Connect with us

Cultura Pop

Dez músicas de Luiz Melodia que NÃO são do disco “Pérola negra”

Published

on

Luiz Melodia

Luiz Melodia, morto na madrugada desta sexta (4), era um artista imprevisível, do tipo que fazia o que desse vontade. Mesmo com o sucesso das primeiras músicas, nunca se animou a gravar um disco por ano (“nunca fiz um disco ruim porque fico anos pensando no que vou fazer”, dizia). Nos shows, às vezes, enfileirava músicas pouco conhecidas e deixava hits absolutos de lado. Fez uma concessão aos acústicos no auge do formato em 1999, com o CD Acústico ao vivo. Em entrevistas na época, foi perguntado sobre porque deixou o hit Juventude transviada de lado no repertório. Respondeu que não fazia uma apresentação igual à outra e que basicamente havia escolhido gravar um show da turnê no disco.

Tamanho desprendimento gerou histórias folclóricas também, claro. Nos anos 1970, poucas horas antes de um show agendado no Colégio Equipe, em São Paulo, deixou os organizadores – que eram um adolescente chamado Serginho Groisman e alguns dos Titãs, ainda criando barba – esperando por ele. Foi encontrado pela turma assistindo a um filme no cinema (o fato foi revelado na biografia A vida até parece uma festa – Toda a história dos Titãs, de Luiz André Alzer e Hérica Marmo).

No último show dele que vi, em 2015 no Teatro Rival (na época da turnê do último disco, Zerima), pediu licença para ir tomar um vinho no camarim e deixou sua banda fazendo um número instrumental de uns vinte minutos. Muita gente não entendeu nada – vale dizer que a plateia aplaudiu bastante. E para um artista imprevisível, uma plateia diversificada: fãs de todos os estilos musicais, do rock à MPB, choraram sua morte nas redes sociais. Nada mal para um compositor que se tornou conhecido com um blues (Pérola negra), e ia do rock ao samba em seu disco de estreia.

Esse disco de estreia, também chamado de Pérola negra (1973), acabou sendo visto por muitos como um trabalho que ofuscava todos os outros – mesmo que ele tivesse tido vários outros sucessos e gravado outros LPs históricos. Quem caiu nessa, deixou passar um monte de grandes momentos dele em outros álbuns. Para você não sair por aí repetindo que o melhor disco dele é o primeiro, segue aí uma lista de dez músicas de outros discos – nenhuma delas do Pérola negra.

“PAQUISTÃO” (Maravilhas contemporâneas, 1976). Um pouco pela letra doidona, um pouco pelo arranjo cheio de ruídos e interferências diversas, um pouco pela qualidade de gravação meio estranha, dá pra inserir esse soul tranquilamente no rol da música psicodélica brasileira. “Estou desarmado, mas estou com Isabel/senhor mensageiro me traga um papel”, diz a letra.

“HOJE E AMANHÃ NÃO SAIO DE CASA” (Nós, 1980). Rock, soul e reggae misturados, num disco em que Luiz tocou com integrantes da Banda Black Rio, sambistas, ex-membros de bandas de rock cariocas como A Bolha, e gênios dos estúdios como Liminha, Robson Jorge e Lincoln Olivetti.

https://www.youtube.com/watch?v=NCUNUuH9-G4

“GIROS DE SONHO” (Mico de circo, 1978). O blues mais bonito já escrito em língua portuguesa. Ponto. Ouve aí.

“QUESTÃO DE POSSE” (Maravilhas contemporâneas, 1976). Longe do filho Hiram (segundo uma entrevista do cantor publicada na revista Trip, o cantor e a mãe do garoto ficaram afastados por dois anos após o nascimento dele), Luiz falou da saudade do filho numa música que misturava blues e rock – e poderia estar num LP da The Band ou dos Doors de alguns anos antes.

https://www.youtube.com/watch?v=3egCIwiZ9go

“SACO CHEIO” (Claro, 1987). Uma das melhores músicas de Claro, disco que Luiz Melodia lançou após cinco anos longe dos estúdios. Não era dele, era de um compositor chamado Tony Marinho – e era quase um rap, que poderia estar no repertório da estreia do Farofa Carioca (lançada dez anos depois).

https://www.youtube.com/watch?v=0udM-mroDsA

“O MORRO NÃO ENGANA” (Mico de circo, 1978). Não fosse pelo violão da abertura e pelos vocais, essa música poderia ser um outtake de Maria fumaça, disco de estreia da Banda Black Rio (1977). O grupo liderado por Oberdan Magalhães andava tocando com Luiz Melodia na época e seus integrantes participam de Mico de circo, terceiro disco do cantor.

“FADAS” (Mico de circo, 1978). Quem já foi em algum show de Luiz Melodia com certeza deparou com essa música, que poucas vezes saiu do repertório dele. Na gravação original, os arranjos são de Armandinho Macêdo, da Cor do Som.

“JUVENTUDE TRANSVIADA” (Maravilhas contemporâneas, 1976). Se você é jornalista e já recebeu algum release com a frase “fulano conta com o auxílio luxuoso de sicrano”, a culpa é desse belo samba, martelado diariamente na novela Pecado capital, da Rede Globo, em 1975, e depois lançado na trilha sonora da trama. “Lava roupa todo dia/que agonia”, frase de abertura, entrou para o DNA do brasileiro.

“BATA COM A CABEÇA” (Mico de circo, 1978). Outro soul que poderia estar no repertório da Banda Black Rio, em qualquer fase do grupo.

“FEELING DA MÚSICA” (Retrato do artista quando coisa, 2001). Hyldon, que tocou guitarra no primeiro disco de Luiz (no rock Pra aquietar), deu sua contribuição para um CD do cantor, em parceria com o próprio Melodia e com Ricardo Augusto.

https://www.youtube.com/watch?v=8CBNLumWq3Q
R.I.P. Luiz Melodia (a foto lá de cima é de Marcos Hermes).

Veja também: Luiz Melodia na TV nos anos 1970.

Cultura Pop

Bono trapalhão? U2 antes da fama, na TV irlandesa, usando fantasias de palhaço

Published

on

Bono trapalhão? U2 antes da fama, na TV irlandesa, usando fantasias de palhaço

RESUMO: Antes da fama, o U2 tocou Out of control na TV irlandesa vestido de palhaço. Tem gente achando que é obra da IA, mas não é não.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

No comecinho de sua história, prestes a fazer as primeiras gravações, o U2 fez um vídeo de Out of control na TV irlandesa em clima de circo, com maquiagens faciais e roupas de palhaço. Tá aí o vídeo.

O vídeo é de 1979 e pertence aos arquivos da RTÉ, emissora pública irlandesa – e pelo que a emissora diz, apareceu no programa Our times. Já teve gente levantando a hipótese de ser obra de IA. Não é, pelo visto. “Embora a estética crua e a qualidade amadora das possam levar os espectadores a questionar a sua autenticidade, este vídeo específico foi documentado e discutido pela comunidade de fãs do U2 como uma peça genuína da história da banda”, diz um comentário publicado no canal do YouTube @DutchU2Fan.

Não foi a primeira vez que a banda esteve na atração: em 13 de novembro de 1978, tocaram a música The fool, numa apresentação que acabou sendo reprisada em 27 de novembro. Aliás, a primeira vez que Bono, The Edge, Larry Mullen e Adam Clayton foram à RTE rolou em 2 de março de 1978, quando ainda se chamavam The Hype – na ocasião, foram a programa Youngline e cantaram Street mission.

Além das maquiagens, Bono surge usando apetrechos teatrais e fazendo caras e bocas para a câmera – em alguns momentos, tudo parece uma cena de humorístico brasileiro dos anos 1970. E naquela altura, Out of control era praticamente o cartão de visitas do U2. Em agosto de 1979, o radialista Dave Fanning apresentou três músicas do grupo em seu programa na RTÉ — Out of control, Stories for boys e Boy/Girl — e deixou os ouvintes escolherem qual delas deveria ocupar o lado A do primeiro lançamento da banda. Out of control venceu. No mês seguinte, as três músicas apareceram no EP Three, cuja primeira edição teve mil cópias numeradas.

A canção também tinha uma origem bastante pessoal. Bono a escreveu quando completou 18 anos, pensando no desconforto de perceber que dois dos acontecimentos mais importantes da existência estão totalmente fora das nossas mãos: ninguém decide nascer e, em última instância, também não controla a própria morte.

Agora: por que diabos eles estão vestidos daquele jeito?

Bom, não há, pelo menos na documentação conhecida sobre a apresentação, uma explicação de Bono, The Edge, Adam Clayton ou Larry Mullen Jr. para as roupas, mas maquiagens e os apetrechos. Também não aparece nos arquivos disponibilizados pela RTÉ uma justificativa para o figurino. Pode ter sido uma ideia do programa, uma brincadeira da própria banda ou simplesmente parte da estética daquela atração

O vídeo pertence a uma fase realmente embrionária do U2, que ainda traria uma apresentação no programa Aspects Of rock em setembro de 1979, tocando Life on a distant planet. Em janeiro de 1980, a banda chegou ao Late late show com Stories for boys. E pouco depois, aquela banda de garotos que ainda podia surgir fantasiada na televisão começaria a gravar a estreia Boy, lançada em outubro de 1980. Um primeiro passo na construção do U2 que a gente conhece hoje.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.
Continue Reading

Cultura Pop

Video Vanguard Award: afinal, que prêmio é esse que o Nirvana recebeu?

Published

on

Video Vanguard Award: afinal, que prêmio é esse que o Nirvana recebeu?

RESUMO: O Nirvana recebeu o Video Vanguard Award no VMA e entrou numa história que começou em 1984 com Beatles e David Bowie. Entenda como surgiu e por que o prêmio mudou ao longo das décadas.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

O Nirvana voltou ao VMA neste domingo (27) para receber um prêmio que, de certa forma, conta a própria história da MTV. Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear subiram ao palco para buscar o Video Vanguard Award, homenagem pelo conjunto da obra audiovisual da banda.

Recebendo a honraria, os mais ilustres três ex-integrantes vivos da baanda entraram numa lista que começou com Beatles e David Bowie e, ao longo de mais de quatro décadas, passou por Madonna, Michael Jackson, R.E.M., Beastie Boys, U2, Beyoncé e vários outros.

Mas o que exatamente é o Video Vanguard? Bom, temos duas respostas, uma curta e uma longa. A resposta curta: é uma espécie de prêmio pelo conjunto da obra do VMA, dedicado a artistas que tiveram impacto importante sobre o videoclipe e a cultura pop. Não está ligado a um vídeo específico lançado naquele ano e nem sequer é entregue em todas as edições.

A resposta longa é… a própria história do prêmio. E é a melhor resposta, já que o prêmio nasceu junto com o próprio VMA, em 1984. E não custa lembrar que nessa época videoclipe ainda era uma linguagem em formação e a MTV tinha apenas três anos. Na primeira cerimônia, só pra você ter uma ideia, David Bowie ganhou o prêmio, e houve menção especial aos Beatles e a Richard Lester, que dirigiu os filmes Help e A hard days night, do quarteto.

No caso dos Beatles e Lester, a escolha reconhecia especialmente a importância dos filmes do grupo para aquilo que, anos depois, se consolidaria como a linguagem do videoclipe – e da mesma forma, Bowie havia desenvolvido muito do idioma dos clipes vários anos antes. Na real, como ainda nem sequer havia uma “história” do videoclipe, era fundamental apontar quem havia ajudado a inventar aquela nova linguagem.

Nos anos seguintes, por sua vez, já estava claro que o grande lance era premiar quem já estava fazendo história ali mesmo, com a linguagem dos clipes. Em 1985, ganharam o prêmio David Byrne (então apenas o líder dos Talking Heads) e os diretores Russell Mulcahy e Godley & Creme. Madonna recebeu em 1986. Peter Gabriel, em 1987.

Detalhe: Michael Jackson ganhou em 1988 e, a partir de 1991, seu nome passou a ser associado oficialmente à honraria, que durante décadas ficou conhecida como Michael Jackson Video Vanguard Award. Em 2019, a MTV silenciosamente, mas nem tanto, tirou o nome do astro do prêmio. Nesse ano, a vencedora foi a rapper Missy Elliott.

Na década seguinte, a lista parece quase um resumo do período em que rock e MTV andavam grudados. Bon Jovi recebeu o Vanguard em 1991; Guns N’ Roses, em 1992; Tom Petty e Rolling Stones, em 1994; R.E.M., em 1995; Red Hot Chili Peppers, em 2000; U2, em 2001; e Duran Duran, em 2003. Exceções à regra: em 1997 o rapper LL Cool J levou a estatueta pra casa. No ano seguinte, os Beastie Boys ganharam o prêmio.

Depois, o perfil foi mudando junto com a própria MTV e com a cultura pop. Britney Spears, Justin Timberlake, Beyoncé, Kanye West, Rihanna, Pink, Jennifer Lopez e Missy Elliott estão entre os homenageados. Nos últimos anos vieram Nicki Minaj, Shakira, Katy Perry e Mariah Carey. Agora o prêmio volta ao rock com o Nirvana.

Dá pra dizer que poucos grupos carregam uma ligação tão evidente com a era clássica da MTV. Smells like teen spirit não apenas virou um dos clipes mais associados aos anos 1990 como ajudou a transformar a imagem do rock no canal. Come as you are, In bloom e Heart-shaped box reforçaram uma identidade visual que misturava estranheza, humor, desconforto e uma boa dose de antipatia pelos padrões do estrelato.

No VMA deste ano, coube a Chuck D, do Public Enemy, entregar o prêmio. Novoselic aproveitou o discurso para colocar Kurt Cobain no centro da história e lembrou que muitas ideias dos vídeos vinham da visão artística do vocalista. Para ele, a permanência do Nirvana também tem relação com uma busca do público por autenticidade.

Grohl, Novoselic e Smear receberam a homenagem sem Cobain, morto em 1994, mas com sua imagem aparecendo durante a cerimônia. A escolha fecha um círculo curioso: uma banda que ajudou a definir a MTV dos anos 1990 recebe, mais de três décadas depois, um prêmio criado justamente para reconhecer quem mudou a maneira de juntar música e imagem.

Mais do que um troféu para quem acumulou clipes famosos, o Video Vanguard começou como uma homenagem a quem empurrou o videoclipe para algum lugar novo. E sua lista de vencedores acabou registrando também as mudanças da própria MTV: dos Beatles e dos diretores pioneiros ao domínio do rock, daí às grandes estrelas do pop e do hip hop.

Agora o Nirvana entrou nessa história. Digamos que, para uma banda que chegou à MTV parecendo não pertencer àquele mundo, demorou bastante.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.
Continue Reading

Cultura Pop

Qual é a do The Coverups, banda de covers de Billie Joe (Green Day) e amigos?

Published

on

The Coverups: Billie Joe recebe Bruce Dickinson (Foto: Reprodução Internet)

Antes de Bruce Dickinson, cantor do Iron Maiden, aparecer de surpresa no palco em Québec, o The Coverups já dava muitos sinais de vida havia anos. O projeto paralelo de Billie Joe Armstrong continua funcionando exatamente como nasceu: como uma desculpa para tocar músicas que seus integrantes amam, sem a pressão de lançar discos ou sair em turnê.

Criado em 2018, o grupo reúne integrantes e colaboradores do Green Day em apresentações pequenas, normalmente em clubes da Califórnia. A formação original contava com Billie Joe Armstrong (voz e guitarra), Mike Dirnt (baixo e voz), Jason White (guitarra), Bill Schneider (baixo) e Chris Dugan (bateria) – Mike e Jason são os únicos que fazem parte também do Green Day, sendo que Jason atua como músico de turnê. Nos últimos anos, porém, Dirnt deixou de participar dos shows, e o The Coverups passou a atuar como quarteto.

O repertório é uma carta de amor ao rock e ao punk. Clássicos de Ramones, David Bowie, The Clash, Cheap Trick, Joan Jett, Tom Petty, Misfits, Nirvana, Rolling Stones e até Strokes costumam aparecer nas apresentações, que muitas vezes são anunciadas poucas horas antes de acontecer. Diferentemente de outros projetos paralelos de Billie Joe, como Foxboro Hot Tubs e The Longshot, o The Coverups nunca teve a intenção de gravar músicas próprias. A proposta é apenas revisitar clássicos em um ambiente intimista, recriando um pouco da atmosfera dos primeiros dias do Green Day nos clubes da região de Berkeley e Oakland.

Mesmo sem lançar um único álbum de estúdio, a banda conquistou um público fiel justamente por isso: oferece a rara oportunidade de ver Billie Joe tocando as músicas que ajudaram a moldar sua formação musical, longe das grandes produções e da rotina de estádios do Green Day.

Nos últimos meses, o The Coverups voltou a fazer apresentações esporádicas na Califórnia, mantendo esse espírito despretensioso. Não havia qualquer indicação de mudanças de rumo, nem anúncios de gravações ou turnês. A maior novidade acabou sendo justamente a participação-surpresa de Bruce Dickinson em um show realizado em Québec. Sem aviso prévio, o vocalista do Iron Maiden subiu ao palco para cantar All the young dudes, clássico do Mott the Hoople escrito por David Bowie, num encontro improvável que reuniu dois dos nomes mais conhecidos do rock em um contexto bastante informal.

Houve uma outra novidade recente, que rolou durante o show da banda no Roxy, na Califórnia, dia 21, uma segunda-feira. Antes de tocar Drain you, clássico do Nirvana (do disco Nevermind, de 1991), Armstrong dedicou a música a Jennifer Finch, baixista do L7, que morreu recentemente. Antes, Adrienne Armstrong, esposa do músico, havia doado US$ 5 mil para uma campanha criada para ajudar a custear o tratamento de Finch.

De qualquer jeito, Bruce fi a primeira participação especial de grande repercussão na história recente do The Coverups e, naturalmente, chamou muito mais atenção do que os próprios shows da banda. Ainda assim, tudo indica que o projeto continuará exatamente como sempre foi: um grupo de amigos reunidos para tocar os discos que mudaram suas vidas, sem maiores pretensões além da diversão.

Ah, sim: importante falar que All the young dudes faz parte do repertório solo de Bruce há bastante tempo. Ele a havia regravado em seu primeiro álbum solo, Tattoed millionaire, de 1990. Na época, teve até clipe da faixa.

Foto: Reprodução Internet

Continue Reading

Acompanhe pos RSS