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Radar: Ty Segall, Black Country New Road, Fidlar, Haim e novos sons internacionais

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Radar: Ty Segall, Black Country New Road, Fidlar, Haim e novos sons internacionais

Ontem foi dia de Radar brasileiro, e hoje o Pop Fantasma fala um pouco sobre alguns singles que saíram e merecem todo destaque do mundo. Ty Segall, um sujeito conhecido pela ousadia e pela capacidade de fazer, às vezes, vários discos em um só ano, encabeça a lista – mas ainda tem muito mais…

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TY SEGALL, “FANTASTIC TOMB”. Dia 30 de maio sai Possession, disco novo de Ty Segall, anunciado por um release em que se lê que o cantor, compositor e multiinstrumentista “atinge a grande trilha do céu do nosso bom e velho império da fronteira, descobrindo sucessos ininterruptos e novos sons inspirados em cada curva” (eita). Sei lá o que vem por aí, mas Fantastic tomb já dá vontade de escutar o resto: rock com inspiração glam e sulista, levado adiante por piano Rhodes e solos espaciais de guitarra. O Stereogum percebeu que a letra da faixa tem algo de Edgar Allan Poe, grande escritor de terror, mas ainda assim a canção é bem menos intranquila e lúgubre que a obra do autor do poema O corvo.

BLACK COUNTRY NEW ROAD, “HAPPY BIRTHDAY”. Falta pouco (sai 4 de abril) para o lançamento do próximo disco do BCNR, o ousado e (aparentemente) ensolarado Forever howlong. O primeiro single foi a beatle Besties, e lá vem agora o segundo compactinho, Happy birthday, um rock barroco que lembra igualmente Beatles, além de Beach Boys e até as músicas mais elaboradas e orquestrais do 10cc.

FIDLAR, “NEW TATTOO”. Já levou um pé na bunda? Dói, certo? E o que você acha de alguém que resolve fazer uma tatuagem para esquecer a dor do amor que não deu em nada? É o que o Fidlar, uma simpaticíssima banda de punk pop, propõe nesse novo single – que surge como bônus da versão deluxe do disco Surviving the dream, lançado no ano passado (e resenhado por nós aqui). No clipe, uma homenagem aos fãs de fé que tatuam o nome do grupo na pele.

NOVOS ROMÂNTICOS, “MESA POSTA”. O rock português vai bem, obrigado – inclusive vem abordando temas importantíssimos para as terras lusitanas, como democracia, guerras, extremismos e ameaça nuclear. O grupo Novos Românticos anuncia que vai falar disso tudo em seu primeiro álbum (previsto para o fim do ano) e já abre os trabalhos com o darkwave Mesa posta, que recorda as movimentações políticas do país após a Revolução dos Cravos.

HAIM, “RELATIONSHIPS”. O que as Haim estão preparando ainda é um mistério. Nome do álbum? Data de lançamento? Nada confirmado até o momento. Mas Relationships chega como o primeiro single, trazendo um pop adulto com alma oitentista, marcado por batidas e vocais esparsos rajados de referências do hip hop. Sobre a sonoridade do álbum, o trio afirma – ou despista – que a faixa é pouco representativa “do som Rock que há no disco” (o R maiúsculo vem delas, exatamente como no release). A letra fala sobre relacionamentos falidos, e o clipe traz as três dividindo a cena com o ator Drew Starkey.

PETER MURPHY feat TRENT REZNOR, “SWOON”. Quase esquecíamos que tem single novo de Peter Murphy rodando por aí. Swoon é um rock sintetizado, sombrio e classudo, em que Peter divide os vocais com Trent Reznor (Nine Inch Nails), cantor com quem tem uma amizade de vários anos – o NIN abriu shows para Peter em 1990, por exemplo. O single anuncia um álbum do cantor do Bauhaus que está para sair, Silver shade, com produção de Youth (Killing Joke).

REBECCA BLACK, “SALVATION”. Quem sai na chuva é para se molhar, diz o ditado. Mas vamos e venhamos, o que rolou com Rebecca Black em 2011 foi um baita exagero. Com 13 anos naquela época, ela ouviu poucas e boas por causa de seu primeiro single, a ingênua Friday – a BBC, por exemplo, considerou-o a pior música de todos os tempos (!), e as críticas se tornaram cyber bullying em pouco tempo. Pois bem: Rebecca sobreviveu ao bombardeio de críticas, se reinventou e voltou com o álbum hyperpop Salvation, cuja faixa título ganhou um clipe, digamos, ousado.

SHYGIRL feat BAMBII, “FLEX”. De tímida (“shy”, em inglês), ela não tem nada. Blane Muise, a Shygirl, é um misto de DJ, cantora, musa queer e estrela fashion, que abriu shows para Charlie XCX e acaba de lançar o EP Club Shy Room 2, uma zoeira pesada e dançante que traz de volta a música e o imaginário dos anos 2000. A faixa Flex, com participação de BAMBII, é som para causar na pista e na vida. “Pronta para se divertir/tenho que ir fundo/só os bandidos conseguem as manchetes”, diz a letra, só para você ter uma (pequena) ideia.

HIMALAYAS, “SURRENDER”. Em 25 de abril sal o próximo disco desses indie-rockers galeses, Bad star. E Surrender, o novo single, abre com uma pequena torrente guitarrística, e se revela uma das canções mais potentes da história da banda – quase um indie-rock-heavy metal, com peso e ruído à frente. A letra fala sobre gente que se liga a organizações e aceita tudo sem contestar.

SEAFRET, “RIVER OF TEARS”. Preparando um disco novo aos poucos, a banda-dupla formada por Jack Sedman e Harry Draper manda bala numa sonoridade dançante, a meio caminho do indie rock e do indie-pop, em seu novo single. River of tears cumpre o que promete no título: a letra fala sobre “o desgosto de estar em um relacionamento que você sempre soube que estava condenado, mas ainda assim luta para aceitar seu fim inevitável”, como define a dupla.

(Foto Ty Segall: Reprodução Bandcamp)

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Radar: Julião e o Forró do Suco Elétrico, Swave, Lupino, Vi Drumus – e mais

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Radar: Julião e o Forró do Suco Elétrico, Swave, Lupino, Vi Drumus - e mais

Tem um restinho da farra de junho abrindo essa edição nacional do Radar – com o som nordestino e psicodélico de Julião e O Forró do Suco Elétrico (foto). Entre sons herdados do punk, como Swave e Lupino, também tem muita brasilidade aqui hoje, inclusive com a presença de um dos maiores e mais longevos nomes da MPB entre os novos lançamentos. Ouça tudo no volume máximo.

Texto: Ricardo Schott – Foto: Divulgação

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JULIÃO E O FORRÓ DO SUCO ELÉTRICO, “A MURIÇOÇA”. Criado pelo músico pernambucano Feiticeiro Julião, o Forró do Suco Elétrico (que estreia agora em EP epônimo) é uma brincadeira séria com a tradição zoeira e alegre do forró, só que turbinada pelas guitarras e pela psicodelia – como também é tradicional na MPB nordestina dos anos 1970 para cá, via Alceu Valença, Robertinho de Recife e vários outros nomes. Julião une-se a Ju Menezes, Alexandre Baros, Drica Ayub, Juvenil Silva e Tomé, e liga forró, frevo e sons afins na tomada, sem esquecer das raízes. A muriçoca, de Julião, une forró, folk, reggae, sofrência e picardia em doses quase iguais. Pra tocar na sua festa!

SWAVE, “VAI CAIR”. Esse supergrupo indie paulistano lançou recentemente o disco Foi o que deu pra fazer (resenhado pela gente aqui) e une sua estética musical grunge a um clima de gravação de vídeo antiga no novo clipe, Vai cair. Parece um VHS guardado por décadas, uma videoarte antiga, ou um vídeo dos primórdios das câmeras digitais – você escolhe – mas tudo cheio de estilo e som alto. Detalhe: com esse vídeo, a banda fechou a rodada, porque agora todas as onze faixas do álbum (!) têm clipes. Música para ver e ouvir.

LUPINO, “MUROS”. Unindo rock, variações rítmicas e música eletrônica, o Lupino, de Florianópolis (SC), fecha seu primeiro ciclo de gravações com Muros – que vem após outros quatro single lançados. Uma música especial para a banda, por ter sido a primeira vez em que a banda compôs em conjunto, “unindo elementos de rock e música eletrônica para criar uma experiência dançante e introspectiva”.

Na faixa, os vocais de Taissa Bordalo cantam uma relação bem complicada, em que uma pessoa entra sem pedir licença e as coisas fica beeem bagunçadas – tanto que em algum momento, a outra parte do relacionamento tem que construir muros em volta de si. Lá pela metade, a canção muda de ares e ganha um clima mais tecnológico, com teclados e programações.

JOÃO MERIN, YAAN, LAIÔ, “FILHOS DE ÁFRICA”. Esse trio vem da Bahia, une afrobeats, pagotrap e r&b, e mescla talentos – João é cantor e rapper, Yaan é músico e produtor, Laiô tem 20 anos de carreira como cantora, compositora e gestora cultural. O EP Olhos de sol tem música pra dançar, mas tem protesto e vitória, como no balanço de Filhos de África. Uma música em que Laiô canta que “tá ficando preto, tá ficando bom / cês tão vendo só o começo, vamo dominar”, e João entra citando o jogador Vinicius Jr e o rei do afrobeat Fela Kuti. “Cantando o amor até mesmo no fim /precioso na lama feito rubi”, diz, unindo amor e resistência.

CAMALEÔNICA, “GERAL”. Banda formada em Barcelona por dois amigos de infância do Brasil (Felipe Dantas e Fernando Reis), o Camaleônica encontra na mistura musical a sua razão de existir – samba, bossa nova, rock, rap, eletrônicos, tudo isso encontra lugar no som deles. Geral, um dos singles que puxam o disco Eletrotropical, une guitarras ligadas ao blues e ao rock, e batuque vindo do axé. Seria um axé-blues, então? Talvez. Felipe explica que o principal da faixa é que apesar das diversidades, o personagem da música tem orgulho de sua história – e é esse amor próprio que “pulsa forte nos batuques e conduz sua trajetória”, completa o músico.

VI DRUMUS, “O SONHO ANESTESIA”. “Quero que quem ouça esse som se sinta visto, mesmo nas suas sombras”, diz Vi Drumus, que acaba de lançar o álbum Medor. O sonho anestesia é uma música que une metais, beats e referências que vão do hip hop ao soul brasileiro, para falar de “uma realidade em que o corpo é explorado e a mente busca refúgio na poesia e na fuga onírica”. Som pra dançar e encarar a luta do dia a dia com outra mentalidade, já que um dos grandes temas dos quais Vi fala em seu álbum, é como um monte de coisas que a gente faz e pensa são mediadas pela dor.

NEY MATOGROSSO, “PÁSSARO BRANCO”. Canção meditativa composta por Paula Raia, Pássaro branco é a faixa-título do novo EP de Ney – que traz quatro faixas feitas para a trilha do balé Entre a pele e a alma, espetáculo encenado pela Focus Cia de Dança sob direção de Alex Neoral. O disco é um dos projetos que envolvem o nome de Ney perto de seu aniversário de 84 anos – ele chega à nova idade em 1º de agosto. Tivemos também o filme Homem com H – que fez sucesso nos cinemas e está agora na Netflix – e o ótimo disco Canções para um novo mundo, um dos destaques do começo do ano, gravado com a banda Hecto (e resenhado pela gente aqui). Algo nos diz que vem mais aí.

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Crítica

Ouvimos: The Cure – “Mixes of a lost world”

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Ouvimos: The Cure - "Mixes of a lost world"

RESENHA: O novo disco de remixes do The Cure, Mixes of a lost world, tem ótimos momentos e surpresas, mas com 2h30 de duração, exige paciência e fôlego.

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Só avisando, de início: o novo disco de remixes do The Cure, Mixes of a lost world – que remexe no sorumbático e meditabundo Songs of a lost world, lançado pela banda no ano passado – é uma audição que vai tomar duas horas e meia do seu dia. “Tudo bem, eu ouço treinando, lavando cuecas, passando roupa ou dando um trato na louça”, você pode me responder.

Não é a melhor maneira de ouvir um disco, enfim. Mas lançar um compilado de remixes é o modo mais, digamos, “familiar” que Robert Smith encontrou para esticar a vida útil de Songs, um álbum que fez sucesso quando saiu – e já havia ganhado uma edição deluxe com disco ao vivo. Afinal, o Cure já havia se saído muitíssimo bem com Mixed up, de 1990, que trouxe novos públicos para o grupo (tem ainda Torn down, de 2018, segundo disco de remixes, feito para o Record Store Day e pouco lembrado).

  • Quando Jimmy Page e Robert Plant cantaram The Cure.
  • Ué, e o Dinosaur Jr, que gravou The Cure e Peter Frampton?
  • E o aniversário de Standing on a beach, do The Cure?
  • Vocês têm noção de que o tema do Roda Viva de 1985 a 1994 era… The Cure?

A pergunta é: faz sentido repetir a dose com um disco em que Robert Smith basicamente anuncia o fim iminente do mundo e de si mesmo? Sim e não. Sim, porque mais de um milhão de ouvintes no Spotify já correram para os ótimos remixes lançados previamente, como o retrabalho do Four Tet em Alone e a versão de Chino Moreno (Deftones) para Warsong.

E não, porque são duas horas e meia de som – e é remix demais. Muitos deles confundem experimentação com chatice, como All I ever am, com Meera. Quem não ouviu o disco original talvez nem se anime a procurar. A boa notícia é que há surpresas: o remix desértico de Omid 16B em Warsong, o brilho inesperado de Cosmodelica em Nothing is forever e a reconstrução post-rock de Endsong pelo Mogwai.

Mais: o Joycute extrai algo do The Cure de Disintegration (1989) de Drone: nodrone e Daniel Avery esculpe quase um nu-metal na mesma faixa – que já era bem pesada e eletrônica no original. No fim das contas, Mixes of a lost world é um disco que recompensa quem insiste. Mas cansa, viu?

Texto: Ricardo Schott

Nota: 6
Gravadora: Fiction/Polydor
Lançamento: 13 de junho de 2025

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Crítica

Ouvimos: King Gizzard & The Lizard Wizard – “Phantom Island”

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Ouvimos: King Gizzard & The Lizard Wizard - "Phantom Island"

RESENHA: Misturando Electric Light Orchestra, Roy Wood solo e progressivo de FM, Phantom Island, novo álbum de King Gizzard & The Lizard Wizard, divide opiniões – mas traz faixas criativas e grooves que merecem ser descobertos.

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O King Gizzard & The Lizard Wizard, que acaba de lançar Phantom Island, é uma banda cuja situação é a mesma do Ty Segall (cujo disco mais recente, Possession, resenhamos aqui): tem sua história marcada por discos a rodo e mudanças rápidas de direção.

No fundo – e faltou observar isso quando falamos do Ty – esse modus operandi é herdeiro da maneira como Neil Young sempre encarou sua carreira. Ou seja: os discos reproduzem meu momento, faço o que tenho vontade, fã que é fã entende minhas mudanças, quero ir para todos os lados que eu quiser, e é isso aí. Dá certo em alguns casos: Neil tem mais discos ótimos em sua discografia do que momentos entediantes, Ty idem, e o King Gizzard une discos excelentes a outros que beiram o tédio.

A julgar pelas resenhas que andam saindo de Phantom Island, o 27º (!) disco do KGLW agradou pouco. A Pitchfork falou que as faixas costumam ser “frustrantes e exageradas, mas incluem ocasionais faíscas de magia”. O brasuca Popload não se animou igualmente, lembrando que Phantom Island foi gravado nas mesmas sessões do anterior, Flight b741 (2024), e que é composto pelas músicas menos empolgantes da leva.

Olha, sei lá: Phantom Island tem mais músicas ótimas do que desperdícios de tempo, e é um disco recomendadíssimo para quem curte Electric Light Orchestra, por exemplo. Aliás, o disco se parece até mais com The Move (embrião da ELO), porque Phantom Island super tem a cara do Roy Wood, que era o geninho da banda nos primeiros tempos.

Por consequência, o disco igualmente pode interessar a fãs do Wizzard – a banda que Roy montou após sair do ELO, uma espécie de ABBA místico com músicos fantasiados de alquimistas glam, que estourou com o hit See my baby jive. E a fãs de álbuns solo de Roy como Mustard (1975). Admiradores das fases yacht rock de bandas como Gentle Giant e Grateful Dead – respectivamente os discos Giant for a day! e Shakedown Street, ambos de 1978 – também não vão se arrepender se derem uma escutadinha.

O King Gizzard larga de vez a psicodelia surrealista que marcou vários álbuns do grupo e invade a grande área do rock orquestral e do progressivo de FM. Phantom Island abre com o progressivo dançante da faixa-título, prossegue com a vibe Elton John/The Who de Deadstick, ganha batida funkeada e clima orquestral celestial em Lonely cosmos – esta, com cordas lembrando Marionette, sucesso do Mott The Hoople.

A boa tradição do prog de rádio é louvada com Eternal return, com o clima meio beatle, meio Alice Cooper de Aerodynamic e Sea of doubt, e com o balanço quase disco de Silent spirit – cujo início lembra a abertura de Sleepwalker, hit da fase norte-americana dos Kinks. Vale conferir também o groove de Panopsych, o tom Madchester de Spasesick e a vibe voadora de Grow wings and fly.

E enfim, eu se fosse você, ouvia Phantom Island correndo: poucas vezes o King Gizzard fez um disco com uma soma de referências e emanações tão bacana.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: p(doom) Records
Lançamento: 13 de junho de 2025

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