Cultura Pop
A primeira (e única!) vez que teve Ramones em trilha de novela

Lembra daquela vez que você ligava a TV na hora da novela e ouvia Ramones? Apesar do sucesso que a banda americana fez em países latinos, só numa ocasião uma estação de TV pensou na hipótese de colocar uma música do grupo para embalar as cenas. Só não foi naquela trama bombada das nove. Foi numa novela um tanto mais humilde.
Em 11 de abril de 1994 – mesmo dia em que a Globo punha no ar um de seus maiores campeões de audiência, A viagem, às 19h – a Manchete soltava a estreia de 74.5, Uma onda no ar, às 21h30. Essa novela, da qual possivelmente muita gente nunca ouviu falar, era uma produção da TV Plus, com argumento de Domingos de Oliveira e direção de Cecil Thiré. No elenco, nomes como Leticia Sabatella, Angelo Antonio, Jerry Adriani (fazendo um cantor chamado Roberto), Daniel Dantas e Raul Gazolla.
Um blog chamado Memória Teledramatúrgica explica que a história é isso aí.
Olha a novela na capa da Manchete aí, com direito a uma matéria anunciando que “Curt Cobain” (oi?) ia “do Nirvana ao inferno”.
“Tem onde ver umas cenas dessa novela?”. Tem, claro. Olha a abertura aí.
“Tá, mas e o que os Ramones têm a ver com isso?”, você já deve estar se perguntando. Na cena abaixo, em 16h12, você vê uma discussão, er, um tanto pesada (com direito a homem-segura-o-braço-de-mulher) entre o boa vida Nestor (Marcelo Picchi) e a gatinha Tuca (Karina Barum). Para embalar o desentendimento entre o casal, nada melhor que Substitute, clássico do The Who, na versão dos Ramones lançada no disco de covers sessentistas Acid eaters (1993).
Substitute, na voz de Joey Ramone, ainda tinha a participação discreta do autor da canção, Pete Townshend, nos vocais. Na época, teve clipe, que você confere abaixo. Ele rolou muito na MTV. Acid eaters foi lançado até em LP por aqui, numa época em que o formato já estava sumindo. No Mercado Livre tem uma turma pedindo mais de cem pilas pelo vinil nacional.
Eles vieram ao Brasil lançar esse disco em 1994. Eu tava lá.
As capinhas dos discos nacional e internacional da novela eram essas aí. Hoje, ambos os discos valem uma baita grana em sebos (o Mercado Livre tem usuários seguindo uma escala psicodélica que eleva o preço até uns 200 paus).
E o responsável por colocar Ramones em trilha de novela pela primeira vez foi ninguém menos que Mayrton Bahia. Lançador da Legião Urbana na antiga EMI, Mayrton havia deixado a gravadora para ir para a PolyGram (hoje Universal, assim como a própria EMI) nos anos 1990. Lá, lançou Mutantes em CD e suou para convencer a chefia de que Sandy & Junior e Cássia Eller dariam bons contratados, entre outros projetos. Depois montou o selo Radical Records. Em 1994, era produtor independente, e foi chamado para fazer a trilha de Uma onda no ar.
“Os caras da TV Plus me chamaram para fazer a produção musical da novela. Foi um freela meu. Eles tinham uma parceria com a EMI e eu conhecia todo o pessoal da gravadora. A ideia era que o disco saísse por lá, porque a Manchete não tinha uma gravadora como a Som Livre. Tinha que usar as músicas da EMI e o que eu quisesse a mais, a gravadora corria atrás”, recorda Mayrton, num papo com a gente.
Como a ideia central da novela era uma rádio em Búzios, o próprio diretor Cecil Thiré – que também interpretava o diretor da rádio, Álvaro – disse a Mayrton que a trilha deveria ter uma certa diversidade. “Não era uma rádio tão comprometida assim com o mainstream. Eu podia dar uma cara de rádio independente”, conta. “Aí aconteceu que eu adoro Ramones e sabia que não teria outra chance de colocar uma música deles numa novela”, diz, rindo.
Mayrton pôs som ainda em outras produções da TV Plus, como O campeão (1996, Band) e Perdidos de amor (1997, Band). Fazer as trilhas dessas novelas, bem menos competitivas em termos de audiência, esbarrava em limitações dadas pelas gravadoras.
“Eu pegava o que elas não faziam questão de dar para a Globo, porque o filé mignon ia para a Som Livre. A Som Livre sempre queria a música de trabalho do disco. Isso às vezes atrapalhava o próprio artista, porque concorria com o disco dele. Em O Campeão, peguei uma música do Skank e botei na trilha. Cara, o pessoal da Sony ficou furioso: ‘Pô, essa música aí, não, a gente vai dar pra Globo’. Tive que tirar”, conta.
Já a escolha de Substitute era bem menos complexa. Mas ainda assim, era controversa. “Ela tocava na novela e lembro que um pessoal que trabalhava na técnica detestava a música! Uma menina da produção artística, sempre que passava por mim, falava: ‘Essa porra dessa música…’. Mas eu passava por algumas pessoas e elas falavam: ‘Cara, ouvi Ramones tocando na novela, que legal! Me falaram que você que fez!'”.
Já que era pra diversificar, Mayrton aproveitou para lançar Cantaloop, redesenho de Cantaloup Island, de Herbie Hancock, feito pelo grupo londrino de hip hop US3 (“estourou nas rádios e foi praticamente lançada pela novela”, recorda). A EMI estava repondo nas lojas o catálogo que Rita Lee deixara na Som Livre, então Agora só falta você, de 1975, entrou lá. A sessentista He’s ain’t heavy, he’s my brother, dos Hollies, era tema do personagem de Jerry Adriani e entrou no disco internacional.
Mayrton também aproveitou para incluir Ramones de certa forma também na trilha nacional de Uma onda no ar, já que Gibi, Ramones e Motörhead, da banda punk paulista Devotos de Nossa Senhora – liderada pelo VJ Luiz Thunderbird – estava lá. O Devotos era uma contratação do selo de Mayrton, Radical.
“Não sei nem se o disco vendeu muito, mas as pessoas adoravam a trilha. Os atores também gostavam”, conta, lembrando que, ao contrário de um diretor musical comum, acompanhou a novela toda. “Eu ficava em cima sonorizando e o pessoal editando embaixo, num casarão. O diretor dizia que queria música o tempo todo como se fosse filme, para combinar com as paisagens de Búzios. Geralmente você escolhe os breaks, os temas dos personagens, larga na mão do sonoplasta e vai embora. Mas ele queria que eu ficasse em cima de cada capítulo. Eu ficava no estúdio o tempo todo botando som. Eu tava de freela e eles estavam me pagando, foi bem divertido”, lembra, rindo.
(pauta sugerida pelo amigo Reginaldo Zaglia)
Cultura Pop
Urgente!: E agora sem o Ozzy?

Todo mundo que um dia se sentiu meio estranho e ouviu Ozzy Osbourne na hora certa, foi levado para um universo bem melhor, e para sempre. Tudo começou com uma banda, o Black Sabbath, que já era um verdadeiro errado que deu certo – um ET musical que fazia som pesado quando mal havia o termo “heavy metal” e que falava de terror na ressaca do sonho hippie. E prosseguiu com a lenda de um sujeito que gravou álbuns clássicos como Blizzard of Ozz (1980), Diary of a madman (1981) e No more tears (1991) – eram quase como filmes.
Ozzy pode ser definido como um cara de sorte – e também como um cara que abusou MUITO da sorte, mas pula essa parte. A depender daqueles progressivos anos 1970, não havia muito o que explicasse o futuro de Ozzy Osbourne na música. Em várias entrevistas, Ozzy já disse que não sabia tocar nenhum instrumento quando começou – na verdade nunca nem chegou a aprender a tocar nada. Tinha a seu favor uma baita voz (mesmo não ganhando reconhecimento algum da crítica por isso, Ozzy sempre foi um grande cantor), um baita carisma, ouvido musical e a disposição para encarnar o estranho e o inesperado no palco em todos os shows que fazia.
Imortalizada em livros como a autobiografia Eu sou Ozzy, a história de Ozzy Osbourne é um daqueles momentos em que a realidade pode ser mais desafiadora que a ficção. Afinal, quem poderia imaginar que um garoto da classe trabalhadora britânica se tornaria o que se tornou? Talvez tenha sido até por causa das dificuldades, que também moveram vários futuros rockstars ingleses da época – ou pelo fato de que o rock e a música pop do fim dos anos 1960 ainda eram quase mato, universos a serem desbravados, com poucos parâmetros. Seja como for, se hoje há artistas de rock que se dedicam a discos e a projetos que parecem ter saído da cabeça de algum roteirista bastante criativo, Ozzy teve muita culpa nisso.
Fora as vezes que o vi no palco, estive frente a frente com Ozzy apenas uma vez, numa coletiva de imprensa do Black Sabbath – da qual Tony Iommi não participou, por estar se recuperando de uma cirurgia (havia tido um câncer). Seja lá o que Ozzy pensasse da vida ou de si próprio, me chamou a atenção o clima de quase aconchego da sala de entrevistas (acho que era no hotel Fasano): um lugar pequeno, com ele e Geezer Butler (baixista) bem próximos dos repórteres. Que por sinal não eram inúmeros.
Já havia feito entrevistas internacionais antes mas nunca imaginei estar tão perto de uma lenda do rock que eu ouvia desde os doze anos. Fiz uma pergunta, ele respondeu, e eu, que sempre fiquei nervoso em entrevistas (imagina numa coletiva com o Black Sabbath!) voltei pra casa como se tivesse ido cobrir um buraco que apareceu numa rua no Centro. Não que não tenha me dedicado à pauta, mas era o Ozzy e eu estava… numa tranquilidade inimaginável.
Ozzy também já me deu uma entrevista por e-mail, em 2008, em que reafirmou sua adoração por Max Cavalera, disse que não tinha ideia se a série The Osbournes havia levado seu nome a um novo público, e reclamou da MTV, “que virou uma versão adulta da Nickelodeon”. Também disse que nunca diria nunca a seus então ex-companheiros do Black Sabbath (“nos falamos por telefone e quando as agendas permitem, nos encontramos”).
Nesse papo, Ozzy só se irritou quando fiz uma pergunta que envolvia o Iron Maiden, que tinha passado recentemente pelo Brasil, ou estaria vindo – não lembro mais. “Bom, não sei te responder, pergunta pro Iron Maiden!”, disse, em letras garrafais (todas as respostas foram em caixa alta). Lembro que ri sozinho e fui bater a matéria.
Até hoje só acredito que isso tudo aí aconteceu (e não é nada perto do que uns colegas viveram com Ozzy e o Black Sabbath) porque vi as matérias impressas. Mas acho que antes de tudo, consegui humanizar na minha mente um cara que eu ouvia desde criança. Ozzy era de carne e osso, respondia perguntas, tinha lá seus momentos de irritação e, enfim, mesmo tendo o fim que todo mundo vai ter, viveu bem mais do que muita gente. E mudou vidas.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação
Crítica
Ouvimos: Justin Bieber – “Swag”

RESENHA: Swag, novo disco-surpresa de Justin Bieber, mistura lo-fi, trap e synth pop com vibe indie e desleixo calculado. Musicalmente rico, mas com letras rasas.
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Justin Bieber opera hoje num universo de, vamos dizer assim, venda fácil e compreensão difícil. Ser um cantor branco de r&b significa basicamente que você vai ter que fazer shows, gravar discos e existir no show business, de modo geral, no limite da polêmica. Afinal, tanto r&b quanto rap são áreas de artistas negros, ligadas a um histórico que se estende ao soul, e a vivências pessoais – e o mundo mudou o suficiente para que o mercado quase entenda o peso de certas coisas.
Por quase entenda, leia-se que, na maioria dos casos, tudo pode ser resolvido por uns posts nas redes sociais e uma tour pelos lugares certos, com as pessoas corretas. Mas pra piorar um pouco, nos últimos tempos, Justin andava brotando mais no noticiário de fofoca do que nos cadernos de cultura. As notícias eram sobre cancelamentos de shows, brigas com a mulher Hailey, relacionamentos supostamente mais do que íntimos com o rapper P. Diddy e supostos abusos de substâncias.
E, bom, o que faz um astro como Justin Bieber numa hora dessas? Para calar a boca de uma renca de gente durante um bom tempo, ele simplesmente lança um disco novo do mais absoluto nada – e este disco é Swag, uma epopéia de quase uma hora, com 21 faixas. E antes de mais nada, Swag consegue colocar de vez Justin numa espécie de “espírito do tempo” pop no qual artistas como Taylor Swift, Rihanna, Beyoncé e Miley Cyrus já se encontram há um bom tempo.
Esse tal (hum) zeitgeist significa que tais artistas – seguindo uma linhagem que inclui de Beatles a Marvin Gaye – decidiram se libertar de amarras para fazerem o que bem entendem. Ou seja: discos de protesto, álbuns com design musical troncho, feats que os fãs vão estranhar, projetos com produtores pino-solto, singles com referências que o fã-clube vai ter que buscar no Google, lançamentos com fotos de divulgação distorcidas – ou capas no estilo meu-sobrinho-fez.
De modo geral, são artistas que podem se dar ao luxo de perder alguns fãs, em nome de verem seus álbuns se tornarem (vá lá) pretensos barômetros do nosso tempo, ou pelo menos crônicas pessoais-autoficcionais. Alguns exemplos: Brat, de Charli XCX, trouxe a zoeira da noite de volta. Hit me hard and soft, de Billie Eilish, foi importante na onda de música sáfica. GNX, de Kendick Lamar, explora misérias existenciais e brigas no showbusiness. Vai por aí. Fazer disco com “desencucação” virou, mais do que nunca, coisa de roqueiro – aposto que você se divertiu muito com Cartoon darkness, de Amyl and The Sniffers, e ficou assustado/assustada com as teorias geradas por Brat.
Se a essa altura do meu texto você já está prestes a desistir de ler, por eu ainda não ter dito se Swag vale seu tempo precioso, aqui vai: vale, e muito. Justin já vinha de uma tradição de álbuns ligadíssimos na atualidade – o melhor deles é Purpose, de 2015. Swag tem um subtexto de “libertação”, já que Bieber acaba de dar adeus a seu empresário de vários anos, Scooter Braun (um adeus que vai lhe custar mais de 30 milhões de dólares, por sinal). E traz o cantor investindo em climas lo-fi, sons texturizados, vibes derretidas e muita coisa que virou moda de uma hora para a outra.
O G1 disse que Swag é um disco chato. Eu discordo bastante, mas o The Guardian chegou perto da realidade ao dizer que as letras prejudicam o novo álbum – de fato, a poética de Swag tem a profundidade de um pires. Já musicalmente, a diversão é garantida até para quem nunca ouviu nada do cantor. Bieber e sua turma de produtores e parceiros transformam trap e sons lo-fi em pop adulto, em faixas muito bem feitas e bem acabadas, como All I can take, a estilingada Daisies, o bedroom pop Yukon e a viajante Go baby.
O design musical de Swag é minimalista, e boa parte das músicas têm aquele clima de desleixo estudado do indie pop atual. Things you do tem guitarras decalcadas do The Police e silêncios entre vozes e sons, Butterflies é uma gravação quase caseira que vai crescendo, e faixas como First place, Way it is, Sweet spot e Walking away unem synth pop, modernidades, sons derretidos e tentativas de emular Michael Jackson.
Já Dadz love, com o rapper Lil B, evoca Prince, com tecladeira dos anos 1980 e texturas de 2025. A vibe dos Rolling Stones, e das voltas do grupo britânico em torno do soul e do r&b, dáo as caras em Devotion e na vinheta Glory voice memo. Uma curiosidade é o trap da faixa-título, com participações de Cash Cobain e Eddie Benjamin, e um verso proscrito sobre cocaína (“seu corpo não precisa / de nenhuma linha prateada”) que aparentemente só o Spotify transcreveu.
Vale dizer que, tentando tomar de volta o controle da própria narrativa, Justin derrapa feíssimo ao decidir colocar em Swag três diálogos com o comediante negro norte-americano Druski. Num deles, o humorista diz a ele que “sua pele é branca, mas sua alma é negra, Justin” (o cantor só responde um “obrigado” desajeitado) – em outro, o assunto inclui paparazzi e redes sociais. No final, quem ouve o disco inteiro é “premiado” com a estranhíssima presença do cantor gospel Mavin Winans ocupando sozinho a última música – o cântico religioso Forgiveness.
Enfim, é Bieber buscando legitimidade para o autoperdão e para a própria carreira de cantor branco de r&b – e mandando recados de maneira tão desajeitada que Swag, um excelente disco, quase rola escada abaixo. Swag não resolve todas as questões em torno de Justin Bieber – mas quando acerta, lembra que, às vezes, é melhor fazer do que explicar.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8,5
Gravadora: Def Jam
Lançamento: 11 de julho de 2025
Cultura Pop
Urgente!: Nova do Hot Chip, “DVD” do Oasis em Cardiff, The Rapture de volta com turnê

RESUMO: Hot Chip (foto) anuncia coletânea e lança single e clipe. Fã produz vídeo do primeiro show do Oasis em Cardiff só com imagens feitas por fãs. The Rapture anuncia turnê pelos Estados Unidos e Canadá.
Texto: Ricardo Schott – Foto Hot Chip: Louise Mason/Divulgação
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Vai sair pela primeira vez uma coletânea do Hot Chip, Joy in repetition, prevista para 5 de setembro. Vale até a pergunta que muita gente já se fez: qual a importância de coletâneas nessa época de playlists e aplicativos de música com poucas infos? Bom, a importância de uma boa coletânea de hits é enorme, vale por uma setlist bem montada e pode contar uma história. E elas eram as playlist de duas décadas atrás.
No caso de Joy, ela traça o caminho do Hot Chip do tempo dos cachês baixos até a época em que jornais como The Guardian já estavam classificando Alexis Taylor, Joe Goddard, Owen Clarke, Al Doyle e Felix Martin como o maior grupo pop de seu tempo. E entre hits como Ready for the floor, I feel better e Look at where we are, ainda tem uma música nova de altíssimas proporções de grude: Devotion, já lançada em single, que é uma mescla de pop adulto, eletrônica psicodélica e futuro hit de pista, com clipe gravado no Japão.
Taylor rasga seda: Devotion é “uma celebração da devoção a este projeto coletivo”. E ele ainda faz um baita elogio ao colega Joe Goddard: “Penso no Joe como alguém parecido com o Brian Wilson, com uma dedicação enorme em descobrir como criar a música pop mais incrível possível”. Errado não está.
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Alguém com (felizmente, não estamos julgando) muito tempo livre pegou varias imagens diferentes do primeiro show do Oasis em Cardiff, feitas por fãs da banda, e compilou um (digamos) DVD do show.
O registro tá o mais fiel possivel, apesar das imagens à distância e do som nem sempre maravilhoso – vale como um belo bootleg das antigas. Tem ate o som da fitinha de Fuckin in the bushes na abertura, e a voz do apresentador do show. Detalhe: quem botou o video no ar tentou se livrar de problemas avisando que o video nao é monetizado. Pode ser que não ganhe strike do YouTube. “É de um fã apenas para fãs”, avisa.
***
E ainda Oasis: vale ler o texto de Liv Brandão, fera do jornalismo musical brasileiro recente, sobre como a setlist do show do Oasis não foi apenas uma setlist. Foi uma aula de storytelling daquelas – como numa (olha aí) coletânea daquelas que vinham com textos contextualizando tudo.
“Muito se falou da escolha das canções, que privilegia os dois primeiros álbuns, como se só eles importassem (…). Mas tão especial quanto a seleção das 24 músicas que compõem o set, idêntico nos dois dias, é a ordem em que elas aparecem, montada para contar a história de quando o Oasis foi a maior banda do mundo – justamente na época desses discos – e tudo o que aconteceu desde então”. Leia o restante na newsletter dela
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Banda importante do dance punk dos anos 2000, The Rapture voltou, mas não há ainda nenhuma novidade a respeito de disco novo – nem de shows no Brasil, já avisamos. Na real, esse grupo novaiorquino já está de volta desde 2019, com o cantor Luke Jenner como único membro fixo, mas não havia retornado de fato. Fizeram alguns shows, mas pararam as atividades por conta da pandemia, e foi só. Dessa vez, o grupo tem uma turnê de verdade pela frente, que começa dia 16 de setembro no mitológico First Avenue, em Minneapolis, e passa por várias cidades dos EUA e Canadá até novembro.
“Anos atrás, quando me afastei da banda, eu precisava de tempo e espaço para reconstruir minha vida”, conta Jenner sobre a volta, sem comentar diretamente sobre as brigas intermináveis que a banda tinha lá por 2014. “Eu precisava consertar meu casamento, estar presente para meu filho e, por fim, trabalhar em mim mesmo. Esta turnê marca um novo capítulo para mim, moldado por tudo o que vivi e aprendi ao longo do caminho. Conquistei tudo o que esperava alcançar através da música e agora posso usá-la para ajudar qualquer pessoa que talvez precise, como eu precisei naquela época”.
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