O POP FANTASMA relembra diariamente alguns discos que estão fazendo aniversário. Os textos serão escritos e postados com total desrespeito ao velho apetite do jornalismo por datas redondas, clássicos indiscutíveis (opa, alguns dos que vamos colocar são clássicos sim) e efemérides de meter medo. Veja (e ouça também!) discos que sopram velinhas em 16 de março.

Há cinquenta anos saía “King & queen”, disco que unia Ottis Redding e Carla Thomas, com clássicos do soul e algumas autorais de Redding (e se você nunca ouviu esse disco, pare tudo o que está fazendo e ouça agora).

“Mud Slide Slim and the Blue Horizon”, o terceiro disco de James Taylor, saiu em 16 de abril de 1971, e era o álbum dos hits “Long ago and far away” e “You’ve got a friend”. E também do rock animado “Let me ride”.

Após três anos sumido, Marvin Gaye lançava “I want you” em 16 de abril de 1976.

“Manifesto”, disco de 1979 do Roxy Music, quebrava o hábito da banda de colocar belas modelos nas capas de seus álbuns – dessa vez apareceram vários manequins, daqueles que ficam expostos em vitrines de lojas. E saiu em 16 de abril daquele ano.

No mesmo dia, The Fall estreava com o LP “Live at the Witch Trials”, que apesar do título não foi gravado ao vivo – mas foi realizado em apenas um dia de estúdio.

“Face dances”, primeiro disco do Who sem o batera Keith Moon (morto em 1978) e com Kenney Jones em seu lugar, saiu em 16 de abril de 1981. E é um grande disco, apesar de muita gente compará-lo negativamente com as fases anteriores da banda.

A quem interessar possa, a trilha sonora do filme “Tartarugas Ninja” saiu em 16 de abril de 1990 e tinha esse clássico do MC Hammer na trilha.

E, opa, “Up”, estreia do Right Said Fred, saiu em 16 de abril de 1992. Lembra de “I’m too sexy” e “Don’t talk, just kiss”?