Crítica
Ouvimos: Ministry, “The squirrely years revisited”

O provável penúltimo disco do Ministry (Al Jourgensen, criador do grupo, diz que vai lançar só mais um depois desse, já com o ex-inimigo Paul Barker de volta) é um projeto que a maioria dos fãs não esperava. No ano passado, Al testou o repertório inicial do grupo, do começo dos anos 1980 – mais voltado ao tecnopop e à música eletrônica do que ao metal industrial – no show que o Ministry fez no festival Cruel World, em Pasadena, na Califórnia. Deu certo, aparentemente. Aliás, deu tão certo, que o músico venceu um ranço de décadas (músicas como Work for love não eram executadas havia quase 40 anos) e decidiu regravar o repertório.
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
The squirrely years revisited, que traz na capa um esquilo sexualmente excitado (para não dizer outra coisa), é o retorno do Ministry às músicas de With sympathy, seu primeiro disco (1983), além de alguns singles lançados pelo selo indie Wax Trax. Sim, Al deu uma mudada nas músicas e deixou tudo mais podre: Work for love, Here we go, All day… Tudo isso soa mais como o Ministry do disco de transição Twitch (1986), um dos melhores álbuns do grupo. Só que, vamos lá, o Ministry já era meio podre até mesmo como banda de synthpop. Tanto que mesmo as canções mais redondinhas do grupo tinham alguma coisa estranha para confundir ouvidos. E às vezes o Ministry soava como um Depeche Mode mal-humorado.
Vale citar que as versões novas nem são tão melhores que os originais assim. Revenge volta mudada de verdade, mas… o original era um tecnopop com a cara do Ultravox, e a nova versão lembra um metal melódico (!). E sei lá se era preciso reler (Every day) is halloween, sucesso de 1984 que já tinha uma baita cara de hit do submundo – e que, vai entender, também foi vítima da implicância de Al Jourgensen por vários anos. Aqui, ela volta com algumas guitarras a mais e com evocações de Thieves, música de 1989 do Ministry.
Dentre as outras regravações que o Ministry fez, tem I’m not an effigy (pós-punk roqueiro no original, pós-punk metalizado em Squirrely), I’m falling (o original era basicamente pós-punk com alma gótica, e o grupo não fez muitas modificações) e Same old madness (outrora um tecnopop rápido e pesado, agora uma música pesada e com uma mixagem razoável). I’ll do anything for you é a musica com mais cara de synthpop dentre as regravações, com Al equilibrando vocais graves e registros altos, com drive, Já as três versões do álbum Twitch que encerram o disco não acrescentam muita coisa. No fim das contas, Squirrely vale mais para roqueiros que detestam qualquer coisa mais “pop” e odeiam sintetizadores.
Nota: 6
Gravadora: Cleopatra
Lançamento: 28 de março de 2025.
Crítica
Ouvimos: Jovens Ateus, “Vol. 1”

Aguardado com certa expectativa, o álbum da banda paranaense Jovens Ateus é sombrio, opera entre o pós-punk e a darkwave, e pode ser resumido por uma referência: o The Cure de discos sorumbáticos como Seventeen seconds (1980) e Disintegration (1989). O baixo de Bruno Deffune dá a argamassa de boa parte do repertório, e ele caminha, em várias faixas, para algo próximo dos hits mais deprês do grupo britânico, como A forest e Lovesong.
Você encontra essa sonoridade em faixas de Vol. 1 como Espelhos, Cedo demais, Homem em ruínas e Passos lentos, e também na fantasmagórica Introspectro, algo entre The Cure, Joy Division e My Bloody Valentine. Em Mágoas, um riff de guitarra costura aquele que é o pós-punk mais ensolarado do álbum – por sinal num álbum no qual a palavra “ensolarado” não pode ser encaixada com facilidade. Baixo e synth dão a cara de Flores mortas, vibrações eletrônicas marcam a vinheta tamanho-família Twinturbo mixtape e um insuspeito lado metalcore (!) da banda dá as caras em Saboteur got me bloody, que lembra Ministry.
Nota: 8
Gravadora: Balaclava Records
Lançamentos: 10 de abril de 2025.
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
Crítica
Ouvimos: Funeral Macaco, “Idade do pássaro” (EP)

Com origens na “cacofonia da favela de Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio” (frase tirada do próprio Instagram do grupo), o som do Funeral Macaco une pós-punk e brasilidades, num resultado que lembra tanto o rock pernambucano dos anos 1990 quanto bandas como Black Future e Paulo Bagunça e a Tropa Maldita. A capa do disco, por sua vez, dá uns traços com a de Exuma I, a estreia do Exuma (do hit Exuma, The Obeah Man).
Canicule, a faixa-título, resume tudo: baixo pesado, batuque de umbanda, vocal parecendo um dialeto, guitarra econômica, bateria soando como uma porrada rápida, entre rock e jazz – basicamente uma só nota entendida e transformada em algo pesado e sombrio. Congo e Angola é um samba fantasmagórico, com letra que lembra algo de Luiz Melodia. Frevo é um frevo de vocal furioso e bateria igualmente tensa, uma energia que passa pelo entendimento pós-punk do estilo.
General Candongueiro traz vocal cantado num ponto de umbanda, letra soando como homenagem a uma entidade – algo que ressoa na percussão-e-voz de Morangueira, e no ritmo quase cardíaco, que vai crescendo aos poucos em letra e peso musical, de O tempo do maquinário não é o mesmo e Exu Elégbará. Ao vivo, o Funeral Macaco deve ser uma enorme surpresa – e vale esperar pelos próximos shows.
Nota: 10
Gravadora: Independente
Lançamento: 13 de março de 2025
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
Crítica
Ouvimos: Morcegula, “Caravana dos desajustados”

Com formação pouco usual – um duo de guitarra e bateria, sendo que a bateria é tocada em pé e sem uso de pratos – o Morcegula, formado por Badke (Carbona) e Rebeca Li (Pulmão Negro) faz rock de garagem e punk com referências de Ramones, Blondie, B-52s, Cramps e até Rita Lee e Mutantes.
Algo que remete ao grupo paulistano pode ser encontrado nas letras de faixas como Formiga (uma espécie de apologia às formigas, e uma das melhores letras do disco) e Ratazanagem, enquanto um cruzamento com The Hives surge em Jupiter falou. Tomo 13 é punk melódico com lembranças de Strenght to endure (Ramones) e um clima próximo das músicas de Chuck Berry aparece na abertura de R de rei.
O lado Cramps do Morcegula surge não apenas em referências musicais, como também na opção por um rock “de terror” – sempre apontando para o lado das criaturas marginais, como na faixa-título, e em músicas como Noiva cadáver e Causa mortis. Basicamente rock simples e com ganchos que remetem ao punk noturno e rueiro, destinado ao último volume.
Nota: 8,5
Gravadora: Goma Base
Lançamento: 10 de abril de 2025
- Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.
-
Cultura Pop4 anos ago
Lendas urbanas históricas 8: Setealém
-
Cultura Pop4 anos ago
Lendas urbanas históricas 2: Teletubbies
-
Notícias7 anos ago
Saiba como foi a Feira da Foda, em Portugal
-
Cinema7 anos ago
Will Reeve: o filho de Christopher Reeve é o super-herói de muita gente
-
Videos7 anos ago
Um médico tá ensinando como rejuvenescer dez anos
-
Cultura Pop8 anos ago
Barra pesada: treze fatos sobre Sid Vicious
-
Cultura Pop6 anos ago
Aquela vez em que Wagner Montes sofreu um acidente de triciclo e ganhou homenagem
-
Cultura Pop7 anos ago
Fórum da Ele Ela: afinal aquilo era verdade ou mentira?