Connect with us

Crítica

Ouvimos: Motörhead, “Snake bite love” (relançamento)

Published

on

Ouvimos: Motörhead, “Snake bite love” (relançamento)

Se você buscar entrevistas do Motörhead da época do lançamento desse Snake bite love (10 de março de 1998) vai ver Lemmy Kilmister (voz, baixo), Phil Campbell (guitarra) e Mikkey Dee (bateria) referindo-se a ele de forma bem pouco lisonjeira.

Não é bem assim. O décimo-quarto disco do grupo britânico (reeditado agora em CD no Brasil) mantém a postura guerreira de discos anteriores. E tem canções bastante pesadas e bem gravadas, como Dogs of war, Love for sale, o punk Take the blame e o metal boogie da faixa-título e de Don’t lie to me, além da sombria e quase experimental Assassin. Mas pertence àquela fileira de discos que Lemmy, por exemplo, acha que foram bem mais problemáticos do que boa parte dos lançamentos do grupo.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

O Motörhead estava numa fase aparentemente tranquila. Estavam de volta à formação clássica de trio, sendo redescoberto por vários grupos pesados (de metal e punk), com um contrato mais ou menos sólido com uma gravadora (a alemã SPV, onde ficariam um bom tempo). Mas nem tanto: em estúdio, a banda estava estressada, com pouco material e com pressa para gravar. Enfrentando problemas de saúde, Lemmy chegou a fazer algumas letras em cima do laço para gravar (“seis semanas antes de gravarmos, não tínhamos nenhuma música”, confessou anos depois). Mikkey e Campbell também não se entendiam com o repertório, nem com a melhor maneira de gravar o disco.

Para quem está acostumado com o Motörhead de alta octanagem do álbum Ace of spades (1980), Snake bite love apresenta pelo menos uma novidade estranha. A balada pesada Dead and gone abre com Lemmy cantando de forma irreconhecível, e acaba lembrando bandas que nasceram da costela do Motörhead, como Danzig e Mercyful Fate. O blues-rock Joy of labour traz o Motörhead valorizando mais riff e melodia do que peso – e se torna uma das mais legais canções feitas pela banda.

Da lista de faixas constam músicas boas que a banda detestava, como Night side (“a pior merda que já fizemos”, acreditava Mikkey Dee), Better off dead e Desperate for you. Integrantes da banda culparam bloqueio de autor, falta de tempo e pressões para que o disco não saísse do agrado deles. Mas Snake bite love, vá lá, é um dos melhores discos do Motörhead lançados nos anos 1990. Um disco errado que deu certo, e lamentavelmente acabou não se tornando tão ilustre quanto outros do grupo.

Nota: 8,5
Gravadora: ForMusic (no Brasil)

 

Crítica

Ouvimos: Naimaculada – “Acromatopsia” (EP)

Published

on

Resenha: Naimaculada - "Acromatopsia" (EP)

RESENHA: Em Acromatopsia, o Naimaculada transforma uma São Paulo cinzenta e padronizada em música, cruzando MPB, metal, jazz e rock progressivo, com participações de Kiko Dinucci, BNegão e outros convidados.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Deck
Lançamento: 14 de setembro de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

A modernidade, segundo gente de áreas como arquitetura e design, e artistas visuais em geral, está se tornando um deserto sem cores, ou com pouca variedade de tonalidades. Basta você olhar para uma área mais colorida ou até poluída visualmente, para que aquilo seja automaticamente associado aos anos 1980. Em compensação, é na era dos lugares “instagramáveis” que tudo parece ficar igual, asséptico, com as mesmas cores – e, no caso do próprio Instagram, com as mesmas fontes de letras.

Indo mais além, nada como a era da IA para tudo ficar REALMENTE parecido – e nem só os textos, mas as ideias, os estilos de vida e uma espécie de combo on-offline da vida, do trabalho e da psiqué de todo mundo. O EP novo do Naimaculada, Acromatopsia, é uma espécie de voyeur dessa falta de variedades tonais: o grupo passeia por uma São Paulo em que tudo é preto e branco.

Apresentando vários convidados (Thalin, do projeto Maria Esmeralda, Nabru, Sol, Kiko Dinucci e BNegão) e parte das gravações realizadas em Shijiazhuang, na China – com músicos tocando instrumentos locais – Acromatopsia vai bem além do progressivo altamente brasileiro e vigoroso da estreia A cor mais próxima do cinza (2024). O título faz referência a uma condição visual rara caracterizada pela incapacidade total ou parcial de perceber as cores. As letras enxergam tudo por esse prisma, em que São Paulo é um festival de inércias e engessamentos, um paraíso que reluz de longe, mas não de perto.

Com a voz forte de Ricardo Paes à frente, as músicas soam as vezes como um improvável encontro entre Black Sabbath, Gilberto Gil e Luiz Melodia, partindo para o jazz do inferno em O pecado tem medo, para um progressivo “distante” em Shangri-La (com os músicos chineses) e para uma MPB-metal afrontosa em O que é que será? Já Terminal Bandeira, com Kiko Dinucci, fica no mesmo corredor de Medusa, novo álbum do músico – abre com uma guitarra bem própria, e vai achando um caminho igualmente particular para chegar a algo que lembra um pós-hardcore. Ou um Nintendocore.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: O Preço – “Caóticas palavras”

Published

on

Resenha: O Preço – “Caóticas palavras”

RESENHA: Liderado por Christian Targa, fundador dos Blind Pigs, O Preço mistura street punk, ska e reggae em Caóticas palavras, disco de protesto sobre desinformação, escolhas políticas e resistência popular.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Independente
Lançamento: 5 de outubro de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Banda punk paulista liderada por Christian Targa (voz e guitarra), um dos fundadores do Blind Pigs, O Preço não escolheu esse nome à toa: o repertório do álbum Caóticas palavras fala sobre o preço que todo mundo anda pagando pelas escolhas mais erradas que o mundo tem feito. E adianta algumas coisas que, se ninguém tomar cuidado, podem acontecer após o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil.

O som do O Preço tem a ver com a vocação rueira do punk dos anos 1970 e 1980, quase sempre apontando para o clima street punk de bandas como Angelic Upstarts, ou para uma versão mais acelerada de bandas como The Clash e The Damned. Começo imediato abre o disco falando em derrotas inaceitáveis e lembra que a vanguarda é o cidadão trabalhador. Maldita calamidade fala de desinformações do dia a dia, em clima que lembra Richard Hell & The Voidods.

No decorrer de Caóticas palavras, hinos marciais como Cara planilha e Desumano não unem-se a canções de guerra como Revolver a evolução, Enquanto houver a esperança e Parentes e amigos – além de letras irônicas e realistas como a de Muamba militar. Inserido no contexto do punk setentista, e recuperados ao longo da história do estilo, gêneros como reggae e ska surgem na faixa-título e no rap-reggae O ska é a munição, com Bocão DRR soltando o verbo do lado da banda.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

 

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: The Jet Black Berries – “Sundown on Venus” (definitive edition)

Published

on

Resenha: The Jet Black Berries – “Sundown on Venus” (definitive edition)

RESENHA: O Jet Black Berries resgata a versão original de Sundown on Venus, álbum conceitual de 1985 alterado pela gravadora. Uma mistura de cowpunk, psicodelia, pós-punk e ficção científica.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8,5
Gravadora: Propeller Sound Recordings
Lançamento: 25 de setembro de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

“Como você descreveria uma banda com influências tão diversas quanto Aleister Crowley, filmes psicotrônicos, shows de luzes líquidas e Brian Jones?”, diz o release do Jet Black Berries. A melhor descrição seria “psicodélica”, evidentemente – mas a grande surpresa é que se trata de uma banda dos anos 1980, contratada inicialmente pelo selo Enigma, e que em 1985 estreou com Sundown on Venus, um álbum conceitual, girando em torno de um faroeste sci-fi.

O som do Jet Black Berries, na real, tem bem mais do que isso: justamente pela onda “faroeste” do grupo, Kevin Patrick (voz), Gary Trainer (baixo e guitarra), Roy Stein (bateria), Chris Yockel (guitarra) e Mark Shwarz (teclados, baixo, harmônica) chegavam até mais perto da tendência cowpunk (punk + country) em vários momentos. No som do grupo, dava para perceber elementos de bandas como Replacements, Buzzcocks, Cheap Trick, New Model Army e até The Who – além de uma vibração space rock dada pelo teclado.

Lançado pelo selo Pink Dust (uma subsidiária alternativaça da Enigma), Sundown on Venus retorna agora pelo selo Propeller Sound Recordings, só que com diferenças básicas. Pela primeira vez, a banda está disponibilizando o álbum como ele deveria ter sido lançado em 1985, já que a Enigma fez uma série de modificações no conceito original do disco. Isso porque, seguno a banda, houve um detalhe que mudou tudo: pouco antes do álbum, uma música da época em que a banda se chamava New Math, Love under will (opa, olha o velho Aleister aí), havia sido incluída na trilha do filme A volta dos mortos-vivos, de Dan O’Bannon.

Isso fez o olho da Enigma crescer e a gravadora ordenou não apenas a mudança da ordem das faixas, como também a exclusão de algumas faixas e a entrada de algumas covers (tem até uma versão garageira para Shakin’ all over, de Johnny Kidd & the Pirates). Não dá pra dizer que a gravadora não apostava neles: saiu ate uma versão com disco bônus, contendo algumas faixas que não foram reaproveitadas no álbum – e que entram nessa “edição definitiva”. Não deu certo, e o Jet Black Berries ficou com o status indesejado de lenda que não estourou.

Ouvido hoje, Sundown on Venus é psicodelia punk puríssima. Há power pop espacial em Johnsonville (que lembra XTC e o começo do shoegaze) e Bad hombré, uma onda meio Gene Vincent na faixa-título e ondas bew cowpunk em faixas como Double cross, Masked astronaut (ambas lembrando o rock australiano do anos 1980) e All is lost. Há curiosidades estranhas como Macumba love (!) e pelo menos uma música bem na cola do The Damned, Ring of steel.

E lá pelas tantas, o grupo migra pro pós-punk de vez, chegando a lembrar bandas frias e marciais como Teardrop Explodes em faixas como Shadow drive e Noon in Cairo. No geral, uma banda cuja história poderia ter sido bem outra.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

https://open.s

 

Continue Reading

Acompanhe pos RSS