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Televisão

Rede Manchete invadida!!

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Quando funcionários da Rede Manchete invadiram a própria emissora para protestar contra salários atrasados

Quem tivesse ficado alguns anos entre os anos 1980 e o fim dos 1990 sem vir ao Brasil, tomaria um susto com a mudança na programação da Rede Manchete. No fim da década, a emissora dos Bloch, que já havia se achado em condições de brigar com a Globo, tinha virado uma estação bastante popularesca. Aliás, o local tinha se tornado uma boa opção para apresentadores de TV vindos do SBT ou da Record. Além de exibir quase as mesmas atrações do Domingo Legal, do Gugu Liberato. O jornalismo tinha sido redesenhado para cobrir polêmicas, manchetes bizarras e conteúdo “mundo cão”.

Após tentarem gritar alto no domingo com o Domingo milionário (1998), apresentado pelo insólito trio Luiz Thunderbird, J. Silvestre e Marcelo Augusto (e que quase teve João Gordo no time de comandantes), a emissora decidiu enfrentar o Domingo legal com o… Domingo Total, apresentado por Sérgio Mallandro, Virgínia Novicki e Otávio Mesquita. Só que a audiência dos programas da “nova” Manchete ficava aquém do desejado. Isso apesar de a emissora ter ganhado uma sobrevida daquelas graças ao desenho japonês Cavaleiros do Zodíaco. Aliás, até o próprio Sérgio Mallandro levou sua Festa do Mallandro para lá.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Quando a MTV e a Rede Manchete quase uniram forças nos anos 1980

Para se manter, a emissora recorria a um expediente que ficou famoso nos anos 1990: os sorteios realizados pelo número 0900. Até mesmo durante a exibição da Copa da França, em 1998, os sorteios rolavam. A Copa, principalmente, foi um problema para a Manchete, já que gastou-se grana, a equipe foi a Paris, mas a audiência ficou em 1%. Correndo por dentro com a melhor tecnologia, a Globo conquistou 75% da audiência nos jogos. E para piorar, depois disso tudo aí, os tais sorteios pelo 0900 foram proibidos.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Lembranças de quando a Manchete f…. a Globo no Carnaval

Antes que tudo acabasse, a Manchete passaria por várias situações vexatórias. Brida, última novela da emissora, foi interrompida antes do fim, teve o roteiro cortado e fechou com uma narração explicando o destino dos personagens. Magdalena Bonfiglioli, que chamava atenção correndo atrás da notícia e falando ofegante no microfone no Aqui agora, do SBT, ganhou o sensacionalista Magdalena Manchete Verdade – mas teve a atração tirada do ar. Enquanto isso, a emissora recebia uma chuva de processos, perdia grana, tentava negociar com bancos e prováveis futuros donos e já tinha os futuros ocupantes do canal (a RedeTV!) lá dentro. Após 1998, com um corte de 20% do total de 1.900 funcionários, a emissora começou a passar apenas reprises.

E tinha coisa mais complexa vindo aí: em 11 de dezembro de 1998 (a data é confirmada por algumas fontes), funcionários da Manchete invadiram a sede da emissora em São Paulo. Um grupo de 25 funcionários da geradora invadiu e ocupou a torre de transmissão da emissora, exigindo o pagamento de pelo menos 70% do salário atrasado de um mês.

Aliás, tinha algo mais complexo ainda: um funcionário claramente tenso (tanto que nem se importou de aparecer fumando) conseguiu mostrar bilhetes escritos pelos funcionários com as frases “estamos sem salários há três meses” e “estamos passando fome!”. Além disso, exibiu um convite para um show de S.O.S. Funcionários da Manchete, no dia 14 de dezembro, com apresentação de Leão Lobo e shows de um grupo de artistas que incluía o headliner Zé Geraldo, além do sambista Noite Ilustrada, Ronny Cócegas e Pedro de Lara.

Esse momento ficou imortalizado na televisão na época, como dá para ver abaixo.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Jogaram tudo de Corpo santo, novela policial da Rede Manchete, no YouTube

O que se comentou na época é que funcionários da Manchete do Rio tentaram fazer a mesma coisa, mas não deu certo, porque a polícia impediu. Só que, de qualquer jeito, a situação pioraria ainda mais e em agosto de 1999, a RedeTV! entrou a cavalo no lugar da Manchete. Até hoje rolam dívidas não pagas e um merdelê financeiro bizarro envolvendo o nome da emissora. Para saber mais, tem um TCC que compila várias informações sobre o fim da Manchete. Mas foi o triste fim de um modelo de negócios absolutamente cagado, e que ferrou a vida de muitas pessoas.

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Urgente!: O que teve de bom no final de “Vale Tudo”?

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E aí, o que teve de bom no final de Vale Tudo?

E aí, o que teve de bom no final de Vale Tudo?

Bom, o capítulo foi um belo discurso. Seo Bartolomeu defendeu as últimas melhorias do país (naquele papo com o Ivan). Fátima e Cesar mostraram que quem não presta pra nada vai continuar não prestando pra nada – esqueça essa patacoada de “discurso de redenção”, que é usada bastante em reality shows.

Mais: Odete Roitman sempre volta porque isso é o que acontece de tempos em tempos no Brasil e no mundo. Sempre tem um maldito que ganha o protagonismo. Odete volta porque Trump voltou, e porque o sonho de um certo ex-presidente inominável é voltar.

(Sobre os lados bons do último capítulo, aliás, vale ler também o que escreveu a Patricia D’Abreu, que me deu aula no curso de jornalismo)

O que teve de pior é que, já que a linguagem da novela foi definitivamente invadida pela publicidade, nada como usar a linguagem publicitária no roteiro da trama. Em vários momentos – e isso rolou no final – Vale Tudo foi usada mais para passar ideias e “entregar” coisas do que para contar uma história propriamente dita. Tudo isso aí de cima foi “publicado” como numa colagem mal feita.

Eu tento enxergar isso como uma tendência dos dias de hoje, mas: 1) a descoberta de que foi Marco Aurélio o assassino rolou sem emoção nenhuma (eu sou velho o suficiente pra lembrar do “eu matei Salomão Hayala!” da novela O astro, de 1977, e toda a perplexidade que veio depois); 2) Alexandre Nero parece ter sido sorteado como assassino num globo daqueles de bolinhas pra bingo – não houve emoção, pareceu marmelada e a expectativa de que “o assassino é alguém que ninguém imagina” foi pro cacete; 3) o final pareceu mais uma “entrega” do que um último capítulo – aliás tudo estava nesse mesmo clima desde a morte da Odete.

No mais, eu saí de Vale Tudo fã da turma que faz o comercial da Globo: aquela inserção da turma de Três graças assistindo o último capítulo foi ótima, os atores da novela fazendo propaganda de um aplicativo de entrega de bebidas que não patrocina o Pop Fantasma, idem. O problema é que novela não é só isso.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação

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Notícias

Urgente!: História da Nação Zumbi chega ao Canal Brasil nesta sexta (18)

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Pra botar na agenda e não perder de jeito nenhum: a série documental Nação Zumbi – No movimento das marés, de Aquiles Lopes e Leo Crivellare, que conta a história do grupo pernambucano, chega à grade do Canal Brasil nesta sexta-feira (18), às 19h30.

No movimento das marés é uma série curtinha e completa: são quatro episódios de 25 minutos falando da banda desde o comecinho, passando igualmente pela história de Chico Science (que criou a banda, você deve saber) e chegando aos dias de hoje.

A produção percorre cenários em Recife, Olinda, Rio de Janeiro e São Paulo, e há depoimentos de jornalistas, executivos de gravadora, músicos e todo mundo que lidou com a banda (Lorena Calábria, Arthur Dapieve, Roberto Frejat, Marcelo D2, Alice Pellegatti, Charles Gavin e Edgard Scandurra estão entre os entrevistados).

Urgente!: História da Nação Zumbi chega ao Canal Brasil nesta sexta (18)

No sentido horário: Marcelo D2, Frejat, Charles Gavin e Edgard Scandurra nos depoimentos da série (Todas as fotos: Canal Brasil/Divulgação)

A série começa com o episódio Hoje, amanhã e depois, que dá um passeio por várias fases da banda: traz a turnê pela Europa em 2017 e a gravação no estúdio Abbey Road, em Londres, mas volta lá atrás para contar a história desde o começo – e também para relembrar a tristeza com a morte de Chico, num acidente de automóvel, em 1997.

Os três próximos episódios vão ser exibidos pelo canal, nos dias 25 de julho, 1º e 8 de agosto. Se você perder algum deles, há horários alternativos aos sábados, às 13h30, e aos domingos, às 9h.

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Cultura Pop

Relembrando: Vários, “O espigão – trilha sonora nacional” (1974)

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Relembrando: Vários, "O espigão - trilha sonora nacional" (1974)

Até os dez primeiros capítulos (que foi até onde assisti), O Espigão, novela das 22h exibida pela Rede Globo em 1974, e escrita por Dias Gomes, tem ritmo de série bem construída e passagens que lembram Os Simpsons. Por sinal, com a chance de cada personagem ali conseguir ser o Homer por alguns minutos, ou por alguns capítulos. Os três primeiros capítulos são tomados por um cavernoso engarrafamento no Túnel Novo – que divide Botafogo e Copacabana, na Zona Sul carioca – no último dia de 1972. Hoje dá para ver tudo no Globoplay, que resgatou a trama.

No túnel, os personagens vão aparecendo para, mais do que construir a história, dar uma baita sensação de caos. Isso porque parece que quase ninguém ali costuma ser ouvido ou enxergado de verdade. No caso do trio de bandidos interpretado por Betty Faria, Ruy Resende e Milton Gonçalves, nem eles conseguem enxergar sua própria falta de talento para roubar os outros, mas isso é apenas um detalhe.

Para quem passou a vida ouvindo as trilhas sonoras de O Espigão, a nacional e a internacional, lançadas pela Som Livre naquele mesmo ano, o mais legal é ver a utilização nos capítulos das faixas da trilha nacional (um perfeito disco pop-rock-MPB). Pela cidade, tema instrumental e quase progressivo do Azymuth, surge na primeira cena, com o assombrado Léo (Claudio Marzo) chegando de navio de Sergipe, passando pela Baía de Guanabara. Nessa hora, destaque para o estranho cromaqui marítimo e para as imagens das barcas Rio-Niterói em alto-mar.

Retrato 3×4, primeiro quase-hit de Alceu Valença, e segunda ou terceira tentativa de sucesso do cantor, antes da fama, surge nas cenas do assalto frustrado do trio de bandidos. Versos como “rasgue meu retrato 3×4/porque eles vão pintar o sete com você” dão a sensação de que a turma formada por Lazinha (Betty), Nonô (Milton) e Dico (Ruy) é bem mais robin hoodiana do que pode parecer. Na sombra da amendoeira, de Sá & Guarabyra, na voz do grupo niteroiense Os Lobos, dá vontade de visitar o tal casarão antigo que é, de fato, o tema da novela.

Alfazema, tema folk do hoje astrólogo Carlos Walker, surge inicialmente numa cena de total lesação e abandono na cidade grande (por sinal no fim da Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo, Zona Sul do Rio, bem antes do excesso de bares e carros). Já o tema de abertura, o hard rock orquestral O espigão, de Zé Rodrix, vem da transição entre os álbuns I acto (1973) e Quem sabe sabe, quem não sabe não precisa saber (1974), os dois primeiros do cantor – que geraram um show apresentado no Rio em março de 1974, ao lado da banda Agência de Mágicos.

O repertório da trilha de O espigão ainda inclui um excelente e hoje cancelável samba-rock (Malandragem dela, de Tom & Dito, que tocou muito no rádio na época), uma música que surge como protesto à gentrificação no Rio, mas que tem mais a ver com a poluição em São Paulo (Botaram tanta fumaça, de Tom Zé), um tema clássico composto por Tuca (Berceuse), um samba antirracista com letra de Nei Lopes (Você vai ter que me aturar, com Sônia Santos) e um sambão triste composto e cantado por Benito di Paula (Último andar).

O espigão fez tanto sucesso que a trilha nacional voltou às lojas várias vezes. Volta e meia dá para achar um vinil a preço barato em loja de usados, mas o álbum foi relançado em CD na série Som Livre Masters, com remasterização comandada por Charles Gavin. Hoje é um caso raro de trilha de novela nacional dos anos 1970 que pode ser vista e ouvida.

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