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Cultura Pop

Barra pesada: treze fatos sobre Sid Vicious

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Barra pesada: treze fatos sobre Sid Vicious

Em 2017, várias datas redondas do punk rock surgem ao mesmo tempo. O POP FANTASMA lembra de uma data não-redonda do estilo, e uma efeméride trágica. Sid Vicious, baixista dos Sex Pistols, morreu há 38 anos, em 2 de fevereiro de 1979. Por acaso, em 10 de maio, ele faria 60 anos. Abaixo, acompanhe treze fatos, alguns meio barra-pesada, sobre a vida do músico.

ANTES DE SID: Sid Vicious se chamava John Simon Ritchie, tinha nascido em Londres e passara um tempo em Ibiza na infância. O nome John Beverley, que aparece em algumas biografias de Sid na internet, também existia. Sid surrupiara o sobrenome de seu padrasto, com quem sua mãe Ann casara-se em 1965, e passou a usá-lo.

FLORES: Antes dos Sex Pistols, Sid tocou numa banda que virou lenda no punk britânico, The Flowers Of Romance. O grupo teve integrantes como Keith Levene (que foi do Public Image Ltd) e Viv Albertine, das Slits. John Lydon, posteriormente vocalista dos Sex Pistols e do PiL, diz ter criado o nome da banda. Que depois viraria o nome de um disco do PiL em 1981. “Cerca de quarenta integrantes passaram por essa porra dessa banda”, chegou a dizer Lydon. Sid também foi convidado a fazer um teste para vocalista do The Damned, mas não foi no dia da audição.

TUDO MUDOU: Na autobiografia “Lonely boy”, Steve Jones, guitarrista dos Sex Pistols, diz que “depois que Sid entrou para o grupo, nada ficou normal. Achava legal o visual dele e o do John (John Lydon) e o frenesi da mídia faria vender muitos jornais. Mas isso não tinha nada a ver com a banda”. Jones diz que não ligava de ser o segundo depois de Lydon. Mas “agora eu era o terceiro depois desse idiota de merda (Sid Vicious) e até o quarto, se levar em conta (o empresário) Malcolm McLaren e sua certeza de que éramos marionetes”.

NANCY: Em 1975, antes de iniciar o relacionamento com Sid, Nancy Spungen vivia na cena underground de Nova York e trabalhava como dançarina de strip tease. “Ela vivia com os caras das bandas e era bem franca sobre o que fazia para viver. Era uma groupie e tinha drogas para oferecer a eles”, contou ao jornal “The independent” a fotógrafa americana Eileen Polk. Eileen era amiga próxima do casal e chegou a fazer uma exposição com as fotos dos últimos anos de Sid em 2008.

BRIGAS: Em 1978, o casal Sid e Nancy foi para Nova York morar no Chelsea Hotel. O local foi a casa de Bob Dylan, Janis Joplin, Leonard Cohen e foi a inspiração de Andy Warhol em seu filme “Chelsea girls” (1966). Não era uma convivência mole. Os dois se pegavam de porrada e queimavam um ao outro com cigarros acesos. Numa ocasião botaram fogo na cama de casal do quarto.

QUEM MATOU? O fim da história todo mundo já sabe: Nancy foi encontrada morta com uma facada no abdômen. A faca era de Sid, que a havia comprado ao descobrir que seu ídolo Dee Dee Ramone andava sempre com uma. O músico foi encontrado nas redondezas em estado semicomatoso e acabou preso. Inicialmente confessou que matou Nancy. Mas depois desmentiu, dizendo estar dormindo na ocasião. O caso nunca foi exatamente esclarecido e muitos amigos do casal acreditam que não foi ele o assassino. Eliott Kidd, da banda punk The Demons, chegou a falar que “algum assassino saiu impune dessa história”. Na autobiografia “Livin’ la vida tosca”, escrita com André Barcinski, João Gordo lembra ter ouvido de Dee Dee Ramone, dos Ramones, que não foi Sid quem matou Nancy. E que o músico americano sabia quem era o assassino (mas nunca revelou o nome).

LOUCÃO NO BAR: Após ser solto sob fiança, Sid Vicious foi preso novamente por agredir o irmão da cantora Patti Smith, Todd Smith, com uma garrafa de cerveja numa festa. Sid agarrou a namorada de Todd, que teria reclamado e acabou apanhando. “Meu irmão é um cara durão mas é um pacifista. É um cara que apazigua as pessoas. Sid estava maluco, acho. Ficou doidão no bar e, por causa dele, meu irmão quase ficou cego. Ele não provocou Sid ou nada do tipo. Mas o cara estava fora de controle, tanto que morreu logo depois disso”, chegou a afirmar Patti num papo com uma revista de rock de Singapura, “Big O”

MÃE, SÓ TEM UMA: A droga que matou Sid foi financiada por sua própria mãe, que era viciada (e conta-se, havia trabalhado como traficante). Eileen explica no livro “Mate-me por favor”, de Legs McNeil e Gillian McCain (no Brasil, saiu pela L&PM) que Ann, mãe de Sid, deu uma festa quando ele saiu da cadeia, e o filhão pediu a ela “cem dólares para comprar cocaína”. A inacreditável resposta de Ann: “Tem certeza que você vai pegar só cocaína?”. Sid prometeu que sim, e ela deu o dinheiro, justificando para Eileen. “Ele vai conseguir (a droga) em algum lugar. Se dou para ele, ele pelo menos vai voltar para casa”. A própria Ann confessou ter dado a Sid Vicious uma dose de heroína pouco antes dele morrer, a pedido do filho.

CADÁVER: Por causa da amizade com Sid, Eileen Polk foi uma das primeiras pessoas a serem chamadas pela família do músico para ir até o apartamento de sua última namorada, Michelle Robinson, onde ele morreu. Em “Mate-me por favor”, ela conta que precisou ficar sozinha durante três horas com o corpo de Sid Vicious. A a polícia levara a mãe e a namorada do músico para a delegacia e sobrou para ela.

SID SOLO: Em dezembro de 1979, a Virgin, surfando na onda do interesse por Sid Vicious, pôs nas lojas um disco “solo” do cantor, “Sid sings”. O disco tem os singles “My Way” e “Something Else”, que já estavam na trilha do filme “The great rock’n roll swindle”. E várias gravações solo com qualidade de som ruim, feitas no Max’s Kansas City entre 28 e 30 de setembro de 1978. O repertório tinha covers de pré-punk (Stooges, New York Dolls) e de bandas mais recentes, como Ramones.

WHITE KIDS: Em 1978, indo para Nova York e precisando de grana, Sid Vicious montou o Vicious White Kids. O grupo acabou fazendo apenas um show em Londres, em 15 de agosto de 1978. E era era uma espécie de all stars do punk britânico, trazendo na formação Sid (voz), o ex-Sex Pistols Glen Matlock (baixo), Steve New, dos Rich Kids (guitarra), Rat Scabies, do Damned (bateria). E ninguém menos que Nancy nos backing vocals. A gravação desse único show virou pirata-oficial, reeditado várias vezes com acréscimos.

CULPAS: Steve Jones foi avisado da morte de Sid por um repórter da “Rolling Stone” que atendeu ao telefone. E lembra de ter respondido: “Bom, pelo menos vamos vender muitos discos agora”. “Foi uma resposta estúpida e o repórter ficou chocado”, recordou Jones em “Lonely boy”. Ele afirmou também saber que Lydon carrega culpas pela morte de Sid. “Me sinto um pouco responsável, sim”, confessaria Lydon ao “Gloucestershire Echo”.

“Ele não podia tocar e eu não podia cantar. Sid não conseguia aproveitar uma chance. Sua mãe era viciada em heroína. Eu o trouxe para a banda e ele não conseguia lidar com isso”, disse Lydon sobre Sid Vicious.

ÁLBUM DE FAMÍLIA: Em 1980, a mãe de Sid publicou em tiragem limitada pela Virgin Books um bizarríssimo livro de 32 páginas chamado “The Sid Vicious family album”. Trata-se de um estranhíssimo álbum de recordações do filho, com fotos desde a infância. Todas legendadas com frases fofas como “que sorriso!”, “Sid em 1975, muito bonito!”. Muito mais estranho: as legendas ganham tom de reprimenda carinhosa nas fotos em que o baixista aparece magrelo, com dentes irregulares, já nos Sex Pistols. A sensação de estranhamento é inevitável.

Cultura Pop

Urgente!: E agora sem o Ozzy?

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Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre.

Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre. Tudo começou com uma banda, o Black Sabbath, que já era um verdadeiro errado que deu certo – um ET musical que fazia som pesado quando mal havia o termo “heavy metal” e que falava de terror na ressaca do sonho hippie. E prosseguiu com a lenda de um sujeito que gravou álbuns clássicos como Blizzard of Ozz (1980), Diary of a madman (1981) e No more tears (1991) – eram quase como filmes.

Ozzy pode ser definido como um cara de sorte – e também como um cara que abusou MUITO da sorte, mas pula essa parte. A depender daqueles progressivos anos 1970, não havia muito o que explicasse o futuro de Ozzy Osbourne na música. Em várias entrevistas, Ozzy já disse que não sabia tocar nenhum instrumento quando começou – na verdade nunca nem chegou a aprender a tocar nada. Tinha a seu favor uma baita voz (mesmo não ganhando reconhecimento algum da crítica por isso, Ozzy sempre foi um grande cantor), um baita carisma, ouvido musical e a disposição para encarnar o estranho e o inesperado no palco em todos os shows que fazia.

Imortalizada em livros como a autobiografia Eu sou Ozzy, a história de Ozzy Osbourne é um daqueles momentos em que a realidade pode ser mais desafiadora que a ficção. Afinal, quem poderia imaginar que um garoto da classe trabalhadora britânica se tornaria o que se tornou? Talvez tenha sido até por causa das dificuldades, que também moveram vários futuros rockstars ingleses da época – ou pelo fato de que o rock e a música pop do fim dos anos 1960 ainda eram quase mato, universos a serem desbravados, com poucos parâmetros. Seja como for, se hoje há artistas de rock que se dedicam a discos e a projetos que parecem ter saído da cabeça de algum roteirista bastante criativo, Ozzy teve muita culpa nisso.

Fora as vezes que o vi no palco, estive frente a frente com Ozzy apenas uma vez, numa coletiva de imprensa do Black Sabbath – da qual Tony Iommi não participou, por estar se recuperando de uma cirurgia (havia tido um câncer). Seja lá o que Ozzy pensasse da vida ou de si próprio, me chamou a atenção o clima de quase aconchego da sala de entrevistas (acho que era no hotel Fasano): um lugar pequeno, com ele e Geezer Butler (baixista) bem próximos dos repórteres. Que por sinal não eram inúmeros.

Já havia feito entrevistas internacionais antes mas nunca imaginei estar tão perto de uma lenda do rock que eu ouvia desde os doze anos. Fiz uma pergunta, ele respondeu, e eu, que sempre fiquei nervoso em entrevistas (imagina numa coletiva com o Black Sabbath!) voltei pra casa como se tivesse ido cobrir um buraco que apareceu numa rua no Centro. Não que não tenha me dedicado à pauta, mas era o Ozzy e eu estava… numa tranquilidade inimaginável.

Ozzy também já me deu uma entrevista por e-mail, em 2008, em que reafirmou sua adoração por Max Cavalera, disse que não tinha ideia se a série The Osbournes havia levado seu nome a um novo público, e reclamou da MTV, “que virou uma versão adulta da Nickelodeon”. Também disse que nunca diria nunca a seus então ex-companheiros do Black Sabbath (“nos falamos por telefone e quando as agendas permitem, nos encontramos”).

Nesse papo, Ozzy só se irritou quando fiz uma pergunta que envolvia o Iron Maiden, que tinha passado recentemente pelo Brasil, ou estaria vindo – não lembro mais. “Bom, não sei te responder, pergunta pro Iron Maiden!”, disse, em letras garrafais (todas as respostas foram em caixa alta). Lembro que ri sozinho e fui bater a matéria.

Até hoje só acredito que isso tudo aí aconteceu (e não é nada perto do que uns colegas viveram com Ozzy e o Black Sabbath) porque vi as matérias impressas. Mas acho que antes de tudo, consegui humanizar na minha mente um cara que eu ouvia desde criança. Ozzy era de carne e osso, respondia perguntas, tinha lá seus momentos de irritação e, enfim, mesmo tendo o fim que todo mundo vai ter, viveu bem mais do que muita gente. E mudou vidas.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação

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Crítica

Ouvimos: Justin Bieber – “Swag”

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Swag, novo disco-surpresa de Justin Bieber, mistura lo-fi, trap e synth pop com vibe indie e desleixo calculado. Musicalmente rico, mas com letras rasas.

RESENHA: Swag, novo disco-surpresa de Justin Bieber, mistura lo-fi, trap e synth pop com vibe indie e desleixo calculado. Musicalmente rico, mas com letras rasas.

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Justin Bieber opera hoje num universo de, vamos dizer assim, venda fácil e compreensão difícil. Ser um cantor branco de r&b significa basicamente que você vai ter que fazer shows, gravar discos e existir no show business, de modo geral, no limite da polêmica. Afinal, tanto r&b quanto rap são áreas de artistas negros, ligadas a um histórico que se estende ao soul, e a vivências pessoais – e o mundo mudou o suficiente para que o mercado quase entenda o peso de certas coisas.

Por quase entenda, leia-se que, na maioria dos casos, tudo pode ser resolvido por uns posts nas redes sociais e uma tour pelos lugares certos, com as pessoas corretas. Mas pra piorar um pouco, nos últimos tempos, Justin andava brotando mais no noticiário de fofoca do que nos cadernos de cultura. As notícias eram sobre cancelamentos de shows, brigas com a mulher Hailey, relacionamentos supostamente mais do que íntimos com o rapper P. Diddy e supostos abusos de substâncias.

E, bom, o que faz um astro como Justin Bieber numa hora dessas? Para calar a boca de uma renca de gente durante um bom tempo, ele simplesmente lança um disco novo do mais absoluto nada – e este disco é Swag, uma epopéia de quase uma hora, com 21 faixas. E antes de mais nada, Swag consegue colocar de vez Justin numa espécie de “espírito do tempo” pop no qual artistas como Taylor Swift, Rihanna, Beyoncé e Miley Cyrus já se encontram há um bom tempo.

Esse tal (hum) zeitgeist significa que tais artistas – seguindo uma linhagem que inclui de Beatles a Marvin Gaye – decidiram se libertar de amarras para fazerem o que bem entendem. Ou seja: discos de protesto, álbuns com design musical troncho, feats que os fãs vão estranhar, projetos com produtores pino-solto, singles com referências que o fã-clube vai ter que buscar no Google, lançamentos com fotos de divulgação distorcidas – ou capas no estilo meu-sobrinho-fez.

De modo geral, são artistas que podem se dar ao luxo de perder alguns fãs, em nome de verem seus álbuns se tornarem (vá lá) pretensos barômetros do nosso tempo, ou pelo menos crônicas pessoais-autoficcionais. Alguns exemplos: Brat, de Charli XCX, trouxe a zoeira da noite de volta. Hit me hard and soft, de Billie Eilish, foi importante na onda de música sáfica. GNX, de Kendick Lamar, explora misérias existenciais e brigas no showbusiness. Vai por aí. Fazer disco com “desencucação” virou, mais do que nunca, coisa de roqueiro – aposto que você se divertiu muito com Cartoon darkness, de Amyl and The Sniffers, e ficou assustado/assustada com as teorias geradas por Brat.

Se a essa altura do meu texto você já está prestes a desistir de ler, por eu ainda não ter dito se Swag vale seu tempo precioso, aqui vai: vale, e muito. Justin já vinha de uma tradição de álbuns ligadíssimos na atualidade – o melhor deles é Purpose, de 2015. Swag tem um subtexto de “libertação”, já que Bieber acaba de dar adeus a seu empresário de vários anos, Scooter Braun (um adeus que vai lhe custar mais de 30 milhões de dólares, por sinal). E traz o cantor investindo em climas lo-fi, sons texturizados, vibes derretidas e muita coisa que virou moda de uma hora para a outra.

O G1 disse que Swag é um disco chato. Eu discordo bastante, mas o The Guardian chegou perto da realidade ao dizer que as letras prejudicam o novo álbum – de fato, a poética de Swag tem a profundidade de um pires. Já musicalmente, a diversão é garantida até para quem nunca ouviu nada do cantor. Bieber e sua turma de produtores e parceiros transformam trap e sons lo-fi em pop adulto, em faixas muito bem feitas e bem acabadas, como All I can take, a estilingada Daisies, o bedroom pop Yukon e a viajante Go baby.

O design musical de Swag é minimalista, e boa parte das músicas têm aquele clima de desleixo estudado do indie pop atual. Things you do tem guitarras decalcadas do The Police e silêncios entre vozes e sons, Butterflies é uma gravação quase caseira que vai crescendo, e faixas como First place, Way it is, Sweet spot e Walking away unem synth pop, modernidades, sons derretidos e tentativas de emular Michael Jackson.

Dadz love, com o rapper Lil B, evoca Prince, com tecladeira dos anos 1980 e texturas de 2025. A vibe dos Rolling Stones, e das voltas do grupo britânico em torno do soul e do r&b, dáo as caras em Devotion e na vinheta Glory voice memo. Uma curiosidade é o trap da faixa-título, com participações de Cash Cobain e Eddie Benjamin, e um verso proscrito sobre cocaína (“seu corpo não precisa / de nenhuma linha prateada”) que aparentemente só o Spotify transcreveu.

Vale dizer que, tentando tomar de volta o controle da própria narrativa, Justin derrapa feíssimo ao decidir colocar em Swag três diálogos com o comediante negro norte-americano Druski. Num deles, o humorista diz a ele que “sua pele é branca, mas sua alma é negra, Justin” (o cantor só responde um “obrigado” desajeitado) – em outro, o assunto inclui paparazzi e redes sociais. No final, quem ouve o disco inteiro é “premiado” com a estranhíssima presença do cantor gospel Mavin Winans ocupando sozinho a última música – o cântico religioso Forgiveness.

Enfim, é Bieber buscando legitimidade para o autoperdão e para a própria carreira de cantor branco de r&b – e mandando recados de maneira tão desajeitada que Swag, um excelente disco, quase rola escada abaixo. Swag não resolve todas as questões em torno de Justin Bieber – mas quando acerta, lembra que, às vezes, é melhor fazer do que explicar.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Def Jam
Lançamento: 11 de julho de 2025

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Cultura Pop

Urgente!: Nova do Hot Chip, “DVD” do Oasis em Cardiff, The Rapture de volta com turnê

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Hot Chip (foto) anuncia coletânea e lança single e clipe. Fã produz vídeo do primeiro show do Oasis em Cardiff só com imagens feitas por fãs. The Rapture anuncia turnê pelos Estados Unidos e Canadá.

RESUMO: Hot Chip (foto) anuncia coletânea e lança single e clipe. Fã produz vídeo do primeiro show do Oasis em Cardiff só com imagens feitas por fãs. The Rapture anuncia turnê pelos Estados Unidos e Canadá.

Texto: Ricardo Schott – Foto Hot Chip: Louise Mason/Divulgação

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Vai sair pela primeira vez uma coletânea do Hot Chip, Joy in repetition, prevista para 5 de setembro. Vale até a pergunta que muita gente já se fez: qual a importância de coletâneas nessa época de playlists e aplicativos de música com poucas infos? Bom, a importância de uma boa coletânea de hits é enorme, vale por uma setlist bem montada e pode contar uma história. E elas eram as playlist de duas décadas atrás.

No caso de Joy, ela traça o caminho do Hot Chip do tempo dos cachês baixos até a época em que jornais como The Guardian já estavam classificando Alexis Taylor, Joe Goddard, Owen Clarke, Al Doyle e Felix Martin como o maior grupo pop de seu tempo. E entre hits como Ready for the floor, I feel better e Look at where we are, ainda tem uma música nova de altíssimas proporções de grude: Devotion, já lançada em single, que é uma mescla de pop adulto, eletrônica psicodélica e futuro hit de pista, com clipe gravado no Japão.

Taylor rasga seda: Devotion é “uma celebração da devoção a este projeto coletivo”. E ele ainda faz um baita elogio ao colega Joe Goddard: “Penso no Joe como alguém parecido com o Brian Wilson, com uma dedicação enorme em descobrir como criar a música pop mais incrível possível”. Errado não está.

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Alguém com (felizmente, não estamos julgando) muito tempo livre pegou varias imagens diferentes do primeiro show do Oasis em Cardiff, feitas por fãs da banda, e compilou um (digamos) DVD do show.

O registro tá o mais fiel possivel, apesar das imagens à distância e do som nem sempre maravilhoso – vale como um belo bootleg das antigas. Tem ate o som da fitinha de Fuckin in the bushes na abertura, e a voz do apresentador do show. Detalhe: quem botou o video no ar tentou se livrar de problemas avisando que o video nao é monetizado. Pode ser que não ganhe strike do YouTube. “É de um fã apenas para fãs”, avisa.

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E ainda Oasis: vale ler o texto de Liv Brandão, fera do jornalismo musical brasileiro recente, sobre como a setlist do show do Oasis não foi apenas uma setlist. Foi uma aula de storytelling daquelas – como numa (olha aí) coletânea daquelas que vinham com textos contextualizando tudo.

“Muito se falou da escolha das canções, que privilegia os dois primeiros álbuns, como se só eles importassem (…). Mas tão especial quanto a seleção das 24 músicas que compõem o set, idêntico nos dois dias, é a ordem em que elas aparecem, montada para contar a história de quando o Oasis foi a maior banda do mundo – justamente na época desses discos – e tudo o que aconteceu desde então”. Leia o restante na newsletter dela

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Banda importante do dance punk dos anos 2000, The Rapture voltou, mas não há ainda nenhuma novidade a respeito de disco novo – nem de shows no Brasil, já avisamos. Na real, esse grupo novaiorquino já está de volta desde 2019, com o cantor Luke Jenner como único membro fixo, mas não havia retornado de fato. Fizeram alguns shows, mas pararam as atividades por conta da pandemia, e foi só. Dessa vez, o grupo tem uma turnê de verdade pela frente, que começa dia 16 de setembro no mitológico First Avenue, em Minneapolis, e passa por várias cidades dos EUA e Canadá até novembro.

“Anos atrás, quando me afastei da banda, eu precisava de tempo e espaço para reconstruir minha vida”, conta Jenner sobre a volta, sem comentar diretamente sobre as brigas intermináveis que a banda tinha lá por 2014. “Eu precisava consertar meu casamento, estar presente para meu filho e, por fim, trabalhar em mim mesmo. Esta turnê marca um novo capítulo para mim, moldado por tudo o que vivi e aprendi ao longo do caminho. Conquistei tudo o que esperava alcançar através da música e agora posso usá-la para ajudar qualquer pessoa que talvez precise, como eu precisei naquela época”.

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