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Lançamentos

andre L. R. mendes lança novos singles e prepara EP depois de álbum

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O cantor e compositor baiano andre L.R. mendes lançou recentemente o álbum Imperioso encantamento, o décimo de sua carreira. Mas nem bem o disco foi lançado e, num espelho do que vem acontecendo com bandas como The National e Blur, ele já soltou outros dois singles. E anunciou outro EP, Ok hippie, a ser lançado em novembro.

Ok hippie vai ter quatro faixas – com Eu me lembro muito bem e Música de casamento, os dois singles já lançados, e mais dois que vão sair nos próximos dois meses. O projeto, diz andre, é bastante compacto: só voz e violão, e sempre o primeiro take da canção, mesmo que a execução não saia perfeita. O músico diz que a ideia é fazer uma espécie de The basement tapes (o disco de gravações guardadas de Bob Dylan) particular.

A recente Música de casamento foi escrita por ele há dez anos e é, de fato, um pedido de casamento – que já ganhou um clipe feito em plano sequência. A música foi composta e gravada por ele, e o resultado soa como uma demo feita num quarto de hotel durante uma turnê. Eu me lembro muito bem também havia ganhado clipe (foto: Cintia M/Divulgação).

Crítica

Ouvimos: Pélico – “A universa me sorriu – Minhas canções com Ronaldo Bastos”

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Em A universa me sorriu, Pélico e Ronaldo Bastos unem lirismo e pop, misturando folk-MPB, bossa e ecos dos anos 1970 e 1980.

RESENHA: Em A universa me sorriu, Pélico e Ronaldo Bastos unem lirismo e pop, misturando folk-MPB, bossa e ecos dos anos 1970 e 1980.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 10
Gravadora: Solov / YB Music
Lançamento: 26 de setembro de 2025

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Aldir Blanc foi o letrista de canções de lirismo e enfrentamento, como O mestre-sala dos mares, e de sambas-crônica como Incompatibilidade de gênios – ambas com seu maior parceiro, João Bosco. Também mandou bala num lado pop hoje pouco lembrado, compondo canções com o Roupa Nova (Coração pirata e o tema da novela A viagem) e escrevendo um rap para a abertura da novela Quatro por quatro (Picadinho de macho, com Tavito, gravada por Sandra Sá).

Letristas, de modo geral, têm esse ecletismo e essa versatilidade – e com Ronaldo Bastos não é diferente. O niteroiense compôs bastante com Milton Nascimento, mas também usou bastante seu lirismo a favor da música pop, escrevendo canções com Lulu Santos (Um certo alguém), Celso Fonseca (Sorte, hit de Gal Costa e Caetano Veloso) e Ed Wilson (Chuva de prata, gravada por Gal). Muita gente não notou, mas Ronaldo foi também produtor de João Penca e Seus Miquinhos Amestrados – cuidou de discos como Okay my gay (1986) e escreveu com eles músicas como Romance em alto-mar.

  • Ouvimos: Jup do Bairro – Juízo final

Daí que A universa me sorriu, disco do paulistano Pélico, que traz dez canções feitas por ele com Ronaldo, acaba encapsulando todos esses lados do letrista de clássicos como Trem azul, lado a lado com a musicalidade delicada do cantor e compositor. Pélico investe num som que, em linhas gerais, é folk-MPB, com melodias sensíveis e direcionamento pop. É o que rola em músicas como a alegre faixa-título (que faz referência a Nada será como antes, de Ronaldo e Milton), a bossa-folk Infinito blue – além da vibe contemplativa e saudosa de faixas como Marinar e o folk agridoce e imagético de O amor ficou. A canção de amanhecer Luz da manhã, no final do álbum, guia o disco para a tradição do pop brasileiro adulto (Dalto, Marina Lima, Flavio Venturini).

Tem coisas em A universa me sorriu que, se tivessem sido feitas lá pelos anos 1970 e 1980, teriam endereço certíssimo – a alegre e amorosa Sua mãe tinha razão, escrita com um terceiro parceiro (Leo Pereda), já poderia ter sido gravada por Gal Costa. Faixas como Louva-a-deus e É melhor assim – esta, uma espécie de ska abolerado feito pela dupla ao lado de Otto, com Marisa Orth nos vocais ao lado de Pélico – têm muito de Paralamas do Sucesso e Rita Lee. E o relacionamento de Ronaldo com o rock brasileiro desencanado dos anos 1980 dá as caras em Sem parar, canção sessentista de tom beatle, com Silvia Machete dividindo os vocais. Não perca.

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Crítica

Ouvimos: Winter – “Adult Romantix”

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Em Adult romantix, Samira Winter mistura shoegaze, psicodelia e memórias entre LA e NY, criando um túnel de verões, amores e melancolia.

RESENHA: Em Adult romantix, Samira Winter mistura shoegaze, psicodelia e memórias entre LA e NY, criando um túnel de verões, amores e melancolia.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Winspear
Lançamento: 22 de agosto de 2025

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Nascida em Curitiba, Samira Winter mudou-se para Boston e, depois, para Los Angeles – e posteriormente para Nova York. Quando vivia em LA, começou a tramar o Winter, basicamente uma banda que transita entre o barulho do Idlewild e o clima celestial do Cocteau Twins. Mas Samira acrescenta ao som detalhes eletrônicos, referências que vão da psicodelia ao rock britânico oitentista, e um tom de conversa ao pé do ouvido, em que temas como amores que vem e vão, inseguranças e questões do passado vão surgindo nas letras.

No caso de Adult romantix, as mudanças de residência e o amadurecimento pessoal fizeram com que Samira criasse “um túnel de verões e memórias” em forma de disco, com influências assumidas de Sonic Youth e Elliott Smith, entre outros. Just like a flower investe num shoegaze brilhante e celestial, cuja letra pergunta: “o amor pode durar pra sempre”? Hide-a-lullaby, guitar rock com batida seca, une “defeitos” de gravação propositais a um clima de sonho e escapismo. Misery é um guitar rock delicado, que alude a esqueletos no armário (“conte-me todos os seus segredos e tudo que bota você para baixo”, diz a letra). A mórbida Sometimes I think about death, contraditoriamente, é um pós-punk dançante com vibe robótica.

  • Ouvimos: Laufey – A matter of time

Recordações boas e doloridas surgem em faixas intensas como o shoegaze Like lovers do, a distorcida In my basement room (que lembra os primeiros ensaios de Samira no seu porão em Los Angeles, aos 20 e poucos anos) e a introspectiva e acústica The beach. O fim do disco insere mais detalhes de psicodelia em arranjos e composições, como no som viajante e circular de Candy #9, na parede de ecos de Running (na qual a voz é tão sussurrada que mal dá para entender a letra) e na parede sonora de Hollow, que abraça o/a ouvinte.

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Crítica

Ouvimos: Os Pecados Tropicais – “Os Pecados Tropicais”

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Os Pecados Tropicais estreiam com um disco que mistura rock vintage, indie e blues, em canções sobre amor, solidão e vida cotidiana.

RESENHA: Os Pecados Tropicais estreiam com um disco que mistura rock vintage, indie e blues, em canções sobre amor, solidão e vida cotidiana.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Kuarup
Lançamento: 18 de setembro de 2025

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A banda paulistana Os Pecados Tropicais, em seu primeiro álbum, manda muitíssimo bem nos momentos em que segue duas abordagens: 1) quando parece unir uma vibe roqueira das antigas (lembrando Rita Lee & Tutti Frutti e bandas de blues) com uma atmofera indie, associada a bandas como Arctic Monkeys e Franz Ferdinand; 2) quando usa temas amorosos para falar de coisas da vida e do dia a dia.

As duas coisas rolam em Absinto, um dos primeiros singles do disco, que une rock triste, vibrações a la White Stripes (só que com baixo à frente) e agilidade sonora para falar de loucura, solidão e quarentena da covid-19, em versos espertos como “comprei vários absintos para muitos absurdos” e “vou mantendo meu juízo enquanto dura essa merda”. E muito do mesmo clima surge em Eu te vi, pós-punk com clima jazz e ótimos vocais, e no indie sleaze roqueiraço de Não penso mais.

Luisa Dale (voz), Daniel Ferreira (baixo e guitarra) e Tomás Novaes (bateria e guitarra), os três integrantes do Pecados Tropicais na época da gravação – a guitarrista Nina Goulios chegou a tempo de participar da balada blues Revolta e está na banda desde então – também fazem no álbum uma espécie de glam rock de boteco, que surge no clima jazzístico da curta Bel, meu mel, na onda blues-rock de Cachaça, e nas duas partes da teatral Baby, baby. A bela Incêndios, no final, também tem dois momentos: varia da tristeza e calma da voz-e-violão ao indie rock dançante.

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