Cultura Pop
Eric Burdon, Jimi Hendrix e “Are you experienced?”

Amigo de todos os grandes roqueiros mortos na leva bizarra que se estendeu de 1969 a 1971, o cantor inglês Eric Burdon (criador – você sabe – da banda The Animals) entristeceu-se em especial com a morte de Jimi Hendrix, em 18 de setembro de 1970. O guitarrista americano, cuja estreia “Are you experienced” completa cinco décadas hoje, havia participado de um show do novo projeto do amigo, Eric Burdon & War, no qual se juntava a músicos de funk de Long Beach, Califórnia. Fez com ele uma jam no palco do Ronnie Scott’s Club, em Londres. E Burdon era um de seus mais próximos amigos.
https://www.youtube.com/watch?v=Ey-t0iQ45LE
Em 2013, Burdon afirmou ao portal Team Rock que achava que Hendrix – sempre afundado em dívidas e em problemas com antigos empresários com quem havia assinado contratos do tipo até-o-fim-da-vida – não estava nada bem naquele começo de década. Ao vê-lo adentrar o Ronnie Scott, pensou em pedir a ele que nem subisse no palco. “Ele estava realmente num estado ruim, você podia sentir o cheiro dos problemas que ele vinha tendo”, relatou. Burdon chegou a afirmar, numa entrevista dada a BBC em 21 de setembro de 1971, que acreditava piamente que o amigo não havia morrido de overdose ou algo do tipo, e sim se suicidado. A suspeita aconteceu após terem encontrado uma poesia escrita por Hendrix chamada “The story of life”. Muito mais complexo: logo após o guitarrista morrer, Burdon pensou em matar todas as pessoas que sabia que estavam, de alguma forma, envolvidas com a morte de Hendrix. Incluindo de drug dealers a amigos que lhe passavam drogas. Um road manager que trabalhava com o cantor furtou uma espingarda que ele guardava em seu apartamento, com medo de que Burdon realmente fizesse isso. Esse fato foi relatado pelo líder dos Animals em entrevistas recentes.
Desde 1966, Burdon estava, ele mesmo, envolvido até o pescoço com a onda da psicodelia e da contracultura. Foi algo que se iniciou com o fim da primeira formação dos Animals. Passou a tomar LSD em grandes quantidades e compôs músicas doidaralhaças como “A girl named Sandoz” (uma homenagem à empresa farmacêutica na qual trabalhava Albert Hoffmann, primeiro a sintetizar o LSD). Burdon também escreveu o artigo “An Animal views America” em dezembro de 1966 para a revista “Ebony”, dedicada à cultura black. Na matéria, posou com o bluesman John Lee Hooker para as fotos, feitas por Linda Eastman, futura Linda McCartney. E também assinou contrato com a MGM, que naquele período havia contratado Frank Zappa e o Velvet Underground.

Em setembro de 1967 Eric Burdon lançou o primeiro disco da nova formação dos Animals. Esse line-up foi rebatizado como “Eric Burdon & The Animals” e trouxe Vic Briggs (guitarra, piano e arranjos), John Weider (guitarra, violino), Danny McCulloch (baixo) e Barry Jenkins (bateria). O ousado “Winds of change” trazia uma versão turbinada de “Paint it, black” (Rolling Stones) e várias autorais de peso, como “It’s all meat” (que citava Eric Clapton, Ray Charles, Muddy Waters e Jimmy Reed), “San Franciscan nights”, “Poem by the sea”. E uma música chamada “Yes, I am experienced”, que já estava gravada poucos meses antes de “Are you experienced?” sair (“Winds of change” foi gravado em março de 1967) e era uma resposta-homenagem à música do amigo.
A letra da música mistura recados para o amigo Jimi a referências às letras do Experience. Se o original de Jimi era uma espécie de marchinha psicodélica, a resposta de Burdon tinha andamento de valsa. No YouTube dá pra escutar uma versão ao vivo.
https://www.youtube.com/watch?v=SkFrDX-bQ64
No Spotify, você confere o original do disco “Winds of change”.
“For him it’s a simple movement
As easy as making love
And he makes love to the sky and the moon
Yes he does
For some its only confusion
And that’s those who don’t know where they’re going
And for those who never heard or seen the truth
Their blind
For some it’s a haze of color
Like a bright exotic bird in flight
And for those who wish to fly with it, fly with it, try with it, fly, fly, ohhhh fly with it, fly”
Cultura Pop
No nosso podcast, Alanis Morissette da pré-história a “Jagged little pill”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. No segundo e penúltimo episódio desse ano, o papo é um dos maiores sucessos dos anos 1990. Sucesso, aliás, é pouco: há uns 30 anos, pra onde quer que você fosse, jamais escaparia de Alanis Morissette e do seu extremamente popular terceiro disco, Jagged little pill (1995).
Peraí, “terceiro” disco? Sim, porque Jagged era só o segundo ato da carreira de Alanis Morissette. E ainda havia uma pré-história dela, em seu país de origem, o Canadá – em que ela fazia um som beeeem diferente do que a consagrou. Bora conferir essa história?
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: Capa de Jagged little pill). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
Ouça a gente preferencialmente no Castbox. Mas estamos também no Mixcloud, no Deezer e no Spotify.
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Cultura Pop
No nosso podcast, Radiohead do começo até “OK computer”

Você pensava que o Pop Fantasma Documento, nosso podcast, não ia mais voltar? Olha ele aqui de novo, por três edições especiais no fim de 2025 – e ano que vem estamos de volta de vez. Para abrir essa pequena série, escolhemos falar de uma banda que definiu muita coisa nos anos 1990 – aliás, pra uma turma enorme, uma banda que definiu tudo na década. Enfim, de técnicas de gravação a relacionamento com o mercado, nada foi o mesmo depois que o Radiohead apareceu.
E hoje a gente recorda tudo que andava rolando pelo caminho de Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin Greenwood, Ed O’Brien e Phil Selway, do comecinho do Radiohead até a era do definidor terceiro disco do quinteto, OK computer (1997).
Edição, roteiro, narração, pesquisa: Ricardo Schott. Identidade visual: Aline Haluch (foto: reprodução internet). Trilha sonora: Leandro Souto Maior. Vinheta de abertura: Renato Vilarouca. Estamos aqui de quinze em quinze dias, às sextas! Apoie a gente em apoia.se/popfantasma.
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4 discos
4 discos: Ace Frehley

Dizem por aí que muita gente só vai recordar de Gene Simmons e Paul Stanley, os chefões do Kiss, quando o assunto for negócios e empreendedorismo no rock – ao contrário das recordações musicais trazidas pelo nome de Ace Frehley, primeiro guitarrista do grupo, morto no dia 16 de outubro, aos 74 anos.
Maldade com os criadores de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, claro – mas quando Frehley deixou o grupo em 1982, muita coisa morreu no quarteto mascarado. Paul Daniel Frehley, nome verdadeiro do cara, podia não ser o melhor guitarrista do mundo – mas conseguia ser um dos campeões no mesmo jogo de nomes como Bill Nelson (Be Bop De Luxe), Brian May (Queen) e Mick Ronson (David Bowie). Ou seja: guitarra agressiva e melódica, solos mágicos e sonoridade quase voadora, tão própria do rock pesado quanto da era do glam rock.
Ace não foi apenas o melhor guitarrista da história do Kiss: levando em conta que o grupo de Gene e Paul sempre foi uma empresa muito bem sucedida, o “spaceman” (figura pela qual se tornou conhecido no grupo) sempre foi um funcionário bastante útil, que lutou para se sentir prestigiado em seu trabalho, e que abandonou a banda quando viu suas funções sendo cada vez mais congeladas lá dentro. Deixou pra trás um contrato milionário e levou adiante uma carreira ligada ao hard rock e a uma “onda metaleira” voltada para o começo do heavy metal, com peso obedecendo à melodia, e não o contrário.
Como fazia tempo que não rolava um 4 Discos aqui no Pop Fantasma, agora vai rolar: se for começar por quatro álbuns de Ace, comece por esses quatro.
Texto: Ricardo Schott – Foto: Reprodução
“KISS: ACE FREHLEY” (Casablanca, 1978). Brigas dentro do Kiss fizeram com que Gene, Paul, Ace e o baterista Peter Criss lançassem discos solo padronizados em 1978 – adaptando uma ideia que o trio folk Peter, Paul and Mary havia tido em 1971, quando saíram álbuns solo dos três cujas capas e logotipos faziam referência ao grupo. Ace lembra de ter ouvido uma oferta disfarçada de provocação numa reunião do Kiss, quando ficou definido que cada integrante lançaria um disco solo: “Eles disseram: ‘Ah, Ace, a propósito, se precisar de ajuda com o seu disco, não hesite em nos ligar ‘. No fundo, eu dizia: ‘Não preciso da ajuda deles’”, contou.
Além de dizer um “que se foda” para os patrões, Ace conseguiu fazer o melhor disco da série – um total encontro entre hard rock e glam rock, destacando a mágica de sua guitarra em ótimas faixas autorais como Ozone e What’s on your mind? (essa, uma espécie de versão punk do som do próprio Kiss) além do instrumental Fractured mirror. Foi também o único disco dos quatro a estourar um hit: a regravação de New York Groove, composta por Russ Ballard e gravada originalmente em 1971 pela banda glam britânica Hello. Acompanhando Frehley, entre outros, o futuro batera da banda do programa de David Letterman, Anton Fig, que se tornaria seu parceiro também em…
“FREHLEY’S COMET” (Atlantic/Megaforce, 1987). Seguindo a onda de bandas-com-dono-guitarrista (como Richie Blackmore’s Rainbow e Yngwie Malmsteen’s Rising Force), lá vinha Frehley com seu próprio projeto, co-produzido por ele, pelo lendário técnico de som Eddie Kramer (Jimi Hendrix, Beatles, Led Zeppelin) e Jon Zazula (saudoso fundador da Megaforce). Frehley vinha acompanhado por Fig (bateria), John Regan (baixo, backing vocal) e Tod Howarth (guitarras, backing vocal e voz solo em três faixas).
O resultado se localizou entre o metal, o hard rock e o rock das antigas: Frehley escreveu músicas com o experiente Chip Taylor (Rock soldiers), com o ex-colega de Kiss Eric Carr (Breakout) e com John Regan (o instrumental Fractured too). Howarth contribuiu com Something moved (uma das faixas cantadas pelo guitarrista). Russ Ballard, autor de New York groove, reaparece com Into the night, gravada originalmente pelo autor em 1984 em um disco solo. Típico disco pesado dos anos 1980 feito para escutar no volume máximo.
“TROUBLE WALKING” (Atlantic/Megaforce, 1989). Na prática, Trouble walking foi o segundo disco solo de Ace, já que os dois anteriores saíram com a nomenclatura Frehley’s Comet. A formação era quase a mesma do primeiro álbum da banda de Frehley – a diferença era a presença de Richie Scarlet na guitarra. O som era bem mais repleto de recordações sonoras ligadas ao Kiss do que os álbuns do Comet, em músicas como Shot full of rock, 2 young 2 die e a faixa-título – além da versão de Do ya, do The Move. Peter Criss, baterista da primeira formação do Kiss, participava fazendo backing vocals. Três integrantes do então iniciante Skid Row (Sebastian Bach, Dave Sabo, Rachel Bolan), também.
“10.000 VOLTS” (MNRK, 2024). Acabou sendo o último álbum da vida de Frehley: 10.000 volts trouxe o ex-guitarrista do Kiss atuando até como “diretor criativo” e designer da capa. Ace compôs e produziu tudo ao lado de Steve Brown (Trixter), tocou guitarra em todas as faixas – ao lado de músicos como David Julian e o próprio Brown – e convocou o velho brother Anton Fig para tocar bateria em três faixas. A tradicional faixa instrumental do final era a bela Stratosphere, e o spaceman posou ao lado de extraterrestres no clipe da ótima Walkin’ on the moon. Discão.
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