Crítica
Ouvimos: Jefté, “Poeta do caos”

- Poeta do caos é o álbum de estreia do cantor cearense Jefté. Ele conta que o disco fala sobre experiências e emoções vividas por ele durante um período conturbado, em que atravessou a pandemia e um divórcio. “O disco vai desde a solidão e tristeza até a aceitação e reencontro consigo mesmo”, diz o texto de lançamento.
- Ele conta que muito da energia do disco vem de sua mudança para São Paulo. “Me vi ali sentado na Praça Roosevelt, no centro de SP, rodeado de gente, mas sem minha própria companhia. Estava a pagar os meus pecados, e a culpa me atravessava. Aquele caos que era só meu e, ali, a música e a poesia me salvaram”, diz Jefté.
- A produção e direção artística são de Lucas Cirillo. Jefté, Gabriel Iglesias, Samuel Silva e Yuri Costa fizeram co-produções.
Em seu álbum de estreia, Jefté propõe uma sonoridade que vai da MPB experimental ao acréscimo de estilos como samba-rock, samba-reggae, ciranda, ambient e até soul nacional. No bolero eletrônico Faz doer, ele parece tentar soar parecido com Cassiano, e tem algo parecido com o violão de Jorge Ben em Arrudeio, cuja batida posteriormente fica entre o som baiano e o tecnobrega.
Na abertura, a faixa-título, um poema-vinheta, mostra que o álbum mistura descobertas musicais e pessoais, em meio a onda sonoras e frases como “sejam bem vindos aos meus gatilhos” e “pobre, preto, nordestino, sem pedigree, a vida me pariu poeta do caos”. Há também outro poema lido no álbum, Ambulante de Capricórnio, que chegou a ficar conhecido nas redes sociais.
Dança surge com cara de ciranda eletrônica, trazendo mais elementos do caos do dia a dia na letra (“essa guerra lá fora que tudo destroi/o mundo se acabando na frente de nós”). Fevereiro tem algo de marcha lenta de Carnaval, em tom leve e com programações eletrônicas discretas. O lado poético do disco evolui para um rap com participação de Rico Dalasam, Efeito borboleta, marcado por ritmos orientais.
Poeta do caos encerra com uma cantiga em tom nordestino, Benedito, falando sobre amor livre e incondicional. E com o clima quase dream pop de Par imperfeito, lembrando a produção dos álbuns de Moses Sumney.
Nota: 8
Gravadora: Dorsal Musik
Lançamento: 31 de outubro de 2024.
Crítica
Ouvimos: Home Is Where – “Hunting season”

RESENHA: No segundo disco, Hunting season, o Home Is Where troca o emo por um alt-country estranho e criativo, misturando Dylan, screamo e folk-punk em faixas imprevisíveis.
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O Home Is Where é uma banda emo – mas no segundo disco, Hunting season, eles decidiram que estava na hora de mudar tudo, ou quase tudo. O grupo volta fazendo um alt-country pra lá de esquisito, com referências que vão de Bob Dylan a Flying Burrito Brothers. Sendo que a ideia de Bea McDonald (voz, guitarra) parece inusitada demais para ser explicada em poucas palavras (“um disco que dá para ouvir num churrasco, mas que também dá para chorar”, disse).
Com essa migração sonora pouco usual, o Home Is Where se tornou algo entre Pixies, Sonic Youth, Neil Young e Cameron Winter, com vocal empostado lembrando um som entre Black Francis e Redson (Cólera). Reptile house é pós-punk folk, Migration patterns é blues-noise-rock, Artificial grass tem vibe ligeiramente funkeada e é o tipo de música que uma banda como Arctic Monkeys transformaria num hit – mas é mais esparsa, mais indie, e os vocais chegam perto do screamo.
Hunting season tem poucas coisas que são confusas demais para serem consideradas apenas inovadoras ou experimentais – Bike week, por exemplo, parece uma demo dos Smashing Pumpkins da época de Siamese dream (1993). Funcionando em perfeta união, tem o slacker rock country de Black metal mormon, o folk punk de Stand up special e uma balada country nostálgica com vibe ruidosa, a ótima Mechanical bull. Os melhores vocais do álbum estão na balada desolada Everyone won the lotto, enquanto Roll tide, mesmo assustando pela duração enorme (dez minutos!), vale bastante a ouvida.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7
Gravadora: Wax Bodega
Lançamento: 23 de maio de 2025.
Crítica
Ouvimos: Satanique Samba Trio – “Cursed brazilian beats Vol. 1” (EP)

RESENHA: Satanique Samba Trio mistura guitarrada, lambada, carimbó e jazz experimental em Cursed brazilian beats Vol. 1
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Como o Brasil insiste em não ouvir o Satanique Samba Trio, vale dizer que a banda brasiliense não é um trio e o som vai bem além do samba – é puramente jazz unido a ritmos brasileiros variados, com ambientação experimental e (só às vezes) sombria. O novo disco é Cursed brazilian beats vol. 1 – que apesar do nome, é o segundo lançamento de uma trilogia (em português: Batidas brasileiras amaldiçoadas).
Dessa vez, a banda caiu para cima de ritmos do Norte, como guitarrada, lambada e carimbó, transformando tudo em música instrumental brasileira ruidosa. O grupo faz lambada de videogame em Lambaphomet, faz som regional punk em Brazilian modulok e Sacrificial lambada, e um carimbó que parece ter sido feito pelos Residents em Azucrins. Já Tainted tropicana, ágil como um tema de telejornal, responde pelo lado “normal” do disco.
A surpresa é a presença, pela primeira vez, de uma música cantada num disco do SST: Aracnotobias tem letra e voz de Negro Leo – talvez por isso, é a faixa do grupo que mais soa próxima dos experimentalismos do selo carioca QTV.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 8
Gravadora: Rebel Up Records
Lançamento: 21 de março de 2025.
Leia também:
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- Ouvimos: Negro Leo, Rela
- Ouvimos: Residents, Doctor Dark
- Relembrando: The Residents, Meet The Residents (1974)
Crítica
Ouvimos: Mugune – “Lua menor” (EP)

RESENHA: O Mugune faz psicodelia experimental e introspectiva no EP Lua menor, entre Mutantes e King Gizzard.
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Trio introspectivo musicalmente vindo da cidade de Torres (RS), o Mugune é uma banda experimental, psicodélica, com design musical esparso e “derretido”. O EP Lua menor abre com a balada psicodélica Capim limão, faixa de silêncios e sons, como se a música viesse lá de longe – teclados vão surgindo quase como um efeito, circulando sobre a música. Duna maior é uma espécie de valsa chill out, com clima fluido sobre o qual aparecem guitarras, baixo e bateria.
A segunda metade do EP surge em clima sessentista, lembrando Mutantes em Lua, e partindo para uma MPB experimental, com algo de dissonante na melodia, em Coração martelo – música em que guitarras e efeitos parecem surgir para confundir o ouvinte, com emanações também de bandas retrô-modernas como King Gizzard & The Lizard Wizard.
Texto: Ricardo Schott
Nota: 7,5
Gravadora: Independente
Lançamento: 17 de abril de 2025.
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