Lançamentos
Radar: dez sons que chegaram até a gente pelo Groover (#7)

O Pop Fantasma já tem perfil na plataforma Groover, em que artistas independentes podem mandar suas músicas para vários curadores – nós, inclusive. O time de artistas que vem procurando a gente é bem variado, mas por acaso (ou talvez não tão por acaso assim) tem uma turma enorme ligada a estilos como pós-punk, darkwave, eletrônico, punk, experimental, no wave e sons afins.
Abaixo, você fica conhecendo mais dez nomes do Groover que já passaram na nossa peneira e foram divulgados pela gente no site. Ponha tudo na sua playlist e conheça (na foto, o Deep Cricket Night).
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DEEP CRICKET NIGHT, “SUDDEN SUMMER”. Esse grupo, que já deu as caras no Pop Fantasma, segue firme na missão de misturar a psicodelia do Pink Floyd versão Syd Barrett com o peso sombrio do pós-punk setentista/oitentista – lembando às vezes, a banda paulistana Violeta de Outono. No ano passado, eles soltaram o EP Minds get flayed, e essa faixa vem de lá. Baixo pulsante que flerta tanto com Let there be more light (música do Floyd de 1968) quanto com Peter Hook no Joy Division. Na produção, aquele clima Martin Hannett, de frio na espinha.
CRIS 88 KEYS, “HOT AIR BALLOON”. Autodefinida como “cantora independente e sonhadora”, a italiana Cris fez uma releitura acústica de uma simples e viajante canção pop que já havia lançado há um tempo. Tem um pezinho no britpop, naquele momento em que o pop mainstream flertava com guitarras e melodias melancólicas. A letra? “Uma mensagem positiva sobre apoiar quem a gente ama nos desafios da vida”, explica ela.
DESU TAEM, “HULK ON HEROINE”/”BATMAN ON ACID”. Pai e filho destruindo tudo naquilo que chamam de savage retro rock. A dupla americana, que já apareceu no Pop Fantasma, segue despejando discos nas plataformas sem dó nem piedade, sempre na vibe metal-punk-caótico. E pelo visto, eles têm uma quedinha por super-heróis em versões alucinadas: tanto o Hulk quanto o Batman ganham suas versões doidonas nesse som que mistura peso e um humor meio insano.
ZIRCON SKYEBAND fear MIA BORTOLUSSI, “CANDY”. Direto dos EUA, mas com integrantes de várias partes do mapa (Califórnia, Oklahoma, Wisconsin, Flórida e Nicarágua), o Zircon Skyeband faz um som que é um passeio divertido por rock, country, soul e blues. O lema da galera? “Se divertir, fazer música incrível, conectar com amigos pelo mundo e espalhar positividade”. Boa filosofia, vale acrescentar. No meio de inéditas e covers, lançaram Candy, single autoral que cairia como uma luva na voz de Amy Winehouse.
61 OHMS, “KILLERS”. O que rola quando uma banda de Orange County junta amizade antiga e um rock que flerta com o punk, o metal e uma vibe meio sombria? O 61 Ohms responde com Killers, uma pedrada com guitarras afiadas e um clima ameaçador. Tem cara de anos 90? Tem, e bastante. Se sua playlist ainda é cheia de clássicos dessa década, aperte o play.
MAXSWELL, “HEROIN CHIC”. Descobrir qualquer coisa sobre esse projeto de uma pessoa só é como procurar agulha no palheiro: nada de release, frases soltas nas plataformas digitais, uma foto de divulgação BEM caseira na qual aparece aquele que parece ser o único integrante (Maxwell Mahar, ao que consta). O curtinho single Heroin chic, por sua vez, impressiona: é gothic rock no qual bate um coração oitentista, com abertura lembrando as viradas de bateria do The Cure, e morte súbita no final. O som parece que veio de uma fita velha dos anos 1980 – de repente gravada de alguma transmissão radiofônica esquecida.
HEY GORGEOUS, “DROPPING DIRECT”. “Essa canção é uma reflexão sobre a indústria musical atual e o desejo dos artistas da contracultura indie de criar – dentro de uma estrutura comercial e política que não é realmente adequada para isso, ou é?”, pergunta-se o artista visual Peet Massé, o cara por trás desse grupo canadense (cantou, compôs e tocou tudo, exceto a bateria). O som pode bater fundo lá na emoção de quem curte Hüsker Du/Sugar/Bob Mould solo e Buzzcocks. Se é seu caso, mete bronca.
SIMON SHACKLETON, “DYING OF THE LIGHT”. Chegando no dia 7 de fevereiro, The shadowmaker, novo álbum de Simon Shackleton, vem carregado de atmosferas sombrias e um pezinho no gótico. Imagine um mix de Massive Attack, Portishead e Nine Inch Nails e você chega perto do som. Dying of the light já saiu com clipe, montado quase artesanalmente pelo próprio Simon. “Mais do que um videoclipe, é uma extensão da história que estou contando com esse projeto”, diz ele, que já esteve aqui no Pop Fantasma.
HAGA 187, “A SONG FOR EDEN”. O som dessa one man band francesa é bem estranho: Peter dos Santos, único integrante do grupo, compõe tudo a partir de linhas de baixo intermitentes, e vai inserindo ruídos, alguns barulhos de guitarra e vocais sempre em tons graves. O projeto grava bastante também, e recentemente soltou um novo álbum, Spiced rum and blunts, que por enquanto só está no Bandcamp. Esse tema instrumental pós-punk e sombrio faz parte do álbum.
DUNKIRK RIOTS, “SPIRIT OF NORFOLK”. Um projeto musical repleto de raízes celtas, mas tudo combinado com sons pesados e design musical (e atitude) punk. O grupo veio de Virginia, nos Estados Unidos, mas faz música como se viesse de algum canto da Irlanda – bom, até aí sem problema algum, visto que o Flogging Molly, influência assumidíssima deles, veio também dos Estados Unidos. Eles divulgaram pelo Groover a faixa Digging for gold, que ainda permanece inédita e sairá no primeiro single de 7 polegadas do grupo. Nas plataformas, já existe o single Spirit of Norfolk. Literalmente de bater o caneco (de cerveja).
Lançamentos
Radar: Luís Capucho, Bianca and The Velvets, Estranhos Românticos, Vale Cinza, Os Fugitivos

Tem clássico abrindo o Radar nacional de hoje: Luís Capucho (não conhece? cria vergonha nessa cara!) volta com single novo. Ele abre nossa seleção de hoje, mas aqui só tem craque, da turma mais nova à mais experiente. Ouça no último volume e passe adiante hoje mesmo!
Texto: Ricardo Schott – Foto (Luís Capucho): Divulgação
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LUÍS CAPUCHO, “A MASCULINIDADE”. Violão, clima introspectivo, voz grave e vibe de MPB experimental – tanto em música quanto em letra. É a onda de Luís Capucho, capixaba criado em Niterói (RJ), gravado por artistas como Pedro Luis, Cássia Eller, Suely Mesquita e Daúde. Seu novo single A masculinidade foi feito em parceria com Kali C, vai estar no próximo álbum do músico (Homens machucados, previsto para sair em 2026 pelo selo-produtora + Um Hits) e é uma balada folk que faz revelações sobre a fragilidade do masculino. “A masculinidade é cega / a masculinidade é soberba / a masculinidade é mesmo como a flor / a masculinidade é frágil / a masculinidade é de veludo”, explica a canção.
Luís é tido por muita gente como uma espécie de “novo maldito” da MPB – mas ao mesmo tempo tem uma onda sonora que o põe lado a lado com nomes como Lou Reed, pelo jeito despojado com que interpreta suas próprias canções. Além de cantar, ele também escreve e mexe com artes visuais, o que já o põe também na condição de artista múltiplo, do tipo que faz de tudo. “Me expresso livre, de meu ponto de vista, para qualquer um que esteja aberto, que se interesse, que goste ou que se toque”, diz.
BIANCA AND THE VELVETS, “LIKE ON TV”. Punk e indie rock de Belém (PA): Bianca Marinho, Marcel Barretto, Emmanuel Penna e Leonardo Chaves unem referências que passam pelo pós-punk, pelo grunge e pelo som de bandas dos anos 2000 – tendo como detalhe especial a voz grave de Bianca, que muitas vezes soa parecida com a de Dean Wareham (do Luna, lembra?). O EP Reminder destaca faixas como a balada Said you loved me, then you’re gone, o punk Knives e a pesada, robótica e ritmada Like on TV, com recordações de rock inglês da Rough Trade dos anos 1980.
ESTRANHOS ROMÂNTICOS, “POR QUE VOCÊ ME TRATA ASSIM?”. O single novo da banda carioca (Victor Barros, voz; Jr Tostoi, guitarra e produção; Mauk Garcia, baixo; Luciano Cian, teclados; Pedro Serra, bateria) prepara terreno para seu quarto álbum: Por que você me trata assim? é definido por eles como “uma imersão sonora que mescla indie-rock psicodélico, post-rock pesado e James Brown”.
Os vocais, o baixo à frente e os vocais fazem lembrar bandas como Picassos Falsos – o que já traz de volta vários anos de história do rock carioca. O beat quebrado, os teclados e as distorções são pura mescla de pós-punk e psicodelia, tudo junto. E a canção ainda tem uma segunda parte bem garageira e ruidosa. Tem que ouvir.
VALE CINZA, “JÁ NÃO ME CABE ESTE LUGAR”. Essa dupla de pós-punk/darkwave diz fazer música “para quem se identifica com o peso e a beleza do silêncio, gosta de dançar e para quem busca sentido dentro do caos”. Já não me cabe este lugar, som de terror que traz lembranças infantis e recorações de crises de ansiedade, foi gravada na casa do vocalista e guitarrista Maycon Rocha, em Nova Friburgo (RJ). Ele divide a dupla com Marcelo de Souza (baixo).
“As letras falam sobre isolamento, julgamento, falta de perspectiva e a tentativa de encontrar sentido em meio a um mundo apagado e saturado de informações. É um recorte do contemporâneo, um reflexo de um tempo marcado por guerras, crises e pandemia. Apesar da atmosfera sombria, existe beleza na sinceridade e um certo acolhimento em reconhecer essas dores coletivas”, diz Maycon.
OS FUGITIVOS feat WADO E BRANDÃO, “AZUL”. Dupla de Alagoas que já havia aparecido aqui no Radar, Os Fugitivos (Nayane Ferreira e Thiago Mata) haviam composto Azul para entrar no próximo álbum, Sonhos e traumas, previsto para 2026 – mas a música foi ganhando clima diferente e vida própria. Para começar, é uma música repleta de brasilidade, indo além do soul romântico feito pelos dois – o som tem uma certa cara de samba-soul, e até de axé music, com referências confessas de Trio Ternura e Novos Baianos. Além disso, a dupla decidiu convidar dois amigos bem especiais: o também alagoano Wado e o baiano Brandão.
“Lembramos de Azul e sentimos que ela dialogava muito com a fase atual de Wado. Ambos são cantores tão expressivos que foi muito fácil encaixar as vozes. Gravamos todos por inteiro e depois definimos quem cantaria o quê na mixagem”, conta Thiago. “Todos nós temos essa brasilidade no trabalho. Samba-rock, axé, ritmos que vêm da nossa história. A combinação foi muito natural”, completa Nayane.
Crítica
Ouvimos: Optic Sink – “Lucky number”

RESENHA: Pós-punk afiado: no novo álbum, o Optic Sink mistura baixo frontal, bateria robótica e synths em faixas tensas, frias e cheias de energia.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Feel It Records
Lançamento: 31 de outubro de 2025
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Tem pós-punk estranho lá em Memphis. O Optic Sink parece com aquelas bandas que você descobre em coletâneas antigas da Factory – grupos para os quais o Joy Division chegou a abrir shows mas que ficaram no passado, ou que chegaram a ser considerados mais promissores que o New Order por alguns minutos. Claro que nada disso significa que o Optic Sink vai ficar para trás: no terceiro disco, Lucky number, eles vêm com músicas pontiagudas e altas habilidades no uso dos melhores truques dos estilos da “família” pós-punk.
- Ouvimos: Anika, Jim Jarmusch – Father, mother, sister, brother (trilha sonora do filme)
Natalie Hoffmann, Ben Bauermeister e Keith Cooper usam e abusam de baixo na frente, batera robótica, riff de guitarra combinados com riffs de synth, heranças do krautrock, vibes repetitivas e bacanas, vocais que dão certos sustos no/na ouvinte – tudo isso surge em faixas como Laughing backwards, Lucky number, Don’t look down. Já Construction abre com algo que (opa) pode se parecer com a fase tecnopop do Queen, mas também pode não parecer – e que logo se torna algo mais próximo de bandas como Magazine e Stranglers.
O lado mais frio e ritmado do grupo continua dando as cartas em músicas como How can I help you? e Kinetic world, duas canções que constroem atmosferas urbanas e musicais na frente de quem ouve o disco. Já Golden hour, um duelo entre baixo e guitarras funciona como se pusesse Joy Division e New Order lado a lado. Luxury of honesty, encerrando o álbum, tem curiosamente algo de raggamuffin na batida, e chega a lembrar a mania do Public Image Ltd pela exploração de ritmos em meio ao instrumental frio.
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Crítica
Ouvimos: Alan James – “Solar/Sonhar”

RESENHA: Solar/Sonhar, novo álbum de Alan James, junta Beatles, sunshine pop e Clube da Esquina em faixas psicodélicas e sessentistas, com toques de Skank, Guilherme Arantes e Elton John.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 9
Gravadora: Independente
Lançamento: 7 de novembro de 2025
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Fã de Beatles, de Roberto Carlos, do já saudoso Lô Borges, de Todd Rundgren e de nomes do chamado sunshine pop (estilo musical mais ou menos popular na Califórnia no fim dos anos 1960, gerado por fãs de Beach Boys e The Mamas and The Papas como a banda The Millennium), o carioca radicado em SP Alan James faz a junção de tudo isso em seu segundo álbum solo, Solar/Sonhar.
- Ouvimos: Julian Lennon – Because… (EP)
Solar/Sonhar começa juntando Todd Rundgren e The Who na psicodélica Não precisa mais – que ganha duas partes no disco, a segunda encerrando o álbum numa onda meio britpop, meio Guilherme Arantes. Luz da manhã, na sequência, tem toques herdado tanto do Clube da Esquina quanto de sensações pop sessentistas como The Cowsills. A onda sunshine pop toma conta de faixas puramente sessentistas como Não se prenda ao medo, Pra ver o sol e Olha, enquanto a vinheta Por que isso aconteceu comigo? (cuja letra é apenas o seu título) tem muito de bandas como High Llamas.
Perto do final, Solar/Sonhar ganha uma cara parecida com a fase Maquinarama / Cosmotron do Skank, em Sobrevivo e Graciosa ilusão, e junta Guilherme Arantes, Elton John e Carpenters na bela Aquela que brilha.
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