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Crítica

Ouvimos: Marina Sena, “Coisas naturais”

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Ouvimos: Marina Sena, “Coisas naturais”

Poderia ter sido sempre assim: Coisas naturais é o terceiro disco de Marina Sena e o primeiro no qual ela está inteira, concebendo um álbum que consegue juntar tecnobrega, funk, reggae, kuduro, sofisticação herdada de Billie Eilish, notas extensas herdadas de Gal Costa. Um timbre bem parecido com o da cantora baiana surge em músicas como a faixa-título, uma ciranda pop que abre o álbum, e Sem lei.

A mudança vocal talvez seja uma resposta às críticas que ela recebeu pelo show no festival The Town no qual cantava o repertório de Gal. E esse lado mais sofisticado, sem deixar de ser pop, invade músicas como Desmistificar (pop com som de videogame), Anjo que, de fato tem um clima parecido com os discos de Billie, mas no final vira um rock tropicalista) e Sem lei – uma bossa-bolero que soa como uma música de Lulu Santos composta para o repertório de Gal.

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As letras são diretas, sem nenhuma censura e, quase sempre, falam sobre amor e sexo, combinando com a vibe do reggae nortista de Numa ilha e do trap indianista de Lua cheia – esta, tem sons que parecem apontar para um Depeche Mode influenciado por sons brasileiros. A vinheta Carnaval é eletrofunk carnavalista e sexualmente ativo. Vamos combinar que o excesso de assuntos safados, às vezes, causa uma certa sensação de ouvir sempre a mesma letra, até por ser tudo quase sempre dito da mesma forma – e sem nenhum discurso a mais para aumentar a potencialidade. Não chega a ser um grande defeito.

Entre as melhores faixas, estão Mágico, que põe synthpop e boogie oitentista convivendo, num clima que lembra Rita Lee e Roberto de Carvalho e o samba pop de Ouro de tolo, que abre com um vocal ágil a ponto de inicialmente nem dar para perceber o ritmo da faixa – já é um grande feito de Marina como cantora. Combo da sorte e Doçura vão do reggae ao raggamuffin. E há um clima bem próximo do k-pop nas eletronices de músicas como Tokitô e Sensei.

Nota: 8
Gravadora: Sony Music
Lançamento: 31 de março de 2025.

 

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Ouvimos: Wild Honey – “Morir en otra habitación”

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Wild Honey volta com Morir en otra habitación, disco curto e melancólico sobre perda, memória e renascimento, com arranjos de Sean O’Hagan.

RESENHA: Wild Honey volta com Morir en otra habitación, disco curto e melancólico sobre perda, memória e renascimento, com arranjos de Sean O’Hagan.

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Guillermo Farre, criador do projeto musical espanhol Wild Honey, é um cara da ferida aberta, musicalmente falando. Discos como Ruinas futuras (2021, cuja capa traz Guillermo se estabacando no chão ao descer uma escada) falam de eventos, alegrias e tristezas pessoais, quase sempre com uma musicalidade que chega a ser dolorida. Morir en otra habitación, seu novo disco, traz essa mescla de tristeza e felicidade muito bem fincada no chão: a pandemia, a morte do seu pai e o nascimento de seus filhos são os principais inspiradores, e temas como finitude, partir x ficar e memórias amargas vão surgindo um após o outro nas cinco faixas. Tendo Sean O’Hagan (The High Llamas) para ajudar no arranjos de cordas, aí é que essa musicalidade fica mais melancólica.

Para todos os efeitos, Morir é considerado um álbum – nem tanto, já que são cinco músicas bem curtas e o “lado B” (no vinil, inclusive) é preenchido pelas mesmas faixas em versões instrumentais. O disquinho começa com vibes herdadas de Beach Boys e Beatles em Comida congelada, que lembra de retiros espirituais e de parentes desgraçados (“guarde todas as fotos dos antepassados nazistas”). El verano de Elia Y Elizabeth, balada folk com cordas e clima mágico, faz mistério sobre um verão que mudou vidas. A morte do pai do músico surge como o subtexto de Todo volverá a ser como antes e da faixa-título – a primeira um folk fofo com bandolins, mas que ganha força com as cordas; a segunda, dream pop aludindo aos anos 1960 e a Jesus and Mary Chain quase na mesma proporção.

A curiosidade – e isso provavelmente vem dos arremates feitos por Sean O’Hagan – é que boa parte do material de en otra habitación, quando desprovido de letras e vocais, ganha um ar de easy listening antigo, orquestral. O número curto de faixas deixa certo vazio, e não faz do álbum um disco cheio e completo, mas tem coisas legais em Morir.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 7
Gravadora: Lovemonk Discos
Lançamento: 2 de julho de 2025.

  • Ouvimos: Superchunk – Songs in the key of yikes
  • Ouvimos: High Llamas – Hey panda
  • Ouvimos: Japanese Breakfast – For melancholy brunettes (& sad women)

 

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Crítica

Ouvimos: The Hives – “The Hives forever forever The Hives”

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The Hives forever The Hives mantém o garage punk irreverente, com ecos de Buzzcocks, Billy Idol e riffs cheios de energia.

RESENHA: The Hives forever The Hives mantém o garage punk irreverente, com ecos de Buzzcocks, Billy Idol e riffs cheios de energia.

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Não foi dessa vez que os suecos do The Hives jogaram seu manual de instruções no lixo. E nem poderia ser de outro jeito, já que The Hives forever forever The Hives, sétimo disco, é uma comemoração. Afinal, são mais de três décadas com o volume no máximo, mandando bala na fanfarronice punk, e fazendo um rock de garagem que, entre altos e baixos, é parte integrante do mainstream – aliás, caso você não saiba ou não se recorde, no Brasil rolou até The Hives em trilha de novela (foi em 2002, em O beijo do vampiro, com seu maior hit até hoje, Hate to say I told you so).

Esse lado auto laudatório, honestamente, soa mais como uma baita zoeira em The Hives forever The Hives – que por sinal abre com uma “introdução” psicodélica de 28 segundos, completada com o riff da Quinta Sinfonia de Beethoven (a do “tchan tchan tchan tchan”). Se tem algo de diferente no disco novo, é o fato dos Hives, mesmo tendo uma cara própria reconhecível a quilômetros de distância, terem voltados dispostos a soar meio próximos do Buzzcocks (nas ágeis Hooray horray horray e Paint a picture), terem deixado baixar um Billy Idol rápido na faixa-título e em Roll out the red carpet, e apresentarem até algo próximo do emo (!) e do punk anos 1990 na melódica They can’t hear the music – cuja letra traz mais lembranças amargas de infância do que se imaginaria numa canção do grupo.

Certos detalhes dos Hives surgem ampliados com uma lente enorme no novo álbum. O grupo vira uma espécie de versão punk do Genghis Khan (sim, aquele grupo infantil, do sucesso Moskau e do hit abilolado Comer comer) no “hu ha!” de Legalize living. Também fazem um rock dançante e pesado que, se tivesse saído nos anos 1970, provavelmente seria relido em português pelos Fevers (Bad call) e investem em guitarradas que combinam peso punk e som garageiro dos anos 1960 nas ótimas Born a rebel e Path of most resistance. Os Hives continuam acelerando sem freio — e ainda se divertem fazendo isso.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: PIAS
Lançamento: 29 de agosto de 2025.

  • Ouvimos: Superchunk – Songs in the key of yikes
  • Ouvimos: The Struts – Pretty vicious

 

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Ouvimos: Superchunk – “Songs in the key of yikes”

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Superchunk une power pop, punk e heartland rock em Songs in the key of yikes, disco radiante sobre crises, guerras e novos tempos sombrios.

RESENHA: Superchunk une power pop, punk e heartland rock em Songs in the key of yikes, disco radiante sobre crises, guerras e novos tempos sombrios.

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Por alguma razão que só os anos 1990 explicavam, a banda norte-americana Superchunk sempre foi vista no Brasil como sendo mais “alternativa” do que era de fato. Na real, guitarras pesadas, vocais doloridos e sons que os aproximavam de bandas como Hüsker Dü e Replacements mostravam que o grupo criado em 1989 era uma espécie de convidado atrasado na festa do college rock oitentista. E um convidado atrasado que estava longe de ter a esperteza comercial do Weezer, por exemplo – tanto que a carreira do Superchunk sempre girou em torno de selos indie como Merge Records e Matador, e o grupo nunca entusiasmou as grandes gravadoras.

Décimo-terceiro álbum de estúdio do grupo, Songs in the key of yikes mostra que o Superchunk, com o tempo, foi seguindo um caminho parecido com o do Guided By Voices. Ou seja: tornou-se a banda indie boa de melodias que, com o tempo, foi ganhando ares de heartland rock, aquele tipo de som que exprime orgulho e memória, além de uma certa relação com sua própria terra e sua gente.

  • Ouvimos: Water From Your Eyes – It’s a beautiful place
  • Ouvimos: Guided By Voices – Universe room

O radiante novo álbum do Superchunk une power pop, rock de garagem e punk herdado de bandas como Ramones, Hüsker Dü, Wire e Blondie para cantar os novos tempos de Trump, guerras, mortes, falta de sensibilidade, um mundo sem arte, e coisas do tipo. Abrem até com Is it making you feel something, uma canção cantarolável que, segundo o vocalista e guitarrista Mac McCaughan, fala sobre dilemas e crises do impostor quando se cria algo.

Essa mistura de melodias alegres e brabeiras emocionais, que volta e meia deixa o Superchunk meio parecido com grupos como Big Star e Teenage Fanclub, é a base do disco. Dá as caras também no powerpop de Bruised lung, no mal-estar de No hope (cuja traz a frase-título, “sem esperança”, repetida várias vezes, além de versos como “quando tudo está perdido e não pode ser encontrado / e cada palavra de amor é apenas um som cortante”, além de um riff de guitarra que se transforma em explosão emocional) e na vibe sixties de Climb the walls.

Musicalmente, o Superchunk volta fazendo lembrar Pixies no começo (no pós-punk com riff doce Some green), trazendo uma vibe pós-punk trevosa (Cue) e até arriscando algo próximo de bandas como T.S.O.L. e Joy Division (em Everybody dies, parecendo um relato sobre como os telejornais, hoje em dia, são feitos de morte, sangue e guerra e ninguém parece mais se importar). Já Stuck in a dream traz tristeza e despedida na letra, e distorção doce na melodia. Songs in the key of yikes é um disco cheio de beleza e barulho.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Merge Records
Lançamento: 22 de agosto de 2025.

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