Crítica
Ouvimos: Kali Uchis, “Orquídeas”

- Orquídeas é o quarto disco (e o segundo álbum a unir inglês e espanhol) da cantora norte-americana de origem colombiana Kali Uchis. O álbum tem participações especiais de Peso Pluma, El Alfa, JT, Karol G e Rauw Alejandro.
- Em 2022, Kali havia anunciado que tinha dois discos prontos, um em inglês e outro em espanhol, e em 2023 soltou o single Muñekita, em espanhol, gravado ao lado do rapper dominicano El Alfa e da rapper norte-americano JT, da dupla City Girls. Igual que un ángel está programada para sair em single no dia 1º de fevereiro.
- Em entrevistas recentes, como nesse papo com a Rolling Stone, Kali tem falado a respeito de como acredita ser difícil colocar seu trabalho em caixinhas e que se vê como artista “multidimensional”. “Acho que é difícil para as pessoas entenderem como vão me vender como um produto”, conta.
Quem encara o pop do século 21 com reservas, mas curte Amy Winehouse, artistas de neo-soul e qualquer coisa pop que parece influenciada por sons vintage, não vai se arrepender se der uma olhadinha na discografia, ainda diminuta, de Kali Uchis. A quantidade de referências que ela une em sua música pode fazer sentido inclusive para fãs de Prince – por acaso, a capa desse novo disco Orquideas lembra, de longinho, a de Lovesexy, disco de 1988 do cantor. E faz igualmente sentido para quem vem acompanhando a carreira da espanhola Rosalía. São cantoras que vêm de culturas e mercados diferentes, mas que soam como um “para quem gosta de…” num país ainda (infelizmente) pouco chegado a novidades do idioma espanhol, como o Brasil.
Orquídeas é marcado por uma sonoridade moderna e latina: após lançar discos em inglês, Kali decidiu misturar inglês e espanhol em seus álbuns (uma ousadia em se tratando do mercado norte-americano). No caso do novo disco, o idioma aberto e democrático da house music serve como um abraço sonoro a outros estilos. Em poucos minutos você acha canções soul-psicodélicas e sons unindo funk, reggaeton e ritmos afro-cubanos em geral.
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
Quem está com o inglês e o espanhol em dia, e tem um certo fraco pela (digamos) paixão latina, vai se divertir com as letras de Orquideas. O bolero-pop Te mata inverte a ordem comum das letras do estilo: a personagem da letra é uma mulher que se livra de um amante egoísta e tripudia sobre ele. Pensamientos intrusivos une versos em inglês em espanhol num som dançante com cara de pós-disco feita nos anos 1990. Muñekita é pop latino moderno, com sonoridade da República Dominicana.
Young, rich & in love, unindo também os dois idiomas, tem safadeza de trap e funk carioca (“em cima de você/cavalgo até o pôr do sol”), mas sem a dureza dos batidões – diluída em sintetizadores e ecos. Heladito responde pelo lado quase neo-soul do disco, e Igual que un ángel (gravada com o cantor mexicano Peso Pluma) cai numa onda quase synth-pop, tudo unido com a latinidade pop da cantora. Por sinal, Kali tem razão quando diz se enxergar como uma artista multidimensional, e isso fica claro em Orquídeas, uma surpresa pop bacana no começo de 2024.
Nota: 8
Gravadora: Geffen.
Foto: Reprodução da capa do álbum.
Crítica
Ouvimos: Zara Larsson – “Midnight sun”

RESENHA: Zara Larsson lança Midnight sun, disco pop dançante e divertido, com batidões de funk, hyperpop e ecos dos anos 1990.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Sommer House/Epic
Lançamento: 26 de setembro de 2025
- Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.
Lá fora, muita gente se referiu a Midnight sun, quinto álbum da sueca Zara Larsson, como um disco “vibrante” e como uma enorme mudança em sua carreira de poucos discos (1, o primeirão, saiu em 2014). Faz sentido: em termos de (vá lá) persona pop, Zara entrega canções de pop eletrônico hipnótico com letras “de boa”. Por mais que até haja experimentações sonoras aqui e ali, o conceito parece ser apenas o de fazer música para dançar, diversão sem culpa e nada mais do que isso.
Midnight sun, aliás, tem um clima que soa mais rueiro do que propriamente noturno. Ainda que ela faça a crônica da diversão dance da Europa em Eurosummer – que na real é uma dance music barata com aquele velho riff de gaiteiro já surgido em várias outras faixas dançantes – chamam mais atenção os batidões de funk em músicas como The ambition e Hot & sexy. Essa última, por sinal, uma boa recordação da dance music dos anos 1990, com vocal rápido e beat acelerado. Blue moon e a faixa-título chamam a atenção pela felicidade pop de arena, Crush é dance music feliz – e tudo isso desce bem. Já Girl’s girl tem um beat meio latino que soa meio banal, o que acaba desvalorizando uma letra que fala sobre relacionamentos confusos e desejos mais confusos ainda.
- Ouvimos: Taylor Swift – The life of a showgirl
Um momento bem legal em Midnight sun é Pretty ugly, música na qual Zara se esforça para convencer todo mundo da sua vontade de sair pelas ruas arrumando encrenca e subindo nas mesas em festas. Mas faz isso unindo batidões herdados da house music e clima de cheerleader, algo que Gwen Stefani fazia há anos e hoje não faz mais. Puss puss, que encerra o álbum, é hyperpop para explicar para todo mundo o que é hyperpop: refrão que você tem certeza que cita alguma coisa (mas você não se recorda o que é), pop que não precisa de muito para viciar o/a ouvinte, uma verdadeira chuva de detalhes sonoros que provavelmente vão colocá-la na lista de melhores canções pop de 2025 de muita gente.
Em plena era do disco pop como manifesto conceitual, Zara Larsson decidiu fazer de Midnight sun um disco para divertir e dançar. Nem tudo dá certo nele, mas o que dá certo, dá muito certo.
- Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
- E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.
Crítica
Ouvimos: S.E.I.S.M.I.C. – “Ologism”

RESENHA: Em Ologism, o trio neozelandês S.E.I.S.M.I.C. faz stoner rock espacial que mistura Hawkwind, Sabbath, MC5 e psicodelia à la Doors.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 6 de outubro de 2025
- Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.
Banda cujo nome torna bastante difícil a tarefa de buscá-la nas plataformas digitais, o trio neozelandês S.E.I.S.M.I.C. faz um stoner rock espacial que paga tributo tanto a Hawkwind e Black Sabbath quanto a MC5. Ologism, novo álbum, abre bem rápido com a faixa-título, bem punk e curtinha – e ganha um aspecto de blues rock lascado com The demon, que vem em seguida, com alterações rítmicas em torno do estilo. M.A.C. é quase um Aerosmith + Queen espacial, com vocais bacanas e certa vibe de arena na sonoridade – sem deixar de lado o estilo comum do grupo.
Side quest, cercada por solos distorcidos e vocais bastante melódicos e sombrios, é o lado progressivo-hard do grupo, lembrando bandas como Masters Of Reality e Porcupine Tree. Sons garageiros e bastante pesados surgem em Brain rot e Magic seagull. Já Evil eye e Sands of time são invadidas por um clima psicodélico, que lembra The Doors e Steppenwolf. No final, X-ray vision retoma o corredor punk iniciado na abertura de Ologism.
- Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
- E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.
Crítica
Ouvimos: Beau Anderson – “Soundtrack of letting go” (EP)

RESENHA: Beau Anderson mistura stoner, metal alternativo e glam rock em um EP intenso, com peso, ironia e boas melodias.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 24 de outubro de 2025
- Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.
Ex-integrante de bandas como Seven Year Witch e The Twotakes , o norte-americano Beau Anderson consegue fazer uma mescla, digamos, sui generis em seu EP solo de estreia, Soundtrack of letting go. Boa parte do material une estilos como stoner rock, metal alternativo e… glam rock. A cada momento do disco um desses estilos para para a frente e os outros dois ficam como uma espécie de recado, de subtexto.
Fix it, na abertura, tem algo de stoner e de bandas como Suede no som. O clipe, excelente, mostra Beau caindo no papo de um vendedor televisivo esperto (interpretado por seu ex-colega de banda Aaron Langford) e acumula vários frascos de um cola-tudo supostamente milagroso chamado Fix It. Know by now, por sua vez, já vai para o lado do glam rock com pauleira, enquanto Standing still, aberta com um clima meio blues, meio garageiro, soa um pouco como um Audioslave menos pesado.
- Ouvimos: Bush – I beat loneliness
Dá para dizer que Beau tem em seu som muito do lado bom do Bush – e não só isso: climas lembrando Placebo e o já citado Suede vão surgindo, às vezes, em alguns segundos das faixas. As if é bem nessa onda, mas Beau tem um lado mais indie, até mais oitentista na abordagem de voz e de estrutura de composição e de arranjo – um lado, por sinal, que não deixa o som se transformar num pastiche de metal alternativo, ou algo do tipo.
Já Talk talk talk e 505 encerram Soundtrack of letting go focando em peso e guitarra, e unindo todos os elementos do disco em prol de um som intenso, com letras sufocantes (além da doideira de Fix it, Beau fala de morte, amores cagados, dores de cabeça do dia a dia, etc).
- Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
- E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.
Cultura Pop5 anos agoLendas urbanas históricas 8: Setealém
Cultura Pop5 anos agoLendas urbanas históricas 2: Teletubbies
Notícias8 anos agoSaiba como foi a Feira da Foda, em Portugal
Cinema8 anos agoWill Reeve: o filho de Christopher Reeve é o super-herói de muita gente
Videos8 anos agoUm médico tá ensinando como rejuvenescer dez anos
Cultura Pop7 anos agoAquela vez em que Wagner Montes sofreu um acidente de triciclo e ganhou homenagem
Cultura Pop9 anos agoBarra pesada: treze fatos sobre Sid Vicious
Cultura Pop8 anos agoFórum da Ele Ela: afinal aquilo era verdade ou mentira?







































