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Urgente!: David Byrne de volta – Friedberg e Cate Le Bon também

RESUMO: David Byrne lança single Everybody laughs e anuncia álbum novo. Friedberg solta Ha ha, em clima bem diferente do álbum de estreia. Cate Le Bon anuncia o disco Michelangelo dying, e também lança um novo single.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Shervin Lainez/Divulgação
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Muita gente esperava que os Talking Heads voltassem com uma turnê comemorativa, quando a banda lançou o clipe de Psycho killer na semana passada – não rolou, como é público e notório. Em compensação, quem tá de volta é David Byrne, líder do grupo, que lança o álbum Who is the sky? no dia 5 de setembro pela Matador Records. Everybody laughs, primeiro single, já tem até clipe, dirigido pelo artista multimídia Gabriel Barcia-Colombo. A música é um gospel pop e percussivo.
O disco foi produzido por Kid Harpoon (Harry Styles, Miley Cyrus) e arranjado pelos músicos da Ghost Train Orchestra. Tem participação de St. Vincent, Hayley Williams (Paramore) e Tom Skinner (The Smile). E Byrne diz que existe uma razão para ele ter feito Everybody laughs: ele foi avisado por uma pessoa de que usa demais a expressão “todo mundo”.
“Acho que faço isso para dar uma visão antropológica da vida em Nova York como a conhecemos”, diz Byrne. “Todos vivem, morrem, riem, choram, dormem e olham para o teto. Todo mundo está usando os sapatos dos outros, o que nem todo mundo faz, mas eu fiz”, conta ele, que durante os últimos três anos compilou frases, cozinhou muito (principalmente comida mexicana e indiana) e desenhou também muito – e compôs duas músicas com Arnaldo Antunes, que estão no disco mais recente do paulistano, Novo mundo (resenhado pela gente aqui)
Ainda sobre Everybody laughs: “Tentei cantar sobre essas coisas que poderiam ser vistas como negativas de uma forma equilibrada com um sentimento positivo do ritmo e da melodia, especialmente no final, quando St. Vincent e eu estamos gritando e cantando juntos. A música pode fazer isso: manter os opostos simultaneamente. Percebi isso quando cantei com Robyn no início deste ano. Suas canções costumam ser tristes, mas a música é alegre”, completa ele.
Byrne inicia a turnê do novo disco no dia 14 de setembro em Providence, Rhode Island. A banda da turnê será composta por 13 músicos, cantores e dançarinos – entre eles, uma turma numerosa da banda da turnê American utopia.
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Quem tá de volta é o Friedberg – que ao que parece, deve vir com a sequência de Hardcore workout queen, seu disco do ano passado, resenhado pela gente aqui. Sai agora o single Haha, um tanto diferente do alt-rock da estreia. Dessa vez, a banda surge com uma faixa curta (2 minutos), eletrônica, sombria, parecendo um samba industrial – e ameaçando algo próximo do indie pop na abertura. O clipe é pura entrega tribal à dança.
“A gente estava só brincando no estúdio do Dan (Carey), ligamos a bateria eletrônica, comecei a cantar a linha vocal e então o Dan mandou aquele synth no refrão — e nós dois nos olhamos tipo: ‘Ok, é isso…’. Tudo se encaixou tão rápido, e eu adoro quando isso acontece. A música meio que se desenrolou a partir daí – virou essa coisa sobre perfeição curada, alguém que dominou o espelho mas perdeu o rumo”, conta Anna.
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Cate Le Bon voltou com novidade: a produtora, cantora e compositora acaba de lançar Heaven is no feeling, clipe e faixa que abrem caminho para seu sétimo disco, Michelangelo dying, que sai dia 26 de setembro pelo selo Mexican Summer. A música marca uma virada emocional na carreira da artista – ela vinha trabalhando em outro álbum, mas decidiu abandonar o projeto para escrever sobre o fim de um relacionamento. O disco foi gravado entre a ilha de Hydra e o deserto da Califórnia, com produção de Samur Khouja.
Tanto a música quanto o clipe da faixa seguem a mesma linha pop e perturbadora ligada ao trabalho de Cate – é quase um trabalho de videoarte em que ela, passando o maior sofrimento num quarto todo decorado de rosa, observa a si própria numa tela de TV. A ideia de H. Hawkline, que dirigiu o clipe, foi falar sobre luto – ainda que haja momentos de humor, como quando Cate “atende” uma banana em vez de um telefone.
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E agora você confere lista de faixas e capa do álbum de Byrne:
1. Everybody laughs
2. When we are singing
3. My apartment is my friend
4. A door called no
5. What is the reason for it?
6. I met the Buddha at a downtown party
7. Don’t be like that
8. The avant garde
9. Moisturizing thing
10. I’m an outsider
11. She explains things to me
12. The truth
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Urgente!: The Beths faz chorar em música nova; Animal Collective volta na psicodelia fofa

RESUMO: The Beths lançam a dolorida e acústica Mother, pray for me; Animal Collective volta com o tema psicodélico e quase infantil Buddies on the blackboard.
Texto: Ricardo Schott – Foto (The Beths): Divulgação
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Introspectiva por natureza, a banda The Beths dá uma entristecida amiga no novo single, Mother, pray for me, cantada com ar cândido pela vocalista Elizabeth Stokes – uma música, aliás, que ela confessa ter chorado o tempo todo enquanto escrevia. Não foi á toa: a letra tem versos como “mãe, você está por perto?”, “quis machucar você pela dor que causou em mim / e sei que sou o motivo pelo qual você chorou / mãe, reze por mim”.
“A música não é sobre a minha mãe, é sobre mim – sobre o que espero que o nosso relacionamento seja, o que eu acho que é, o que talvez seja de fato, e o que posso ou não esperar dele”, conta Elizabeth. “Minha mãe é imigrante indonésia de primeira geração e muito católica. Nasci em Jacarta e nos mudamos para Auckland (Nova Zelândia) quando eu tinha quatro anos. Acho que essa música é uma tentativa minha de entender meu relacionamento com minha mãe, e o relacionamento dela com sua fé e com a própria mãe”.
Apesar da banda inteira ter tentado trabalhar na canção, no fim das contas Elizabeth e seus colegas acharam que ficaria mais bonito deixar só ela e o violão, além de um som de órgão no fundo. “Foi difícil compor”, revela. Mother, pray for me vai estar ao lado dos outros singles recentes do grupo, Metal e No joy, no álbum novo dos Beths, Straight line was a lie, previsto para o dia 29 de agosto pelo selo Anti-.
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Quem tá também com música nova é o Animal Collective – ainda que os projetos paralelos dos integrantes tenham se tornado mais presentes no universo pop do que a própria banda. De qualquer jeito, há um mês saiu o single Love on the big screen e dessa vez, sai o lado B, Buddies on the blackboard, uma espécie de tema psicodélico de desenho animado (cujo vídeo mostra vários desenhos feitos com giz e lousa) que é a cara do grupo. No dia 1º, as duas faixas saem em um single de 7 polegadas pela Domino Recordings.
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VIU ESSA? Damon Albarn (Blur/Gorillaz) admite pela primeira vez que havia, sim, uma baita rivalidade entre Oasis e Blur nos anos 1990 – e ainda diz que, com os shows hiperlotados, a turnê extensa, e a atenção da mídia, o Oasis ganhou a parada.
Lançamentos
Radar: Audrey Hobert, Naima Bock, Sistema Nervioso, Messiness, Almareas, Matías Roden, Ark Identity

E lá vem mais um Radar internacional – como sempre, unindo nomes pop que com certeza estão próximos do estouro, e outros que fazem sons com os quais as paradas precisam ainda se acostumar. Aubrey Hobert talvez seja uma das próximas sensações do pop com seu primeiro álbum, Messiness volta à psicodelia do rock britânico dos anos 1990, Almareas mete bronca no rock ruidoso, Naima Bock faz folk dolorido e realista quanto aos sentimentos do dia a dia, e vai por aí. Ouça tudo no volume máximo.
Texto: Ricardo Schott – Foto Aubrey Hobert: Divulgação
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AUDREY HOBERT, “BOWLING ALLEY”. Essa cantora e compositora norte-americana segue firme no pop confessional com Bowling alley, seu segundo single. Numa pegada acústica e divertida, a faixa fala sobre inseguranças sociais e o incômodo de ser notada só quando algo seu viraliza. É pop de quarto com alma de diário: sincero, direto e cheio de charme. Audrey já compôs com Gracie Abrams, sua amiga de infância, e começa a marcar presença com um som que mistura vulnerabilidade e sagacidade na medida.
“Bowling alley é sobre achar que ninguém quer que você vá à festa deles, mesmo tendo sido cordialmente convidado (um sentimento egocêntrico). E também sobre pessoas que você conhece há anos só te reconhecerem quando você faz algo artisticamente empolgante e aos olhos do público. Eu já passei pelas duas coisas e pensei: ‘Caramba, bota música, garota!”, conta ela. Confira abaixo o clipe da faixa, feito por ela própria, e um daqueles vídeos que você vai querer assistir várias vezes na vida. Who’s the clown?, primeiro álbum de Audrey, sai dia 15 de agosto e traz os três singles: Bowling alley, Sue me e o mais recente, Wet hair.
NAIMA BOCK, “ROLLING”. Saiu single novo dessa cantora britânica de vocais extensos e cheios de variações melódicas. Rolling é uma doce balada folk, que se sustenta na voz e no violão durante quase toda a sua duração (outros instrumentos só aparecem no final) e que, segundo ela, não se encaixou bem em seu álbum anterior, Below a massive dark land (2024), mas valia lançar.
A canção foi escrita durante uma viagem de trem de Glasgow para Londres e Naima tem certeza “de que a letra vai ressoar com algumas pessoas”. Não é por acaso: Rolling é um recado direto para quem não tem compromisso algum com os sentimentos alheios. “Tentar caber num coração quebrado / só faz com que eu mesma seja esquecida”, conta ela na letra.
SISTEMA NERVIOSO, “NUNCA NADA”. Pós-punk direto da Espanha, com riffs distorcidos, vocal falado e tecladeira suja. O Sistema Nervioso fala em Nunca nada sobre a relatividade das escolhas diante do fim, e sobre os caminhos duvidosos da vida (olha o refrão, que fazemos questão de não traduzir: “nunca nada es suficientemente bueno o malo / todo lo horizontal lo verás en vertical /¡ gira la cabeza !”). Bloc Party, Vampire Weekend e ecos da banda espanhola Perro aparecem como referências num som urgente e direto, com menos de três minutos. Um labirinto emocional embalado por um groove tenso e inteligente. E o clipe é um primor de videoarte das antigas.
MESSINESS, “FATALLY”. No fim do ano sai o primeiro álbum desse grupo indie-psicodélico, que une rock, krautrock, hip hop, lisergia, escalas arábicas e ciganas, e coisas que lembram a turma de Madchester, nos anos 1980/1990. E dessa vez, eles voltam numa vibe musical que une power pop grudento, britpop e sons herdados do pop feminino sessentista. Mas o tema de Fatally é grave e sério: dependência química, rehabs e toda a desfragmentação que vem na sequência das internações e recaídas. “É uma introspecção dolorosa sobre o vício, a reabilitação e o peso esmagador do tempo que avança sem parar”, diz Max Raffa, criador do grupo.
ALMAREAS, “ANDY”. Uma banda argentina de shoegaze e rock ruidoso em geral – e que canta em inglês, e é contratada por um selo londrino especializado em bandas do barulho, o Shore Dive. Almareas acaba de lançar o EP One day, e encerram o trabalho com a lenta e sufocante Andy, uma música que abre numa calma quase fúnebre, com guitarra e vocal baixo, até partir para os decibéis altos e para as paredes de guitarra. Tem algo de Velvet Underground e de My Bloody Valentine espalhado na melodia e no arranjo.
MATÍAS RODEN, “ANGELS IN THE NIGHT”. De origem peruana, Matías vive em Vancouver, Canadá, e faz um som que pode entrar tranquilamente na gavetinha do tecnopop, ou daquela junção entre climas oitentistas e rock progressivo que marcou trabalhos de Marillion e Peter Gabriel – ele cita nomes como Depeche Mode e Pet Shop Boys como algumas de suas grandes influências, e suas letras lidam com temas como alienação, saúde mental e sexualidade. Momentos de depressão e dias de glória depois da luta marcam o sensível single Angels in the night, cujo clipe mantém o foco em Matías, sempre iluminado por um spot.
ARK IDENTITY, “STILL IN LOVE”. O som de Noah Mroueh, produtor e compositor canadense que esconde atrás do nome Ark Identity, mistura dream pop, indie e R&B alternativo. E o single Still in love (que adianta o EP Deluxe nightmare, previsto para 14 de outubro) une esses estilos musicais em torno de uma letra que narra o impasse emocional de um amor que não vai embora – mesmo quando já devia ter ido. O clipe da faixa tem o mesmo aspecto vintage e oitentista da música.
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Urgente!: Hayley Williams lança de surpresa 17 músicas novas em seu site oficial

A internet foi invadida hoje por um monte (isso mesmo, um monte) de novas canções solo de Hayley Williams, vocalista do Paramore. São nada menos que 17 canções novas no site da cantora, formando um disco novo que aparentemente se chama Ego. Mas não é só chegar e ouvir tudo, não.
Quem chegar no site, encontra logo uma imagem como a do Windows dos anos 1990 (sério), e um pedido por um código de 16 dígitos enviado aos fãs pela Good Dye Young, empresa de tintura para cabelo de Hayley – no site Reddit chovem senhas para acessar as canções (tipo essa aqui).

Deu até saudade da internet disc… NÃO, PENSANDO BEM, NÃO!
As músicas de Ego têm títulos como True believer, Hard, Negative self talk, True believer e Zissou, além de Mirtazapine, que já é velha conhecida, digamos – foi lançada há poucos dias durante uma aparição de Hayley numa rádio de Nashville. Tem também Discovery channel, uma interpolação com The bad touch, aquele hit de 1999 da banda The Bloodhound Gang (lembra?). Mirtazapine faz referência ao nome genérico de um anti-depressivo, e a letra tem versos bem reveladores, como “you make me eat, you make me sleep / you let me dream, you let me dream” (“você me faz comer, você me faz dormir / você me deixa sonhar, você me deixa sonhar”).
A página em que aparecem as músicas tem visual de desktop bagunçado dos anos 1990, com direito a um audio player das antigas para ouvir as faixas. Vale informar que Hayley, musicalmente – e isso se esse material for o oficial do próximo álbum – embarcou nos climas próximos do lo-fi, com sons envelhecidos, “defeitos” especiais, e coisas do tipo, mas com a cara própria dela (e sim, o material novo é bom, especialmente a já conhecida Mirtazapine).
Uma pasta adicional, intitulada Misc, leva a um vídeo de show da banda Phoenix em 2017 (pelo menos é o que diz o arquivo), além de uma imagem de um caderno de composição, de uma camiseta onde se lê “Hayley Williams é minha banda favorita”, e de um áudio em que uma voz de criança diz “Sinto muito que você esteja passando por algo difícil”.
Aliás, recentemente, o Paramore lançou uma edição de luxe de seu álbum de estreia All we know is falling (2005), acompanhada de uma raridade: as músicas do EP The summer tic, lançado por conta própria em 2006 e vendido apenas nos shows da turnê do primeiro disco.
Voltamos depois com novas informações, aqui ou em outro link.
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Prepare a emoção e os ouvidos: a Balaclava traz ao Brasil, pela primeira vez, os pioneiros do slowcore, Codeine. O trio novaiorquino faz show único no dia 11 de outubro, sábado, no City Lights Music Hall, em São Paulo. Ícone da introspecção ruidosa dos anos 1990, o grupo cult formado por Stephen Immerwahr, John Engle e Chris Brokaw retorna em uma de suas raras aparições desde o fim das atividades em 1994. Ingressos aqui.
Com discos fundamentais como Frigid stars (1991), o Codeine moldou o som melancólico e minimalista que virou escola para nomes como Low e Mogwai. A apresentação marca a fase atual da banda, reativada após relançamentos pelo selo The Numero Group. Emoção contida, distorção lenta, presença histórica garantida.
E tem mais barulho vindo pro Brasil – mas infelizmente, e novamente, só pra São Paulo. O Brian Jonestown Massacre, após esgotar ingressos em 2023 (e fazer um show de mais de duas horas), retorna a SP pelas mãos da Maraty (produtora do jornalista André Barcinski junto ao produtor Leandro Carbonato) e toca no dia 28 de novembro no Espaço Usine (antigo Clash Club). As bandas de abertura vão ser anunciadas nos próximos dias. Ingressos aqui.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução
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