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Radar: Ty Segall, Black Country New Road, Fidlar, Haim e novos sons internacionais

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Radar: Ty Segall, Black Country New Road, Fidlar, Haim e novos sons internacionais

Ontem foi dia de Radar brasileiro, e hoje o Pop Fantasma fala um pouco sobre alguns singles que saíram e merecem todo destaque do mundo. Ty Segall, um sujeito conhecido pela ousadia e pela capacidade de fazer, às vezes, vários discos em um só ano, encabeça a lista – mas ainda tem muito mais…

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TY SEGALL, “FANTASTIC TOMB”. Dia 30 de maio sai Possession, disco novo de Ty Segall, anunciado por um release em que se lê que o cantor, compositor e multiinstrumentista “atinge a grande trilha do céu do nosso bom e velho império da fronteira, descobrindo sucessos ininterruptos e novos sons inspirados em cada curva” (eita). Sei lá o que vem por aí, mas Fantastic tomb já dá vontade de escutar o resto: rock com inspiração glam e sulista, levado adiante por piano Rhodes e solos espaciais de guitarra. O Stereogum percebeu que a letra da faixa tem algo de Edgar Allan Poe, grande escritor de terror, mas ainda assim a canção é bem menos intranquila e lúgubre que a obra do autor do poema O corvo.

BLACK COUNTRY NEW ROAD, “HAPPY BIRTHDAY”. Falta pouco (sai 4 de abril) para o lançamento do próximo disco do BCNR, o ousado e (aparentemente) ensolarado Forever howlong. O primeiro single foi a beatle Besties, e lá vem agora o segundo compactinho, Happy birthday, um rock barroco que lembra igualmente Beatles, além de Beach Boys e até as músicas mais elaboradas e orquestrais do 10cc.

FIDLAR, “NEW TATTOO”. Já levou um pé na bunda? Dói, certo? E o que você acha de alguém que resolve fazer uma tatuagem para esquecer a dor do amor que não deu em nada? É o que o Fidlar, uma simpaticíssima banda de punk pop, propõe nesse novo single – que surge como bônus da versão deluxe do disco Surviving the dream, lançado no ano passado (e resenhado por nós aqui). No clipe, uma homenagem aos fãs de fé que tatuam o nome do grupo na pele.

NOVOS ROMÂNTICOS, “MESA POSTA”. O rock português vai bem, obrigado – inclusive vem abordando temas importantíssimos para as terras lusitanas, como democracia, guerras, extremismos e ameaça nuclear. O grupo Novos Românticos anuncia que vai falar disso tudo em seu primeiro álbum (previsto para o fim do ano) e já abre os trabalhos com o darkwave Mesa posta, que recorda as movimentações políticas do país após a Revolução dos Cravos.

HAIM, “RELATIONSHIPS”. O que as Haim estão preparando ainda é um mistério. Nome do álbum? Data de lançamento? Nada confirmado até o momento. Mas Relationships chega como o primeiro single, trazendo um pop adulto com alma oitentista, marcado por batidas e vocais esparsos rajados de referências do hip hop. Sobre a sonoridade do álbum, o trio afirma – ou despista – que a faixa é pouco representativa “do som Rock que há no disco” (o R maiúsculo vem delas, exatamente como no release). A letra fala sobre relacionamentos falidos, e o clipe traz as três dividindo a cena com o ator Drew Starkey.

PETER MURPHY feat TRENT REZNOR, “SWOON”. Quase esquecíamos que tem single novo de Peter Murphy rodando por aí. Swoon é um rock sintetizado, sombrio e classudo, em que Peter divide os vocais com Trent Reznor (Nine Inch Nails), cantor com quem tem uma amizade de vários anos – o NIN abriu shows para Peter em 1990, por exemplo. O single anuncia um álbum do cantor do Bauhaus que está para sair, Silver shade, com produção de Youth (Killing Joke).

REBECCA BLACK, “SALVATION”. Quem sai na chuva é para se molhar, diz o ditado. Mas vamos e venhamos, o que rolou com Rebecca Black em 2011 foi um baita exagero. Com 13 anos naquela época, ela ouviu poucas e boas por causa de seu primeiro single, a ingênua Friday – a BBC, por exemplo, considerou-o a pior música de todos os tempos (!), e as críticas se tornaram cyber bullying em pouco tempo. Pois bem: Rebecca sobreviveu ao bombardeio de críticas, se reinventou e voltou com o álbum hyperpop Salvation, cuja faixa título ganhou um clipe, digamos, ousado.

SHYGIRL feat BAMBII, “FLEX”. De tímida (“shy”, em inglês), ela não tem nada. Blane Muise, a Shygirl, é um misto de DJ, cantora, musa queer e estrela fashion, que abriu shows para Charlie XCX e acaba de lançar o EP Club Shy Room 2, uma zoeira pesada e dançante que traz de volta a música e o imaginário dos anos 2000. A faixa Flex, com participação de BAMBII, é som para causar na pista e na vida. “Pronta para se divertir/tenho que ir fundo/só os bandidos conseguem as manchetes”, diz a letra, só para você ter uma (pequena) ideia.

HIMALAYAS, “SURRENDER”. Em 25 de abril sal o próximo disco desses indie-rockers galeses, Bad star. E Surrender, o novo single, abre com uma pequena torrente guitarrística, e se revela uma das canções mais potentes da história da banda – quase um indie-rock-heavy metal, com peso e ruído à frente. A letra fala sobre gente que se liga a organizações e aceita tudo sem contestar.

SEAFRET, “RIVER OF TEARS”. Preparando um disco novo aos poucos, a banda-dupla formada por Jack Sedman e Harry Draper manda bala numa sonoridade dançante, a meio caminho do indie rock e do indie-pop, em seu novo single. River of tears cumpre o que promete no título: a letra fala sobre “o desgosto de estar em um relacionamento que você sempre soube que estava condenado, mas ainda assim luta para aceitar seu fim inevitável”, como define a dupla.

(Foto Ty Segall: Reprodução Bandcamp)

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Ouvimos: Ganser – “Animal hospital”

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Em Animal hospital, o Ganser mistura pós-punk, ruído e psicodelia em climas sombrios e inquietos, entre Twin Peaks e Siouxsie and The Banshees.

RESENHA: Em Animal hospital, o Ganser mistura pós-punk, ruído e psicodelia em climas sombrios e inquietos, entre Twin Peaks e Siouxsie and The Banshees.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Felte
Lançamento: 29 de agosto de 2025.

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O site Pitchfork, ao resenhar o novo álbum da banda de art-punk Ganser, Animal hospital, achou sons tirados direto da obra de David Lynch no disco – referiu-se em especial à trilha de Twin Peaks, feita por Angelo Badalamenti. Faz todo sentido, levando em conta que o trio majoritariamente feminino de Chicago valoriza sons misteriosos e climas que encantam ao mesmo tempo que dão certo medo.

As origens do Ganser parecem estar numa espécie de combinação sonora que une pós-punk e Black Sabbath, Garbage e synthpop, sons de bandas riot grrrl e noise rock tribal, Suicide e The Cure – o tipo de som que foi feito mais para incomodar do que para distrair, enfim. Animal hospital vai nessa onda em faixas como a pesada e distorcida Black sand, a leve e sinistra Stripe, a tipicamente pós-punk Ten miles tall (com baixo e bateria dialogando e vocal quase falado) e a fábula sonora surrealista de Dig until I reach the moon. Lounger, punk com vibração garageira dos anos 1960, é hino anti-coach, anti-performance, anti-verbos como “pivotar”, “escalar” e coisas do tipo: “não quero ser ninguém / não quero fazer nada (…) / outras pessoas compram minhas coisas / mas tudo que eu quero é tempo (…) / meu desempenho tem sido ruim e não consigo me importar”.

  • Ouvimos: Goat Girl – Below the waste

Alicia Gaines, Brian Cundiff e Sophie Sputnik, os três da banda, têm um lado seriamente stoner e fantasmagórico explorado em músicas como a destrutiva Half plastic (“prendo a respiração até ver manchas”, diz a letra), Grounding exercises e a psicodélica e pesada Creature habits. Plato, com versos malucos como “Platão diz a ela: ‘venha, vamos dançar’ / e ela não quer / ela diz que não acredita em evolução”, a tribal Speaking of the future, Discount diamonds e Left to chance unem esse lado pesado a sons que lembram Siouxsie and The Banshees. E Left fecha o disco com uma boa massa ruidosa.

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Crítica

Ouvimos: Yellowcard – “Better days”

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Yellowcard volta após quase dez anos com Better days, disco que mistura punk-pop, emo e pós-grunge com energia, melodia e sinceridade.

RESENHA: Yellowcard volta após quase dez anos com Better days, disco que mistura punk-pop, emo e pós-grunge com energia, melodia e sinceridade.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Better Noise Music
Lançamento: 10 de outubro de 2025

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Para a surpresa de um total de zero pessoas, numa época em que estilos como emo, nu-metal e rock alternativo (na visão Billboard norte-americana de rock alternativo) tornam-se queridos de alguns críticos, e tambem numa época em que a geração Tik Tok vem abraçando bandas de punk pop, lá vem o Yellowcard com seu primeiro disco em quase dez anos.

Better days não decepciona: a mescla de punk-pop, emo e “pós-grunge” (muito entre aspas) feita pelo grupo volta com ótimas melodias, excelente produção (feita por Travis Barker, do Blink-182, e Andrew Goldstein) e aquela mistura de esperança com tristeza que os fãs adoram. A faixa-título, que abre o álbum, une tudo isso aí em poucos minutos. Take what you want, que chora pitangas sobre o fim de um relacionamento, soa como o som de uma boy band pesada e ágil. Love letters lost – com Matt Skiba, do Alkaline Trio – tem aquela mesma receita da qual o Charlie Brown Jr se alimentou: peso, vocal altamente cantarolável e guitarras que têm algo chupado do The Police.

  • Ouvimos: Twenty One Pilots – Breach

A “persona” de Better days é um sujeito angustiado, que fez planos por conta própria mas esqueceu de consultar a realidade (o dramalhão Honestly, I), sofre por um relacionamento que se foi (o pop pesado, mágico e bem feito de You broke me too, com Avril Lavigne), deseja botar o passado em pratos limpos (City of Angels, com Ryan Key, cantor e guitarrista, nascido na Flórida, lembrando sua vida em Los Angeles) e se sente ansioso e inquieto (o punk-popzaço Bedroom posters, a melhor e mais bonita música do disco). Skin scraped e Barely alive, com titulos autoexplicativos e onda punk-emo, têm peso, tristeza e um certo clima herdado da banda do coprodutor.

Para aumentar essa onda “intensa” do disco, Travis pôs mais peso na bateria, arranjos de cordas surgem em algumas músicas e… Better days encerra com a vibração country-folk de Big blue eyes, música pra tocar em filme adolescente. O Yellowcard volta com um álbum rápido – pouco mais de meia hora – e sincero.

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Ouvimos: Luna Gouveia – “Sara”

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Em Sara, álbum de estreia, Luna Gouveia une pop, rock, jazz e psicodelia em faixas que soam entre Gal Costa indie e Rita Lee espacial.

RESENHA: Em Sara, álbum de estreia, Luna Gouveia une pop, rock, jazz e psicodelia em faixas que soam entre Gal Costa indie e Rita Lee espacial.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 23 de setembro de 2025

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Em seu primeiro álbum, concebido como uma jornada de cura e encerramento de ciclos – daí o título Sara, usado como verbo e não como nome próprio – a paulista Luna Gouveia entrega um trabalho de pop atravessado por ecos de rock, jazz e psicodelia.

Um detalhe é que nenhum desses gêneros surge de forma literal nas oito faixas do disco. Em nome do pop mutante, Sara passeia por todos esses estilos em faixas como Culpa e Diz que é amor, às vezes lembrando a MPB jazz, às vezes soando como uma Gal Costa texturizada e jogada no indie pop. No caso de Diz que é amor, rola ainda uma segunda parte exclusivamente psicodélica, lembrando Mutantes e Tame Impala da fase inicial, com guitarra fuzz.

  • Ouvimos: Luapsy – I met the devil in a dream

Sara vai seguindo com Fora de moda, indie rock tropicalizado, com balanço herdado de Rita Lee, vibe de bossa espacial e ótimas guitarras-base (ficaria inclusive melhor com um solo). Mordida tem beat discreto, vocal com dissonâncias e surpresas e clima pop com cara de Rita Lee + Marina Lima indie. Voltar andar passa por várias camadas do pop – embicando num corredor boogie/pós-disco e numa atmosfera meio Physical. A faixa-título é pop oitentista transformado em música celestial, com vocal de sereia.

No final, a sintomática O fim, com mais surpresas escondidas na melodia e no vocal, além de um laço que une tudo em Sara. Um disco de estreia que abre caminhos enquanto fecha ciclos.

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