Nos Estados Unidos, existem estações de TV não-comerciais em que os próprios telespectadores podem enviar conteúdo para divulgação – são as chamadas tevês de acesso público. E olha só quem apareceu numa delas em 7 de julho de 1988: uma banda desconhecida chamada Offspring, possivelmente em sua primeira aparição de TV, tocando “Jennifer lost the war”, música de abertura de seu primeiro disco, lançado em 1989. Olha aí. O showzinho da banda foi no hoje falecido programa de TV “Rockstock”.

Não é a única aparição do grupo no programa a vazar no YouTube: em 1992, eles apareceram lá tocando outra música de seu primeiro disco, “Beheaded”.

Tem pouca informação sobre o “Rockstock” na internet – ele foi exibido pelo canal 30 da TV a cabo dos Estados Unidos por alguns anos entre as décadas de 1980 e 1990. Um dos produtores da atração subiu alguns vídeos. Nesse aí, uma banda de Huntington Beach chamada Graveyard Shift toca uma canção que ele não lembra o nome. O som lembra algo como o The Cure do começo, mas com mais pegada punk.

Isso aí é uma banda indie da Califórnia chamada Swamp Zombies relendo “A simple desultory”, de Simon & Garfunkel. Eles existiram de 1985 a 1993 e “A simple…” foi gravada por eles no disco de estreia, “Chicken vulture crow” (1987).

E olha aí o Firehose, então uma banda recém-formada (e surgida de uma defecção dos Minutemen, com o baixista Mike Watt e o baterista George Hurley). Do primeiro disco, “Ragin’, full on” (1986), eles tocam “Relatin’ dudes to jazz” e “Choose any memory”, em 1987.


Pauta roubada do amigo e colaborador Luciano Cirne