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Cultura Pop

No tempo em que Dave Walker cantava no Black Sabbath

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No tempo em que Dave Walker cantava no Black Sabbath

O cantor britânico Dave Walker, 76 anos, está desde 2020 integrando uma versão renovada do Humble Pie, aquela banda que revelou talentos como o de Peter Frampton. Também já esteve à frente de bandas como Fleetwood Mac, Savoy Brown e Idle Race. Mas até o fim da vida, ele vai ser perguntado o tempo todo por seu período extremamente breve à frente do… Black Sabbath.

Dave chegou a ser cantor da banda pelo período econômico de cinco meses (!), numa época em que as doideiras internas e o estilo avacalhado de gestão do grupo tiraram Ozzy Osbourne – cada vez mais alucinado – do vocal do Sabbath. Antes, Walker havia tido passagens curtas por diversas bandas. No caso do Fleetwood, foi tirado antes do disco Mystery to me (1973) porque os integrantes havia chegado à conclusão tardia de que Walker, apesar de ter mandado bem no disco Penguin (1973, uma das vendagens mais expressivas do grupo nessa fase), não combinava com o estilo do Fleetwood. Pouco antes de entrar pro Sabbath, esteve nos vocais do pouco conhecido Mistress, que não foi para a frente.

No Sabbath, Walker não teve tempo de fazer muita coisa. Ele começou a trabalhar nas letras do que seria Never say die, oitavo disco do grupo, lançado em 1978. Chegou a se apresentar com a banda no programa da BBC Midlands Look! Hear!, cantando a letra que havia escrito para Junior’s eyes,  uma das faixas que sairiam no disco. Quem viu a tal apresentação, viu – as imagens de Walker à frente do Sabbath nunca foram parar no YouTube. Tem um áudio lá. Eles também tocaram uma versão de War pigs nessa data.

A passagem de Dave Walker pela banda foi tão breve que o músico não deixou muita coisa para trás. Ozzy, ao voltar, recusou-se a cantar qualquer material feito durante sua ausência, e mudou a letra de Junior’s eyes – que passou a falar da morte do seu pai. Tony Iommi, guitarrista do Sabbath, confirmou em algumas entrevistas que o material de Never say die foi todo escrito para Walker, mas que tudo mudou quando Ozzy retornou à banda.

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“Dois dias antes de finalmente estarmos prontos para gravar novamente, Ozzy decidiu voltar. E ele não cantaria nenhuma música que fizemos sem ele! Bill (Ward, baterista) teve que cantar em uma música (Swinging the chain) porque Ozzy se recusava”, afirmou à Guitar Player em 1992. À Ultimate Classic Rock, Iommi disse que “Ozzy não estava em condições e acho que ele perdeu o interesse. Havia mais drogas e mais bebidas – para todos, não era só Ozzy, mas Ozzy foi o mais impactado”, afirmou. Também disse que nunca pensou em resgatar o material da BBC porque “não seria justo com Ozzy”, e que não há mais nada gravado com Walker. “Fizemos uma apresentação em um programa e apenas alguns ensaios. Foi apenas isso. Então, Ozzy retornou”, contou.

Já Dave Walker falou sobre o assunto em algumas entrevistas. Em 2008 chegou a afirmar que já conhecia Iommi de Birmingham, terra natal da banda, e que conseguiu a vaga de cantor no Savoy Brown por causa de uma ajuda do guitarrista. Diz que não sabia nem que Geezer Butler, o baixista, era o principal letrista da banda, e que ele estava sendo o único a fazer as letras. Sua saída da banda, segundo Walker, deu-se de maneira bem pouco respeitosa: foi ensaiar, pegou a banda indo a um pub para uma reunião, esperou pela volta deles e… “Quando voltaram, Bill Ward falou pela banda e disse: ‘Ainda estamos aqui e você não’. Foi isso”, contou. “Nem sei se usaram linhas vocais minhas, nunca ouvi o disco”, contou.

Se você nunca ouviu, Never say die é esse disco aí, tido como “confuso” por muita gente.

Mais Black Sabbath no POP FANTASMA aqui.

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Cultura Pop

Tem XTC no podcast do POP FANTASMA

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XTC

É a banda de Making plans for Nigel e King for a day! A banda britânica XTC deixou saudade na gente e em mais um monte de fãs. No nosso podcast POP FANTASMA DOCUMENTO, recordamos alguns dos momentos mais maravilhosos (nada de “melhores momentos”, XTC só tem música maravilhosa) desse grupo, liderado pelos gênios Andy Partridge e Colin Moulding, que acabou de forma misteriosa e deixou vários álbuns que todo mundo tem que conhecer. E convidamos o amigo DJ e músico Pedro Serra (Estranhos Românticos, O Branco E O Índio, Rockarioca) para ajudar a explicar porque é que você tem que parar tudo e ouvir o som deles agora mesmo.

O Pop Fantasma Documento é o podcast semanal do site Pop Fantasma. Episódios novos todas as sextas-feiras. Roteiro, apresentação, edição, produção: Ricardo Schott. Músicas do BG tiradas do disco Jurassic rock, de Leandro Souto Maior. Arte: Aline Haluch. Estamos no SpotifyDeezerCastbox Mixcloud: escute, siga e compartilhe! Ah, apoia a gente aí: catarse.me/popfantasma.

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Cinema

No podcast do POP FANTASMA, a redescoberta de Jim Morrison em 1991

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No podcast do POP FANTASMA, a redescoberta de Jim Morrison em 1991

Indo na onda do documentário Val, sobre o ator Val Kilmer, e recordando os 50 anos da morte de Jim Morrison, lembramos no nosso podcast, o POP FANTASMA DOCUMENTO, aquela época em que Val virou Jim. O ator de filmes como Top Secret interpretou o cantor no filme The Doors (1991), dirigido por Oliver Stone. E, de uma hora para outra, mais uma vez (e vinte anos após a partida de Jim Morrison), uma geração nova descobria canções como Light my fire, Break on through e L.A. woman.

No podcast do POP FANTASMA, a redescoberta de Jim Morrison em 1991

O Pop Fantasma Documento é o podcast semanal do site Pop Fantasma. Episódios novos todas as sextas-feiras. Roteiro, apresentação, edição, produção: Ricardo Schott. Músicas do BG tiradas do disco Jurassic rock, de Leandro Souto Maior. Arte: Aline Haluch. Estamos no SpotifyDeezerCastbox Mixcloud: escute, siga e compartilhe! Ah, apoia a gente aí: catarse.me/popfantasma.

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Cultura Pop

Quando pegaram Gary Cherone (Extreme) para Cristo

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Em 1994, pouco antes de gravar o quarto disco com sua banda Extreme (o pseudo-conceitual Waiting for the punchline, de 1995) e de fazer uma tentativa de virar o vocalista do Van Halen (que deu no disco Van Halen III, de 1998, e numa turnê), o cantor Gary Cherone encontrou Jesus. Bom, mais que isso: ele se tornou Jesus, como ator da ópera-rock Jesus Christ Superstar, mas apenas nas montagens da peça em Boston, em 1994, 1996 e 2003.

O papel de Gary incluiu a crucificação e tudo, e o cantor chegou a declarar que a peça era uma antiga obsessão sua. “Sempre adorei a música dessa peça”, contou. O musical foi uma produção da Boston Rock Opera, trazia ainda Kay Hanley (Letters To Cleo) como Maria Madalena, e participação de vários roqueiros locais. Gary realmente curtia Jesus Christ Superstar: segundo uma matéria do The Boston Globe, a equipe que fazia o musical estava pensando em não apresentar nada na páscoa de 1994. Só que Gary não deixou: tinha visto uma encenação em Boston em 1993, gostou do que viu, passou a mão no telefone e ligou pessoalmente para a turma oferecendo-se para o papel.

A equipe ouviu o pedido do vocalista do Extreme, achou que ser maluquice não aproveitar a oferta do cantor e partiu para os ensaios. Detalhe que Gary, depois de três temporadas sendo crucificado, se preparava para outro desafio na mesma peça: iria interpretar Judas, o amigo da onça de Jesus. “Gosto do papel de Jesus, mas Judas tem músicas mais pesadas”, chegou a dizer.

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Isso de Gary resolver interpretar Judas e gostar do lado meio pesado da história (e ele fez mesmo o papel em 2000) reacendeu uma velha polêmica em relação a Jesus Christ Superstar. Criada por Andrew Lloyd Webber e Tim Rice inicialmente como uma ópera-rock lançada apenas em disco (ninguém tinha grana para levar aquilo tudo ao palco e não surgiam produtores interessados), a história discutia os papéis de Jesus Cristo e de seus apóstolos durante sua última semana de vida. E quando a peça foi à Broadway, com Jeff Fenholt como Jesus e Ben Vereen como Judas, não faltou gente reclamando que Judas parecia bastante simpático na peça.

Interpretando Jesus, por sinal, Gary encarou um papel que já foi vivido por outro vocalista de rock. Ninguém menos que Ian Gillan, que foi Jesus no LP da ópera-rock, feito quando ainda não havia planos para levá-la aos palcos. Mas Gillan não quis subir ao palco quando a montagem começou a ser feita, alegando que não queria virar ator. Um tempo depois, o papel de Jesus passou a ser tão cobiçado por roqueiros que até Sebastian Bach (o próprio) interpretou o papel.

Se você mal pode esperar para ver o ex-Skid Row interpretando o papel (bom, vai demorar pro POP FANTASMA fazer outra matéria sobre o mesmo assunto…) tá aí.

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