Cultura Pop
K7: treze razões para as fitinhas serem cool em 2018

Eu não entendi bem o que as pessoas veem de tão legal em fitas K7. Mas o canal VWestlife resolveu elencar treze razões pelas quais as fitinhas são cool de novo em 2018. A inspiração do canal foi a série 13 reasons why. Olha aí.
(os vídeos colocados abaixo não têm relação com o do VWestlife e são meramente ilustrativos).
TEM GENTE COMPRANDO. Vai dizer que se muita gente sai comprando uma coisa, você não passa a pensar: “Peraí, isso deve ser legal e só eu não estou vendo”? E as vendas das fitinhas cresceram 35% em 2017. Graças às mixtapes de Guardiões da galáxia e à trilha sonora de Stranger things 2, o mercado ganhou uma boa oxigenada. Fitinhas como Purpose, de Justin Bieber, e Purple rain, do Prince (relançada) lideraram as vendas.
FITAS SÃO BARATAS. O canal faz uma comparação de preços. O mais vantajoso é optar por baixar MP3 legal (US$ 9,49 no caso de Purpose, do Bieber). O CD do Justin sai por US$ 16,63. Vinil? Põe vinte dólares e uns quebrados. A fitinha, que tem a qualidade mais zoada em comparação com CD, vinil e até MP3 – dependendo da compressão – ganha no preço: 12 paus. O MP3 é mais barato, mas não te dá a confortável sensação de “eu tenho a mídia física e você, não”. Já fitinhas antigas saem por uns 25 cents lá fora. Mesmo no Brasil é possível achá-las a uma fração dos preços de LPs.
https://www.youtube.com/watch?v=60_JfMYNNyA
O EQUIPAMENTO TAMBÉM É BARATO. O aparelhinho que o apresentador do canal usou para gravar a narração do vídeo, diz ele, custou US$ 5,50, mais US$ 10 de taxas de envio (comprou no eBay). É bom lembrar que isso acontece nos EUA. No Brasil, nossa política psicodélica de preços permite que um tape-deck das antigas varie entre R$ 125 e inacreditáveis R$ 3.999 (fonte: Mercado Livre).
PORTABILIDADE RAIZ, PORTABILIDADE NUTELLA. Já pensou andar pelas ruas com um aparelho de vinil embaixo do braço? Nem pense. Se o teu lance é tecnologia antiga, só com o K7 você vai poder fazer isso. É só comprar um walkmen fabricado lá pelos anos 1980 ou 1990 e cair dentro do universo das fitinhas. Guardá-los em casa é mais fácil do que guardar vinis e as lombadas permitem mais facilidade na localização de exemplares.
INDIES AMAM FITINHAS. Desde sempre, o que mais tem é músico independente lançando fita cassette. Trabalhos de artistas como Nico e Residents saíram primeiro em fita, muito tempo depois em CD e alguns, jamais em vinil. E teoricamente, tudo continua bem mais fácil de produzir e duplicar do que vinil e CD. No Brasil, selos como Outprint e Hearts Bleed Blue abraçaram o formato.
https://www.youtube.com/watch?v=SJZvIMoq9QI
NÃO PRECISA LIMPAR. Ao contrário de um disco de vinil, que você precisa lavar, passar soluções bizarras e de resultado duvidoso etc. Como a fita fica presa na armação de plástico, você não precisa colocar a mão nela e não ficam marcas de dedo (agora, fique sem limpar o cabeçote do gravador e veja o que acontece).
A QUALIDADE DE SOM É MELHOR DO QUE VOCÊ IMAGINA. De fato, é algo a ser levado em conta. Pelo menos no caso de K7s importados – os que eram fabricados no Brasil nos anos 1970 e 1980 tinham som mais ou menos. Uma coisa muito comum nos anos 1970 era que alguns LPs tivessem uma qualidade de reprodução bem meia boca. E a solução era gravar os álbuns em fita para garantir um som melhor na hora de ouvir as músicas.
É LEGAL GRAVAR FITAS. Ok, você tem que ter tempo disponível pra isso, mas é uma diversão bacana. Você pode gravar sua própria voz, discos inteiros, uma mixtape para uma namorada (acho que não precisamos lembrar que ela tem que ter onde ouvir a fita) etc.
https://www.youtube.com/watch?v=4I1oa0SZR8Y
MUSEU DE GRANDES NOVIDADES. Com as fitinhas, o passado volta. Você pode desencavar aquela coleção que seus pais guardavam há anos e dar uma ouvida. E é verdade: a possibilidade de o material estar em condições aproveitáveis é bem maior do que se fosse uma coleção de vinil ou CD. Encontrar gravações de vozes de pessoas que morreram há anos, então, é maravilhoso. Ou gravações antigas de rádio.
COMPLETE SUA COLEÇÃO DE FITAS VIRGENS. Pode ser um passatempo legal colecionar fitinhas, ainda que você não grave nenhuma. O que mais tem são modelos que ninguém nunca ouviu falar, fitas coloridas, marcas que sumiram do mercado, etc.
AS FITAS TAMBÉM SE TORNARAM DIGITAIS. No fim dos anos 1980, muita gente lembra, começaram sair vinis e K7s “remasterizados em digital”, até aqui no Brasil. Entre eles, a coleção dos Beatles, que saiu pela primeira vez em CD e em fitinhas com qualidade sonora bacana. Mas o canal acaba lembrando mesmo é de um formato que não durou muito (foi de 1992 a 1996), o DCC, Digital Compact Cassette. Alguns álbuns chegaram a sair nesse modelo, mas não foi algo que marcou época. A novidade é que recentemente saíram discos em DCC.
COMPUTADOR DO K7. Lembra do barulhinho de modem da internet, da década passada? Se você é um sujeito oldies mesmo, lembra do barulhinho de fita cassette rodando no gravador enquanto subia um programa para o seu Expert. Sim: nessa época usava-se fita magnética para guardar programas. Eu não acho que demorar mais de cinco minutos para fazer qualquer tipo de operação que envolva informática seja cool (programas em fita seguiam numa lentidão que você pode imaginar). Mas tem gente que acha. Outra coisa: cassette não é só pra música. No formato, você acha audiobooks, cursos de línguas, etc.
https://www.youtube.com/watch?v=dZrbo5vjxK8
CASSETTES SÃO MAIS DURÁVEIS DO QUE VOCÊ ACREDITA. Para provar isso, o apresentador passa por cima de uma fitinha com seu carro, e ela continua tocando. Não perca.
https://www.instagram.com/p/BeDGOHrBD70
Cultura Pop
No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).
Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.
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Cultura Pop
No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.
E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
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4 discos
4 discos: Ace Frehley

Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.
Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.
Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.
Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução
“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.
Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…
“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).
O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.
“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.
“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.
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