É sabido que Michael Jackson amava videogames (seu rancho Neverland tinha um cômodo gigantesco com diversas máquinas de fliperama… meu sonho de consumo!) e que a Sega, empresa que lançou o saudoso console Mega Drive tinha uma parceria antiga com ele.

Como todo bom fã de jogos eletrônicos deve lembrar, um dos primeiros cartuchos a sair para o aparelhinho foi Moonwalker, baseado em seu filme homônimo de 1988. O que ficou mantido em sigilo durante todo esse tempo (apesar de boatos a respeito rolarem desde a época do lançamento do jogo) e só recentemente veio à tona foi o fato de, em 1994, Michael ter trabalhado para a Sega compondo a trilha sonora de Sonic 3.

Quem confirmou a notícia foi o compositor Brad Buxer, co-autor do sucesso de MJ Stranger in Moscow e que trabalhou com ele durante o processo. Segundo entrevista publicada pelo Huffington Post, Michael ficou lisonjeado com o convite, já que era fã do porco-espinho azulado e, além de compor as músicas e os arranjos, ainda ajudou a desenhar os layouts das fases. Mas seu nome acabou sendo limado dos créditos na última hora.

Apesar de o Brad ter afirmado que Michael pediu para não ser creditado porque teria detestado as limitações do áudio do Mega Drive e também não quis correr o risco de ser associado a arranjos tão simplórios e de baixa qualidade, há uma segunda teoria para o fato, bem menos nobre: pouco antes de o jogo ser finalizado, começaram a pipocar na imprensa os escândalos de pedofilia e a Sega achou que, naquele momento, não pegaria bem ter sua imagem associada a ele.

Como Michael já desencarnou, nunca saberemos qual versão é a correta; porém, independentemente disso, é fácil encontrar no youtube vários videos que corroboram a inusitada informação, onde é possível constatar como as músicas do jogo se encaixam com perfeição em seus maiores sucessos quando tocados simultaneamente. Se duvidam, prestem atenção no link abaixo, onde a canção que toca nos créditos finais do game é executada junto com a balada Stranger in Moscow e reparem como os arranjos parecem se completar:

(É importante frisar: Todo gamer que se preza sabe que a trilha sonora do Sonic é uma das mais cultuadas até hoje. No site cdjapan.co.jp, o box de dois CDs e um DVD com suas melhores músicas sai por 120 reais, mais taxas de envio… alguém aí quer me dar de presente?)