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Cultura Pop

Rock de menor: oito rockstars que já tocavam com menos de 18

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Aparentemente, tudo que o Korn precisava para voltar a chamar a atenção era convidar um baixista de 12 anos para entrar para a banda. O grupo de nu-metal acaba de passar pelo Brasil, com shows em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, tendo na formação Tye Trujillo, filho de 12 anos de Robert Trujillo, baixista do Metallica. Muita gente elogiou o garoto e o efeito “ai que fofo” parece ter dado certo até com gente que nunca prestou atenção ao Korn. Vale lembrar que Tye não é integrante oficial da banda – só está na turnê pela América do Sul porque o titular, Reginald “Fieldy” Arvizu, não pôde vir.

Abaixo, você confere mais oito músicos que, antes dos 18, já eram integrantes oficializados de bandas, ensaiavam, rodavam palcos, gravavam demos e até eram apostas de gravadoras (por acaso metade dessa turma é formada por baixistas).

CHAMPIGNON. Morto em 2013, o baixista do Charlie Brown Jr começou a tocar o mesmo instrumento de Tye numa banda com a mesma idade dele, 12 anos. Foi no What’s Up, grupo do qual Chorão já era vocalista. Champignon costumava falar que o instrumento (quase sempre emprestado, por sinal) era maior que ele – e Chorão costumava falar (segundo o próprio) coisas para o amigo como “se sair da banda, apanha!”.

SID VICIOUS. Deve ser uma espécie de padrão: tá aí outro baixista que tocava numa banda quando não tinha idade nem para comprar uma revista Playboy na banca. Aos 16, o largadão Sid fazia parte do Flowers Of Romance, catacorno de músicos da primeira onda do punk. Keith Levene, ex-The Clash e futuro Public Image Limited, fez parte do grupo, bem como Palmolive e Viv Albertine, que foram da banda feminina Slits. John Lydon (Sex Pistols, PiL) costumava falar que a banda “teve por volta de quarenta integrantes”.

THE REAL KIDS. Pouco conhecida, essa banda americana da primeira onda do punk (seu grande hit é “All kindsa girls”, do primeiro disco, de 1977) era liderada pelo cantor, guitarrista e compositor John Felice, que aos 15 anos, em 1972, já tocava no Modern Lovers, de Jonathan Richman. Era tudo o que ele não queria. “Eu usava drogas, bebia, ele era careta, só comia comida saudável…”. Saiu do grupo e montou o Real Kids no mesmo ano.

THE KIDS. Os Real Kids se chamavam The Kids quando começavam. Coincidência ou não, em 1976 formou-se uma outra banda punk chamada The Kids, na Bélgica. Até as influências eram as mesmas – um misto de crueza sonora e riffs herdados de Chuck Berry. E os problemas com o Juizado de Menores também: com 12 anos, o baixista (outro?) Danny De Haes era impedido de subir em alguns palcos com o grupo – a banda conseguiu até abrir shows para Patti Smith e Iggy Pop.

ERIK BRANN. Guitarrista, ele entrou para o Iron Butterfly aos 17 anos, a tempo de gravar o clássico disco “In-a-gadda-da-vida” (1968). Na época, já tinha um currículo de impressionar – era originalmente violinista e, por um projeto que beneficiava músicos-prodígio, acabou tocando o instrumento na Boston Symphony Orchestra com menos de dez anos. Morreu em 2003.

DÉ PALMEIRA. Outro baixista menor de idade? Sim: Dé Palmeira tinha 17 anos quando gravou os baixos do epônimo primeiro disco do Barão Vermelho (1982).

https://www.youtube.com/watch?v=g60ZQVJ0iP4

CONOR MCGLOIN. Quase famoso. Guitarrista da banda britânica Kinesis, Conor tinha muitas preocupações aos 17. Após dois anos gravando demos, dando shows para plateias minúsculas e provocando certo buzz no meio fonográfico (que culminaram em aberturas de shows para bandas como Biffy Clyro), ele e seus amigos foram convidados para abrir uma turnê de seus ídolos Manic Street Preachers e para assinar contrato com o selo Independiente, do Travis e de Paul Weller. “Minha mãe precisou assinar o contrato para mim”, contou Conor aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=NeuxMHdv3N8

ARI UP. Morta em 2010, a vocalista das Slits era cria do punk. Sua mãe casou-se ainda nos anos 1970 com John Lydon (Sex Pistols, Pil) e Ari, enteada do cantor, aprendeu a tocar guitarra com Joe Strummer, do Clash. Montou as Slits aos 14 anos, em 1976. “Cut”, estreia do grupo, saiu em 1979 quando ela tinha 17.

Cultura Pop

No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

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No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a "Jagged little pill"

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).

Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.

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Cultura Pop

No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

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Radiohead no nosso podcast, o Pop Fantasma Documento

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.

E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).

Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.

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4 discos

4 discos: Ace Frehley

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Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.

Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.

Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.

Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.

Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…

“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).

O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.

“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.

“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.

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