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Crítica

Ouvimos: U.S. Girls – “Scratch it”

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RESENHA: No novo disco do U.S. Girls, Scratch it, Meg Remy abraça o soft rock, evoca Bowie, Velvet, Carly Simon e trata de maternidade, luto e crítica social com emoção.

RESENHA: No novo disco do U.S. Girls, Scratch it, Meg Remy abraça o soft rock, evoca Bowie, Velvet, Carly Simon e trata de maternidade, luto e crítica social com emoção.

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Meg Remy, compositora, cantora, musicista e criadora do U.S. Girls, vestiu a capa do soft rock no disco novo – talvez seguindo uma tendência que já vem rolando há um tempinho na música pop, talvez achando que é mesmo hora de serenar, depois de ter passado por estilos como música eletrônica e rock industrial nos discos anteriores.

Scratch it, gravado em fita durante dez dias, abre com um curioso bubblegum, Like james said, que tem lá seus ares de Sugar sugar (o hit dos Archies), mas é uma homenagem à dança de James Brown. É uma música que traz um excelente arranjo de cordas e ainda insere na letra a busca de espaço próprio, usando a imagem da dança solo: “Eu sou a rainha de exorcizar a dor / esta coreografia é só para mim”.

Dear Patti, som sixties com encosto de blues, de Velvet Underground e de girl groups sessentistas, é dedicada a Patti Smith. A letra cita o fato de Meg ter perdido um show da cantora (num festival em que, lembra Meg, “havia apenas duas mulheres no palco”) e credita o furo ao dia a dia de mãe de gêmeos. “Estava me certificando de que meus filhos não caíssem no lago”, canta ela, num tom em que você percebe realmente que, seja lá a importância do que tenha acontecido, ela ficou realmente descacetada de não comparecer ao tal show.

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Um tom mais ligado à música agridoce dos anos 1970 vai se avizinhando aos poucos em Scratch it, e surge com força nas duas únicas covers do disco: Firefly on the 4th of July, composição do canadense Alex Lukashevsky, soa à primeira vista como uma canção ingênua a la Peter, Paul & Mary, ou uma paródia de hino nacional – e a letra fala em medo nuclear e abandono (“estou apenas deitado aqui dividido pelos meus filhos / ninguém virá me encontrar e me salvar”). The clearing, do norte-americano Micah Blue Smaldone, é country rock com estilo de hino, tocado no piano Rhodes e na guitarra, com letra apontando o Toque de Midas reverso dos seres humanos, que “rasgam o que não podem consertar / quebram o que não podem dobrar”.

Esse tom de enfrentamento do poder, de dedo apontado para a realidade, paira sobre quase todo o disco. Até mesmo nos doze minutos de Bookends, som estradeiro lembrando Carly Simon e Joni Mitchell, dedicado ao falecido vocalista do Power Trip, Riley Gale: “Riley estava sempre falando sobre a cruz e quebrando-a”, canta, antes de exclamar que está constantemente se perguntando “para onde Riley foi”. Emptying the Jimador investe no country folk melancólico, com Meg vestindo a capa da pessoa que luta pela própria sanidade num mundo que não dá trégua a ninguém (“eu sou a lenda da minha vida, e isso é muita coisa para segurar / quantas vezes eu derramo tudo”).

Mergulhando no rock de adulto e nas emoções fortes, o U.S. Girls também evoca Steely Dan e Supertramp, mas sem o mesmo balanço, em Walking song, e recorda algo do David Bowie de 1969 no soul-gospel de No fruit, hino da hora da colheita (“você sabe que eu sei que todo mundo pensa que pode crescer com apenas um pouco de água / cara, se você não plantar pensando na lua / você certamente sofrerá com raízes superficiais”).

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: 4AD
Lançamento: 20 de junho de 2025

Crítica

Ouvimos: Optic Sink – “Lucky number”

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Pós-punk afiado: no novo álbum, o Optic Sink mistura baixo frontal, bateria robótica e synths em faixas tensas, frias e cheias de energia.

RESENHA: Pós-punk afiado: no novo álbum, o Optic Sink mistura baixo frontal, bateria robótica e synths em faixas tensas, frias e cheias de energia.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Feel It Records
Lançamento: 31 de outubro de 2025

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Tem pós-punk estranho lá em Memphis. O Optic Sink parece com aquelas bandas que você descobre em coletâneas antigas da Factory – grupos para os quais o Joy Division chegou a abrir shows mas que ficaram no passado, ou que chegaram a ser considerados mais promissores que o New Order por alguns minutos. Claro que nada disso significa que o Optic Sink vai ficar para trás: no terceiro disco, Lucky number, eles vêm com músicas pontiagudas e altas habilidades no uso dos melhores truques dos estilos da “família” pós-punk.

  • Ouvimos: Anika, Jim Jarmusch – Father, mother, sister, brother (trilha sonora do filme)

Natalie Hoffmann, Ben Bauermeister e Keith Cooper usam e abusam de baixo na frente, batera robótica, riff de guitarra combinados com riffs de synth, heranças do krautrock, vibes repetitivas e bacanas, vocais que dão certos sustos no/na ouvinte – tudo isso surge em faixas como Laughing backwards, Lucky number, Don’t look down. Já Construction abre com algo que (opa) pode se parecer com a fase tecnopop do Queen, mas também pode não parecer – e que logo se torna algo mais próximo de bandas como Magazine e Stranglers.

O lado mais frio e ritmado do grupo continua dando as cartas em músicas como How can I help you? e Kinetic world, duas canções que constroem atmosferas urbanas e musicais na frente de quem ouve o disco. Já Golden hour, um duelo entre baixo e guitarras funciona como se pusesse Joy Division e New Order lado a lado. Luxury of honesty, encerrando o álbum, tem curiosamente algo de raggamuffin na batida, e chega a lembrar a mania do Public Image Ltd pela exploração de ritmos em meio ao instrumental frio.

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Crítica

Ouvimos: Alan James – “Solar/Sonhar”

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Solar/Sonhar, novo álbum de Alan James, junta Beatles, sunshine pop e Clube da Esquina em faixas psicodélicas e sessentistas, com toques de Skank, Guilherme Arantes e Elton John.

RESENHA: Solar/Sonhar, novo álbum de Alan James, junta Beatles, sunshine pop e Clube da Esquina em faixas psicodélicas e sessentistas, com toques de Skank, Guilherme Arantes e Elton John.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 7 de novembro de 2025

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Fã de Beatles, de Roberto Carlos, do já saudoso Lô Borges, de Todd Rundgren e de nomes do chamado sunshine pop (estilo musical mais ou menos popular na Califórnia no fim dos anos 1960, gerado por fãs de Beach Boys e The Mamas and The Papas como a banda The Millennium), o carioca radicado em SP Alan James faz a junção de tudo isso em seu segundo álbum solo, Solar/Sonhar.

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Solar/Sonhar começa juntando Todd Rundgren e The Who na psicodélica Não precisa mais – que ganha duas partes no disco, a segunda encerrando o álbum numa onda meio britpop, meio Guilherme Arantes. Luz da manhã, na sequência, tem toques herdado tanto do Clube da Esquina quanto de sensações pop sessentistas como The Cowsills. A onda sunshine pop toma conta de faixas puramente sessentistas como Não se prenda ao medo, Pra ver o sol e Olha, enquanto a vinheta Por que isso aconteceu comigo? (cuja letra é apenas o seu título) tem muito de bandas como High Llamas.

Perto do final, Solar/Sonhar ganha uma cara parecida com a fase Maquinarama / Cosmotron do Skank, em Sobrevivo e Graciosa ilusão, e junta Guilherme Arantes, Elton John e Carpenters na bela Aquela que brilha.

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Crítica

Ouvimos: Scarlet Rae – “No heavy goodbyes” (EP)

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Scarlet Rae estreia com No heavy goodbyes, EP indie/alt-rock noventista, intimista e ruidoso, que mistura Smashing Pumpkins, shoegaze e folk para tratar de luto e confissão.

RESENHA: Scarlet Rae estreia com No heavy goodbyes, EP indie/alt-rock noventista, intimista e ruidoso, que mistura Smashing Pumpkins, shoegaze e folk para tratar de luto e confissão.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Bayonet Records
Lançamento: 19 de setembro de 2025

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Scarlet Rae é uma cantora de Los Angeles que hoje vive em Nova York, e que após trabalhar em vários projetos na adolescência, começou a lançar faixas solo em 2020. Seu meio de origem é o indie folk – ela chegou a cantar numa banda do estilo, a Rose Dorn, que gravou pelo selo Bar None Records.

No heavy goodbyes é o EP solo de estreia, e é mais uma prova audível de que os Smashing Pumpkins (que há poucos meses atrás não pareciam ser uma banda tão “seguida” por artistas novos) virou referência maníaca. Músicas como The reason I could sleep forever são tão reverentes ao grupo de Billy Corgan quanto o disco de estreia do Rocket, R is for rocket. Não apenas isso: A world where she left me out vai na onda shoegaze, e tem mais do que apenas uma ou outra referência dos SP e também do Joy Division. É um rock barulhento com o pé no radiofônico – coisa que tem se tornado comum nos dias de hoje, aliás. Não por acaso, volta e meia você vai lembrar dos Cardigans e do Placebo ouvindo o EP, o que já insere Scarlet num corredor noventista.

Apesar das influências de Smashing Pumpkins e da vocação para fazer barulho, o som de Scarlet – vale dizer – é bem baixos teores nesse sentido. O foco de No heavy goodbyes é na demonstração dos talentos de uma ótima cantora e compositora ligada a climas mais introspectivos e a letras confessionais – o idioma do soft rock traduzido para sons “alternativos”. Bleu, primeiro single de Scarlet, vem na sequência com ruídos eletrônicos, vocais gravados “lá atrás” e clima hipnótico. No fim do disco, Light dose e Call of the day são as canções mais aprochegadas do “indie folk” – trazendo violões com senso rítmico e melódico, e um certo ardidinho grunge.

As letras de Scarlet, por sua vez, trazem bem mais do que tristeza e pé na bunda. O material de No heavy goodbyes foi fortemente influenciado pela morte de irmã da cantora – e além do luto, a própria pulsão de morte do ser humano entra em discussão nas letras (daí o EP ter uma faixa chamada The reason I could sleep forever). Um disco que pede imersão, ainda que por um curto tempo.

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