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Crítica

Ouvimos: Linkin Park, “From zero”

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Ouvimos: Linkin Park, "From zero"
  • From zero é o oitavo álbum do Linkin Park. É o primeiro álbum após a morte do cantor Chester Bennington (que saiu de cena em 2017), e também o primeiro a trazer a nova vocalista Emily Armstrong, da banda Dead Sara, além do novo baterista Colin Brittain. O restante da formação inclui Mike Shinoda (teclados, guitarra, voz), Brad Delson (guitarra), Dave “Phoenix” Farrell (baixo) e Joe Hahn (programação).
  • Emily foi anunciada dia 5 de setembro, quando foi também anunciado o disco. Houve controvérsia pelo fato da cantora ter relacionamentos com a Igreja da Cientologia, e de ter comparecido em 2020 a uma audiência criminal do ex-ator Danny Masterson, condenado por estupro, e também cientologista. No dia seguinte ao seu anúncio na banda, quando surgiram essas histórias, ela confessou seu arrependimento por ter ido à audiência.
  • Mike Shinoda produziu o disco, com o auxílio de colaboradores como Brad Delson, Colin Brittain, Matias Mora e Mike Elizondo. O nome do álbum é From zero porque, além de ser um recomeço, é uma referência ao primeiro nome da banda, Xero.
  • E enfim, você deve saber: o Linkin Park toca hoje e sábado em São Paulo, no Allianz Parque. 

Saiu disco novo do Linkin Park, com nova vocalista. E aí? Vale a pena? Vale a pena até para convencer não-fãs do grupo? Os fãs roxos vão gostar? Ou é um disco indicado apenas para fãs extremamente fiéis, do tipo que papam tudo?

Vamos por partes. Quem nunca teve o menor interesse pelo LP, dificilmente vai encontrar em From zero motivos para passar a gostar da banda. Os fãs radicais… bom, depende de cada um, e não é meu lugar de fala. Por outro lado, From zero tem relevância, e muita: é o renascimento de uma das bandas mais importantes dos anos 2000. E é um disco feito para mostrar que a banda ainda está viva, e pode render algo parecido com os primeiros álbuns. E, sim, a ideia de apertar o start partindo do zero, é decididamente simpática.

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Em From zero, o Linkin Park volta pendendo para um lado mais emo, ou screamo, mais até do que a caricatura normal do nu-metal. Mike Shinoda canta bastante e continua responsável pelos raps – e toma a frente do grupo em faixas como Two faced e Cut the bridge, duas faixas aludindo a relacionamentos tóxicos antigos que deixaram marcas (ruins, claro). Faixas como o single The emptiness machine e Over each other vão para uma onda total punk metal. Casualty, por sua vez, é o tipo de música que só existe em 2024 porque o Helmet fez sucesso nos anos 1990. Stained e Heavy is the crown são nu-metal típico.

Emily Armstrong, a nova vocalista que foi o ponto de discordância entre fãs do grupo e familiares de Chester Bennington, ainda não adquiriu – normal, aliás – a sinergia com Mike Shinoda que ele tinha com Chester. Não chega a soar como uma convidada na sua própria banda, e fica claro que não é um esquema do tipo Linkin Park + Emily, como se ela fosse só um apêndice. Sua voz vai do suave ao (muito) berrado de Casualty, passado pelo tom punk-metálico de The emptiness.

Quem sempre viu no Linkin Park a explosão de sentimentos represados, vai curtir IGYEIH (abreviação de “i give you everything I have”) com letra falando de relacionamentos marcados por sonsices e escrotidões gerais (bom verso: “você não é tão honesto quanto mostra ser/está mais para um diabo com complexo de deus”). E também as emoções fortes do encerramento com Good things go, cuja letra é marcada pelo relacionamento intenso com os traumas da vida – um assunto definitivamente ligado à poética do grupo.

From zero indica um recomeço bacana para o Linkin Park. Um recomeço simples, direto e reto – o álbum tem pouco mais de meia hora de duração. E uma volta em alto volume.

Nota: 8
Gravadora: Warner/Machine Shop

Crítica

Ouvimos: John Fogerty – “Legacy: The Creedence Clearwater Revival years (John’s version)”

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John Fogerty, aos 80 anos, recupera direitos das músicas de sua ex-banda Creedence Clearwater Revival e relança vinte clássicos em versões idênticas às originais.

RESENHA: John Fogerty, aos 80 anos, recupera direitos das músicas de sua ex-banda Creedence Clearwater Revival e relança vinte clássicos em versões idênticas às originais.

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Aos 80 anos, John Fogerty, ex-vocalista, guitarrista, compositor e déspota do Creedence Clearwater Revival, conseguiu ganhar finalmente todos os direitos sobre suas composições da época do grupo – sim, porque todos os hits autorais da banda foram compostos por ele. Para comemorar, o músico decidiu regravar 20 canções do CCR na base da “versão do John”.

Na prática, são substituições, e não versões. Em Legacy: The Creedence Clearwater Revival years (John’s version) Fogerty revisitou canções como Have you ever seen the rain, Born on the bayou, Proud Mary, Lodi, Who’ll stop the rain, Green river e Fortunate son em leituras quase 100% iguais aos originais – em timbres, arranjos, detalhes e até gritos e uivos. Facilita o fato da voz de John estar igualzinha a antigamente. Detalhe: até no Bandcamp as músicas novas estão – visão, o cara tem.

  • Ouvimos: The Doobie Brothers – Walk this road
  • Ouvimos: Faces – Faces at the BBC: Complete BBC concert and session recordings 1970-1973

Alguma diferença do original? Bom, Long as I can see the light teve uma pequena mudança de tom, Have you ever seen the rain teve mudanças discretas nas linhas vocais do refrão, e de modo geral todas as músicas ganharam mais peso na bateria e nas guitarras – mas praticamente tudo soa como os originais dos anos 1960 e 1970 remixados ou remasterizados.

De modo geral, não é um lançamento dos mais úteis para fãs antigos – serve mais como um demarcador de independência, já que John oferece aos fãs as versões gravadas por ele. O complicado é entender como se comportar diante de um lançamento que reembala o material oldies e apenas isso. Acaba tendo mais graça ouvir os antigos álbuns do Creedence.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7
Gravadora: Concord
Lançamento: 22 de agosto de 2025

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Crítica

Ouvimos: Thistle. – “It’s nice to see you, stranger” (EP)

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Thistle., da Inglaterra, une grunge e shoegaze em It’s nice to see you, stranger, EP coeso que ecoa Nirvana, Dinosaur Jr e My Bloody Valentine.

RESENHA: Thistle., da Inglaterra, une grunge e shoegaze em It’s nice to see you, stranger, EP coeso que ecoa Nirvana, Dinosaur Jr e My Bloody Valentine.

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Vindo de Northhampton, Inglaterra, o Thistle. (sim, existe um ponto após o nome do grupo) tem uma onda grunge + shoegaze séria no seu som – a ponto de, numa audição inicial, ser possível imaginar que a banda vem dos cafundós dos Estados Unidos. Num papo com a newsletter First Revival, eles citam o Nirvana como sua banda grunge favorita, e um dos integrantes diz não ter se entusiasmado especialmente com o shoegaze quando descobriu o estilo.

Um outro detalhe sobre o EP It’s nice to see you, stranger é que o grupo precisou de quase um ano para gravá-lo, já que cada integrante tem seu trabalho e ninguém pediu folgas. “Por isso é que ele é um EP, e não um álbum”, afirmam. Soa estranho descobrir isso, já que as cinco faixas do disco têm peso, coesão e emanações que vão de Nirvana e Dinosaur Jr a Idlewild e The Cure. Cobble/mind funde barulho, melodia e vocais doces, enterrados na música. A faixa-título volta aos anos 1990 e faz lembrar My Bloody Valentine e Sonic Youth. Fleur rouge abusa da beleza triste, com guitarras melódicas e passagens bem ruidosas, do meio para o fim.

No final, o Thistle. adere a um punk repleto de guitarras emparedadas e sensações turvas, em Holy hill, e faz a melhor fusão grungegaze do EP, com Wishing coin. Ouça.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Venn Records
Lançamento: 4 de julho de 2025.

  • Ouvimos: Water From Your Eyes – It’s a beautiful place
  • Ouvimos: Superchunk – Songs in the key of yikes

 

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Crítica

Ouvimos: Camaelônica – “Eletrotropical”

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Camaleônica mistura samba, rock, macumba e psicodelia em Eletrotropical, disco pesado e cheio de invocações.

RESENHA: Camaleônica mistura samba, rock, macumba e psicodelia em Eletrotropical, disco pesado e cheio de invocações.

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“Rock, macumba e samba”, trio de referências que embandeira o som do Camaleônica, pode querer dizer muita coisa – pode afirmar inclusive que a banda apenas revisita sons dos anos 1990 (Planet Hemp, Chico Science, O Rappa) e mais nada. Eletrotropical, primeiro disco de Felipe Dantas e Fernando Reis – os dois do grupo-dupla – faz qualquer ideia preconcebida cair por terra quando se percebe que a vocação do grupo é para um experimentalismo que faz tudo soar bem palpável e pesado no som deles.

A música de Felipe e Fernando soa mais como um retropicalismo pesado e turbinado, que une samba, umbanda e rock psicodélico na faixa-título, além de jazz, rock e afrosambas em Capoeira. Rola uma mescla de samba, reggae e grunge em Maravilhoso e Caprichoso. Nessa última, a percussão é forte e os tambores são tocados com raiva. E falando nisso, Língua e revolta é axé, MPB e ódio pulsando contra apagamentos históricos (“quem é você pra me dizer aqui / que eu não sou ninguém?”).

Muito de Eletrotropical são invocações – canções em que melodia, letra, percussão e indignação (e guitarras) unem-se quase numa mesma massa. No samba psicodélico e pesado de Boa noite, por exemplo, coaches, big techs e exploradores do trabalho alheio são cozidos no mesmo caldeirão a partir de raízes e histórias (“toda malandragem será perdoada/ tudo que delira, toda vadiagem”). Geral abre com vocal solitário pedindo “muita luz, saúde e axé pra geral”, e vai seguindo com tristeza herdada do blues, guitarras e percussões.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Fliperama Lab
Lançamento: 27 de junho de 2025.

  • Ouvimos: Vandal – Vidah (EP)
  • Ouvimos: Jangada Pirata – Sal de casa

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