Crítica
Ouvimos: Maribou State, “Hallucinating love”

- Hallucinating love é o terceiro álbum da dupla londrina Maribou State, formada por Chris Davids e Liam Ivory. O duo deveria ter lançado um álbum novo em 2020, mas a pandemia atrasou tudo – e em seguida, mexeu fortemente com a saúde mental dos dois.
- “Houve uma grande repercussão quando fizemos uma turnê pelo mundo e, assim que terminamos, fomos trancados. Nossa saúde mental despencou”, diz Liam no release do novo álbum. Nessa época, ele desenvolveu ansiedade e Chris foi diagnosticado com TDAH.
- Nessa mesma época, após sentir dores de cabeça constantes, David fez vários exames e recebeu diagnóstico de malformação de Chiari, condição rara que causa pressão no cérebro. Em novembro de 2023, quando o álbum estava quase pronto, passou por uma cirurgia.
Há sete anos não saía um disco novo do Maribou State. Entre expectativas dos fãs e problemas pessoais graves (Chris Davids, que divide o duo com Liam Ivory, foi diagnosticado com uma rara condição cerebral chamada malformação de Chiari) Hallucinating love sai em clima de positividade e redenção. Uma vibe que faz com que as letras do álbum, sempre econômicas, soem como mantras, como orações. O clima invade também a construção de melodias e arranjos, além das vozes e corais das faixas.
O som de Davids e Ivory é um soul descontruído, ou reconstruído. A músicas de Hallucinating love é leve, viajante, e às vezes faz lembrar as experimentações musicais de grupos como o alemão Neu!, que faziam música como se construíssem esferas, lugares e moradias. Por sinal, faixas como Eko’s são ligadas direto ao som da banda alemã – essa música é quase um rock psicodélico ágil, tão dinâmico e sensível quanto a foto da capa do álbum. Dando forma a sonho do Maribou State, vozes como as de Holly Walke e Andreya Triana alternam-se nas músicas, e soam como MCs do sonho musical da dupla.
Faixas como Otherside e II remember lembram um pouco o som do Khruangbin, por causa dos corais e do arranjo cheio de reverb e com micropontos de latinidade, em especial nas guitarras (são um Khruangbin com cara mais dance, digamos). All I need, por sua vez, é uma balada soul que lembra um pouco as fusões rock-eletrônica que se fazia na Inglaterra no começo dos anos 1990 (Primal Scream, por exemplo). Passing clouds é um synth pop em clima sonhador e contemplativo, que realmente dá a impressão de, num calor de 40 graus, observar as nuvens passando e o vento chegando – mas sem nenhum tom sombrio. Dance of the world, unindo anos 1980 e 1990, pega uma fusão entre rock, pós-disco e house, incluindo mumunhas eletrônicas desenvolvidas por experimentadores de estúdio.
Duas faixas, em especial, soam como hinos do momento crítico pelo qual Chris passou – e que o trabalho do duo, por extensão, também vivenciou. Bloom, rock com pegadinha abolerada na guitarra, mas com ar contemplativo garantido pelo arranjo, traz a cantora sudanesa Gaidaa repetindo várias vezes: “Preciso de uma pausa disso tudo/não consigo fazer mais nada”. E no final tem Rolling stone, que soa como um resumo musical do álbum, e repete em clima gospel a frase “rolling stone, que vida você levou!/vamos levar você para casa”, em meio a uma vibe funk-rock, com ótimas guitarras. Não parece uma referência à banda veterana liderada por Mick Jagger, e sim uma referência à gíria que deu origem ao nome do grupo, e que significa pessoa que vive como quer, sem se fixar em nada.
Hallucinating love é música verdadeiramente alucinante, hipnótica e feliz. E um álbum que transforma desafios pessoais em paisagens sonoras envolventes, misturando melancolia e celebração.
Nota: 8,5
Gravadora: Ninja Tune
Lançamento: 31 de janeiro de 2025.
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Crítica
Ouvimos: The Lumineers, “Automatic”

Curto, tranquilo e girando em torno de variações do alt-country, Automatic, o novo disco do duo norte-americano The Lumineers (Jeremiah Fraites e Wesley Schultz são os integrantes), é um álbum carregado na ironia fina – e ela suplanta, muitas vezes, a própria nova seleção de melodias da dupla, que nem sempre acerta no alvo.
No álbum, dá para destacar a abertura com Same old song, country com referências de punk e até de emo, fala sobre insucessos, canções tristes e lança mão de versos como “ei, mamãe, você pagaria meu aluguel? / você me deixaria ficar no seu porão? / porque qualquer um de nós poderia fazer sucesso ou poderia acabar morto na calçada”. A auto-explicativa Asshole é marcada por um piano nostálgico e alguma grandiloquência, com letra falando de um desencontro bem estranho: “a primeira vez que nos encontramos / você me achou um babaca / provavelmente está certa”.
O lado melódico-ao-extremo do pós-britpop bate ponto na faixa-título e em You’re all I got, e também no piano “voador” de Sunflowers, cujo arranjo impressiona pela beleza. So long tem um clima mais classic rock e estradeiro que o resto do disco, com um arranjo que cresce e vai ganhando outros elementos. A doçura do grupo dá aquela enjoadinha básica no country-gospel de Plasticine e patina de vez nas acústicas e chatinhas Ativan e Keys on the table – para recuperar tudo na mistura de despojamento e rigor pianístico quase clássico de Better day, um anti-hino ao vazio que rege a vida de muitas pessoas (“sonhando com dias melhores / assistindo pornô e programa de imóveis na TV”).
Nota: 7
Gravadora: Dualtone
Lançamento: 14 de fevereiro de 2025.
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Crítica
Ouvimos: Tátio, “Contrabandeado”

A estreia solo do mineiro Tátio, produzida por Chico Neves, é um disco curto, direto, que poderia ter sido lançado pela antiga CBS em 1979 ou 1980 – ou seja: quando revelações da MPB eram lançadas a todo momento e encontravam espaço no rádio e nas trilhas de novela. Contrabandeado é um disco de afirmação, que fala sobre progresso sem regalias, amores fluidos e liberdade (sexual, inclusive) nas grandes cidades.
O tom quase mangue-bit de Radar é emoldurado por versos que dizem “vai ser difícil de controlar/tudo o que vive debaixo do sol”. A democracia e a fartura aparecem no samba-reggae-forró Será que eu sou louco. A MPB mineira clássica é evocada em Seres distantes e na meditativa Anhangabaú. A psicodelia surge no tom mutante do blues Sonho antigo e no ambient brasileiro da faixa-título.
A voz impressionante de Tátio ganha destaque em faixas como a balada do ex bem resolvido Longe de mim (com Zeca Baleiro como convidado) e o forrock apocalíptico de Reza milagreira, que ganha uma excelente participação de Juliana Linhares, e um arranjo em que o uso de eco faz parte do cenário. Contrabandeado é uma renovação da MPB da era da abertura, e um disco que funciona como vingança do oprimido.
Nota: 9
Gravadora: Estúdio 304
Lançamento: 29 de janeiro de 2025.
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Crítica
Ouvimos: Pedra Lunar, “O caminho rumo ao infinito”

Banda psicodélica de Novo Hamburgo (RS), o Pedra Lunar é um quarteto formado por Gabrieli Kruger (voz e percussão), Bruno A. Henneman (guitarra e backing vocal), Leonardo Winck (baixo e backing vocal) e Felipe Frodo (bateria, percussão e backing vocal). O caminho rumo ao infinito, primeiro álbum do grupo, revela uma sonoridade que quase sempre está mais para 1966 do que para 1968. Algo entre o mod e o psicodélico em faixas como Tudo está no lugar, a quase-faixa título Caminhando rumo ao infinito (esta, com vocais bastante criativos), Livres por aí e Eterna juventude – essa última, com piano lembrando Nicky Hopkins (Rolling Stones) e clima herdado não só de Kinks como do começo do glam rock (David Bowie, T Rex).
Aumentando a variedade do som, o Pedra Lunar ganha tons progressivos em Chuva passageira, clima estradeiro e rock-barroco em Toda essa confusão, vibe entre o power pop e o country rock em Dias de inverno e um som entre Bob Dylan e Raul Seixas em Eu também quero voar. O saldo do disco do Pedra Lunar é bem positivo e promissor, e pega direto na veia de quem curte rock brasileiro setentista, por causa das letras e da argamassa vintage.
Nota: 7,5
Gravadora: Áudio Garagem
Lançamento: 14 de dezembro de 2024.
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