Lançamentos
Radar: Miley Cyrus, St Vincent, The Hives, Wet Leg e mais sons novos internacionais

Música boa saindo por todos os lados – tem até coisa que já ficou para semana que vem. 2025 não está dando descanso. No Radar estrangeiro desta semana, tem hitmaker de estádio (Miley Cyrus) e gente nova que ainda nem pisou no mainstream, mas já merece sua atenção. Dez faixas certeiras pra sua playlist ficar no ponto e tocar no talo. Bora lá?
Foto Miley Cyrus: Glen Luchford/Divulgação
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MILEY CYRUS, “PRELUDE” / “SOMETHING BEAUTIFUL”. Ficou assustado / assustada com a guinada indie-rock-prog (!!) empreendida por Miley Cyrus em suas duas novas músicas? Bom, passado o susto inicial, os dois singles de Something beautiful, o tal álbum visual de Miley supostamente inspirado em Pink Floyd (e previsto para sair dia 30 de maio, com o filme do disco saindo em junho), revelam um projeto pop, jazzístico, distorcido e ambicioso, e que não necessariamente vai aproximar a cantora de uma galera mais indie – mas provavelmente vai trazer mais criatividade e perturbação ao universo pop do qual ela vem. Shawn Everett, que trabalhou com The War On Drugs e The Killers, é um dos produtores ao lado da própria Miley. E na quinta-feira (3) tem single novo, End of the world.
ST. VINCENT, “DOA (DEATH OF A UNICORN)”. Se Miley Cyrus virou indie, talvez você não estranhe a trevosa St Vincent (ou Annie Clark, seu nome verdadeiro) lançar sua canção mais pop. DOA está na trilha do filme Death of a unicorn, uma comédia de horror de Anna Chandler, com Paul Rudd e Jenna Ortega no elenco, ainda sem data de exibição no Brasil. E, enfim, é pop, mas à maneira de St Vincent, já que o som é um eletrorock com batida funkeada, lembrando uma Gang Of Four acelerada (e com direito a uma guitarra-base que oscila entre Chic e juju music). Nem precisa falar em que volume você deve escutar esse sonzão. Certo?
THE HIVES, “ENOUGH IS ENOUGH”. The Hives forever forever The Hives, próximo álbum dos Hives, programado para 29 de agosto, tem créditos para o “sexto membro” Ranzy Fitzsimmons como autor – mesmo que o disco anterior, The death of Randy Fitzsimmons (2023) tenha anunciado o falecimento do sujeito, que na verdade é um codinome do guitarrista Niklas Almqvist. O disco tem produção de Pelle Gunnerfeldt e Mike D (Beastie Boys), participação de Josh Homme (Queens Of The Stone Age) e acaba de ser anunciado com o single/clipe Enough is enough, desde já um clássico master da paciência que se esgota. E a faixa é creditada a quatro Fitzsimmons (Randy, Chip, Montgomery e Wilbur).
WET LEG, “CATCH THESE FISTS”. O disco novo da dupla formada por Rhian Teasdale e Hester Chambers (tem mais integrantes, mas elas são “a” banda) está previsto para sair dia 11 de julho e se chama Moisturizer. Aparentemente, mesmo com o destaque dado às duas, é um trabalho mais coletivo, no qual todos os músicos participaram. E, segundo Rhian, o disco que vem por aí fala sobre a descoberta de sua sexualidade: “Pensava que era heterossexual e que sempre seria assim, até conhecer a pessoa com quem namoro agora. Estas canções são sobre ela”, conta. Catch these fists é um rock “indie” e quase falado, que lembra a descontração do Elastica. O clipe, dirigido pelo próprio Wet Leg, traz a banda se exercitando e treinando como se fosse entrar num ringue. Só falta falar “tá pago!”
CAR SEAT HEADREST, “CCF (I’M GONNA STAY WITH YOU)”. Colocamos essa música de última hora aqui, já que saiu agora há pouquinho: o single novo do Car Seat Headrest continua a aventura progressiva que a banda de Will Toledo pôs para rodar no single anterior, Gethsemane – e que serve de batedor para o disco The scholars, o mais ousado do grupo, que sai dia 2 de maio. Dessa vez, somos apresentados à história de Beolco, um estudante que se acha conectado espiritualmente ao dramaturgo que criou a universidade Parnassus, onde ele estuda. O clipe dá imagens em animação para a história. Já o som parece unir Paul Simon e The Who (!) como se sempre tivessem existido um para o outro.
THE OPHELIAS, “CICADA”. “Essa música é sobre como nenhum dos meus ex relacionamentos ou ex-amigos usa mídia social. Cabe a mim adivinhar o que estão fazendo, como passam o tempo. Acho que às vezes é melhor não saber!”, conta Spencer Peppet, do The Ophelias, sobre a tensa e doce Cicada, música nova do grupo norte-americano. Um indie rock levado adiante por cordas e por uma melodia difícil de tirar da mente. Spring grove, disco novo do grupo, sai dia no 4 de abril, e tem produção de Julien Baker (Boygenius).
FLORIST, “JELLYFISH”. “Você é apenas uma pequena parte / mas sua vida vale muito / destrua o sentimento de que você não é/ destrua o sentimento de que você não é o suficiente”, canta candidamente Emily Sprague, vocalista do Florist, banda indie de Nova York, que lança o disco Jellyfish nesta sexta (4). Tanto a faixa-título quanto o disco falam sobre “repensar o que é normalizado para que possamos ser mais simbióticos uns com os outros e com a Terra” e fazem questão de lembrar a quem ouve que “somos merecedores de felicidade e amor”. Doçura em forma de indie-folk.
SOLARRIO, “SO MANY QUESTIONS”. Quem diria que algo parecido com a batidinha de Girl I’m gonna miss you, do Milli Vanilli, ia ganhar clima vaporwave, synths gelados e vibe moderninha (com direito a um lyric video baseado em emoticons e mensagens pelo celular)? Solarrio – ou David Baremboim, seu nome verdadeiro – é um cantor e compositor que cresceu entre Paris, Berlim e Chicago, e fala em So many questions sobre amor, limites e verdades que doem.
DAHL, “ALLEYS”. Com um leque de influências que inclui bandas como Radiohead, Efterklang e The Arcade Fire, o Dahl é uma banda de art rock do Canadá (como tá vindo coisa legal de lá, por sinal) que oscila entre o quase-progressivismo e a ambient music. Alleys, música marcada por teclados circulares e por uma sonoridade estelar, saiu ano passado no EP mais recente do grupo, The Earle’s Hall Sessions. E surgiu de uma espécie de retiro do Dahl, em que o grupo se propôs a escrever e gravar sete músicas em dois dias (e conseguiu!).
THE BOLSHOI BROTHERS, “JUST A GIRL”. Parece nome de dupla de malabaristas de circo (os grandes “irmãos Bolshoi”, enfim), mas não é: Trevor Tanner e Paul Clark, ex-integrantes do Bolshoi – aqueles caras de hits oitentistas como A way e Sunday morning, lembra? – retomaram a banda, só que com o nome The Bolshoi Brothers. O primeiro álbum do novo grupo, epônimo, já saiu, destacando o single Just a girl, que une folk setentista e sintetizadores que aludem tanto ao rock progressivo quanto ao synth pop. Curiosidades sobre o grupo: 1) baseados originalmente em Londres, os dois hoje vivem nos Estados Unidos – Trevor na Flórida e Paul em Seattle; 2) a dupla não trabalhava junta há 35 anos e começou a bolar o disco na época da pandemia, cada um em seu canto; 3) o visual de Trevor e Paul hoje em dia varia entre o gótico e o motoclubber, com couro da cabeça aos pés (Trevor adotou até uma bandana).
Lançamentos
Radar: Cali, Alessandra Leão e Liniker, Atalhos, Lua Dultra, ABQNE, SANJ

Semana encerrada e hoje ainda por cima tem podcast – e fim de semana distante do trabalho pra gente (finalmente!). O Radar nacional de hoje começa com a criatividade do clipe da paulista Cali, que ainda por cima foi um clipe surgido de várias demandas dos fãs. Mas tem bem mais na nossa lista de hoje, do rock progressivo à MPB safadinha, passando pelo folk. Ouça e repasse!
Texto: Ricardo Schott – Foto (Cali): Luiza Meneghetti / Divulgação
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CALI, “FOME” (CLIPE). Cantora vinda de Porto Ferreira (SP) e radicada em Campinas, Cali viu que os fãs estavam pedindo bastante um clipe para Fome, música sua lançada em agosto. Postou um vídeo falando a respeito disso, e no mesmo dia, foi procurada por duas diretoras, que mostraram seu trabalho para ela. Foi assim que Giovana Padovani (co-direção e direção de fotografia) e Calu Zete (co-direção e produção) acabaram fazendo o clipe do single, divulgado nesta semana no YouTube, e traz Cali assumindo três personas que representam fases emocionais de um artista. As personas passam pela ansiedade e exaustão iniciais, pelo confronto com o próprio lado sombrio e, por fim, pela conquista de uma versão confiante e madura.
Detalhe: a concepção do clipe também foi sugerida por um fã, que sugeriu o filme Cisne negro, de Darren Aronofsky, como referência. “Agora, eu me vejo madura o suficiente para trazer também o meu próprio lado sombrio… Desde nova adoro suspense psicológico e drama. Pensei, por que não me inspirar nisso para construir essa parte da minha estética também?”, comenta Cali, que tem referências em Rita Lee e Rosalía – e fez de Fome um baita batidão pop.
ALESSANDRA LEÃO feat LINIKER, “TATUZINHO”. Tatuzinho é uma música que tem (bastante) história: surgiu como instrumental no álbum Brinquedo de tambor, estreia de Alessandra lançada em 2006. E foi uma música feita enquanto Alessandra colocava o filho para dormir. Depois, ela foi regravada por Alessandra no EP Pedra de sal, só que com uma letra bem sacana feita por Kiko Dinucci. E dando início às comemorações de duas décadas de seu primeiro disco, Alessandra refez a música, mas com alguns diferenciais: ela ganhou produção musical de ChicoCorrea e a voz da convidada Liniker, além de uma proximidade maior com os universos do arrocha e do brega.
Detalhe da coincidência: Liniker havia compartilhado a música nas redes, e foi a partir daí que o encontro das duas rolou. “Era ela que eu estava procurando para cantar junto”, conta Alessandra. “É uma delícia abrir as comemorações dos 20 anos do meu primeiro disco revisitando essa música ao lado de parceiros de longa data como ChicoCorrea e Kiko Dinucci – e com a presença luminosa de Liniker. É lindo vê-la voar”.
ATALHOS, “A FORÇA DAS COISAS” (SESSION). Banda de art rock com origens no interior paulista (vieram de Birigui), o Atalhos une som, literatura e profecias em seu novo disco, A força das coisas (resenhado pela gente aqui). O álbum de Gabriel Soares e Conrado Passarelli demonstra orgulho por soar próximo do dream pop, do indie rock mais recente e do pós-punk dos anos 1980 – numa nuvem de referências que inclui de The Smiths a Arctic Monkeys. E agora saiu uma session com o repertório do disco, tudo ao vivo, em preto e branco.
A session aparece quando a banda anuncia turnê pela Europa – entre os meses de fevereiro e março, passando por países como Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Espanha, Dinamarca e Suíça. Também anunciam e o lançamento de A força das coisas em vinil, que vai rolar assim que os dois voltarem do giro.
LUA DULTRA, “MENINA”. Pop alternativo e folk alternativo cruzam-se na nova música da Lua, Menina – um som tranquilo e viajante que também carrega as referências da união entre folk e MPB (Sá & Guarabyra, Nando Reis, Lô Borges). E cujo clipe, com direção e roteiro dela e de Sofia Rojas, mexe com o imaginário do sertanejo, trazendo a cantora, compositora e instrumentista tocando violão na porta de uma igreja, andando a cavalo e sossegada numa casa no campo, tocando com sua turma.
ABQNE (A BANDA QUE NUNCA EXISTIU), “O OUTRO NOVO EU”. HL (Humberto Lyra) e LP (Luiz Pissutto) são os integrantes da A Banda Que Nunca Existiu – na verdade uma dupla com alguns colaboradores, que vão de Alexandre Fontanetti (produção e violão), Paulo Zinner (bateria), Edu Gomes (guitarra), Adriano Magoo (piano) e até Zeca Baleiro, que solta um assovio numa faixa. O maxi-single O outro novo eu na sala de estar, com quatro faixas – uma delas é um radio edit da primeira música, O outro novo eu – é definido pelos dois como uma “ópera rock psicodélica”, cheia de sinais escondidos.
A faixa original, que dura oito minutos, soa bastante inspirada em Mutantes (especialmente no disco da banda creditado a Rita Lee, Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida, lançado em 1972). A radio edit da faixa traz a música num releitura mais pinkfloydiana do que propriamente psicodélica. O conceito da faixa é citado nas outras duas músicas, Antes do outro eu e Sala de estar do outro eu. Uma viagem sonora.
SANJ, “MÁQUINA DE SOL”. SANJ, assim mesmo, com maiúsculas, é o novo projeto do músico Leonardo Sandi, de Caxias do Sul (RS), que integra a banda Catavento. Em Máquina de sol, o primeiro single, estilos como hip hop, drum’n bass e trip hop (pelo menos no clima enevoado do arranjo) unem-se na criação de uma canção que, diz Leonardo, “fala muito sobre tentar criar um mundo melhor também para um amor, uma paixão”, conta. “Sempre imaginei essa imagem de um cientista solitário em um porão, tentando criar uma máquina de sol. E um dia, quando ele finalmente consegue, tudo explode em luz”.
Outra ideia passada pela música é a de sempre seguir em frente. “Essa música é o meu recomeço, mas também é um lembrete para todo mundo que já sentiu o tempo escapar, que ainda dá para correr atrás dos sonhos”, conta ele, que para fazer Máquina de sol, se juntou a Murilo Vitorazzi, o mrl (beat, pianos, produção e co-autoria), e Francisco Maffei, o Chigo (mixagem e masterização).
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Crítica
Ouvimos: Lily Allen – “West End girl”

RESENHA: Lily Allen renasce em West End Girl: pop confessional, moderno e afiado, transformando dores pessoais no melhor álbum dela em anos.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: BMG
Lançamento: 24 de outubro de 2025.
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Muita gente anda dizendo que não esperava que Lily Allen, depois de tanto tempo (No shame, o disco anterior dela, saiu em 2018) voltasse com um álbum ótimo – e, de fato, as atenções do mercado fonográfico não estavam mesmo voltadas para ela. West End girl surgiu quase de surpresa no momento em que Lily se sentiu com coisas para falar, e mais do que tudo, segura consigo própria. O fim do casamento com o ator David Harbour, e os abusos e traições que ela viveu durante o relacionamento, são o suposto principal tema do disco (recentemente, a cantora deu uma disfarçada, falou que nem tudo é verdade e disse que West End girl foi “inspirado” em seu ex-casamento).
Lily sempre foi bastante confessional em relação a particularidades de sua vida, em músicas e entrevistas, mas dessa vez os fãs já vinham caçando detalhes de que algo estranho vinha rolando. Recentemente ressurgiu uma entrevista dada pelo ex-casal no tapete vermelho do prêmio teatral Oliviers Awards 2022: Lily foi indicada a melhor atriz por seu papel na peça 2:22 A ghost story e, no tal bate-papo, teve aturar o (então) marido fazendo uma piadinha cheia de ressentimento e inveja. Nas fotos do evento, ela parece bastante incomodada com tudo e sem a menor vontade de estar ali, pelo menos ao lado de Harbour.
- Ouvimos: Blood Orange – Essex honey
Seja como for, o David Harbour (ou o que o valha) que é retratado em West End girl é um sujeitinho invejoso (na faixa-título), infiel (Just enough, Madeline e quase todo o disco), viciado em sexo (Pussy palace), escroto (em Nonmonogamummy ela fala algo sobre David ter exigido relacionamento aberto e que ela quisesse ter filhos com ele) e frequentador de redes sociais bem estranhas (4chan Stan, na qual Lily confessa que as bandeiras foram tantas que ela resolveu fuçar nas coisas do ex-marido e achou uma nota de compra suspeita). Allen também se diz cansada de ter que bancar a mãe de seus maridos e namorados (Fruityloop, de versos como “queria poder consertar todos os seus problemas / mas todos os seus problemas são seus para você consertar”).
Já Dallas Major, cantada na primeira pessoa, usa um truque típico de Madonna e Beyoncé – a criação de um alter-ego que, na real, é uma versão dela própria – e resume tudo em tristes constatações: “eu uso o nome artístico Dallas Major, mas esse não é meu nome verdadeiro / sabe, eu costumava ser bem famosa, isso foi há muito tempo atrás / sim, estou aqui em busca de reconhecimento e provavelmente devo explicar / como meu casamento se tornou aberto desde que meu marido me traiu”, canta, antes de mudar a perspectiva: “o nome dela é Dallas Major / ela morre de medo de fracassar / ela só está aqui em busca de validação”.
Musicalmente, West End girl é o melhor disco de Lily em bastante tempo, e tem algumas modernidades bem interessantes, como a bossa jazz pop da faixa-título, a agilidade sonora de Ruminating (com piano pop lembrando os hits de Joe Jackson), a blues ballad indie de Sleepwalking e o pop alternativo, com ares sessentistas, de Tennis. Madeline é um pop abolerado, quase um brega, que vai ganhando cara trap. Faixas como a celestial Pussy palace, 4chan Stan e Fruityloop (essa, lembrando a Lily do começo) deixam sempre a impressão de algo familiar – mas nunca repetido ou entediante.
Já Nonmonogamummy, mesmo com a letra relatando amarguras pessoas, é pop feliz e com ligeiro ar 60’s, evocando algo de Low rider, hit do War. Dallas Major é um r&b com cara quase disco, E ainda tem Let you w/in, pop adulto de piano, com andamento evocando Elton John e Paul McCartney. West End girl é o momento em que Lily percebe o tempo que perdeu tentando impressionar e conquistar gente estúpida – mas também musicalmente, é a “melhor versão” dela nos últimos tempos.
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Crítica
Ouvimos: Zécarlos Ribeiro – “(Todos os Homens)º = 1”

RESENHA: Em (Todos os Homens)º = 1, Zécarlos Ribeiro une rock clássico, folk e deboche em disco variado que mistura poesia do cotidiano, crítica social e ecos de Erasmo, Zappa e Arrigo.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 10
Gravadora: 7 de novembro de 2025
Lançamento: Independente
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Zécarlos Ribeiro é, ao lado de Luiz Tatit, o principal compositor da história do grupo Rumo, e um cara bom de narrar cenas – sempre com um olho na história, e outro no que pode estar acontecendo nas internas. Esse clima toma conta de seu segundo disco solo, (Todos os Homens)º = 1 (“todos os homens elevado a zero é igual a um”).
A curiosidade é que (Todos os Homens)º = 1 é basicamente um disco de rock, e de rock clássico, à maneira de Erasmo Carlos – o espírito do Tremendão baixa em faixas como o boogie Bando de loucos (que tem ótimo arranjo de metais), o rock acústico Vai pra cama descansar e o blues-rock titânico É do mal. Estica a trena abre com uma improvável cara industrial e depois vira um rock irônico e nostálgico. Arrigo Barnabé comparece em Minha cabeça, um eletro-rap-samba zoeiro, que tem algo de Sparks. E vibes lembrando Frank Zappa aparecem na faixa-título.
- Ouvimos: UmQuarto – Fora de lugar
Zécarlos também embarca e tons folk e country em faixas como a sombria Deslumbre (com Ana Deriggi nos vocais), a abolerada e italianada Sonhe em pé (com Carlos Careqa), o roquinho mineiro Vem pra cá e a abolerada Volta pra mim, que lembra Rita Lee. Nas letras, Zécarlos põe poesia e história no trivial, sempre com deboche e protesto, como na insônia de Volta pra mim (“não consigo mais dormir de madrugada / meus pensamentos marcam reuniões inesperadas”) e o papo sobre amor e algoritmos de Bando de loucos.
Já Sonhe em pé conta histórias de italianos em São Paulo, enquanto Estica a trena fala sobre operários que dançam, no sentido literal e figurado – com direito à citação de Construção, de Chico Buarque, e suas lembranças de dias acidentados para o trabalhador brasileiro. Som e poesia do dia a dia.
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