Connect with us

Crítica

Ouvimos: Clara Ribeiro, “Amor para além do Atlântico Sul”

Published

on

Ouvimos: Clara Ribeiro, "Amor para além do Atlântico Sul"

Nova cantora lançada pelo selo Banidos, de Duque de Caxias, Clara Ribeiro equilibra-se em seu primeiro EP, Amor para além do Atlântico Sul, entre o pop com cara marítima (e em tom levemente baiano), e o neo-soul, que pinta como uma tag forte em vários momentos do disco. A forma da água, a primeira faixa, já traz esse tipo de sonoridade, com um beat brasileiríssimo, valorizando arranjo e voz – ambos conectados ao universo pop, e a sons como Sade Adu e Erykah Badu.

O disco vai prosseguindo e ficando bem mais dançante, com cada faixa funcionando à sua maneira – e como se cada música fosse um mostruário de beats e vibrações diferentes. Cuidar de você abre com um ar quase house-funk no começo (axé-house-funk?). Encontros é uma dance music em parceria com o Enigma, com afrobeats e tom experimental dado pelos vocais. Das faixas do EP, é a que mais lembra uma canção que poderia ser usada em trilha de novela.

Uma curiosidade é que Amor para além do Atlântico Sul trata quase conceitualmente de um amor de praia que vai rolando e dando certo. Só que isso acontece apenas nas três primeiras faixas. Jogo bobo, reggae que encerra o EP, é a única música de descontentamento romântico do disco, com versos como “você promete mas nunca vem/pra você tanto faz/isso não faz bem, não me faz bem”. Mesmo destoando do restante do EP, em ritmo e em vibe, é valorizada pelo vocal macio e cheio de truques sonoros de Clara, e pelo trabalho do produtor e músico KNomoh. A estreia de Clara desliza entre mares calmos e ondas vibrantes, deixando no ar a promessa de um futuro cheio de boas surpresas.

Nota: 7,5
Gravadora: Banidos
Lançamento: 17 de janeiro de 2025.

  • Apoie a gente e mantenha nosso trabalho (site, podcast e futuros projetos) funcionando diariamente.

Crítica

Ouvimos: Tom Morello – “Everyone gets everything they want”

Published

on

Resenha: Tom Morello - "Everyone gets everything they want"

RESENHA: Em Everyone gets everything they want, Tom Morello vai além do Rage Against The Machine e cruza metal, rap, country e spoken word em letras sobre capitalismo, imigração, resistência e memória.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Mom + Pop
Lançamento: 25 de setembro de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Como garoto negro fã de metal e rock, Tom Morello deve ter sentido solidão várias vezes na vida. Em especial ao constatar que nem sempre dava para enxergar 100% de solidariedade nas letras de alguns de seus ídolos – e vale citar que ele, pelo menos até algum tempo atrás, conseguia manter uma amizade pra lá de enrolada com ninguém menos que Ted Nugent, o que já diz muito.

Seja como for, tudo foi canalizado para o desejo de independência, que gerou projetos como o Rage Against The Machine e este Everyone gets everything they want, novo disco solo de Morello – e um disco no qual, em vários momentos, ele surge frustrando quem esperava apenas uma repetição do que ele já fazia no RATM ou no Audioslave. Ainda sem uma voz de cantor de rock, Tom busca atacar em outros flancos: une vocais cantados a raps e foca na voz grave, incorporada, lembrando uma mistura de Leonard Cohen e Gil Scott-Heron.

Sintomaticamente, é nas músicas em que ele toca ao lado do filho Roman que aparecem riffs arrasa-quarteirão mais assemelhados aos de seus grupos anteriores. Como rola principalmente em faixas como o gospel-metal Soldier in the army of love, a porrada Date night e no single Adjourn it, dividido também com Serj Tankian, do System Of A Down. Sem colaboradores ao lado em Untethered, ele consegue deixar baixar um pouco do espírito de músicas como Killing in the name.

Tem mais: ao lado do Kneecap, em Unconquered, ele encara o dance-rock-rap pesado e sinuoso, igualmente com riffs de alta octanagem – e surge algo próximo do nu metal com a pesada Everything burns, colaboração com o pessadíssimo Beartooth. E Morello consegue, de alguma forma, unir Bruce Springsteen e Ozzy Osbourne (!) na balada metal Pretend you remember me. Ele faz até country nas guerreiras They can’t kill us all, I am not yours to command e The last rung on the ladder. E, mesmo trabalhada no peso e no groove, a faixa-título destaca-se mais pela mistura de metal, balanço e spoken word.

Já as letras de Everyone vão para os lados da contação de histórias e da análise de realidades: Tom pergunta quem paga as contas dos sonhos capitalistas dos outros (na faixa-título), relembra uma história real da resistência holandesa contra a ocupação nazista durante a Segunda Guerra (Date night) e fala sobre mãe e filho imigrantes separados pelas ações de deportação nos EUA (Pretend you remember me). E põe peso lírico no protesto e no irredentismo, afastando qualquer hipótese de soar panfletário. Um baita disco.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Varanda – “Às vezes um sonho…”

Published

on

Resenha: Varanda – “Às vezes um sonho…”

RESENHA: No segundo álbum, Às vezes um sonho…, o Varanda amplia seu pop com slowcore, pós-punk, french pop e ecos do Clube da Esquina, sem perder a leveza do primeiro disco.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 9
Gravadora: Selo Sesc
Lançamento: 28 de agosto de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Às vezes um sonho pode ser um planeta inteiro ou uma canção ou uma cama com travesseiro de pluma de ganso ou um apagão ou a grande luz no meio desse grande túnel no qual estamos inegável infalível incansavelmente passageiros. Esse é o nome completo do segundo álbum da banda mineira Varanda – um nome que desafia títulos de matérias (o SEO de qualquer site enlouqueceria) e de certa forma desafia o tempo (quando você chega na palavra final, já esqueceu a primeira, e precisa voltar). Só dá para ser lido como frase poética, com entonação especial e separação entre mini-frases.

Se você apostar que Amélia do Carmo (voz), Mario Ricardo (guitarra), Augusto Vargas (baixo e voz) e Bernardo Bara (bateria) fizeram de Às vezes um sonho… seu disco mais experimental, vai perder a aposta. Claro que tem experimentação ali, mas na verdade, trata-se do típico segundo disco de banda que passou no teste do segundo disco – e que se esforçou pra entender que a ideia é quase fazer um segundo primeiro disco, com novidades lado a lado com o que ficou melhor resolvido.

O som do quarteto ficou mais sofisticado, ganhando uma cara de pop chique e poético em faixas como Alameda Travessia (que chega a lembrar Samuel Rosa) e lidando com fantasmagoria pop-rock em Caminho – que parece um Phil Collins convertido ao slowcore, e ainda ganha um synth que, curiosamente, lembra Tom Sawyer, do Rush. Flecha tem ares de french pop e faz lembrar a mesma chiqueza de Vida pacata, hit do disco anterior, com imagens que evocam Milton Nascimento e Gonzaguinha na letra. A balada Sereno, com Fernanda Takai (Pato Fu) nos vocais, tem guitarra desértica e algo do mistério poético-musical da turma do Clube da Esquina.

Essa sofisticação dá ares voadores a músicas como a balada Cartão postal para Teruel e o pós-punk Eu não aceito desculpas, além do clima etéreo e nostálgico de Anjo de papel, outra que traz lembranças do pop francês. Já Riso solto tem algo de Sophia Chablau, e músicas como as lindas De longe e Planeta sonho mexem com a mesma herança mutante geralmente associada ao Pato Fu. Uma curiosidade é Labirinto, música na qual a banda percorre em menos de três minutos um caminho que vai de Kinks ao samba, passando pelo punk rock. Tudo junto, misturado, mas sem clima de salada. Ficou muito bonito.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

 

Continue Reading

Crítica

Ouvimos: Marina Mole – “Azucrim”

Published

on

Resenha: Marina Mole – “Azucrim”

RESENHA: Em Azucrim, Marina Mole acompanha um anjo descobrindo as contradições da vida humana enquanto cruza surf music, new wave, psicodelia, no wave e até Paulinho da Viola.

Texto: Ricardo Schott

Nota: 8
Gravadora: Independente
Lançamento: 10 de setembro de 2026

  • Quer receber nossas descobertas musicais direto no e-mail? Assine a newsletter do Pop Fantasma e não perca nada.

Com um material composto ao longo de quatro anos, Azucrim, estreia em álbum de Marina Mole, invade um terreno quase tão perigoso quanto o das óperas-rock – o dos discos que contam uma historia, mas jogam a bola na direção do / da ouvinte, como Ziggy Stardust, de David Bowie. Você sabe que há uma história ali, mas muita coisa fica nas entrelinhas para você ir completando, como geralmente costuma acontecer nas melhores letras de música. Afinal, tudo que nem é tão literal tem MUITO mais graça – e ainda por cima o disco passa a se sustentar independentemente da história.

Pois bem: Marina e seu Azucrim se saem bem na tarefa de criar canções e momentos diferentes que, alinhavados, compõem um arco. O personagem-título é um anjo criado por ela, que desce a Terra (na primeira faixa, Descida) e no final descobre que a vida é bem mais complexa do que a velha divisão entre anjos e demônios (em Fúria leve, um quase shoegaze que está bem mais próximo da psicodelia ruidosa e suingante). Já musicalmente, Azucrim é preenchido por uma energia musical que passa por surf music, Blondie, B-52’s e os estilingues guitarrísticos de Duane Eddy – presentes em Descida, Azucrim, Alô, tudo bem, e outros momentos.

Concebido como um disco de época que relembra uma outra época – um flashback dentro do outro – Azucrim passa pelo sonho musical de Sonho de voo, pela onda surf music de Luneta azul, pela criatividade de Coração remendado (que cria um baile punk inacreditável em cima de Coração imprudente, de Paulinho da Viola), pela psicodelia de Terrível e Cidade ou estrela… O clima de new wave celestial e espacial é quebrado em alguns momentos, como na no-wave Slowdancing, cuja letra fala sobre um desejo que nunca cessa, mas que nem sempre consegue ser realizado. No fim, Azucrim é um anjo bem humano.

  • Gostou do texto? Seu apoio mantém o Pop Fantasma funcionando todo dia. Apoie aqui.
  • E se ainda não assinou, dá tempo: assine a newsletter e receba nossos posts direto no e-mail.

 

Continue Reading

Acompanhe pos RSS

Resenha: Tom Morello - "Everyone gets everything they want"
Crítica9 horas ago

Ouvimos: Tom Morello – “Everyone gets everything they want”

Resenha: Varanda – “Às vezes um sonho…”
Crítica9 horas ago

Ouvimos: Varanda – “Às vezes um sonho…”

Resenha: Marina Mole – “Azucrim”
Crítica9 horas ago

Ouvimos: Marina Mole – “Azucrim”

Resenha: Clayton Barros – “Primitivo atemporal”
Crítica9 horas ago

Ouvimos: Clayton Barros – “Primitivo atemporal”

Madonna e Charli XCX - Foto: Ricardo Gomes / Divulgação
Urgente12 horas ago

Madonna e Charli XCX encerram de vez provocação sobre pista de dança com “Danceteria afterhours”

Julie Neff - Foto: Sarah Miller / Divulgação
Urgente17 horas ago

Julie Neff mergulha no Mar Adriático em clipe de “Swimming in the ocean”

Andreas Kisser (Foto: Acervo Trama / Divulgação)
Urgente17 horas ago

Vídeos raros de Andreas Kisser (Sepultura), chegam ao Acervo Trama

Urgente19 horas ago

“Carnaval de luz”: Tem disco do U2 vindo aí, com homenagem a Rosalía (mas sem ela!)

Urgente21 horas ago

Morphine volta aos arquivos de Mark Sandman e anuncia álbum “Cocoon”

Resenha: End It - "Wrong side of heaven"
Crítica21 horas ago

Ouvimos: End It – “Wrong side of heaven”

Resenha: PIG1987 – “Upon this rock I build my church”
Crítica24 horas ago

Ouvimos: PIG1987 – “Upon this rock I build my church”

Resenha: I Will Die In This Jean Jacket - “Hang from a cloud”
Crítica24 horas ago

Ouvimos: I Will Die In This Jean Jacket – “Hang from a cloud”

Resenha: Felipe Santiago – “Estrangeiro”
Crítica24 horas ago

Ouvimos: Felipe Santiago – “Estrangeiro”

Chococorn and The Sugarcanes - Foto: Danilo Abreu de Souza / Divulgação
Urgente1 dia ago

Chococorn and The Sugarcanes: som e conversa no +um APRESENTA

Klicia mostra som autoral maranhense em session do selo Brisa Rec
Urgente1 dia ago

Klicia mostra som autoral maranhense em session do selo Brisa Rec

MC Karlos: porrada nos defensores do "agro é pop" em "Máquinas agrícolas”
Urgente1 dia ago

MC Karlos: porrada nos defensores do “agro é pop” em “Máquinas agrícolas”

Queens Of The Stone Age - Foto: Andreas Neumann / Divulgação
Urgente2 dias ago

Queens of the Stone Age “fala” português em clipe novo, e pode vir ao Brasil em 2027

808 Punks - Foto: Léo Castro / Divulgação
Urgente2 dias ago

808 Punks segue firme no anarcophunk no clipe de “Bater cabeça e rebolar”