anos no Can, isso representou 5% da minha vida. Os outros 95% combinam mais com meu estilo”.
Mesmo disposto a definir sua obra, deixa claro que o trabalho musical vem mais para confundir do que para explicar.
“Não tenho nenhuma concepção de como as performances serão. Se você já sabe como é o resultado de uma partida de futebol, nem precisa ver o jogo afirma. Criamos tudo de acordo com o tempo e o espaço do momento. Minha música é um processo. É orgânica, natural e parte do compartilhamento de energias”, diz.
VOCAIS SEM LETRAS. Gêneros como rock, eletrônica, jazz e música tribal costumam aparecer em releases de Suzuki para explicar o que sua música abarca. Quem quiser ter uma ideia melhor, pode recorrer aos vídeos de seu trabalho que estão no YouTube. Mas, na hora H, tudo pode mudar.
“Não canto a mesma canção mais de cem vezes, até porque a música que faço não tem como ser repetida. E claro que sempre há situações e reações engraçadas da plateia com relação à música que tocamos”, diz ele, que canta durante os shows, mas sem letras. “Faço um tipo de scat. Quando você tem letras, não está livre. Não faz parte do meu mundo estar preparado antes de começar. A minha música é ela inteira uma mensagem, não preciso de letras”.
As ideias de Suzuki convêm bastante a um artista que diz não gostar de registros de estúdio. E que, atualmente, nem tem se animado muito com a possibilidade de lançar álbuns ao vivo. Seu último registro data de 2006 (Nota de atualização: é o disco Tutti i colori del silenzio, de Damo Suzuki´s Network, mas ainda tem um álbum de 2007, Please heat this eventually, de Suzuki e Omar Rodriguez-Lopez). Apesar de ter um DVD, I was born… I was dead, lançado há pouco por um selo russo, grande parte das suas performances é capturada em vídeos bootleg.
“Lançar discos não é meu mundo. Prefiro convidar as pessoas para ver meu show ao vivo. E música é comunicação, tem que ter audiência, sentencia Suzuki, recorrendo a mais uma metáfora futebolística para falar de música. “Se você assiste a um jogo de futebol na TV, não tem a experiência inteira. É forçado pelo cameraman e pelo diretor. Quando vai a um estádio, tem um ângulo mais pleno, pode ver os fãs de futebol e sentir a atmosfera. E é muito mais interessante ficar num lugar onde as coisas estão acontecendo, não é?”
O time de mensageiros musicais escalado para Suzuki nas investidas brasileiras inclui nomes como o baixista Odeid (ex-Lobão & Os Ronaldos), Bartolo (guitarra, toca na dupla eletro-vanguardista Duplexx), Barrão e Luiz Zerbini (ambos do grupo experimental Chelpa Ferro). Uma turma escolhida pela loja de discos Plano B, que traz o artista ao Brasil.
Detentora de um catálogo volumoso de vinis raros, o endereço da Lapa costuma apresentar shows de música experimental todas as sextas-feiras, com entrada franca. O cardápio inclui shows de músicos inovadores estrangeiros (como Lawrence English, Zbigniew Karkovfky e o guitarrista japonês Tetuzi Akyiama) e brasileiros (entre eles o trio vocal 3 Terrores, os músicos Marcos Campello e Paulo Dantas, o grupo under Zumbi do Mato e o próprio Chelpa).
“Foi o próprio Suzuki que entrou em contato conosco e quis vir. Conheço seu trabalho há muito tempo, desde a época em que tocava no Can”, diz Fernando Torres, dono da loja, que também tocará sons eletrônicos com o artista no Rio, Rock & Blues. “Escolhemos levá-lo para outros lugares, porque o show dele envolve mais estrutura e tem cachê. Não daria para trazê-lo para tocar no esquema comum que usamos nas sextas no Plano B”.
Não deixa, no entanto, de ser instigante imaginar como seria uma apresentação de Suzuki dentro da loja, cravada no começo de uma ladeira na Lapa, com palco mínimo e entra-e-sai de pessoas. Já que, para Suzuki, interessa mais a liberdade do que qualquer outro fator.
“Você se torna criativo quando não tem tanta informação. Da mesma forma que comida demais dá sono, muita informação não te deixa em situações criativas”, afirma.
Cultura Pop
No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).
Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.
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Cultura Pop
No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.
E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
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4 discos
4 discos: Ace Frehley

Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.
Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.
Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.
Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução
“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.
Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…
“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).
O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.
“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.
“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.
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