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Cultura Pop

Quando os Doors foram vetados do programa do Ed Sullivan

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Quando os Doors foram vetados do programa do Ed Sullivan

Ray Manzarek, tecladista dos Doors, ficou feliz mas não entendeu nada quando estava em casa, sossegado, vendo com a esposa o Ed Sullivan Show. O apresentador, responsável pelo estouro da beatlemania nos EUA, avisou que “na próxima semana teremos um grupo de rock da Califórnia, The Doors, fazendo seu hit número um, Light my fire“.

“Olhamos um para o outro, dizendo ‘Oh, acho que estamos no The Ed Sullivan Show na próxima semana’”, disse o músico, que logo foi avisado pelo empresário da banda de que, sim, era verdade, e que ele iria reservar o voo da banda para Nova York, onde a atração era gravada.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Quando The Doors tocou no México

Só que a grande chance dos Doors terminou em problemas com Ed Sullivan e na transformação da banda em persona non grata na atração. A começar porque a letra de Light my fire não era exatamente palatável para um programa “família” como o de Ed Sullivan, já que tinha o verso “girl, we couldn’t get much higher” (“garota, a gente não poderia ficar mais alto”). E naquela tarde de 17 de setembro de 1967, após o ensaio dos Doors no estúdio 50 da CBS, Ed resolveu visitar a banda no camarim e dar uma reclamada com os Doors: “Vocês estão lindos, mas precisam sorrir um pouco mais”, disse.

Jim Morrison, um cara de poucos sorrisos, já deve ter ficado meio irritado. Mas depois, só para piorar um pouco, apareceu um produtor da atração pedindo para que substituíssem o tal trecho de Light my fire por algo como “girl, we couldn’t get much better” (“melhores”, em vez de “mais alto”). Segundo o próprio site de Ed Sullivan, a banda concordou, mas logo que o tal produtor se mandou do recinto, Jim virou pra todo mundo e falou: “Não vamos mudar nada”.

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>>> Veja também no POP FANTASMA: The Doors: por onde andam?

E não mudaram. Ed Sullivan anunciou a banda, eles cantaram People are strange e depois lá vinha Light my fire com o verso que o apresentador odiou. No vídeo abaixo dá pra ver até o guitarrista Robbie Krieger dando uma risadinha quando Jim canta o trecho proscrito. Sullivan não deu o braço a torcer. Elogiou a apresentação mas cortou para um comercial de ração para cachorro. Nem mesmo apareceu apertando as mãos de Jim, Ray, Robbie Krieger e John Densmore.

Bom, nos bastidores deu merda com a produção do programa. Isso porque um figurão do Ed Sullivan Show chegou pra banda e disse que eles jamais voltariam lá. Mas vale dizer que o site do programa é bem generoso com os Doors. Aliás, diz que o registro da banda tocando as duas canções é único.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Várias coisas que você já sabia sobre L. A. Woman, dos Doors

“A destreza de Manzarek no teclado aparece maravilhosamente durante seu solo de órgão. Naquela noite, o público assistiu ao carismático Jim Morrison, com seus cachos longos, trajes de couro justos e sua atitude de puro rock ‘n’ roll. The Doors pode ter aparecido apenas uma vez, mas eles mudaram o The Ed Sullivan Show para sempre. A influência deles gerou uma mudança no tipo de música do show. E mais atuações corajosas de rock surgiriam lá em breve para atender ao público adolescente cada vez mais influente”, escreveram lá.

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Ricardo Schott é jornalista, radialista, editor e principal colaborador do POP FANTASMA.

Cultura Pop

Raridade: recuperaram papo de Ian MacKaye para a revista Panacea, em 1994

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Auto-intitulada “a revista brasileira de quadrinhos (e outros bichos)” a revista Panacea fez muitas cabeças nos anos 1990 – na verdade, foi um zine transformado em revista, pela jornalista Gabriela Dias. hoje colunista da Revista Caju. E foi ela quem conduziu um papo com Ian MacKaye (Fugazi, Minor Threat) em 1994, quando o grupo se apresentou no desbravador festival Belo Horizonte Rock Independente Fest (o popular BHRIF).

Encontrar algum número da Panacea dando sopa é complicado – volta e meia aparece algum à venda no Mercado Livre. Em compensação, pegaram a tal entrevista de Ian MacKaye, bateram tudo e subiram no site Issuu. “Em 2003 copiei o texto, diagramei, imprimi e distribui entre alguns amigos. Na época eu não revisei, também não sabia diagramar e muito menos o que era leiturabilidade”, diz a pessoa, que passou horas batendo a conversa.

Na abertura do papo, Gabriela explica que Ian é “obsessivo, gentil, atencioso”, mas “simples, direto e ríspido”. Os dois lados do músico, conhecido pelo mergulho total na atitude punk e pelo “não se vender” levado à máxima potência, ficam bem claros no papo.

>>> Veja também no POP FANTASMA: Quando Guy Picciotto (Fugazi) cantou enfiado numa cesta de basquete

MacKaye recusa-se a dar conselhos aos repórteres sobre como fazer a cena independente funcionar no Brasil (“vocês não precisam de um americano para dizer como fazer as coisas”, esbraveja) e foge de fazer comentários sobre colegas, mesmo que positivos. Mas diz que Henry Rollins, quando foi cantor do Black Flag, foi roubado pelos donos da gravadora SST. E reclama que as majors, uma tentação a qual o Fugazi nunca cedeu, são ambiciosas demais. “A especialidade delas é pegar um pedaço de merda, dar uma polida e fazer um disco”, diz ele, por sinal amigo de Rollins desde a infância.

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“Não é interessante ser parte de uma major. É chato. Às vezes eu penso: ‘Deus, todos os meus amigos são milionários e famosos, e eu sou este carinha que é fiel ao próprio mundo. As pessoas pensam que uma banda como Rage Against The Machine é que é radical. Como se pode ter raiva da máquina quando se é parte dela?”, prega Ian.

Tá aqui a conversa toda. Leia antes que suma.

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Cultura Pop

Bob Dylan elogiando Madonna

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Bob Dylan elogiando Madonna

Em 1991, Bob Dylan afirmava à American Songwriter que desprezava o pop. O cantor, que tinha lançado um ano antes o disco Under the red sky, elogiou compositores como Brian Wilson e Randy Newman, e disse que ninguém deve se guiar pelas canções de um arista pop. Mas falou bem de ninguém menos que Madonna.

“O entretenimento pop não significa nada para mim. Nenhuma coisa. Você sabe, Madonna é boa. Madonna é boa, ela é talentosa, ela une todos os tipos de coisas, ela aprendeu suas coisas … Mas é o tipo de coisa que leva anos e anos da sua vida para você ser capaz de fazer. Você tem que se sacrificar muito para fazer isso. Sacrifício. Se você quer se tornar grande, você tem que sacrificar muito. É tudo igual, é tudo igual”, disse, rindo.

Bob também fez um comentário bem interessante sobre Jim Morrison quando ouviu que o hoje negacionista militante Van Morrison o considerava o maior poeta vivo. “Os poetas costumam ter finais muito infelizes. Veja a vida de Keats. Olhe para Jim Morrison, se você quiser chamá-lo de poeta. Olhe para ele. Embora algumas pessoas digam que ele está realmente nos Andes”, afirmou.

O repórter da revista perguntou se ele achava que isso era verdade e Dylan saiu fora da resposta. “Bom, nunca passou pela minha cabeça pensar de uma forma ou de outra sobre isso, mas você ouve isso por aí. Pegando carona nos Andes. Montando um burro”, disse.

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Uma revelação que Bob fez no papo é a de que ele prefere, no piano, as teclas pretas para trabalhar. “E elas soam melhor na guitarra também. Às vezes, quando uma música tem uma tonalidade bemol, digamos Si bemol, leve para o violão, você pode querer colocá-la em Lá”, diz. “Quando você pega uma música de tecla preta e a coloca no violão, o que significa que você está tocando em lá bemol, muitas pessoas não gostam de tocar nessas teclas. Para mim não importa”.

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Cultura Pop

Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

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Quando Syd Barrett fez resenha de David Bowie

A Melody Maker, publicação britânica de música, tinha o hábito de pedir a artistas conhecidos que comentassem lançamentos da época. Em 1967, Paul McCartney chegou a fazer uma resenha (falando bem) de Purple haze, single do Jimi Hendrix Experience. E caiu para ninguém menos que o novato (na época) Syd Barrett analisar um single de um cantor mais novato ainda: Love you till tuesday, de David Bowie.

Segundo a Far Out Magazine, algum emissário da revista visitou o Pink Floyd durante a gravação do single Bike, levou a canção para Syd ouvir e extraiu dele várias opiniões sobre o disco. “Sim, é um número de piada. Piadas são boas. Todo mundo gosta de piadas. O Pink Floyd gosta de piadas”, escreveu/falou o cantor da banda. “É muito casual. Se você tocar uma segunda vez, pode ser ainda mais uma piada”.

A animação de Barrett terminou aí. O cantor ainda disse que as pessoas iriam gostar da letra e de suas brincadeiras com os dias da semana. Mas… “Muito alegre, mas não acho que meus dedos do pé estavam batendo”, afirmou. Ironicamente, Barrett era uma das maiores referências de Bowie em sua primeira fase de carreira, e continuaria sendo uma sombra enorme no trabalho dele por vários anos. Olha Bowie nos anos 1970 cantando See Emily play, do Pink Floyd.

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“Syd foi uma grande inspiração para mim Ele era tão carismático e um compositor surpreendentemente original”, afirmou Bowie em 2006, quando Barrett morreu. “Além disso, junto com Anthony Newley, ele foi o primeiro cara que ouvi cantar pop ou rock com sotaque britânico. Seu impacto em meu pensamento foi enorme. Um grande pesar é que nunca o conheci. Um diamante, de fato”.

Seja como for, nem Love you till tuesday nem o primeiro disco de Bowie, The world of David Bowie (1967) fizeram sucesso algum. E olha que o cantor e seu empresário tentaram, já que saiu até um filme com pequenos clipes do disco. A gente falou disso aqui.

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